Sinop

Sinop-MT
banner

Bem-vindo a Sinop!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Sinop, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Sinop. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Sinop para programar a sua viagem.

A cidade de Sinop, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1979. A localidade está em uma altitude de 345m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 70.660 habitantes. A área total de Sinop é de 3.206,8km², e sua densidade demográfica é de 22,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sinop-MT é 78550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade dos desbravadores.

Sinop é uma cidade que foi criada e planejada para atender os propósitos do agronegócio e extrema expansão no Brasil, localizada no estado de Mato Grosso. Se engana quem acha que a cidade não tem suas belezas somente por ser nova e voltada para agricultura. Sinop está no coração do estado e fica a 480 km da capital Cuiabá.

A cidade nasceu na década de 1970, como um plano do governo federal de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, e seu curioso nome se deve ao fato de ser uma sigla! Seu significado é Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, que foi a instituição colonizadora do lugar, com muitos migrantes da região Sul do Brasil. Quando chegaram ao local, não existia nada, apenas mata nativa. Seus novos habitantes uniram suas forças para criar uma cidade, e justamente por isso são conhecidos por ser um povo muito amável e hospitaleiro.

O mais curioso é que dentro da cidade há uma Reserva Florestal, com cerca de 43 hectares, que foi mantida para proporcionar um contato direto com a natureza aos cidadãos e turistas. Na Reserva há um lago com 30 mil metros quadrados de pura beleza, com fauna e flora nativa, é um belíssimo lugar para conhecer a vegetação natural da região.

Sinop atrai diversos turistas, principalmente porque, além de ser uma cidade de médio porte (cerca de 125 mil habitantes) e oferecer ótima infraestrutura, tem muitas belezas naturais e contato com a natureza. O Rio Teles Pires oferece a oportunidade de se praticar atividades como pesca esportiva, canoagem e rafting para os mais radicais. Há também no Rio, a Praia do Cortado, ótima opção para se refrescar do clima quente do Mato Grosso.

O Museu Histórico de Sinop é muito bacana para conhecer a história da cidade e as tradições do seu povo, apesar de não ser muito grande, é encantador. A Casa da Cultura é outro destino muito válido, nela você encontrará acervo histórico da cidade, diversas oficinas e muitas fotografias locais. Para quem é fã de futebol, a cidade abriga o Memorial Rogério Ceni, que conta toda a trajetória do famoso goleiro do São Paulo, cidadão ilustre de Sinop.

Informações de Sinop

Roteiros do Brasil

Região Portal da Amazônia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens do município de Sinop vêm do Núcleo de Colonização Celeste, de Jorge Martins Phillip, com área inicial de 198 mil hectares de terras destinadas à colonização.
Em 1971, Ênio Pipino, que representava a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná - SINOP, adquiriu as terras de Phillip.
Ênio trazia consigo a experiência da formação de 18 cidades no Paraná e montou uma estrutura mista de colonização: atividade agropecuária e indústria de transformação. A estrutura agropecuária constava de secções: Vera, Sinop (Gleba Celeste), Santa Carmem e Cláudia. Cada uma delas teria um centro populacional. Em volta do centro, a curta distância, chácaras. Mais ao longe, lotes rurais. A estrutura industrial teria a sede em Sinop.
Quatrocentos homens, tendo à frente o topógrafo Benedito Spadoni e o gerente geral da empresa, Ulrich Grabert, abriram a picada para chegar ao lugar de destino. Sinop foi fundada a 14 de Setembro de 1974.
O maior contingente de migrantes ocorreu em 1975.
Ênio Pipino enveredou para a produção de álcool, a partir da mandioca, importando técnica de uma Universidade da Suécia. Tornou-se uma novidade na América Latina. No entanto, a cultura da mandioca não rendeu o esperado devido à grande quantidade de água no solo arenoso e nivelado. Por isto a usina de álcool não prosperou.
O distrito de Sinop foi criado em 1976, e o município em 17 de Dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4,156.
O colonizador Ênio Pipino tinha por hábito dar nomes femininos às suas colonizações em Mato Grosso. A única excessão foi Sinop. No entanto, em Sinop, se não o fez no termo toponímico, Ênio Pipino homenageou as mulheres ao nominar os bairros rurais do município: Angélica, Eunice, Mônica e Lídia.

Significado do Nome

O nome adotado foi o da sigla da firma: SINOP - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.

Aniversário da Cidade

14 de Setembro

Gentílico

sinopense

População

116.013 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sinop, uma ótima cidade para morar, se divertir, passar férias e curtir a natureza. Imperdível!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Mato-grossense.

Limites

Sorriso, Vera, Santa Carmem, Tapurah e Cláudia

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

472,40 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Teles Pires

É afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. O Teles Pires permite diversificadas atividades esportivas, tais como: pesca amadora e esportiva, canoagem, rafting, dentre outras. Também no mesmo rio há a Praia do Cortado, importante opção de lazer do município.

Parque Ecológico de Sinop


Situado no Jardim das Primaveras, área urbana da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP

E-mail:

Telefones: (66) 3517-5200  

Sites: http://www.sinop.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3531-2501 / 4965

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sinop

Trabalhei no ano de 1979, com o Sr. Giovanni Stefano Bruno genro do Sr.Ênio Pipino, na Sinop Agro Quimica Ltda, época em que havia a tentativa de produzir alcool etílico na cidade. Trabalhava no escritório de São Paulo. Na época nos comunicávamos através de rádios (PX). Sinto-me orgulhosa em saber que participei da criação dessa linda cidade de alguma forma. Grande Abraço!!
Por: Edna Moreira

NASCI EM SINOP E MOREI LÁ ATÉ OS 3 ANOS DE IDADE.GOSTARIA MUITO DE CONHECER MINHA TERRA NATAL.TENHO SAUDEDES DE MINHA TERRA SEM AO MENOS ME LEMBRAR COMO ELA ERA. UM ABRAÇO Á TODOS DE SINOP.
Por: SIMRA

estou com uma proposta de emprego em sinope ... gostaria de saber um pouco mais da cidade !!!! preços para locaçoes de ap. etz;...
Por: larissa

O clima de Sinop é dividido em dois, ou seja, tempo da seca (de janeiro a setembro) e tempo da chuva (setembro a dezembro). Na seca não chove e o clima fica seco, já na chuva, todos os dias chove. A temperatura local fica normalmente entre 36 e 40°, muito quente.
Por: sayonara

não conheço...mas pretendo conhecer sim...dizem que é uma cidade de apenas 32 anos de idade..quero saber sobre os impostos etc...
Por: bruxinho

Bom dia, não conheço Sinop, mas tenho amigos que conhecem e falaram muito bem desta cidade. Gostaria de obter informações sobre o mercado de trabalho sou formada em Administração de empresas, moro em Maringá-PR, tenho vontade, não só de conhecer, mas quem sabe morar aí, principlamente porque sei que a falta de mão de obra qualificada é grande, gostaria que enviassem endereços ou sites de boas empresas, pra eu estar enviando meu currículo. Estarei aguardando a resposta, até mais e desde já agradeço Kheila Trevisan
Por: Kheila

Para quem quer saber Sinop é maravilhosa, moro aqui a quase 30 anos. Nunca vi tamanho progresso em tão pouco tempo. Parabéns a todos nós q aqui viemos p/ contribuir com essa maravilha. Feliz 2009 a todos.
Por: Vani

Uma cidade linda,próspera e muita rica!!somente Sinop poderia ser assim.Um lugar de gente bonita e inteligente! Todos em busva de um só objetivo,fazer de Sinop um lugar ainda melhor para se viver!
Por: Ademir

não so conheço sinop como nasci e cresci.O cidade boa de se moror
Por: diogo

Boa tarde!fico feliz de saber que sinop virou uma bela cidada,morei ai a 22 anos atrás e a cidade era muito pequena,vi as fotos hoje na net e fiquei encantada.Tenho uma tia que mora ai a muitos anos e tenho vontade de levar minha filha que nasceu ai para conhecer essa linda cidade.abraços
Por: ARLEIDE BREGONCI DE SIQUEIRA

As pessoas que vivem nesta região , são uma mistura de brasileiros vindo do sul,norte,nordeste e oeste mais nativos. Um laboratório natural,unindo vários biotipos,costumes e tradições. Alem de uma posição geográfica favorável ,certamente o que ha de melhor nessa localidade são os brasileiros que vivem aqui.
Por: antonio

Muito chick as fotos de Sinop!!!Amo essa cidade minha família mora toda ai!!!Mas,moro em Marcelândia!!!Parabéns pelo trablho de vcs e coloquem bastante fotos da cidade!!!
Por: eliane de senna ruiz

Nunca visitei Sinop,mas pelas fotos que vi adorei o lugar Parabens Sinop bela natureza!.......
Por: Ana Paula Toniolo

morei ai quando da construçao da usina de alcool de mandioca da sinop agroquimica.trabalhei em uma empreiteira na area de recursos humanos.sinop era pequenina.tenho muita vontade de voltar la pois gosto muito.sempre que posso procuro saber fatos e procurar fotos desta cidade que aprendi a amar mesmo morando ali somente 1 ano e meio.hoje moro em garibaldi-rs. abraço a todos ai.
Por: ANTENOR NATAL FERREIRA

AHH,que saudades,morei nesta maravilhosa cidade final de 2004 a setembro 2005.como gostaria de voltar ai ,nao me canço de olhar as fotos dela.sou de goias,entrem em contato comigo quero saber tudo de novo dessa linda cidade.
Por: claudia

Sinop nossa terra maravilhosa.... Como eh bom viver ali...
Por: Aline

EU amo essa cidades eu nasci em sinop e muito linda
Por: mychelle

não existe cidade melhor que sinop eu moro aqui a muitos anos ja visitei varias cidades do brasil ,mas lugar melhor que aqui não encontrei
Por: ademir

Ola ......cidade bela maravilhosa..parabéns sinop..abraços...
Por: m lucia chaves

Nossa conheço nasci em sinop, mas agora estou morando em são paulo, nossa mais faz uma falta td aquilo...os lugares as aventuras...muito fera sinop é de mais ! Saudades ... By: Stephanie Karoline
Por: Stephanie

Já morrei em Sinop, hoje morro em Prudentópolis/Pr.Há 12 anos atrás já era linda hoje vendo as fotos está lindona
Por: silmara bini (branka)

Morei em sinop por 4 anos,hoje moro em timbo santa catarina.Que saudade dessa linda cidade,fiz amigos, festas,trabalhei, namorei,um dia voltarei. Abraços.
Por: salvio zatelli

meu sonho e conhecer SINOP principalmente os lugares de pesca,vejo as reportagens de lugares bom de pescar um deles e o poço dos JAUS e outros mais abço
Por: Paulo Pereira Barbosa

sinop è uma cidade maravilhosa porque ela é bonita
Por: amelia

ae grande cidade de sinop maió previlejio ter morado ai tenhu muitas saudades do povo e das coisas parque florestal ti amu asuhaush ♣
Por: weslen

essa caidade é muito linda inclusive o parque florestal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: fabiana rodrigues sirqueira

Morei em Sinop, de 1982 a 1988, trabalhei de menor aprendiz de serv. geral no Banco do Brasil, depois de digitador no Subcentro do Bradesco. Tenho vontade de voltar e dar uma visitada, estou curioso para saber do quanto cresceu Sinop.
Por: Rodelir Martins Rocha

Sou Matogrossense e aínda não conheço a cidade de Sinop, mais devo lembrar que já vivi grandes recordações desta cidade, e jamais esquecerei. ... Um abraço....
Por: antonio marcos dias nascimento

Sou Paranaense e moro aqui há 14 anos, é a minha cidade! Terra natal de minha filha Maria Julia. Aqui é tudo de bom!!!!
Por: Ivanilce

A cidade é tudo de bom!!!! Tem excentes hotéis, restaurantes, supermercados, hospitais,lojas, igrejas, praças, pousadas, campings, polo educacional (excelentes escolas e faculdades, aeroporto, gente hospitaleira, e muito, muito mais...
Por: Ivanilce

eu conheço sinop, é uma cidade explendida, muito linda maravilhosa, tenho orgulho de ter morado nessa cidade, sinto saudades, tenho muitas lembranças linda...
Por: beto

em brevi estarei ai nacostrusão da barrage sinop nos aguarda.
Por: claudio

Essa cidade é maravilhosa moro aqui a 17 anos, eu nasci aqui,eu adoro orio Teles Pires, o parque florestal porque é um cartão postal da cidade,adoro passear pela cidade e apreciar as belezas,e também gosto de visitar a caaaasaa daa cultura, biblioteca municipal,e outros atativos que oferecem.E também gosto quando é época de natal e a cidade fica bem enfeitada.É uma cidade pra se visitar e ficar.E spero que visitem....okkk....
Por: Denizele de Souza

cidade muito boa gostei de sinop bom mesmo,posso ate ir mora um dia
Por: ADEMIR CIPRIANO DE SOUZA

Tenho parentes em Sinop nao conheço mas pelos comentários acredito q seja mto linda. Sou do ceará tbm terra mto linda. Quem sabe nao conhecerei Sinop. Bjus Cléia
Por: Cléia

já morei em sinop e em breve voltarei,para esta cidade maravilhosa.abraços.
Por: luiz claudio

ja morei em sinop 25 ano fas 2 ano que eu sai dai mas estou querendo volta pois a cidade e nota 1ooo tambem porque ai mora o amor de minha vida amo esta cidade
Por: Odacir Ribeiro

eu esta cidade de co qrqracao e muito linda q crese todo dia qtem muita genteespecial trabalhadeira e eocolhadeira e bom de sim viver quennuca veio eata pedeno tudo por q e uma sidade muito boa de sim mora e contrui
Por: jose nilton

Eu moro em sinop. nossa cidade é linda dimais kem vem passiar aki vai se encantar com as beleza ke ela tem eu tenho um lava jato cremo-car valeu um abrasço a todos ke lerem esta mensagem valeu...
Por: lava jato cremo-car

me encantei com a cidade fiquei 3 dias.o que mais me chamou a atenção foi a educação no transito a gente coloca o pe na faixa de pedestre eos carros ,motos e bicicletas param.Foi surpresa para mim.Isto deve ser divulgado e seguido por todo o pais tive a sensação de estar em outro país.O povo de Sinop esta de parabens!tomara que isso não seja esquecido com o tempo e com o progrsso da cidade.
Por: eliza

CLARO QUE CONHECE SINOP,VIM MORAR EM JARAGUA DO SUL SC A 2 SEMANAS,ABANDONEI ESSA TERRRA LINDA QUE AMO MUITO POIR NASCI EM SINOP E TENHO ORGULHO DE DIZER QUE SOU SINOPENSE,ELA É UMA CIDADE LINDA E SEMPRE VAI SER SINOP MT AMO MUITO MINHA TERRRINHA QUERIDA UM DIA VOLTO.....
Por: DAGMERI TONIAL

Essa cidade é maravilhosa,cheia de encantos mil,és a cidade do meu coração.Um abraço a tds q seguem o portal..
Por: Marta

um dia eu vou pra casa sinop é o meu lar *,* foi la que cresi e vivi as melhores coisa da minha vida
Por: sandra regina barrozo da silva

As melhores coisas são sa pessoas que ali vivem como meu pai eminha irmã
Por: sandra regina barrozo da silva

Adoroooooo.... Sinop é d+ É um lugar agitado tem um galera bm hospitalera e bonita.
Por: jéssica mazzocco

Morei em sinop de 1989 até 1995, adoprei a cidade morava no Bairro São Cristóvão, se pudesse voltaria a morar e a trabalhar por lá
Por: Matias

morro em Brusque santa catarina,minha mae mora no camp club,fui a passeio final de 2009,adorei a cidade e muito linda,assim que de vou de novo ai.....
Por: marcio klann

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sinop
Fundação:
1979
Altitude:
345m
População:
70.660 habitantes
Área:
3.206,8km²
Densidade Demográfica:
22,03hab/km²
CEP:
78550-000

Envie seu comentário sobre Sinop

banner