Alter do Chão

Alter do Chão-PA

Bem-vindo a Alter do Chão!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Alter do Chão, fotos, informações, os principais hotéis de Alter do Chão, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


O município de Alter do Chão fica em Santarém no Pará, a cidade está localizada nas margens do Rio Tapajós, e é um importante ponto turístico por conta de uma das mais belas praias brasileiras e a maior de água doce do mundo, que é conhecida como Caribe Brasileiro.

A cidade nasceu em 1626 pelo português Pedro Teixeira e só foi elevado ao posto de vila em 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que era governador da antiga capitania do Grão Pará, quando o Brasil ainda era uma colônia. Já no século XX, Alter do Chão se tornou rota do Látex, o que acabou fazendo com que a região sofresse muito quando nos anos 50 o extrativismo da Amazônia teve queda brusca.

Alter do Chão e o turismo

A praia conhecida como o Caribe Brasileiro só aparece nos meses de janeiro a agosto, quando a vazão do rio Tapajós faz com a praia de água doce e clara fique visível para os banhistas e turistas, com as areias brancas e a água de um azul turquesa vivo, especial para quem procura o local para relaxar durante um período de descanso.

A aldeia é ocupada principalmente por pescadores e fica a 30 minutos da cidade de Santarém, bem no meio da Mata Atlântica, o que deixa o passeio ainda mais exótico e especial. Ela também é parada obrigatória dos cruzeiros feitos no rio Amazonas, e muito apreciada mesmo quando a praia desaparecesse e uma vista paradisíaca do coração do Brasil fica a mostra com o mais bonito pôr do sol do estado e um dos mais bonitos do país. Além disso, no entardecer é possível pegar as embarcações dos pescadores e procurar um bom lugar para apreciar o cair da noite.

A comida típica da região também faz muito sucesso e é composta principalmente por peixes de água doce, como o bolinho de piracuí que é acompanhado por outro alimento típico da região, o famoso e saboroso açaí.

No mês de setembro, a vila vive uma verdadeira festa que mistura elementos religiosos e populares e é conhecida como Festa do Sairé. A comemoração é marcada por uma decoração colorida, muita dança, procissão, competições das mais diversas e música.

Comentários de Alter do Chão

É um verdadeiro da caribe da Amazônia. Uma das praiais mais bonitas ke já vi.Bjsssssssss
Por: rosangela

alter do chão me aguarde em julho estarei aí, pois a sua beleza me encanta
Por: ARLESSON GOUDINHO FERREIRA

Sou paraense com orgulho e sinto muito falta dessa praia maravilhosa que é alter do chão,estou longe dair mais a saudade e muita! tenho orgulho de disser que é a melhor praia do mundo.e que sou paranse. Venha conhecer essa maravilha.
Por: marlucia braz silva

Pensar em alter-do-chão e me imaginar no paraíso. Quando criança, frequenávamos essa maravilha, antes que o mercurio decesse os rios. Se ainda hj podemos nos marvilhar c/a cor dessa água, imaginem isso há 30 anos, qdo. a impressão que tínhamos era de que o céu tinha trocado de lugar com o rio. Que possamos cuidar dessa maravilha p/que outras gerações possam também desfrutar dela.
Por: Olga Neves

se o principe Charles, que esta acostumado com as paisagens mais lindas do mundo, falou que Alter do chao é o lugar mais lindo que ele ja viu, ja pensou nos, simples mortais? É a maravilha numero 1 do mundo moderno.
Por: joao bosco gomes de castro

MOREI 2 ANOS EM SANTARÉM-PA E TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ALTER DO CHÃO. A PRAIA É LINDA, CONSIDERADA O CARIBE BRASILEIRO. O POVO É MUITO HOSPITALEIRO. É UM PARAÍSO QUE VALE A PENA CONHECER. SE DEUS QUISER VOU RETORNAR EM ALTER DO CHÃO NO PERÍODO DO ÇAIRÉ. É NOTA 10
Por: Ramilton Viegas

Moro em Santarém e tenho orgulho de passar a maioria dos meus fins de semana em Alter do chão o CARIBE BRASILEIRO na minha opnião é o lugar mais bonito do mundo
Por: Marcos Abraão

muito lindo. sem palavras.se eu pudesse iria todos os anos pois amo este lugar de coração
Por: lucivaldo pires pinto

alter do chÂo voce nasceu para gente voce ter terra linda
Por: euriane

Com certeza é o Caribe Amazonico, praias Lindissimas e pessoas Maravilhosas
Por: Priscila Fernandes Corrêa

Não conheço alter do chão, conheço as maravilhas que existem no lugar, se de ouvi dizer, mas as fotos mostradas pela internet e por algumas revistas ou documentários de televisão, não mentem sobre o encanto e encantamento que o lugar tem
Por: valter esteves alves

conhecer esta cidade, foi muito bom, adorei as praias, ....aramanai,maracana,e outras,dentre as discocotecas; la bum, e fan house,,nossa rio tapajos fiquei muito encantada com as blezas desta terra,sinto saudades, sou de MANAUS,e gostei muito da cidade. a voces que nao conhecem,cheguem até lá..........um abraço.
Por: therezinha

alter do chao realmente e o caribe da amazonia sou santarena nao moro la mals sou apaixonada por esse lugar..................................................
Por: daiana medeiros

E um dos lugares mais lindos para tirar umas ferias minha vila que eu amo !!!de ricelly santos manaus-am
Por: ricelli

alter do chao e muito linda,guando pra ir eu desfruto muito
Por: wender moura santos

Já fui uma vez. Com certeza foi uma viagem inesquecível, é realmente um pedaço do paraíso, a água é cristalina e morna, a areia branquissima e limpa, realmente quem conhece nunca mais esquece, e faz planos para voltar.
Por: Jerson Lima

meu sonho é conhecer esse paraiso,alter do chão é o meu sonho é muito lindo
Por: susan karoline carvalho lopes

Eu descobri Alter do Chão através de um comentario na rede globo, deste dia para ca tenho navegado horas descobrindo este paraíso, não vijo a hora de ir conhecer pra poder divulgar aqui na minha cidade...
Por: Pedro de Jesus Braz

gostaria de conhecer alter do chão sou de porto velho-ro,no sei como e alter do chao e santarem
Por: Domingos lelson castro teixeira

Alter do chao deve ser lindo mesmo, só de olhar as fotos, dá pra perceber que é um paraiso. em agosto estarei ai concerteza.
Por: marilye O Lobato

Conheçi Alter do chão, e fiquei ainda mais orgulhosa deste país,..nosso Brasil é unico no mundo!.....este lugar é um sonho, beleza impar!....
Por: kezia dias

Alter do chão é realmente um paraiso.. muito lindo... é maravilhoso eu adorei..
Por: karine cassol

a praia + linda de todas q ja frequentei,+ fernando e noronha é muito lindo,+ nada se compara a alter do chao.....
Por: evelyn

eu mim adimirei muito , dessa praia . é uma praia muito falada ., espero um dia eu , ir lá conheçelo . gostei , muito , e çhou de bola ? meu deus ? thau pessoal ,.
Por: marcos moraes mendes

adorei quero ver d perto vou ai no verao com serteza eu meu marido mi chamo dulcy tenho 26 anos tenho 4 filho sou d itaituba para
Por: leonice

bom dia, eu conheço alter do chão ja morei 6 meses em santarém e devo dizer que as fotos retratam igualzinho o que realmente é...o lugar simplesmente lindo.
Por: maria ionara

Impressionante a beleza desta regiao, so louco sai do brasil sem conhecer alter do chao. Estou louco para viajar para este paraiso o mais rapido possivel, é o0 estado do meu pai e a minha proxima viagem sem duvida é para la.
Por: joao bosco gomes de castro

maravilhosa essa ilha de alter do chao!!!!!!!!!!!cidade linda
Por: watusy pingarilho

Santarem e minha cidade,nela tem lindas praias,mas a perfeita,pra se viver momentos inesquaciveis,so na vila de alter do chao,nela temos a cessaçao de estarmos no paraiso. Graça Maria Sausa de Oliveira Santarenzinho
Por:

Conheci Alter do Chão em 2008 quando me mudei para Santarém. Esta parte do Pará é um pedacinho do Paraíso. O Rio Tapajós é de uma beleza surreal, com suas águas verdes transparentes e areias brancas. Sentar em uma barraca em Alter, como é carinhosamente chamada, ou estar a bordo de uma catraia (espécie de canoa) e ver o por do sol é um espetáculo único. Vale a pena conhecer. Beijos. Lilian Carvalho
Por: Lilian Carvalho

alter e uma vila cheia de riqueza,casei ha oito meses amei as praias e o povo acolhedor.em alter do chao nao se sente dor,tem um povo pobre mais acolhedor.casei com um um filho da terra.devo retornar em breve nao veja a hora.
Por: suely

Informações de Alter do Chão

Roteiros do Brasil

Roteiro: Belém de Encantos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Alter-do-Chão faz parte da própria história de Santarém, Antiga aldeia dos Borari, recebeu, com a chegada dos jesuítas, o nome de Missão de Nossa Senhora da Purificação. Como teve seu desenvolvimento próprio, a aldeia foi levada à categoria de vila a 06 de março de 1758, com o nome português de Alter-do-Chão. Desde então a vila vem crescendo, contando hoje com infra-estrutura turística e de apoio com pousadas, restaurantes, barracas na praia, além de lojas de artesanato e o Centro de Preservação da Arte e Cultura Indígena, conhecido mundialmente. além disso, a vila é privilegiada por belos atrativos naturais como o lago verde dos Muiraquitãs, o Morro do Cruzeiro e a famosa Ilha, atraindo dessa Forma um número crescente de visitantes, incluindo os inúmeros cruzeiros marítimos que aportam no local.

Significado do Nome

A origem do nome da vila provém da vila portuguesa de mesmo nome.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Alter-do-Chão é uma aldeia de pescadores, onde acontece a tradicional festa do Çairé. Areia fina e águas claras compõem uma paisagem belíssima. Quando as águas baixam surge uma faixa de terra no rio, formando uma barra, que os santarenos chamam de ilha. É o principal ponto turistico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o jornal inglês The Guardian, fincando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.

Clima 

Equatorial, quente e úmido

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Baixo Amazonas

Limites

Norte: Alenquer;
Sul: Rurópolis e Placas
Leste: Prainha;
Oeste: Juruti
Noroeste: Monte Alegre;
Nordeste: Óbidos e Juruti
Sudeste: Prainha e Uruará
Sudoeste: Belterra  

Acesso Rodoviário

BR-163

Distâncias:

Da Capital:

697 km

Outras:

Dista do centro da cidade cerca de 37 quiômetros através da PA-457.

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

É uma vila turística da cidade de Santarém. O Tapajós, na sua foz, em frente de Santarém, proporciona o fantástico espetáculo do encontro de suas águas claras com as barrentas do Amazonas, sem misturar-se.
O Rio Tapajós possui característica única entre os afluentes do Amazonas - suas águas são cristalinas- e, por capricho da sábia natureza, forma uma lagoa em frente à cidade santuário, denominada Lago Verde.
As águas límpidas e quentes do Lago Verde originaram o apelido carinhoso para a cidade santuário de O Caribe de água doce. Ele é circundado por extensas praias de areia fina e branca, que ficaram famosas até fora do Brasil. A beleza de Alter do Chão é um exemplo de preservação ambiental.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM - DISTRITO DE ALTER DO CHÃO

E-mail:

Telefones: (93) 2101-5100

Sites: http://www.santarem.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém

Endereço da rodoviária: pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.santarem.pa.gov.br/conteudo/?item=89&fa=6&cd=6&cod_tema=3

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail:

Telefones: (93) 3522-1987

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alter do Chão

Envie seu comentário sobre Alter do Chão