Curuá

Curuá-PA
banner

Bem-vindo a Curuá!

banner

Comece planejando a sua viagem para Curuá utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Curuá e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Curuá.

A cidade de Curuá, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.569 habitantes. A área total de Curuá é de 1.480,2km², e sua densidade demográfica é de 5,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Curuá-PA é 68210-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Curuá

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Curuá origina-se da instalação da Missão Baré, fundada em 1694, pelos padres franciscanos Capuchos da Piedade, às margens do Rio Curuá, com o objetivo de atrair povos indígenas que habitavam a região para catequização.
Dificuldades surgiram na missão Arconzellos, forçando os Capuchos a se transferirem de lugar. O local escolhido foi a confluência dos igarapés Surubiu e Itacarará, onde fundaram a aldeia de Surubiu, em maio de 1730.
No dia 23 de março de 1900, com o projeto elaborado pelo senador Fulgêncio Simões, foi criada a Vila Curuá, em território jurisdicionado ao município de Alenquer. A instalação aconteceu em 15 de agosto deste mesmo ano, em ato presidido pelo Intendente de Alenquer, tenente coronel Josino Cardoso Monteiro.
Em 03 de dezembro de 1995 ocorreu um plebiscito que consultou a população sobre a emancipação da antiga Vila de Curuá, o resultado foi favorável. Elevando à categoria de município e distrito com denominação de Curuá pela Lei Estadual nº 5.924, de 28 de dezembro de 1995, desmembrando de Alenquer. Instalado em 01 de janeiro de 1997.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1° de Janeiro

Gentílico

curuaense

População

12.262 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Curuá é um município do estado do Pará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Santarém, mesorregião do Baixo Amazonas. O município tem 10.053 habitantes e 1.473,60 km². Foi criado em 1997.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Baixo Amazonas

Limites

Ao Norte/Leste Mun. de Alenquer, ao Sul Mun. de Santaréme e a Oeste Mun. de Óbidos.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

736 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praça Cônego Secundo Bruzzo 
 
Praça Beira Rio
 
Praça do Trevo

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

06 à 08 - 2º Carnaval do Calçadão - Carnadão 

 Dezembro 

05 à 06 - 2º CURUART   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURUÁ

E-mail:

Telefones: (93) 3563-1149

Sites: http://www.prefeituracurua.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (93) 3563-1252

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Curuá

Bom ja morei em curua e uma cidade excelente pata se morar,muito tranquila e aconchegante,foi muito bom poder mora e conhecer essa cidade maravilhosa
Por: Gean carlo

curuá é uma cidade encantadora, simples, aconchegante, hospitaleira as pessoas são maravilhosas. + acho que sou suspeita para falar afinal nasce aqui em curuá, como costumo dizer é onde está o meu umbigo.
Por: lauriene pereira nunes calixto

Gostaria muito de conhecer esta cidade, não me escrevi no concurso realizado pela Prefeitura de Curúa, porque não encontrei no mapa a sua real localização. Por isso aguardo um convite para conhecer esta cidade, que ao meu vê e maravilhosa.
Por: Ana Valente

morei em curua muito tempo hoje vivo em manaus mais nunca esquece da minha terra amo de mais espero que um dia possa volta por que tenho muitas saudades de todos que conheço beijos e abracos
Por: julliane marques andrade

ola eu nasci e mi criei em curua eu acho uma cidade maravilhosa muito tranquila e cinto muita saudade de todos as pessoas queridas atualmente estou morando sul
Por: ecilelma

Gostaria de agradecer as pessoas que conheci nesse humilde municipio, onde passei minhas ferias e que retornarei novamente,pois sou paraense e moro a muitos anos em manaus e espero que o povo dai continue como sempre sao.bjos
Por: adria simone de andrade teixeira

Gostei de saber que curuá já está na rede, por mais que as informações sobre essa tão nova cidade sejam muito poucas, isso ja me alegra, valeu pessoal.
Por: WILLIAN TORRES FERREIRA

Tive um prazer enorme em fazer parte de mais um desses adimiradores desta pequena e aconchegante cidade, onde cheguei para trabalhar levando energia elétrica para um povo acolhedor e muito amigo, abraços a todo povo de Curuá e em especial ao Pelé e Dona Bel que nos acolheram como verdadeiros irmãos.. Ass: Max e Adriana Queiróz
Por: Max Queiróz

sou da cidade de curuá e estou em manaus há 3 anos, estou com saudade
Por: wandro

curua cidade de gente amiga e hospitaleira... sinto muitas saudades desse povo gentil e amigo... 6meses q deixaram saudades...se pudesse voltaria hj msm nao e RJ mas p mim e cidade maravilhosa...fiz um trabalho missionario aii vim de mato grosso so p esta aii e valeu a pena..sinto saudadesss :)
Por: Erika noqueira

oie, curuá e uma linda cidade apesar de sua pequena exixtencia, mas com uma populaçao gigantesca. tenho o imenso prazer de morar nessa pequena cidade que a cada dia esta s evoluindo muito mais.
Por: samira laurido pereira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curuá
Fundação:
1997
Altitude:
0m
População:
7.569 habitantes
Área:
1.480,2km²
Densidade Demográfica:
5,11hab/km²
CEP:
68210-000

Envie seu comentário sobre Curuá

banner