Curralinho

Curralinho-PA
banner

Bem-vindo a Curralinho!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Curralinho e muitas outras opções de hospedagem na cidade Curralinho. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Curralinho.

A cidade de Curralinho, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1865. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.399 habitantes. A área total de Curralinho é de 3.620,2km², e sua densidade demográfica é de 5,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Curralinho-PA é 68815-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Curralinho

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O lugar onde hoje é o município de Curralinho era uma fazenda particular, e, a convite de seu proprietário, os vizinhos edificaram diversas casas e, quando lá se encontrava suficientemente povoado, foi elevado à categoria de freguesia, em 1850, com a denominação de São João Batista de Curralinho.
Com a Lei nº 479, de 6 de março de 1865, a sede do Município de Oeiras foi transferida para o lugar de Curralinho que, com isso, passou à categoria de vila, ficando, portanto, constituído o município e sendo instalado em 23 de dezembro seguinte.
A Lei provincial nº 584, de 23 de outubro de 1870, restaurou o Município de Oeiras e o separou da região de Curralinho. A Lei Estadual nº 2.116, de 3 de novembro de 1922, extinguiu, novamente, o Município de Oeiras e seu território foi incorporado ao de Curralinho. Com o Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, Curralinho e Breves incorporaram o extinto município de Melgaço.
O Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, manteve o Município de Curralinho, anexou-lhe o território de Bagre e incorporou ao de Portel o território de Melgaço. Pelo Decreto nº 7.558, de 29 de dezembro de 1931, Curralinho foi anexado à Prefeitura Municipal de Breves.
Com o Decreto-lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que fixa a divisão territorial do Estado a vigorar no período de 1939 a 1943, Curralinho é citado como município e constituído de dois distritos: o da sede e o de Piriá, situação atual.  

Significado do Nome

Sua demoninação vem de curralzinho, usado pelos aventureiros portugueses que, com o uso, perdeu o Z.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

28.582 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Destaca-se a agricultura, o extrativismo e a pesca. Principais produtos: mandioca, milho, arroz, banana, palmito, açaí e madeira.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Marajó 

Limites

Ao Norte - São Sebastião da Boa Vista e Breves
A Leste - São Sebastião da Boa Vista
Ao Sul - Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará e Bagre
A Oeste - Breves Distância da Capital Belém do Pará: 157 Km em linha reta.Ao Norte - São Sebastião da Boa Vista e Breves

Acesso Rodoviário

A partir de Belém de barco: viagem com 6 horas de duração, partindo dos Portos de Bom Jesus, Custódio, Mundurucus, Boa Viagem, Pindorama e Tamandaré. de avião ha 300Km em linha reta 45 min. em vôos fretados.

Distâncias:

Da Capital:

148 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Edificio Centenário

Casa Construída a mais de 100 anos, sem pregos, localizada no Rio Guajará.

O Artesanato

É representado pela produção de chápeus, cestas, matapis, peneiras e outros, feitos a partir da utilização de folhas de palmeiras e árvores

Rio Pará
 
Banha o município de Curralinho, formando as baías de Curralinho a das Araras, tendo em seu percurso as ilhas de Martinho, Itaituba, Mucuras e Carioca.

Prainha

Praias fluviais, às margens do rio Pará, bastante frequentada durante o veraneiro.

Praia da Pataqueira

Localizada no rio Pará, a 5 minutos da sede do município de voadeira.

Rio Canaticu

Afluente do Rio Pará, apresenta grande extensão, sendo navegável em todo o seu percurso. A 10 minutos da sede do município.

Igarapé Araçacá

A 20 minutos da sede do município. Devido aos achados de cerâmicas e ossos em sua margem, acredita-se que exista no local um cemitério indígena.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

-  Festividade de São João Batista - Paróquia de São João Batista e

-  Festival de Quadrilhas - Acontece aqui na nossa cidade os concursos de quadrilhas ,onde cada quadrilha se prepara pra uma dispulta que sempre promete com coriografias bem elaboradas,daçarinos bem instruidos prepados,roupas bem desenhadas,confeccionadas de materias daqui mesmo,com temas tambem regionais,ou seja,cada quadrilha tem seu tema seu seu estilo proprio de se apresentar,elas dispultam entre si.
Vendas de comidas típicas e apresentação de boi-bumbá,a população participa ativamente do evento.

 Setembro

- Festival do Açai - Acontece na sede do município no segundo final de semana do mês. A duração do festival é de três dias consecutivos. É caracterizado como a principal atividade cultural de Curralinho, pois atrai milhares de turistas durante a festa para assistirem e participarem de diversas atrações artísticas e culturais como: dança, música,artesanato e folclore. Durante o festival são oferecidos ao público pratos diversificados de açaí como: bolos, tortas, doces, creme, mingau de crueira e etc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRALINHO

E-mail:

Telefones: (91) 3633-1355  

Sites: http://www.pmcurralinho.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (91) 3633-1174 / 1174

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Curralinho

amo curralinho estao chegando as ferias estarei la amoooooooo de paixao minha cidade
Por: conce

eu moro nessa cidade é uma cidade maravilhosa só tando aqui pra ve
Por: Elielton

gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Por: hugo chaves

curralinho é um chouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu parabens!
Por: rogerio

sou filho da cidade...moro atualmente na capital Brasília (DF)...estou planejando passar as férias de janeiro de 2011 para rever minha linda cidade e tbm meus parentes e amigos de infância. saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: lúcio mauro

Eu amo curralinho e aminha cidade. Ebondimas asbelezas denosa cidade e asriquezas dinosa. Ilha... DEQUIRINOPOLIS/ GO. PARA CURRALINHO
Por: janio dos santos goncalves

eu aindo ñ conheço mais estou indo pra ir em setembro sepre tive vontade de coneçer e agora vão conheçer essa cidade tão falado........brigada
Por: juliane scardua da silva

minha linda cidade de curralinho saudades de voce saudades saudades saudades saudades saudadessaudades saudades saudades de voce
Por: josiane

nasci em curralinho sai da cidade ainda adolescente, mais sei que é uma cidade boa pará passeio.ainda hoj muitos parentes moram por la. tenho boas lembranças como meus amigos que deixei.
Por: silvio gomes

estive em curralinho em julho deste ano a servico e fiquei impressionado de ver tanta hospitalidade por parte dos moradores desta cidade .espero voltar ,agora novamemte em outubro
Por: luiz carlos feitosa

curralinho é muito legal,venham conhecer cachoeira do arari eu moro aqui a festividade de são sebastião é super legal,de 10 a 20 de janeiro
Por: isaias

Eu morro em curralinho é uma cidade maravilhosa,venham conhecer vocês vão adorar
Por: Emilly enny

A cidade de curralinho e muito bonita onde tem mulhereis bonitas
Por: Alexadre gomes amorim

sempre que posso estou em curralinho, as ferias de julho tem que ser la, e tudo de bom principalmente o interior. adorooooooo..... ok!!!bjoss ate julho
Por: cleide oliveira

eu moro em curralinho e me orgulho d ser curralinhenc
Por: luzianne

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curralinho
Fundação:
1865
Altitude:
15m
População:
19.399 habitantes
Área:
3.620,2km²
Densidade Demográfica:
5,36hab/km²
CEP:
68815-000

Envie seu comentário sobre Curralinho

banner