Benevides

Benevides-PA
banner

Bem-vindo a Benevides!

banner

As melhores pousadas em Benevides podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Benevides, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 28m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.834 habitantes. A área total de Benevides é de 177,7km², e sua densidade demográfica é de 190,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Benevides-PA é 68795-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Benevides

ROTEIROS DO BRASIL

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Benevides surgiu como uma colônia agrícola, reconhecida como povoado, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, por meio de um ato da Assembléia Legislativa Provincial, em 10 de junho de 1878.
Nos trabalhos históricos de Theodoro Braga, registra-se que em Benevides, em 30 de março de 1884, contando-se com a presença do Presidente da Província do Grão Pará, General Visconde de Maracaju, foi realizada uma sessão solene, na qual foi concedida a liberdade a todos os escravos residentes nesse território.
Relata-se, que o ato teve como cenário a sede da Sociedade Libertadora de Benevides, alcançando enorme repercussão, a ponto de atrair para o lugar uma grande quantidade de escravos que se encontravam na condição de fugitivos, em outras localidades. A libertação concedida provocou uma concentração de mão-de-obra que foi empregada nas atividades agrícolas, fazendo Benevides progredir. Os historiadores Theodoro Braga e Palma Muniz, embora não construam uma história referida diretamente a Benevides, quando escrevem sobre o Pará e a sua capital, Belém, registram que, pela Lei nº 646, em 6 de junho de 1899, o então povoado foi elevado à categoria de Vila, sem que isso representasse a sua transformação em Município, pois ficou estipulado que, em tal condição, continuaria vinculado ao Município de Belém, há referência histórica de que, com a construção da Estrada de Ferro de Bragança, Benevides foi contemplada com uma das estações ou paradas, que se achava localizada no Km 33 daquela via. Com a criação do Município de Ananindeua, em 30 de dezembro de 1943, Benevides foi considerado parte integrante do seu patrimônio territorial, na categoria de distrito. Segundo informações estatísticas de ano de 1956, Benevides, como distrito de Ananindeua, contava com 2.316 habitantes e a sua vila era habitada por 516 pessoas. Em 29 de dezembro de 1961, foi reconhecido como Município, mediante a promulgação da Lei nº 2.460, ficando constituído como tal pelo desmembramento da área territorial pertencente ao Município de Ananindeua e por parte do distrito-sede do Município de Santa Isabel. Atualmente conta com três distritos: Benevides, Benfica e Santa Bárbara. Este último era conhecido, anteriormente, pelo nome de Engenho Arari.

Significado do Nome:

O nome de Benevides se constitui numa homenagem prestada ao Governador Francisco de Sá e Benevides.

Aniversário da Cidade:

29 de Dezembro

Gentílico:

benevidense

População:

56.112 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Benevides é um pequeno município do estado do Pará, . Lá voce encontra várias opções de lazer, como: trilhas Ecológicas, rios e Igarapés. Venha conhecer Benevides!

Clima:

Megatérmico úmido

Temperatura Média:

26°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Belém

Limites:

-Norte - Município de Santa Bárbara do Pará
-Leste - Município de Santa Isabel do Pará
-Sul - Rio Guamá
-Oeste - Municípios de Ananindeua e Marituba 

Distâncias:

-Belém/PA - 33,8

-Brasília/DF - 1.936 km

-São Paulo/SP - 2.866 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-O Artesanato

  -Pouco expressivo tem como matérias-primas a argila, o couro e a lã, das quais são confeccionados vasos simples, capas, cintos e toalhas.

-Biblioteca Municipal

  -O único equipamento cultural de Benevides é representado pela Biblioteca Pública Municipal.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O evento popular de maior expressão do município de Benevides é a festa de Nossa Senhora do Carmo, a santa padroeira da cidade. Comemorada com um animado arraial e a procissão do Círio, a festa acontece no segundo domingo do mês de julho.

- A principal manifestação de Benevides é o boi-bumbá. Entretanto, não existem grupos permanentemente organizados no local.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEVIDES

E-mail: [email protected]

Telefones: b(91) 3724-2750 / 3724-2312 / 3724-1128

Sites: www.benevides.pa.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefones:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.famep.com.br

-www.flickr.com.br      

-www.wikipedia.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Benevides é conhecida como a " O Berço da Liberdade", foi a cidade pioneira do Estado do Pará a libertar escravos e a segunda do Brasil. No dia 30 de março de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

Comentários de Benevides

Sou moradora de Benevides, Bairro Maguary, e simplesmente estamos passando por uma situação deplorável em relação ao transporte da nossa cidade,todos os dias, temos que ficar horas esperando o transporte e quando vem pouco ficamos no transporte pois todos os dias ficamos ao léu, na BR 316, pois os onibus não prestam. Não temos mais a qum recorrer em relação a isto. SOCORRO
Por: MARISTELA COSTA

eu moro em benevides adoro esta cidade, pois ela tem várias opções de lazer como os igarapés, mas também passamos por um situação que é a falta de trasnporte quando não precisamos do transporte passa vários ônibus, mas quando precisamos passamos horas e horas esperando, espero que o prefeito de benevides que se relegeu olhe por nós porque no seu primeiro mandato não fez quase nada
Por: marcelle falcão

conheci benevides a 15 dias gostei bastantes do lugar principalmente das chacaras que visitei pretendo voltar em breve gostei tanto que vou comprar uma chacara por aí, o clima os garapes,levei os meus filhos eles numca viu nada igual.
Por: francisco celio

BENEVIDES E LUGAR FANTASTICO,TRILHAS ECOCOLIGAS,RIOS IGUARAPES VENHAM E CONHECAM ESSA LINDA CIDADE DO ESTADO DO PARÁ RIO BENFICA,TAIASSUI,NEOPOLIS,SÃO ALGUNS OPÇÃO DE TURISMO LA !!!
Por: DEIVISON CARVALHO

Benevides, conhecida como aterra da liberdade, também será brevemente conhecida como a terra da água mineral pelo seu potencial hídrico de excelente qualidade. É uma cidade que nos últimos anos vem se tornando atrativa para investimentos industriais e comerciais pela sua proximidade com a capital e pelo aumentode sua renda per capita, além de uma significativa melhora dos serviços públicos no centro da cidade. Benevides tem acesso fácil pela sua principal avenida,aJoaquim P. de Queiroz, que nos útimos anos vem desenvolvendo o seu potencial comercial devidoo seu grande fluxo. Provavelmente no mês de dezembro estará funcionando a panificadora AVENIDA pães e doces,uma loja projetada exclusivemente para a panificação e pizzaria. A primeira da cidade. E outros empreendimentos com projetos já elaborados estão em fase de implantação.
Por: Mauro Silva de Sousa

eu amo a cidade de Benevides,essa cidade fez a minha historia..... Alias essa cidade é a minha histiria.
Por: karla

visitei benvides já, uma cidade muito legal e boa de se morar, achei muito bom, espero voltar várias vezes.
Por: jessica

umas das cidades, mas, bonitas do estado do Pará, com nossos igarapés e marcos estóricos sinto muita saúdades de minha cidade natal que é essa cidade maravilhosa benevides
Por: elder pedro oliveira do nascimento

BENEVIDES é um lindo lugar para se viver sinto muita saudade dela..
Por: denilson

Sou BENEVIDES DE FORTALEZA, QUERO IR AI CONHECER ESSA CIDADE, TEREI UM GRANDE PRAZER BREVE,PARABÉNS PELA CIDADE BENEVIDES...
Por: LUCIA BENEVIDES

conheçam tambem so trabalhos desenvolvidos pelas secretarias domunicipio; programas sociais e outros.tais como projovem adolescente,peti paif uma infinidade de serviços ofertados pelo municipio
Por: nilza

Não conheço a cidade "ainda", mas pretendo conhecer. Tenho um grande amigo nesta cidade e sei que éh uma cidade acolhedora e linda.
Por: Tonny Tumtum

eu sou benevides sou empresario e quero morar em benevides...
Por: benevides

minha cidade maravinhosa,quem vai nao quer mais volta...
Por: natani milena guedes de souza

eu ja morei em benevides. eu era feliz e nao sabia. e muito lindo benevides sempre que eu posso eu vou em benevides pra mata a saudade dae te amo benevides que pena q eu moro em curitiba q tambem e uma cidade linda bj a todos de benevides
Por: silvana

ñ tem cidade igual a Benevides, se caso quiseres conhecer te convido a passar dias inesqueciveis passando em minha residencia!!!!!!
Por: fabricio cruella

eu morei em benevides muitos anos cresci nessa cidade maravilhosa tenho muitos amigos ai . agora moro em sao paulo mais amo benevide
Por: meire lucia

Atualmente resido me Itaituba no Oeste do Pará pretendo conhecer Benevides muito em breve, pois minha irmã e meus sobrinho moram lá.
Por: Judith

eu moro em benevides,desde ,1 ano de idade,tenho 29 anos, e maravilhoso não tem lugar mas tranguilo para se viver,o natal é aqui ....em benevides
Por: silvia

Ei sou de benevides moro na rua do colher de pau,mas agora sou missionário no piauí essa cidade é demais o balneario do neopolis é lindo todos quando passar pelo pará visite a cidade de Benevides.
Por: israel silva da costa

olá Sou de Betim - MG Eu estou indo visitar essa Cidade, eu tenho uma amiga que mora ai
Por: Fábio Santos

Eu morei em Benevides,é uma cidade ótima!faz tres meses que saí de lá e nao sei se vou aguentar tanta saudade.Ainda mas agora que a cidade tá linda,so esperando o natal e o ano novo chegar.Venha conhecer e ver como a nossa cidade é linda!!!!!
Por: suelen

oi bom dia fui ontem no neopolis é um igarapé muito bonito e fui muito bem recebida quero voltar mais vezes lá sou daqui mesmo do pará e nao conhecia show de bola.....
Por: liliane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Benevides
Fundação:
1961
Altitude:
28m
População:
33.834 habitantes
Área:
177,7km²
Densidade Demográfica:
190,40hab/km²
CEP:
68795-000

Envie seu comentário sobre Benevides

banner