União do Sul

União do Sul-MT
banner

Bem-vindo a União do Sul!

banner

As melhores pousadas em União do Sul podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de União do Sul, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 350m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.477 habitantes. A área total de União do Sul é de 4.559,4km², e sua densidade demográfica é de 0,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de União do Sul-MT é 78543-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de União do Sul

Roteiros do Brasil

Região Portal da Amazônia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1982, a Colonizadora Paralelo 16, lançou projeto de colonização na região onde está assentado o município de União do Sul. Trouxe colonos dos Estados do sul.  No dia 18 de julho de 1982, estabeleceram-se na localidade as famílias de Jacondo Bedin, Jorge Zampieron, Ari Altennofen, Aquiles Bedin e Cristiano Zampieron e lançaram as primeiras sementes no lugar.  E em 1984, chegaram  José Palhares e Gabriel Simão à região, tencionavam explorar a mata com o cultivo de seringais. Formou-se então um núcleo convergente na região, aparecendo os primeiros comerciantes e agricultores.
O primeiro nome dado ao lugar foi Vila União, povoada por famílias vindas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma característica marcante do lugar é a união que reina na comunidade. Esta  aliança comunitária ficou patente quando foram abertas as estradas da região, pelos moradores do lugar, assim como a primeira escola e a primeira igreja, tudo construído em forma de mutirão, com a força da união da população.
O município foi criado a 21 de Dezembro de 1995, com território desmembrado dos municípios de Cláudia, Marcelândia e Santa Carmem. 

Significado do Nome

A denominação de União do Sul foi sugerida por Adelmo Ragnini, e ocorreu numa tarde do ano de 1986. Na ocasião, um grupo de moradores postados à sombra de uma árvore tomavam cerveja, comiam churrasco e discutia a viabilidade da alteração do nome da localidade.
Muitos nomes foram lembrados, inclusive o de Nova Concórdia, numa referência à cidade catarinense de Concórdia, da qual muitos pioneiros se originavam. No entanto, dentre todas as sugestões a escolhida foi União do Sul. Trata-se de referência ao primeiro nome do lugar, Vila União, em homenagem ao espírito agregador da comunidade e em referência a região de onde veio a maioria dos migrantes, o sul do Brasil.

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

união sulense

População

3.767 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Norte Mato-grossense.

Limites

Claudia, Marcelandia, Santa Carmem, Feliz Natal e Nova Santa Helena.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital

645,70 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DO SUL

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de União do Sul

união do sul é uma cidade acolhedora cheio de gente simpatico bem tipico de cidade de interior venha visitar minha cidade.
Por: luiza [lú]

oi,eu morro em união do sul faz 13 anos, vou falar pra vc não ´´e um cidade muito bonita mais e legal visite esse paraiso
Por: iara bedin lourenço

União do Sul é uma cidade maravilhosa eu gostei muito de la o povo saber receber as pessoas bem,a proxima vez vou de novo visitar la.
Por: Anderson Kommerz

Gostaria muito de conhecer esta linda e nova cidade. Deixo votos de muito sucesso a todos que moram ai. Desejo sucesso a administraçao municipal.
Por: Darci Figueiro de Jesus

ja morei 6 anos neste municipio, com um clima muito agradavel e um povo bastante acolhedor com lindas fazendas de gado, madeireiras diversas. muitos atrativos como festas do municipo rodeios e o famoso baile do mundico com dancas de salao, sertanejas, country e o gostozo forro. ha nao deixem de visitar a cascalheira outro ponto turistico onde o visitante vai tomar banho em aguas cristalinas do rio do ouro proximo 3 quilometro do centro da cidade de uniao do sul mt.
Por: Rubens Cesar Varela

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em União do Sul
Fundação:
1997
Altitude:
350m
População:
3.477 habitantes
Área:
4.559,4km²
Densidade Demográfica:
0,76hab/km²
CEP:
78543-000

Envie seu comentário sobre União do Sul