Chaves

Chaves-PA
banner

Bem-vindo a Chaves!

banner

As melhores pousadas em Chaves podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Chaves, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1755. A localidade está em uma altitude de 6m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.180 habitantes. A área total de Chaves é de 13.143,9km², e sua densidade demográfica é de 1,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Chaves-PA é 68880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Chaves

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Chaves, na Ilha do Marajó, parece um vilarejo. O lugar tem ruas largas formadas por campos naturais. Uma cidade sossegada e simples. A praia de Chaves, com aproximadamente seis quilômetros de extensão, é um presente aos visitantes. Sua principal característica é uma vegetação original existente na orla, caracterizada por árvores de grande porte.
Na região, existem locais de rara beleza como as ilhas de Caviana e Mexiana, paraísos em plena região amazônica. A paisagem natural do local, com praias e uma fauna e flora riquíssimas, é cenário ideal para os amantes do turismo ecológico. Na ilha de Caviana, os visitantes podem se hospedar em fazendas, que dispõem inclusive de pista de pouso para pequenos aviões. Em Mexiana, as principais praias são a Jaburu Pinto, Japuá, Quebra-Vara, Matupiri e Malhadas. Esta ilha também dispõe de pista de pouso para monomotores.
Quem sobrevoa a cidade se impressiona com as extensas fazendas de gado que cercam o município. A agricultura e o extrativismo também são importantes. O caboclo da região cultiva arroz, milho e mandioca para o próprio sustento. A predominância do setor primário na economia do município não ocorre por acaso: Chaves é um município que possui mais de 90% da população na zona rural. Dos 15.345 mil habitantes do município, apenas 1.218 vivem na cidade, o que faz dela uma das menores do Brasil em população.
Chaves foi reincorporada ao Município de Macapá, que foi transferido para o Território Federal do Amapá, conforme dispositivo do Decreto-Lei Federal nº 6.550, de 31 de maio. Refere-se também a essa transferência o Decreto nº 172, de 6 de novembro de 1944. Desde essa época, o Município é composto de dois distritos: Chaves e São Sebastião de Viçosa.
A história da cidade se encontra também na igreja de Santo Antônio, erguida em 1888. O prédio centenário guarda imagens sacras de valor inestimável como as de Santo Antônio, esculpidas em pedra e madeira, e nos cemitérios arqueológicos, tendo o principal localizado na pista de pouso da cidade onde foram descobertos vestígios de um cemitério indígena e 18 urnas com ossos que os pesquisadores acreditam ser dos índios Aruã, primitivos habitantes da região originários do Noroeste do continente americano. Os Aruãs migraram para o Marajó em 1450. Em 1820, foram dizimados pelos índios marajoara e pelos portugueses, quando estes conquistaram as terras da foz do rio Amazonas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Junho

Gentílico

chavense

População

21.138 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chaves é um lugar bonito com praias lindas, natureza sem igual, é um lugar de muitas riquezas.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Marajó

Limites

Afuá, Anajás,Santa Cruz

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

218 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Rio Guamá

O Guamá é um rio localizado no nordeste do estado do Pará. Sua bacia hidrográfica drena uma área de 87.389,54 Km². A navegabilidade é viável nos últimos 160 Km do rio. No Rio Guamá costuma ocorrer o Fenômeno da Pororoca.

A Pororoca

É um fenômeno natural que conjuga beleza e violência no encontro das águas do mar com as águas do rio. A pororoca prenuncia a enchente. Alguns minutos antes de chegar, há uma calmaria, um momento de silêncio. As aves se aquietam e até o vento parece parar de soprar. É ela que se aproxima. Os caboclos já sabem e rapidamente procuram um lugar seguro como enseadas ou mesmo os pontos mais profundos dos rios para aportar suas embarcações seguras de qualquer dano, pois a canoa que estiver na baixa-mar, onde ela bate furiosa e barulhenta, levando árvores das margens, abrindo furos, arranca, vira e leva consigo.
Existem várias explicações da causa da Pororoca, porém a principal consiste na mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios. com maior propensão da massa líquida dos oceanos, força que na Amazônia é percebida calculadamente a mais de mil quilômetros, e o barulho ensurdecedor ouve-se até com duas horas de antecedência à vinda da cabeceira da Pororoca. Quando ela passa formam ondas menores, os banzeiros, que violentamente morrem nas praias. O fenômeno ocorre, principalmente, nos meses de janeiro, fevereiro e março. A localidade de Limão da Caviana, distante a três horas de barco da sede do município é o melhor local para se apreciar esse espetáculo da natureza.

Significado

O vocábulo pororoca vem do tupi pororoka, gerúndio de pororog, que significa estrondar.

Atrativo Gastronômico

Os alimentos mais consumidos na região são as carnes bovinas e bubalina, servidas com acompanhamentos que vão desde o saboroso queijo do Marajó a sobremesas feitas de frutas, como os doces de manga e de caju. Esses pratos podem ser encontrados nos principais restaurantes da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festrividade de São Sebastião do Arapixi

 Junho

- Festividade de Santo Antônio

 Julho

- XIV Festival do Vaqueiro e Pescador

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAVES

E-mail:

Telefones: (96) 3697-1346 / 1326

Sites: http://www.pmchaves.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625     

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (96) 3697-1528

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://www.cnm.org.br

-http://www.chaves.pa.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Chaves

Estive em Chaves agora em Dezembro, estou deslumbrada com tanta beleza escondida, em uma cidade onde o descaso das autoridades publicas, em investimento no potencial turistico é zero. Vamos trabalhar senhor Prefeito os turistas vão adorar. Patrícia- Gestora de Turismo- Goiânia-Go
Por: Patricia Gontijo

estive de ferias em chaves em dezembro de 2008 e fiquei encantado com a beleza das águas da praia do rio amazonas muito lindo.adorei o quanto é ventilado, um vento maravilhoso. porém nao pude deixar de perceber o descaso politico quanto a investimento turistico e em investimento na propria cidade. a cidade e todo o município tem um potencial turistico muito grande que poderia estar dando renda a muita gente.pense nisso senhor prefeito.. Cilas Gontijo... Goiãnia..GO..
Por: Cilas Gontijo

cidade pequena e gostosa, principalmente suas ilhas e rias. de uma natureza bela e peixes saborosos. rios e igarapés lindos.
Por: socorro dias

Bom, posso dizer que a pequena cidade de Chaves é encantadora por sua história,e suas peculiaridades, quem chega ao porto se depara com os prédios do séc XVII, que fica bem a margem da cidade, que ao seu longo caminho é cercado de uma vasta e linda praia de água doce, este lugar é de uma peculiaridade que não se imagina, só que já esteve lá pode falar, e relatar sua beleza, simplicidade, e arquitetura, impressionante, bem como a comunidade onde todos se conhecem e se respeitam, um lugar da amazônia que deve ser conhecido e desvendado.
Por: Drieli

Olá meu nome é Neuzila Brasil Gostaria de conhecer essa cidade que só conheço através de fotos e acho muito bonita Minha tia mora aí e um dia vou ter o privilegio de conhecer abraços
Por: Neuzila Godinho Brasil Barbosa

essa cidade é muito maravilhosa e linda que pena que vou só de ano a ano para passar o festival do vaqueiro e do pescador
Por: adailanna thais pinheiro de souza

cideda onde fui criada linda d mais conheci muitas pessoas maravilhosas
Por: ligia

Sou moradora de Chaves, e nossa Cidade tem praias maravilhosas,pra quem curtir as férias com tranquilidade.
Por: claudia selene do amaral ferreira

nunca cocheci uma cidade onde o povo é tão simpatico e acolhedor adorei chaves espero voltar
Por: rinaldo ribeiro de ribeiro

chaves é um paraíso, sou grata ao eterno por habitar nesta terra. Lugar sereno, acolhedor e privilegiado pela natureza.
Por: clívia abdon

Chaves é um lugar bonito com praias lindas, natureza inagualavel, é um lugar de muitas riquesas, tenho muito orgulho de ser filho dessa terra.
Por: Adriano Nery

um chaves a melhor cidade que existe morei apenas seis mese mas foram os melhores da minha vida
Por: van diego

a praia uma das belas paisagens de chaves a igreja isso sem falar nas vilas o ranchinho , são faustino , o puraque , santa pas , e outros
Por: van diego

a cidade e maravilhosa vou todos os anos passar o festival.
Por: odimir

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Chaves
Fundação:
1755
Altitude:
6m
População:
13.180 habitantes
Área:
13.143,9km²
Densidade Demográfica:
1,00hab/km²
CEP:
68880-000

Envie seu comentário sobre Chaves

banner