Tangará da Serra

Tangará da Serra-MT
banner

Bem-vindo a Tangará da Serra!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Tangará da Serra e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Tangará da Serra.

Informações de Tangará da Serra

Roteiros do Brasil

Região Nascentes Platina Amazônica

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O habitante primitivo da região do município era o povo indígena denominado pelos brancos de paresí (Índios paresí ou os parecizes dos paulistas). Esse povo se alto denomina halíti. Falam uma língua  nu-aruaque.  Historiadores fazem nota de uma expedição de que participou o soldado Antônio Rodrigues, comandada por Ribeira, que provavelmente antes de 1550, subiu o rio Paraguai. Pois Antônio Rodrigues diz que chegou aos Paresí gente lavradora muito amigos de cristãos. Mas certamente a expedição chegou a região de Puerto de los Reyes, das lagoas da divisa do Estado de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, não ultrapassando, porém essas paragens, sendo improvável ter atingido o povo paresí.  Já as noticias de 1670 ou 1673, dizem respeito a esse povo, pois o paulista Manoel de Campos Bicudo percorreu a região do povo paresí, conforme informa Virgílio Corrêa Filho em seu livro “Histórias de Mato Grosso”.  Nomeia-se a passagem pelo Rio Sepotuba do sargento-mor João de Souza Azevedo. Subiu o Sepotuba, atravessou o divisor das águas, atingiu o Sumidouro e foi descendo os rios até chegar a Belém, no Pará. Azevedo partiu de Cachoeira Grande, no Rio Jauru, a 4 de agosto de 1746.  Durante o século XIX, a região presenciou a movimentação de poaieiros e seringueiros. No entanto, não nasceu povoação. Notável memória ficou dos tempos da Comissão Rondon. Porque em Aldeia Queimada se montou uma oficina, base dos avanços para a continuação dos primeiros tempos da linha telegráfica. Por ali passou também o ex-presidente dos Estados Unidos Teodor Roosevelt, em companhia de Rondon, em fins de 1913 e começo de 1914.

Gentílico

Tangaraense

Significado do Nome

Seu nome, na linguagem indígena, significa Cipozal devido à grande ocorrência de cipós em suas matas ciliares.

Aniversário da Cidade

13 de Maio

População

84.076 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Fica entre as serras do Parecis e do Tapirapuã, que delimitam dois ecossistemas importantes do Brasil: o Chapadão do Parecis e o Pantanal matogrossense. A Serra dos Parecis é o divisor de águas entre as bacias do Amazonas (Norte) e do Paraguai-Paraná (Sul). A população tangaraense é de 68.191 habitantes, de acordo com o senso 2000 realizado pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 61.233 habitantes na zona urbana e 6.958 na zona rural. A população indígena de Tangará da Serra é composta por 950 índios da etnia Paresi.

Tangará da Serra polariza uma região de alto índice produtivo, que é o Médio Norte e também o Noroeste de Mato Grosso. A sua grandeza rendeu-lhe o título de “Capital do Médio Norte”, bastante merecido por ser um pólo econômico e referência produtiva. Tais qualidades foram e continuam sendo um chamamento para os povos de várias regiões brasileiras, como os gaúchos, paranaenses, paulistas, mineiros, goianos e nordestinos, o que contribui para o enriquecimento cultural de Tangará.

O município se impõe como a sexta economia de Mato Grosso, já consolidada em termos agro-industriais e comerciais, além de contar com um dos maiores orçamentos (R$ 32 milhões/ano) do interior do Estado. A sua condição de município pólo de uma imensa região com potencial sócio-econômico emergente é um indicativo que subirá mais alguns degraus na escala de importância para Mato Grosso e toda a região Centro-Oeste do País.

Clima

Tropical chuvoso quente e úmido, com dois períodos bem definidos: chuvas entre setembro e abril, e estiagem entre maio e agosto.

Temperatura Média

Entre 16 e 36ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudoeste do Estado de Mato Grosso 

Limites

Campo Novo dos Parecis ao norte, Barra do Bugres e Nova Olímpia ao sul, Santo Afonso e Marilândia ao leste e Campos de Júlio e Sapezal a oeste. 

Acesso Rodoviário

MT-170 

Distâncias:

Da Capital:

240 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Conheça algumas das belezas naturais e todo o potencial turístico que Tangará da Serra oferece a seus visitantes:

Principais Pontos Turísticos

CACHOEIRA DA BIQUINHA E BALNEÁRIO

Descrição: Cachoeira formada pelo córrego estaca e piscina de água corrente, alimentada pôr uma mina de água potável.
Local: Propriedade Boquinha
Acesso: Partindo do centro da cidade, segue até o final da Av. Brasil, vira a esquerda em direção a unidade mista, a direita, segue uma estrada vicinal que dá acesso a propriedade biquinha.
Área total m²: 48.800 Área construída: 4.000 m²
Distância do Centro: 5.800 Tempo p/ chegar até a sede: 05 minutos
Telefone: (065) – 726 – 4547 - Contato: Sr.ª Irene C. Pires

CACHOEIRA E MIRANTE MINA AZUL

Descrição: Cachoeira formada pelo rio que nasce 2 km antes de cair na serra. Mirante na Serra Tapirapuã, com vista de todo vale, podendo avistar a Usina Itamarati e a cidade de Nova Olímpia.
Local: Sítio Mina Azul de propriedade do Sr. Ivo Rocha.
Acesso: MT 358, antes de chegar ao Distrito de Progresso, entra a direita em frente a estrada da Pecuama, indo até o final da estrada vicinal, após passar por uma lagoa que é nascente do rio, seguir até a última propriedade.
Distância do Centro: 17 Km Horas/Minutos: 20 minutos
Contato: Sr. Ivo Rocha
 
CACHOEIRA SALTO DAS NUVENS

Cachoeira Salto das Nuvens
Descrição: Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba, com praia logo após a queda.
Local: Fazenda Cachoeira
Acesso: Estrada MT 358, sentido Tangará/Campo Novo, após a entrada para a Calcário Tangará, segue 2 Km, portal de estrada todo em madeira rústica.
Área total m² - 160 alqueires Área Construída – 1.200 m²
Distância do centro da cidade: 30 Km Horas/Minutos: 30 minutos
Telefone: (065)-726-3292 Contato: Mara Terzi

SALTO MACIEL

Descrição: Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba com seqüência de corredeiras entre rochas.
Local: Fazenda Tapirapuã.
Acesso: após andar 18 Km pela MT 358, entra na MT 170, estrada da calcário Tangará, após a acampamento MST, à direita segue por mais 3.200, já dentro da Propriedade.
Distância do Centro da Cidade: 37 KM - Horas Minutos: 40 min.
Contato : MST( Movimento dos Sem Terra)
INFRA ESTRUTURA:
Projeto ainda em fase de elaboração de um pórtico, estacionamento, banheiros e vestiários.
 
CACHOEIRA COQUEIRAL

Descrição: Cachoeira formada pelo Rio Ararão e onde as suas margens, a 18 anos foram plantadas várias mudas de um coqueiro típico do estado de Goiás, formando um belíssimo coqueiral, que é preservado ao lado da cachoeira.
Local: Sitio Coqueiral
Acesso: Saindo pela COHAB Tarumã, segue a estrada que vai para a Escola Agrícola, entra a direita, na estrada que vai à gleba Bandeirantes, porteira a esquerda, após a ponte.

PESQUEIRO PIRACEMA

Descrição: Local onde se encontram açudes para pesca, com peixes de espécies regionais e de cativeiro, como a Peraputanga, Pacu e Tambaqui.
Local: Propriedade Piracema
Acesso: MT 358 – Tangará/Cuiabá, próximo a UNEMAT, seque a esquerda em estrada vicinal até o pesqueiro. Há placas e sinalização indicando o local.
Área total m²: Área Construída:Distância do centro da Cidade: 9 Km Horas/Minuto: 25 minutos

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ DA SERRA

E-mail:

Telefones: (65) 3311-4800

Sites: http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (65) 3339-1409

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Tangará da Serra

ACHEI MUITO LINDO OS PONTOS TURÍSTICOS... NÃO CONSEGUI VER NENHUMA FOTO DA CIDADE
Por: gleide jara fernandes

Já tive o prazer de estar nesta maravilhosa cidade por duas vezes, aliás, fui visitar minha primeira namorada, uma das pessoas mais importante e maravilhosa que já conheci em minha vida; seu nome é Maria de Lourdes Rocha, é funcionária do Banco Bradesco. Gostaria muito que este E-mail:chegasse até ela. Obrigado
Por: CARLOS ALVES SIQUEIRA

Tenho familiares nesta cidade;e passei minha adolescência aí.Acho a cidade muito organizada e limpa! Tenho muita saudade, pois hoje moro no E.S
Por: lidiane

julio estou falando aqui de sbo sp. mas estou morrendo de saudades de tangara no fim do ano vou fazer uma visita para vçs tangaraense sou a jane prima da sandra parabens pois vc mereçe tudo q vem conquistando e q DEUS te ilumine sempre !!!!!!bjs
Por: janecleraparecidahenriqueporto

morei em tangara da serra sintoi muitas saudades dste paraiso chamado tangará da serra
Por: gilmar gomes dos santos

morei em tangara da serra sintoi muitas saudades dste paraiso chamado tangará da serra
Por: gilmar gomes dos santos

essa cidade é maravilhosa,acho que não encontrarei outra como tangará não tem como explicar o quanto é linda pontos belissimos. Deusdevia estar muito feliz quando fez tangara da serra para ser desse jeito
Por: cristiane ortigara

tenho uma tia q mora em tangara,ela sempre comenta q é uma cidade muito bonita ,morro de vontade de conhecer,pode ter certeza q na primeira oportunidade eu vou passar as férias ai
Por: matheus diogo fernandes

No meu ponto de vista Tangara da Serra e uma cidade maravilhosa, gostei muito de conhecer, morava em Nortelândia, mas sempre tive o sonho de residir em Tangara. Hoje estou morando em São Miguel dos Campos - Al, mas, tenho vontade de retornar a morra em MT.
Por: RICARDO DOS SANTOS SILVA

Moro em vilhena hoje, mas tangara da serra é a melhor cidade que existe... meus amigos adoraram a cidade e o salto
Por: Dalmo marcusso

euñ to + ai + esse lugar é minha vida! T AMO TGA!!
Por: ana paula

adorei a cidade fui passar um final de semana ai o pouco que eu fiquei adorei muito achei a cidade muito linda ,bem movimentado e uma cidade muito bom para curtir pretendo voltar ai novamente para conhecer os pontos turisticos.....
Por: arecy

cidade como essa nao tem, tudo ela oferece de bom em lazer,acolhedora e amigavel....etc
Por: vanderlei dos santos

morei em Tangará da Serra por 2 anos;trabalhei na refrigeração alvorada no período em que morei em Tangará hoje moro em Barra-Bonita-sp mais tenho muitas saudades desta cidade,gostaria de voltar a passeio,pois deixei amigos que nunca esqueci!!
Por: keila cristiane luiz

sou de votuporanga ,interior de sao paulo estive ai em 2009 na casa do meu tio silvio luglio estive vendo as fotos dai agora, mas como ficou linda tangara, tenho saudades dai talves algum dia voltarei a passear nesta linda cidade.abraços
Por: francisco cezar furlani

Tangará da Serra é simplesmente minha paixão, minha razão,minha emoção e força que me faz viver!!!!! Estou longe dela, pois moro em Araguaína - TO, mas não lhe esqueço por nenhum segundo!!!! Luto e sonho em voltar para esta cidade linda e maravilhosa!!! Com certeza, quando eu me aposentar, irei morar aí! Abraços a todos! Aires José Pereira é escritor com 11 livros publicados, prof. da UFT, membro da ACALANTO - Academia de Letras de Araguína e Norte do Tocantins.
Por: Aires José Pereira

TANGARA E UM LUGAR MUITO BOM DE SE MORAR POREM ELA E E SEMPRE SERA UM LUGAR BONITO
Por: FRANCISCO CLAUDIO

yo he vivido en tangara da serra por 3 años, amo esta ciudad, tengo muy bonitos recuerdos, pase ahi los momentos mas bonitos de mi vida.....los fines de semana, baja al salto das nuves, con mi novio....ahi pase los dias mas importante no salto do sapo....nos balance....nas redes....jogar las pelotas.....hasta las cabines de teléfonos con simbolos de pajaros....me encanta....un beso muy fuerte para todos los tangarense...un beso muy fuerte
Por: Fernanda

Morei em Tangará da Serra por quase 3 anos, nunca morei em lugar tão bom, a cidade é limpa e organizada. Tenho boas recordações, Saudades!
Por: Antonio

eu vi as fotos de uma amiga e fiquei encantada eu vou conhecer tangara e os pontos turisticos como o salto das nuvens
Por: lormina matos dos santos

ja morei ai por 5 anos e sinto imensas saudades acho uma cidade maravilhosa linda limpa bem diferente de cuiaba adorava caminhar no bosque municipal e levar minhas filhas la para passear.tangara e d+++++++++
Por: rosiani

Olá tangaraenses, se Deus quiser estarei aí nessa terra maravilhosa ainda no final deste ano e em janeiro estarei fazendo o lançamento de meu 11° Livro: "Sonhos de Criança" aí no Centro Cultural. Estou conatando os segundos para chegar o final de ano e eu poder rever meus amigos, familiares e esta linda linda cidade que não canso de elogiá-la por onde passo. Conheço mais ou menos uma 1.300 cidades brasileiras mas nem uma mora em meu coração como tangará da serra... Para se ter uma ideia, meus alunos daqui me chamam de "Tangará"!!!!! Abraços a todos. Aires José Pereira é escritor com 11 livros publicados, prof. da UFT, doutorando em Geografia na UFU e ex-morador de Tangará da Serra
Por: Aires José Pereira

morei durante 4 anos nesta cidade maravilhosa, agora estou em minas gerais morro de saudades,tenho muitos amigos la, tivi fihos,esta e a minha cidade se tiver q voltar para o matogrosso ai sera minha casa novamente eu amo esta cidade,o meu coração esta ai .......
Por: vania parreira

Morei em Tangará toda a minha infancia e adolecensia, amo esta cidade, sinto muitas saudades de seus lugares maravilhosos das amizadades que fiz e toda a historia que construilá, vi a cidade crescer..... hoje vejo tangara como uma cidades maravilhosa que tem lugares lindos natureza maravilhosa um lugar onde pretendo voltar sempre que puder
Por: Kelly

Conheci a cidade em 1995, estive ai por 3 vezes a serviço, depois não tive mais oportunidade de voltar, tenho muita vontade de retornar e ver o progresso nos dias atuais e conhecer com mais tempo todo o municipio. Parabéns povo de Tangara da Serra!
Por: Artur

Estive aí em Tangará da Serra no início deste ano a encontrei mais linda ainda... Tangará da Serra é simplesmente uma das cidades mais lindas que conheço. Olha que conheço muitas cidades Brasil afora... Conheço muitas cidades em MT, MS, SP, TO, MA, PA, GO, MG e BA, mas Tangará da Serra não sai de meu pesnamento. abraços a todos os tangaraenses. AIRES JOSÉ PEREIRA é prof. da UFT, escritor com 11 livros publicados, co-autor do Hino Oficial de Rondonópolis, Doutorando em Geografia na UFU, graduado e especialista em Geografia na UFMT, Mestre em Planejamento Urbano pela FAU-UnB e membro efetivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.
Por: Aires José Pereira

Com ruas e avenidas largas, bem sinalizadas e com um trânsito muito bem organizado assim é Tangará da Serra!!! Um lugar ótimo para viver com qualidade de vida. Suas ruas são limpas! Que cidade linda! Sonho em um dia poder voltar a morar em ti minha cidade preferida! Abraços a todos. AIRES JOSÉ PEREIRA é graduado e especialista em Geografia pela UFMT, Mestre em Planejmanto Urbano pela FAU-UnB, Doutorando em Geografia na UFU, prof. da UFT, co-autor do Hino Oficial de Rondonópolis, Membro da ACALANTO, escritor com 11 livros publicados e vários artigos publicados em revistas científicas e jornais locais e regionais.
Por: AIRES JOSÉ PEREIRA

meu sonho e conhecer tangara da serra tenho 45 anos e antes de morrer quero conhecer tangara da serra com meus dois filhotes de 12 anos e um de 10anos o sonho meu e o mesmo deles quem sabe um dia deus me ajuda a realizar esse sonho nao e?
Por: aldineide de souza prado

eu adorei tudo ai. nossa,essa cidade é mui linda. que delicia as cachoeiras,as grutas,as pousadas. nao tenho nem palavras. as pessoas que recepçao,que gente caolorosa,e atenciosa.eu so tenho a agradecer....ano que vem estarei ai novamente.bjos pra todos.. com carinho;jamile rosa.
Por: wilson gonçalves de jesus filho

ja morei em tangará amo de paixão é uma cidade que acolhe com carinho o forasteiro
Por: Angelina

me criei nesta cidade linda hoje moro em campo novo mas não esqueço tangará lugar lindo com lindas mulheres
Por: vilmar duvanete carvalho

Fui para Tangará da Serra em 1976 e vivi nesta linda cidade até 1987, quando mudei para Rondonópolis. Morei em Tangará novmente no ano de 1995 e, em 1996 fui para Barsília fazer meu Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Retonei para Rondonópolis em 1997 e mudei novmente para Tangará da Serra em 2000, quando assumi o concurso para ser professor da rede estadual de ensino na Escola Estadual 29 de Novembro, mas em 2004 passei no concurso da Universidade Federal do Tocantins e pemaneço até hoje aqui em Araguaína, mas não esqueço dessa cidade encantadora, Tangará da Serra! Estive aí no início deste ano e, provavelmente irei aí fazer o lançamento do meu 11° Livro: "Sonhos de Criança" e julho próximo, se Deus quiser. Conto com o apoio de todos vocês. Abraços e até lá. AIRES JOSÉ PEREIRA é escritor com 11 livros publicados, graduado e especialista em Geografia pela UFMT, Mestre em Arquitetura e Urbanismo na UnB, Doutorando em Geografia na UFU, prof. da UFT, membro efetico da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense e co-autor do Hino Oficial de Rondonópolis.
Por: AIRES JOSÉ PEREIRA

Eu vilmar duvanete carvalho sou grato a esta cidade maravilhosa por ter me acolhido abraçado me quando pressisei, morei na greba triangulo no tempo de infancia a que tempo, escola pescaria brincadeiras saudade de tudo de todos de alguem que aqui não esta mais, saudade saudade e saudade.
Por: vilmar duvanete carvalho

adorei todas as fotos amais linda e rio formoso etamben a cachoeira salto das nuvens
Por: dilson alves ferreira

jÁ MOREI, E GOSTO MUITO DESSA CIDADE, TENHO MUITA SAUDADES DESSE LUGAR LINDO. UM DIA VOLTAREI COM CERTEZA, BEIJOS TANGARÁ
Por: rOSELAINE bOCK

adorei ter conhecido este lugar de randes riquezas e beleza natural salto das nunves com é lindo vaele a pena so indo pra ver o que deus relamente fez de tão bonito como o salto e a cidade é muito acolhedora e tranquila
Por: sabrina

TANGARÁ DA SERRA É INDISCUTIVELMENTE A CIDADE QUE MAIS GOSTO ENTRE AS MAIS DE DUAS MIL QUE JÁ CONHEÇO! CONHEÇO MUITAS CIDADES EM SP, MT, MS, TO, MA, PA, MG, RJ, BA E GO, MAS TANGARÁ É A QUE EU MAIS AMO! É PENA QUE ELA NÃO OFERECE O QUE EU PRECISO E TENHO AQUI EM ARAGUAÍNA - TO. AQUI SOU PROFESSOR DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL! ABRAÇOS A TODOS OS TANGARANESES. AIRES JOSÉ PEREIRA
Por: Aires José Pereira

ja. estive neste lugar nesta caixoeira .adorei mesmo gostaria que foçe perto de cuiaba para mim ir todo fim de semana .mergulhar nestas aguas maravilhosa do rio ceptuba.ok gostaria de reçeber E-mail blz. sobre comentario.
Por: severino mateus de vg mt

Moro em lucas do rio verde. cidade boa em qualidade de vida,porem, não tem as maravilhas que tem em tgr.No final do ano, estarei indo para lá. e para morar.
Por: gilceliasilva

Estive aí em Tangará da Serra na semana passada e vi que a cidade está cada vez mais linda. Depois fui à Uberlândia e fiquei por lá uma semana fazendo uma disciplina de Doutorado em Geografia. Em dezembro irei de novo na cidade que mais amo em minha vida (Tangará). Por enquanto vou ficar por aqui esperando ansiosamente por mais este lindo momento de encontro! Abraços, AIRES JOSÉ PEREIRA
Por: AIRES JOSÉ PEREIRA

é uma ótima cidade e tem belos pontos turísticos! No natal a cidade fica toda iluminada com seus belos enfeites! Entrem em www.tangaraturismo.webs.com para mais informações
Por: Luis

eu sou de porto velho-RO mais conheço tangara e tem muita divirssidade no municipio are turistica muito linda eu ao tangara da serra esta e uma cidade de ser viver parabem vcs tagaraecem que Deus sempre abençoe este lugarrrrrrrr....
Por: jose aparecido correia

Passei o ano novo (2011)em Tangará, gostei , mas infelismente o tempo foi curto. Espero voltar outras vezes com tempo suficiente para conhecer suas belezas naturais.
Por: Rubens A.Figueiredo

CIDADE MUITO BONITA, EU MORO AKI, E AKI É ESPETACULAR
Por: JAQUELINE

tangara e um lugar bom para se viver,e uma cidade educada no transito,tenho orgulho dessa terra,tenho orgulho dessa gente!
Por: marina ferreira

SOU DE FOZ DO IGUAÇU PR, CONHEÇO TANGARA DE PASSAGEM QUANDO VOU A BRASNORTE VISITAR FAMILIA RES,NA PROXIMA VEZ QUERO FICAR UNS DOIS DIAS AI PARA CONHERCER UM POUCO DESTA LINDA CIDADE. UM ABRAÇO A TODOS CLEMENTE FOZ DO IGUAÇU PR
Por: CLEMENTE ALBINO PEREIRA

Belezas naturais e preservação ambiental. Esse deve ser o caminho e o turismo deve ser a ligação entre esses dois pontos. Eu sou academico de turismo e reconheço este caminho como sendo o mais viável para o meio e o ser.
Por: Almerindo

MOREI MUITO TEMPO,MEUS FILHOS MORAM EM TANGARÁ,CIDADE BONITA MODERNA SURPREENDENTE
Por: SUELI TORRES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tangará da Serra

Envie seu comentário sobre Tangará da Serra