Eldorado dos Carajás

Eldorado dos Carajás-PA
banner

Bem-vindo a Eldorado dos Carajás!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Eldorado dos Carajás, informações e fotos da maravilhosa Eldorado dos Carajás. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Eldorado dos Carajás, recomendadas por internautas.

Informações de Eldorado dos Carajás

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Eldorado dos Carajás está ligada à tentativa de implantação de um loteamento particular do proprietário da fazenda Abaeté, Geraldo Mendonça. Os primeiros moradores, Manoel Alves da Costa, conhecido por Gordo, que chegou ao local em 02 de maio de 1980; José Leandro; Cícero Tiago da Silva e vários outros trabalhadores do loteamento de Geraldo Mendonça que chegaram atraídos pela implantação do projeto Ferro Carajás e posteriormente, pelo advento do garimpo de Serra Pelada.
A emancipação político-administrativa de Eldorado do Carajás está intimamente vinculada à história de Curionópolis. A participação da comunidade de Eldorado naquele movimento está relacionada à expectativa de que a sede do município desmembrado de Marabá em 1989 seria instalada em Eldorado. Alguns líderes chegavam a afirmar que ocorreram interferências políticas para que a sede fosse instalada em Curianópolis, em detrimento de Eldorado, que oferecia melhores condições.
Este fato gerou descontentamento entre os moradores do Município de Eldorado, o que constitui um dos elementos primordiais, para conseguir manter a população em permanente mobilização para conquista de sua emancipação. Outros fatores como: o crescimento populacional, que não foi acompanhado pela expansão de serviços considerados essenciais para a comunidade e a crença de que a emancipação seria a solução para todos os problemas da comunidade.
Eldorado do Carajás se destacava como uma das mais importantes localidades do Município de Curionópolis. Sua importância para aquele município era tanta, que a Câmara de Vereadores aprovou um documento dirigido à Assembléia Legislativa do Estado alertando os parlamentares para o prejuízo que Curionópolis ia sofrer caso Eldorado fosse emancipado. A implantação de uma sub-prefeitura foi uma tentativa de aproximar a administração pública dos problemas e poder solucioná-los. Mas na prática, a existência desta sub-prefeitura na área, pouco serviu para que os problemas de ordem administrativa fossem solucionados a tempo, e, à medida que o povoado de Eldorado crescia, ampliavam à demanda por bens e serviços que não eram atendidos. A primeira etapa da mobilização popular culminou com a elaboração de um abaixo-assinado pela impugnação do desmembramento de Curionópolis.
Os trâmites legais para a emancipação do Município de Eldorado do Carajás iniciaram-se no dia 18 de março de 1987, pelo ofício 05/87, do deputado Geovanni Queiroz ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mariuadir Santos, encaminhando o abaixo-assinado dos eleitores residentes e domiciliados no então povoado de Eldorado, requerendo a instalação do processo de emancipação político-administrativa.
Cumprida as formalidades legais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fixou a data do plebiscito que foi realizado no dia 28 de abril de 1991, e a população se manifestando favorável ao desmembramento da localidade de Eldorado do Município de Curionópolis, com 1.323 votos sim e 30 não, além de 58 votos em branco e 4 nulos, quando compareceram 1.415 eleitores.
Pela lei nº 5.687, estatuída pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará e sancionada pelo Governador Jáder Barbalho, no dia 13 de dezembro de 1991, foi criado o Município de Eldorado do Carajás, com área desmembrada do Município de Curionópolis, com sede onde é hoje Eldorado, que passa à categoria de cidade, denominado de “Eldorado do Carajás”.

Significado do Nome

A escolha do nome Eldorado está ligada ao “boom” do ouro naquela região, uma nova esperança para milhares de brasileiros, tangidos pelo desemprego crônico resultante da crise econômica, migraram para o município na expectativa de realizar seus sonhos de riqueza e melhorar as condições de vida. O complemento “do Carajás” foi em função da proximidade do Município com a Serra do Carajás e a influência que o projeto exerce em toda aquela área.

Aniversário da Cidade

13 de Dezembro

Gentílico


População

31.953 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste Paraense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

525 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ELDORADO DOS CARAJÁS

E-mail:

Telefones: (94) 3347-1114 / 1195

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (94) 3315-1664

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Eldorado dos Carajás

oi pessoal do eldorado dos carajas eu já passei por ai gostei muito da ir espero passa ai de novo nao vai demora .....................
Por: rodrigo da silva oliveira

ELDORADO NÃO E UMA MARAVILHA DE CIDADE MAIS OS CARNAVAÍS QUE PASSEI LÁ FORAM DEMAIS,AS PESSOAS SÃO LEGAIS, DÁ PRA SOBREVIVER
Por: ARLANY

Eu já morei em Eldorado e tenho muitas saudades deste lugar MARAVILHOSO! Foi uma época muto boa.
Por: Marcos Parreira Neves

Sim como já morei aí.Trabalhei na Escola Joércio Fontineles Barbalho eu era apaixonada por Eldorado pena que tive que mudar para São Paulo.Saudades de Eldorado e muito do Rio Vermelho.....
Por: Rvania souza

Eu adoro a minha cidade,atualmente eu moro em Castanhal,mais sinto muita vontade de ir enbora
Por: JONAS

Morei em Eldorado do carajas,hoje estou morando em DF,mas em sinto saudades de pessoas especiais que moram la,pois sao pessoas hospitaleiras...
Por: simone lopes

ja morei em eldorado dos carajas sinto muuutas saudade tenho amigos e familhares faz 19 anos q sai da i moro atualmente em altamira espero um dia voltar esa cidade maravilhosa beijos a todos da ir
Por: geisa rodrigues pereira

ja morei varios anos em eldorado um abraço para todos da assembleia de deus missao amo atodos voces
Por: sirlene antonia de araujo eribeiro

olha eldorado e um lugar moravilhoso. ja visitei e agora quero voltar pra morar mesmo estou esperando apenas uma oportunidade de emprego. adoooro eldorado.beijão para essa cidade rica de pessoas acolhedoras.
Por: leidiane morais moreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Eldorado dos Carajás

Envie seu comentário sobre Eldorado dos Carajás