Alter do Chão

Alter do Chão


O município de Alter do Chão fica em Santarém no Pará, a cidade está localizada nas margens do Rio Tapajós, e é um importante ponto turístico por conta de uma das mais belas praias brasileiras e a maior de água doce do mundo, que é conhecida como Caribe Brasileiro.

A cidade nasceu em 1626 pelo português Pedro Teixeira e só foi elevado ao posto de vila em 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que era governador da antiga capitania do Grão Pará, quando o Brasil ainda era uma colônia. Já no século XX, Alter do Chão se tornou rota do Látex, o que acabou fazendo com que a região sofresse muito quando nos anos 50 o extrativismo da Amazônia teve queda brusca.

Alter do Chão e o turismo

A praia conhecida como o Caribe Brasileiro só aparece nos meses de janeiro a agosto, quando a vazão do rio Tapajós faz com a praia de água doce e clara fique visível para os banhistas e turistas, com as areias brancas e a água de um azul turquesa vivo, especial para quem procura o local para relaxar durante um período de descanso.

A aldeia é ocupada principalmente por pescadores e fica a 30 minutos da cidade de Santarém, bem no meio da Mata Atlântica, o que deixa o passeio ainda mais exótico e especial. Ela também é parada obrigatória dos cruzeiros feitos no rio Amazonas, e muito apreciada mesmo quando a praia desaparecesse e uma vista paradisíaca do coração do Brasil fica a mostra com o mais bonito pôr do sol do estado e um dos mais bonitos do país. Além disso, no entardecer é possível pegar as embarcações dos pescadores e procurar um bom lugar para apreciar o cair da noite.

A comida típica da região também faz muito sucesso e é composta principalmente por peixes de água doce, como o bolinho de piracuí que é acompanhado por outro alimento típico da região, o famoso e saboroso açaí.

No mês de setembro, a vila vive uma verdadeira festa que mistura elementos religiosos e populares e é conhecida como Festa do Sairé. A comemoração é marcada por uma decoração colorida, muita dança, procissão, competições das mais diversas e música.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alter do Chão

rosangela

É um verdadeiro da caribe da Amazônia. Uma das praiais mais bonitas ke já vi.Bjsssssssss

ARLESSON GOUDINHO FERREIRA

alter do chão me aguarde em julho estarei aí, pois a sua beleza me encanta

marlucia braz silva

Sou paraense com orgulho e sinto muito falta dessa praia maravilhosa que é alter do chão,estou longe dair mais a saudade e muita! tenho orgulho de disser que é a melhor praia do mundo.e que sou paranse. Venha conhecer essa maravilha.

Olga Neves

Pensar em alter-do-chão e me imaginar no paraíso. Quando criança, frequenávamos essa maravilha, antes que o mercurio decesse os rios. Se ainda hj podemos nos marvilhar c/a cor dessa água, imaginem isso há 30 anos, qdo. a impressão que tínhamos era de que o céu tinha trocado de lugar com o rio. Que possamos cuidar dessa maravilha p/que outras gerações possam também desfrutar dela.

joao bosco gomes de castro

se o principe Charles, que esta acostumado com as paisagens mais lindas do mundo, falou que Alter do chao é o lugar mais lindo que ele ja viu, ja pensou nos, simples mortais? É a maravilha numero 1 do mundo moderno.

Ramilton Viegas

MOREI 2 ANOS EM SANTARÉM-PA E TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ALTER DO CHÃO. A PRAIA É LINDA, CONSIDERADA O CARIBE BRASILEIRO. O POVO É MUITO HOSPITALEIRO. É UM PARAÍSO QUE VALE A PENA CONHECER. SE DEUS QUISER VOU RETORNAR EM ALTER DO CHÃO NO PERÍODO DO ÇAIRÉ. É NOTA 10

Marcos Abraão

Moro em Santarém e tenho orgulho de passar a maioria dos meus fins de semana em Alter do chão o CARIBE BRASILEIRO na minha opnião é o lugar mais bonito do mundo

lucivaldo pires pinto

muito lindo. sem palavras.se eu pudesse iria todos os anos pois amo este lugar de coração

euriane

alter do chÂo voce nasceu para gente voce ter terra linda

Priscila Fernandes Corrêa

Com certeza é o Caribe Amazonico, praias Lindissimas e pessoas Maravilhosas

valter esteves alves

Não conheço alter do chão, conheço as maravilhas que existem no lugar, se de ouvi dizer, mas as fotos mostradas pela internet e por algumas revistas ou documentários de televisão, não mentem sobre o encanto e encantamento que o lugar tem

therezinha

conhecer esta cidade, foi muito bom, adorei as praias, ....aramanai,maracana,e outras,dentre as discocotecas; la bum, e fan house,,nossa rio tapajos fiquei muito encantada com as blezas desta terra,sinto saudades, sou de MANAUS,e gostei muito da cidade. a voces que nao conhecem,cheguem até lá..........um abraço.

daiana medeiros

alter do chao realmente e o caribe da amazonia sou santarena nao moro la mals sou apaixonada por esse lugar..................................................

ricelli

E um dos lugares mais lindos para tirar umas ferias minha vila que eu amo !!!de ricelly santos manaus-am

wender moura santos

alter do chao e muito linda,guando pra ir eu desfruto muito

Jerson Lima

Já fui uma vez. Com certeza foi uma viagem inesquecível, é realmente um pedaço do paraíso, a água é cristalina e morna, a areia branquissima e limpa, realmente quem conhece nunca mais esquece, e faz planos para voltar.

susan karoline carvalho lopes

meu sonho é conhecer esse paraiso,alter do chão é o meu sonho é muito lindo

Pedro de Jesus Braz

Eu descobri Alter do Chão através de um comentario na rede globo, deste dia para ca tenho navegado horas descobrindo este paraíso, não vijo a hora de ir conhecer pra poder divulgar aqui na minha cidade...

Domingos lelson castro teixeira

gostaria de conhecer alter do chão sou de porto velho-ro,no sei como e alter do chao e santarem

marilye O Lobato

Alter do chao deve ser lindo mesmo, só de olhar as fotos, dá pra perceber que é um paraiso. em agosto estarei ai concerteza.

kezia dias

Conheçi Alter do chão, e fiquei ainda mais orgulhosa deste país,..nosso Brasil é unico no mundo!.....este lugar é um sonho, beleza impar!....

karine cassol

Alter do chão é realmente um paraiso.. muito lindo... é maravilhoso eu adorei..

evelyn

a praia + linda de todas q ja frequentei,+ fernando e noronha é muito lindo,+ nada se compara a alter do chao.....

marcos moraes mendes

eu mim adimirei muito , dessa praia . é uma praia muito falada ., espero um dia eu , ir lá conheçelo . gostei , muito , e çhou de bola ? meu deus ? thau pessoal ,.

leonice

adorei quero ver d perto vou ai no verao com serteza eu meu marido mi chamo dulcy tenho 26 anos tenho 4 filho sou d itaituba para

maria ionara

bom dia, eu conheço alter do chão ja morei 6 meses em santarém e devo dizer que as fotos retratam igualzinho o que realmente é...o lugar simplesmente lindo.

joao bosco gomes de castro

Impressionante a beleza desta regiao, so louco sai do brasil sem conhecer alter do chao. Estou louco para viajar para este paraiso o mais rapido possivel, é o0 estado do meu pai e a minha proxima viagem sem duvida é para la.

watusy pingarilho

maravilhosa essa ilha de alter do chao!!!!!!!!!!!cidade linda

Santarem e minha cidade,nela tem lindas praias,mas a perfeita,pra se viver momentos inesquaciveis,so na vila de alter do chao,nela temos a cessaçao de estarmos no paraiso. Graça Maria Sausa de Oliveira Santarenzinho

Lilian Carvalho

Conheci Alter do Chão em 2008 quando me mudei para Santarém. Esta parte do Pará é um pedacinho do Paraíso. O Rio Tapajós é de uma beleza surreal, com suas águas verdes transparentes e areias brancas. Sentar em uma barraca em Alter, como é carinhosamente chamada, ou estar a bordo de uma catraia (espécie de canoa) e ver o por do sol é um espetáculo único. Vale a pena conhecer. Beijos. Lilian Carvalho

suely

alter e uma vila cheia de riqueza,casei ha oito meses amei as praias e o povo acolhedor.em alter do chao nao se sente dor,tem um povo pobre mais acolhedor.casei com um um filho da terra.devo retornar em breve nao veja a hora.

Envie seu comentário sobre Alter do Chão