Santo Antônio do Leverger

Santo Antônio do Leverger-MT
banner

Bem-vindo a Santo Antônio do Leverger!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Santo Antônio do Leverger, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Santo Antônio do Leverger. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Santo Antônio do Leverger para programar a sua viagem.

Informações de Santo Antônio do Leverger

Roteiros do Brasil

Região Pantanal Matogrossense


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Outra monção passou por aquele lugar e quis levar a imagem de Santo Antônio. O fenômeno de impedimento da viagem se repetiu. Os paulistas levantaram, então, uma primitiva capela, que não mais existe. Era sóbria e elegantemente original.
O douto Barão de Melgaço coligiu informação de que o padre jesuíta Estevão de Castro, da Missão de Sant’Ana da Chapada, companheiro do Superior Pe. Agostinho Lourenço, ambos chegados a Mato Grosso com o primeiro governador da Capitania, ali aportou a 12 de outubro de 1753. O pe. Estevão de Castro encontrou no lugar uma povoação com uma capela sob a invocação de Santo Antônio, com seus moradores dedicando-se à pesca e lavoura de subsistência.
Além do orago, o nome da cidade também homenageia Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, francês de nascimento, e que dedicou grande parte de sua vida às causas de Mato Grosso, tendo sido presidente da Província por várias vezes. Augusto Leverger foi um bravo comandante e defensor do solo mato-grossense, por ocasião da Guerra do Paraguai.
Em 4 de julho de 1890, foi criado o município de Santo Antônio do Rio Abaixo.
A Lei nº 208, de 26 de outubro de 1938, alterou a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo para simplesmente Santo Antonio. Em 31 de dezembro de 1943, nova alteração se verifica, nomeando-a de Santo Antônio para Leverger.
Por fim, a Lei nº 132, de 30 de dezembro de 1948, alterou a denominação de Leverger para Santo Antônio do Leverger, denominação atual.  

Significado do Nome

As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio.
Uma monção, no tempo da cheia, subia o Rio Cuiabá em demanda das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. A expedição, a duras penas, vencia as águas barrentas do rio, pois fora vítima dos índios canoeiros da tribo guató, tendo afundadas algumas embarcações e mortos alguns homens. As canoas sobradas da refrega penetraram, certo entardecer, por uma boca de água remansosa, à beira do sangradouro para o pernoite. Os paulistas, refeitos na manhã seguinte, aprontavam-se novamente para a labuta da viagem, quando um dos batelões ficou preso, como se estivesse encalhado num banco de areia.
Mesmo à força do remo e da zinga não conseguiram arrastar o batelão. A superstição tomou conta dos rudes canoeiros. Por sugestão de um deles, desembarcaram a imagem de Santo Antônio, que transportavam. O resultado não se fez esperar, pois o batelão se soltou e os paulistas puderam seguir viagem.

Aniversário da Cidade

13 de Junho

Gentílico


População

26.792 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia no município de Santo Antônio de Leverger baseia-se no tripé: turismo, pesca e agropecuária. O turismo expande-se através do Rio Cuiabá, Pantanal e no próprio sítio urbano, onde destaca-se o famoso carnaval de rua de Leverger, famoso por nomes atípicos de seus blocos.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Sul Mato-grossense

Limites:

Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis, Itiquira, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande, Cuiabá.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

27 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Fica no município de Santo Antonio de Leverger o Complexo de Águas Quentes, com inumeras piscinas de água quente e fria. Hotéis com apartamentos completos e restaurantes. Toda uma infra-estrutura de atendimento para receber os visitantes. Mimoso, pequeno povoado, distrito de Santo Antônio do Leverger, às margens da Baía de Chacororé, tem para Mato Grosso grande valor histórico.

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3341-1956

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santo Antônio do Leverger

ESTA CIDADE E LINDA TEM UMA CULTURA BELA QUE SE CHAMA SIRIRI E CURURU, SUAS PRAIAS E PESQUEIROS ESPALHADOS PELAS MARGEM DO RIO CUIABÁ E UMA BELO ROTEIRO GOSTEI
Por: Fabinho ferrari

és a cidade mais bela do brasil quem conhece santo antonio de laverger nunca mais se esquece
Por: rafael g. silva guedes

Nascida aqui desfruto de tudo de bome de melhor que a cidade tem a me oferecer...As mais lindas Praias e de um Povo Encantador...Leverger Terra de EncantoS ♥
Por: Prescila Oliveira

Moro no centro oeste do Estado de São Paulo, conheço parte do pantanal muito admirado pelas belezas naturais (cachoeiras) e uma fauna muito rica, onde se vê: - jacarés, capivaras, onças, macacos, tuiuius, araras, tucanos e muito mais. Temos que ter a conciência de preservarmos esse patrimônio que não tem preço.
Por: Pedro Paulo Cortez

moro em sinop e sempre vou ai em santo antonio pois a minha irma mora nesta linda cidade gostaria de mandar um abraço a todos dai e especial p/eles eu acho que voces conhecem o Joelso e Eloah ele trabalha no supermecado domingo na avenida principal
Por: oi meu nome é Adriane

eu ja tive o prazer de conhecer essa cidade é linda tenho uma foto abraçada ao santo antonio parabens
Por: Anezia Rodrigues de moura

Nasci em Santo Antonio mas nao a conhesço e gostria de conhescela, irei pescar em uma fazenda depois de Cuiaba 800 KM se que vou passar em frente a cidade que nasci mas nao sei se vou ter a oportunidade de conhecela.
Por: Paulo Jose Lobaski Melo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio do Leverger

Envie seu comentário sobre Santo Antônio do Leverger

banner