Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu-BA

Bem-vindo a Cabaceiras do Paraguaçu!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Cabaceiras do Paraguaçu, informações atualizadas sobre a cidade Cabaceiras do Paraguaçu, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Cabaceiras do Paraguaçu.

Informações de Cabaceiras do Paraguaçu

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cabaceiras do Paraguaçu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 18.512 habitantes.Cabaceiras do Paraguaçu foi distrito de Muritiba até 13 de junho de 1989,data de emancipação.Sabe-se hoje que foi em Cabaceiras do Paraguaçu que nasceu ,e viveu alguns anos,o grande poeta dos escravos, o Saudoso Castro Alves, o qual é homenageado todo 14 de março na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

cabaceirense

População:

17.327 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As pessoas são hospitaleiras, a cidade é muito calma, ideal pra quem quer relaxar com tanquilidade e segurança.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região metropolitana de Salvador 

Limites:

 

Governador Mangabeira, Santo Estevão. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

150 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Paraguaçu

Tem 600 km de extensão, nasce na Serra no Morro do Ouro, na Serra do Cocal, no Município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, toma direção no norte passando  por vários locais. Mudando de posição oeste, entre outros passa pelos municípios de: Santo Estevão / Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Felix.
Em Cabaceiras do Paraguaçu, sua visão panorâmica é vislumbrada devido a Barragem PEDRA DO CAVALO, barragem construída no Município de São Felix / Cachoeira, tornando-se então a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.
Sendo o Município de Cabaceiras do Paraguaçu, banhado por essa imensa beleza, o mesmo (Rio Paraguaçu), proporciona como principal meio de subsistência a pesca, porém o turismo atrai muitos visitantes.

Nascente Olhos D`água

Cabaceiras é um Município composto por belas paisagens e pontos turísticos, dentre eles podemos encontrar a nascente de Olhos D`água, que apesar do aquecimento global, do desmatamento e dos diversos tipos de degradação, ainda continua viva e transbordando beleza para os moradores e visitantes.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho

- Acontece no Município o tradicional Arraia da Poesia

- Comemoração da Emancipação Política do Município

- Novenário de Santo Antonio no Distrito de Geolândia

- Novenário do Padroeiro da Cidade - São João Batista

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PARAGUAÇU

E-mail:

Telefones: (75) 3681-1129

Sites: http://www.cabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

 

 

Telefones: (75) 3681-1082

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (75) 3681-1012

CORREIO: (75) 3681-1114

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cabaceiras do Paraguaçu

A cidade é dez, muito bonita, os moradores são pessoas humildes e muito carismáticos. Tem o Rio Paraguassú muito bonito onde nos dias de sol várias pessoas vão tomar banho nele. É um paraíso.
Por: Thiago Perri

A primeira povoação na região ocorreu em 1559, com a construção de um convento para a catequese dos aborígines locais. O topônimo originou-se da Fazenda Cabaceiras, propriedade da família de Antônio Frederico Castro Alves, poeta maior do nosso Romantismo. Município criado com territórios dos distritos de Cabaceiras do Paraguaçu e Geolândia (ex- Santo Antônio do Jordão), desmembrados de Muritiba, por força de Lei Estadual, de 13.06.1989. A sede foi elevada à categoria de cidade através de Lei Estadual que criava o município. Fonte: pfldabahia.org.br
Por: LUCIANO

Já brilhou no horizonte Uma estrela tão gentil Cidade de Cabaceiras Pedacinho do Brasil A terra de Castro Alves O Poeta de valor O povo desta cidade Comemoram com amor Os astros são elegantes E os verdes são mais fértil Com um rio abundante Banhando a terra gentil Avante meu povo avante! Trabalhando sem parar Marchando para o futuro Da nossa terra natal O povo da terra adorada Que já está na historia O berço de Castro Alves Com grandeza e muita glória Estes teus filhos queridos Que vive em paz e amor Adorando esta cidade Que Jesus abençoou
Por: LUCIANO

tenho grande vontade de conhecer esta cidade porque conheci alguem importante e tenho saldade desta cidade mesmo sem conhecer mais oportunidade não vai faltar. Este são joão eu iria para estacidade mais não tinha hotel nem pousada então eu desistir mais já amo esta cidade sem nem conhecer. Beijos muitos beijos para vocês todos de Cabaceiras.Thallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.
Por: graça

sou filho Artur gomes de santana e de Rita do vale santana.sou muito feliz por ter nacido neste municipio; E m fevereiro do ano de 2008;passei minhas ferias ai nesta linda e maravilhosa cidade.
Por: jopsafa gomesde santana

Todos os anos que eu tenho Férias vou pra cabaceiras do Paraguaçu so estar presisando ai nas margens do Rio paraguaçu uma pousada isso eu venho observando a muito tempo so assim deixaria a cidade com a cara de uma cidade turistica apesar de ser uma bela cidade mas; falta investimentos turisticos
Por: Josafa Gomes De Santana

CABACEIRAS ESTOU COM MUITAS SALDADES AMO TODOS VOCEIS POVOS DE CABACEIRAS VOCEIS SAO OTMAS PESSOAS
Por: Josafa Gomes De Santana

E UMA CIDADE DE UM POVO MUITO AMIGAS E EDUCADAS SOU FILHO DA CIDADE MORO EM SAO PAULO MAS EU NAO ESQUEÇO DOS MEUS AMIGOS {CLARO MEUS PAIS E IERMAOS NO PRIMEIRO LUGAR}
Por: Josafa Gomes De Santana

CIDADE MARAVILOSA EU TI AMO CABAÇEIRAS CIDADE DE CASTRO ALVIS
Por: JOSE FERNANDES

sou filho um lugarejo proximo cabaceiras, por nome gueimadas tenho muitas saudades , breve irei visita-los.
Por: edmilson dias

Minha Querida Cabaceiras eu não posso te visita-las no momento por ter um copromisso muito serio com o meu trabalho estou indo pra angola na capital de luanda mas assim que eu voltar vou ver minha Familia e todos amigos de Cabaceirass do Paragussu
Por: JOSAFA GOMES DE SANTANA

Cidade maravilhosa onde nasceu o grande poeta do romantismo Antonio Frederico de Castro (Castro Alves)
Por: UIRA

povos de cabaçeiras do paraguaçu -ba ; tenho muita saldades te todos voceis, fico triste por não ter ido ai nas minhas ferias: mas no proxmo ano estou ai curtindo essas beleza Bahiana fique com Deus Boas Fetas um Feliz Natal e um \\\\\\\\\\\\\\\otimo Aao Novo
Por: josafa gomes de santana

MEU MARIDO E EU ESTIVEMOS EM CABACEIRAS DO PARAGUAÇU EM 2.005, E NOS APAIXONAMOS, SÓ SENTIMOS FALTA DE UMA FOTO DO MUSEU CASTRO ALVES O QUAL É BELO, TAMBÉM DA BALSA, E DAS FAZENDAS DAS EMAS E DOS PEIXES, ABRAÇOS!!!
Por: ROSELY DE MORAES

Esta cidade é muito acolhedora, falo não pelo fato de eu ter nascido lá, mas pelo comportamento acolhedor de seus habitantes, a qualquer tempo que se vá a recepção é a mesma. Adoro o museu do poeta Castro Alves, do Rio Paraguaçu e da Nascente Olhos D`agua. Abraços!!!
Por: Marivaldo Amorim Gonçalves

È uma cidade que tem tudo para ser uma das melhores para se viver, futuramente.Seu povo prioriza a Educação... Claro, esta cidade tem futuro. garantido Parabéns ,meu povo
Por: conce galo

E uma terra muito boa, clima otimo,proxima férias estarei ai.
Por: EDMILSON DIAS SANTANA

Envie seu comentário sobre Cabaceiras do Paraguaçu