Afuá

Afuá-PA
banner

Bem-vindo a Afuá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Afuá, fotos, informações, os principais hotéis de Afuá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Afuá, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.981 habitantes. A área total de Afuá é de 8.410,3km², e sua densidade demográfica é de 3,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Afuá-PA é 68890-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Afuá

ROTEIROS DO BRASIL

Região

A Veneza Marajoara

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município de Afuá surgiu às margens do rio de um igarapé com o mesmo nome pertencente à vila de Chaves. Essas terras foram batizadas por seu primeiro habitante, D. Michaela Arcanja Ferreira, em 1845, como Santo Antônio, nome registrado em 13 de setembro de 1850.
Os novos habitantes se instalaram na área e, em 1869, começou a ser construída a primeira capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1871. O povoado cresceu em torno da capela, até que, em 14 de abril de 1874, as terras passaram à categoria de freguesia, sendo retirada por meio da Lei nº 908, de 5 de junho de 1878.
O território ficou vinculado ao município de Chaves até 8 de março de 1880, quando a Lei nº 963 lhe cedeu, novamente, a condição de freguesia. E em 1882, uma nova lei extinguiu-a novamente. A denominação de freguesia lhe foi restituída, mais uma vez, em 1889, com a Lei nº 1.386. Como freguesia que Afuá entrou para o período republicano, em 1890 se transformou em vila. Seis anos depois, a vila foi elevada à condição de cidade.
O município de Anajás foi extinto e seu território foi anexado ao de Afuá. Só em 1938, o distrito de Anajás recupera a sua autonomia municipal, acrescido de parte do território de Afuá.
Em 1943, novas mudanças. O Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro, estabelece a divisão territorial do Estado. Com isso, o município passou a ser constituído somente pelo distrito sede de Afuá, situação que permanece até hoje.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

30 de Dezembro


Gentílico:

afuaense

População:

35.017 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Na cidade sobre palafitas, automóvel não tem vez, além das pontes em madeira, a Veneza Marajoara que é assim conhecida, tem praças, arborização e um povo de uma hospitalidade tamanha que atrai turistas do mundo todo. Localizada ao norte da Ilha do Marajó, apresenta, como muitas cidades ribeirinhas da Amazônia, uma paisagem natural. Suas casas são de madeira e com cores muito fortes.

Clima: 


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Marajó

Limites:


Acesso Aéreo e Fluvial:

BRABO TÁXI AÉREO Ltda (Saindo de BELÉM para AFUÁ)

Telefone: Belém - (91) 3244-1258 / 3224-1116 (Plantão)
Endereço p/ venda de passagens: Avenida Sen. Lemos, 4700, Sacramenta, Belém-PA.
Viagens: Saída do aeroporto Júlio César no bairro da Sacramenta de Belém para Afuá as segundas, quartas e sextas-feiras às 06:30h com retorno imediato do avião à Belém.

Transportes Fluviais

Saindo de BELÉM p/ AFUÁ
EMPRESA ASTER TRANSPORTES E NAVEGAÇÕES LTDA.

BARCO MENINO DEUS (responsável: RUBENS)

- Saída de Belém para o Afuá toda sexta-feira
(horário definido conforme a maré).

- De Belém sai do Porto Imperial (Bairro Jurunas)
Rua: Estrada Nova, entre Timbiras e Caripunas.
Telefones para contato: (91) 3083-6241

BARCO SÃO JOÃO (responsável: GILDO)

- Saída de Belém para o Afuá toda sexta-feira (horário definido conforme a maré).

- De Belém sai do Porto Imperial (Bairro Jurunas) rua: Estrada Nova, entre Timbiras e Caripunas.
Telefones para contato: (91) 3083-6241

Distâncias:

Da Capital:

254 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município de Afuá possui vegetação costeira típica da região do delta do rio Amazonas, com predominância de várzeas e igapós. O Parque Estadual Charapucu é uma unidade de conservação estadual que abrange cerca de 65 mil hectares de ambiente naturais de grande beleza cênica e bem preservados. Conhecer as Ilhas de Afuá e passear num fim de tarde belíssimo por alguns dos maravilhosos rios marajoaras como o Charapucú, Afuá, Jurará, Camaianim, além de visitar as praias dos Camaleões, das Madeiras, Muruquara e das Pacas é, com certeza, algo inesquecível.

Principais Pontos Turísticos

Conjunto de Ilhas

Um dos atrativos de Afuá é o conjunto de Ilhas que Completam a beleza do lugar. Ilha das Pacas, Baturité, de Jurupari, dos Porcos, Conceição, Caldeirão e Queimada, além é claro da Ilha dos Camaleões, localizada a 25 minutos de voadeira da sede do município onde o IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente realiza o Projeto “Quelônios da Amazônia”, visando a reprodução de tartarugas e tracajás.

Gastronomia

O que mais encanta na cozinha afuaense são as cores e sabores de frutos como o açaí, marca registrada do estado do Pará e também de nosso município, atrativo turístico e cultural, fonte de inspiração de lendas, filmes e peças teatrais.
O açaí é, acima de tudo, um dos principais alimentos do povo afuaense, movimenta a economia de nosso município e as tradições locais.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

19 - Festividade de São Sebastião - Paróquia de Afuá

 Maio/Junho
 
30 à 30 - XIII Copa do Mundo de Futsal Dr. Nelson Salomão 
 
27 à 29 - Temporada Juninade São Pedro na Roça 

 Julho

"Festival do Camarão", que acontece no mês de julho, e atrai turístas de vários estados do Brasil e inclusive de países vizinhos, no festival além de várias atrações o turista pode saborear uma infinidade de produtos da culinária afuaense que tem como igrediente principal o camarão.

 Novembro/Dezembro
 
27 à 09 - Círio de Nossa Senhora da Conceição 

 Dezembro

31 - Reveillon Popular   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AFUÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (96) 3689-1122 / 1110 / 1241

Sites: http://www.prefeituradeafua.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém

Endereço da rodoviária: pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (96) 3689-1192

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (96) 3689-1418

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (96) 3689-1261

CORREIOS: (96) 3689-1229

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: (96) 3689-1120

CÂMARA DE VEREADORES:
(96) 3689 1499 / 3689 1477

BANCO DO BRASIL:
(96) 3689 1575 / 3689 1511

BANPARÁ:
(96) 3689-1234

EMAPA:
(96) 3689-1147

COSANPA:
(96) 3689-1376

CELPA:
0800 910 196

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações: http:

-//pt.wikipedia.org/

-skyscrapercity.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Afuá

as fotos de Afuá são muito antigas, vcs poderiam atualizar novas fotos para o site. Moro em Afuá e não estava reconhecendo a cidade por causa das fotos q são antigas.
Por: lanna

eu quero ver novas fotos do municipio de afuá.para eu ter mais conhecimento da cidade.
Por: jonathan

Eu sou morador de Afuá e mosdestia a parte essa cidade e muito linda e muito bacana, possui caracteristicas proprias da região amazonica, como por exemplo: suas palafitas, banhada por rios e um povo muito hospitaleiro e batalhador. Afuá é uma cidade encantadora que cativa os visitantes que aqui chegam. Visite Afuá e você verá todas as maravilhas que uma cidade pequena, na Ilha do Marajo tem a oferecer.
Por: JOSENILDO LIMA

muito bonita, as fotos da cidade, sou da cidade mais nao, moro a i gostaria de recebe, noticia da terra?
Por: rodrigo fonseca machado

AFUA, UMA CIDADE MARAVILHOSA ONDE MORAM PESSOAS ÓTIMAS
Por: karina leticia vasconcelos de moraes

Conheço muito bem Afuá e é uma cidade encantadora. Como toda cidade pequena tem muita paz e tranquilidade, tem paisagens maravilhosas e não há quem não se encante com a cidade e não sinta vontade de voltar. Conheço pessoas que deixaram a cidade grande e foram morar com suas famílias pra lá. Visitem Afuá, a veneza marajoara. Todos nós agradecemos. Venham conhecer o Festival do Camarão é sempre no último final de semana do mês de Julho, sempre tem várias atrações, como no ano passado que a principal atração foi Calcinha Preta. O festival é de deixar todos de queixo caído. Vão lá e depois me contem. Boa viagem
Por: Leoní de Barros

Não conheço, mas ainda conhecerei, é a terra de meu pai. E tenho muita vontade de conhece- la.
Por: maria do carmo

Posso dizer com certeza que em afuá,é realizado o melhor FESTIVAL DO CAMARÃO,do Estado do Pará.vá lá em JULHO e confira.
Por: Joffre Seixas Júnior

afua é uma vila muito bonita e também com um povo muito hospitaleiro. e inteiramente ecologica,o que eu gostei mais em afua,e que nao tem carros,fabricas.por isso nao tem poluiçao.espero voltar mais vezes
Por: zeca coutinho

AFUÁ e omunicipio mais lindo que eu morei amo muito esta cidade,ela me deu um amor muito lindo que o destino me tirou pois ele foi assasinado. AFUA TE AMO MUITO BEIJOS
Por: elizabeth costa

gostaria muito de conhecer AFUÁ, a terra do meu pai,vejo pela internete é linda, espero conhece-la
Por: luiza p. cunha

Boa noite, nasci n interior de afuá,mas com 15dias d nascida minha mãe veio embora p/ macapá/ap deste então nunca tinha indo n cidade d afuá , e esse ano d 2009 fui p/ a´o festival d camarrão e adorei , um municipio muito bonito e voltarei o ano q vem e q seja otimo como foi esse festival . abraços . gostaria q me enviasse nomes de pousadas localizadas n cidades p reservas.
Por: Ericka Cristina Peres dos Santos

moro em macapa,mas adoro o afuá.o povo é hospitaleiro e muinto legal.ja tenho residencia fixa no afuá, é a casa da minha amiga do peito.DOMINGAS que tra balha na prefeitura.abraços
Por: walter bentes

pô kra essa cyti he um arraso gostei muito dle quanow eu fui lá. o festival então porisso que eu digo qm ñ konhece vá q ex ñ sab o q está perdendo.
Por: yara yulis menezes ruy-sêcco pinheiro

moro em macapá+ sou afuaense,é uma cidade encantadora,adoro o festival do camarão.
Por: telma chaves

Estive em afuá do dia 07 de setembro ao dia 21 de setembro 2009 e não sentir nada sobre qualquer tipo de doenças,como tosse dor de cabeça gripe,nada disso tive foi só chegar em castanhal fiquei logo gripado,se nos tivesemos um clima como tem em afuá,acredito que não teriamos tantos problemas ,principalmente respiratórios,espero voltar umas e outras vezes pro afuá e já estou de viagem marcada,trabalho na celpa e vou compor uma equipe enquanto o da-luz volta de ferias,AFUÁ valeu gostei muito da cite pra mim nota 9.5 de aproveitamento to voltando....
Por: josé emanoel oliveira evangelista

estive em afua em outubro 2009, adorei a cidade, pretendo voltar em breve,falo pra todo mundo sore afua e fasso maior propaganda, pois encontrei um povo muito ospitaleiro, parabeis, acisti uma reportaje na globo sobre a cidade que não tem carro, gostei muito.casimiro de abreu RJ, um abraço
Por: alcyr neves

ainda não tive o bel prazer de conhecer este belo lugar ,ví pela televisão e fiquei apaixonado!! moro no rio de janeiro e assim que pudê com certeza irei visitar este lugar que parece ser tão lindo..um abraço a este povo previlégiado por viver neste lugar tão lindo..
Por: luis fernando vidal

a quanto tempo vcs não tirão outras fotos de afua por que eu moro aqui e ja teve muitas mudaças explo a igreja matriz ela e muito mais grande e bonita com ajudo do povo catolico ela foi construida e bem bonita mesmo
Por: Hugo araujo vasconcélos

'sou filha de esta terra maravilhosa,e sinto muito orgulho de ser afuaense,e convido a todo aqueles que nao a conhecem que vaiam a conhecer-la porque e uma maravilha que nao existe em nem um outro lugar do mundo e menos um povo tao hospitalero como este, eu nao moro no afua vivo nos estados unidos mas estranho muito a minha terra tao querida te amo afua y que deus abencoe a todo este povo que com o poco que tem e muito feliz.
Por: Francidalva A Armstrong

ñ conheço ainda essa linda cidade, onde acontece o festival do camarão. Mas esse ano se Deus quiser vou conhece-la.E desfrutar das maravilhas q ela tem para nos deixar encantados.. Em breve starei ai afuáaaaaaaaaaaaaa.
Por: Helem

esta é a minha cidade natal, nasci no igarape conhecido como boca do casa velha de onde tenho muito orgulho.
Por: nonato

afuá é uma cidade incrível, não somente por suas particularidades: construções em palafitas, maré grande, bicitáxi, festival do camarão, festividade de N. Srª da Conceição...mas, pelo pôr do sol mais lindo e encatador que já vi. é surreal caminhar pela orla da cidade à tardinha, sentindo o vento no rosto e ouvindo o barulho da água deslizando suavemente pelo rio afuá levando sonhos e fantasias de um povo que sabe viver em harmonia com a natureza e com aqueles que desejam conhecer este pedaço do paraíso, a nossa veneza num cantinho do Marajó.
Por: maria theles silva fernandes

Afuá é a mais aconchegante de todas as cidades do marajó, cidade de povo hospitaleiro. Um paraíso no meio da Amazônia. Venha conhecer a cidade de encantos mil, de beleza inenarrável, de pontes e caracteres sem igual.
Por: valdineia silva de souza

AFUA ARQUIPELAGO MARAJOARA CIDADE BONITA POVO HOSPITALEIRO CIDADE MUITO LINDA EU GOSTARIA MUITO DE VOLTA UM DIA POVO FELIZ
Por: CLAUDIO RILDO

Sou filha de afua, E faz 10 anos que não visito esta cidade maravilhosa, mais sempre que posso visito o siti para matar saudade.
Por: Ana lucia oliveira da silva

nascida em afua posso dizer que e maravilhosa,um povo bem humilde uma cidade cheia de sonhos a serem realizados para seu povo querido,vem conhecer nossos encantos e nossa cultura.
Por: Josilene lobato

Sou filho legitimo da querida cidade de Afuá- fui um menino desta cidade de vendi camarão- etc. e sempre estou fazendo uma visita A MINHA CIDADE NATAL E GRAÇA A DEUS CONHEÇO GRANDE PARTE DA EUROPA,COMO PORTUGAL, ITALIA, PARIS, ROMENIA ETC. ESTAREI visitando em breve minha querida cidade- e ir a igreja pedir para mais uma vez viajar para europa novamente - conheço umas pessoas queridas natural de afua que também viajam para exterior. um abraço manoel da silva vaz- um afuaense de coração.
Por: manoel da silva vaz

FIQUEI ENCANTADA AO VER A REPORTAGEM DO MAIS VC COM A NADIA. QUE VONTADA DE MORAR POR AII E LEVAR ESSA VIIDAA TRANQUIILA E SABIA. DESEJOO QUEM SABE UM DIA PODER FAZER PARTE DESTA COMUNIIDADEE TAO GRACIOSA E HOSPITALEIRA. QUEM SABE QD ABRIR UM CONCURSO NO HOSPITAL LOCAAL ?? ACABEI MEU CURSO TEC.EM ENF. E PRETENDOO CURSAR UMA FACULDADE . UHUUUUUU ..QUE PRESENTEE VER ESSA MATERIA !! ESTAMOS SENTINDO FALTA DESSE AMOR E CARINHO PELO PROXIMO SEM COBRAR NADA EM TROCA..COMO SINTOO SAUDADESS DA MINHA INFANCIA, QUE FOIII MUIITO PARECIDA COMM A ROTINA DE AFUA..RSS DEUS OS CONSERVEE COM ESSA ESSENCIA MAGICAA E CONTAGIANTE, UMM DIA VOU CONHECER ESSA CIDDADE MARAVILHOSAA!! BJUSS PRA TODOSS !!
Por: IEDA FELIX DUARTE

XAUDADES DESSA CIDADE MARAVILHOSA.FUI CRIADA AI NO MUNICIPO MAS SEMPRE ESTAVA AI EM AFUA
Por: LYLIAN SUELLEM PIRES

conheço a cidade de afua fui varias vezes,o festival do camarao e muito bom atualmente,vivo em açailandi-ma morei 10 anos em macapa-ap foi muito bom.
Por: raimundo nonato santos

Na cidade de Afuá eh mt legaal tem mts diversoes e atividades pra fazer lah, mts festas culturais, dança, o famoso e delicioso açaí e a maior e melhor festa do brasil eh festival do camarão q vai mts bandas famosas conhecer o Afuá, mts turistas e etc...
Por: romulo

Afua é uma cidade encantada, apaixonante, cheia de amores e sabores, muita gente bonita, receptivas, tudo de bom
Por: socorro bastos

Tenho muita vontade de conhecer Afuá. Um cidade totalmente diferente da realidade da maior parte do nosso país. Nem parece Brasil. Se Deus quiser, um dia vou visitar esse paraíso. Vicente Benedito de Carvalho Natividade da Serra - SP
Por: Vicente Benedito de Carvalho

EU NASCE EM AFUA E PRATICAMENTE NAUM RECONHECI A MINHA CIDADE PQ AS FOTOS SAO MUITOS ANTIGAS , EU COM APENAS 16 ANOS TENHO ORGULHO DE DIZER QUE NASCE EM AFUA , INFELISMENETE NAUM ESTOU MORANDO EM AFUA E SIM EM CAYENNE MAIS ANUM PERCO NENUMA FESTIVAL DO CAMARAO. E SOU CONVECIDO COM MUITO ORGULHO.
Por: MARIAH SENE

Eu nasci em afuá e me orgulho muito de minha cidade. Atualmente moro em macapá,um grande abraço a todos os afuanse.
Por: Lindervam Rodrigues

AFUÁ.........AMO ESSA CIDADES MARAVILHOSA,CAMARÃO,AÇAI.NOSSA QUE DELICIA. NÃO SOU AFUÁENSE,PORÉM,TENHO A MESMA COMO MINHA CIDADE PREFERIDA,TE AMO AFUÁ. É O FESTIVAL DO CAMARÃO ISSO QUE É FESTA....BJS AFUÁ
Por: brena

ja morei em afua e um luga lindo maravilhoso para mora para passa as ferias com a familia beijos para todos os afuaense
Por: fatima brito

a cidade e muito bonito um beijo para voceseu adoro afu
Por: fatima brito

conheci o afua em 2000 estava em macapa e fui a trabalho,o povo e maravilhoso muito divertido hoje estou de volta ao rio de janeiro um dia k sabe voltarei.
Por: armando amazonas

Etive em Afuá para fazer uma materia para um jornal do Rio Grande do Norte. A dorei a cidade que parece ser na China com todo mundo andando de bicicleta, e guarda chuva. Uma joia do Pará.Fiquei apaixonado. Um grande abraço ao povo da ai.WWW.DEFATO.COM
Por: Ubiratn Saldanha

dependendo da resposta viajárei com meu esposo e filha ,e aminha neta, dependendo da visita estabelecerei residencia em Afuá, quem sabe?!!!!!!!!
Por: Regina Célia Lacerda Soaresa

afua e um lugar melhor para ser passa suas ferias
Por: fatima brito

Cidade bonita e humilde,povo simples e bem carismatico, no mes de julho quando varias pessoas de todo Brasil se encontram com o festival do camarao comemorado todos os anos em Afua,é aquela alegria que contagia a todos. Vale a pena conhecer essa cidade Paraense,onde todos se divertem sem violencia, as bicimotos sao uma atracao à parte,sao de 4rodas,de varios formatos, depositos de bebidas e caixa de som com DVD, é muito legal!!!! Para melhorar, nao tem poluicao carbonica de motos e carros. Sou de Macapa e aprovei AFUÁ!!!! VISITE!!!
Por: edivando oliveira lopes

acho essa cidade 10!!!!! se voce quer esfria a cabeça la e o lugar serto voce nao vai se arepender de ter conhecido poor"polianalobato"
Por: poliana lobato

...Afuá terra de gente bonita...quem conhece nunca esquce...festividades de N.S.da Conceição que maravilha...e O famoso festival do camarão que delícia...afuá a melhor cidade!
Por: BRENA FERNANDES FREITAS

Boa tarde! É prazer muito grande poder contactar c/voces! Eu nasci nessa cidade, num lugar chamado "Rio do Prata", mas saí dai ainda criança, meu pais foram morar em Macapá, lá eu cresci, e não voltei, mas um dia eu voltarei rever a minha cidade natal! E quem sabe encontar algum familiar! Eu sou da Família Almeida, e Saraiva, tinha ou ainda tenho parentes que eram criadores de Búfalos. Abraços.
Por: Lindalva de Almeida nascimento

Tive oportunidade de conhecer Afuá neste mes de julho, adorei, gostei de conhecer, posso considerar "nossa" Veneza marajoara como td de bom.
Por: Bertulina Martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Afuá
Fundação:
1890
Altitude:
8m
População:
26.981 habitantes
Área:
8.410,3km²
Densidade Demográfica:
3,21hab/km²
CEP:
68890-000

Envie seu comentário sobre Afuá