Poxoréo

Poxoréo-MT
banner

Bem-vindo a Poxoréo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Poxoréo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Poxoréo.

A cidade de Poxoréo, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 360m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.722 habitantes. A área total de Poxoréo é de 6.947,4km², e sua densidade demográfica é de 2,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Poxoréo-MT é 78800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Poxoréo

Roteiros do Brasil

Região Rota dos Ipês e das Águas 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens de Poxoréo são garimpeiras. No fim do século XIX, garimpeiros procuravam infrutiferamente diamantes nas cabeceiras do Rio São Lourenço. Mas a 24 de junho de 1924, João Arenas Teixeira dirigiu-se à Fazenda Firmeza, de Antonio Barcelos, a fim de formar uma expedição ao Rio São Lourenço. Com Pedro José, José Pacífico, Antonio Diamantino, Rueda, Francisco Louzada, Félix Abadie e mais um companheiro foram examinando os cascalhos indicadores de diamante, as formas no jargão garimpeiro.
A região, já bem conhecida, apresentava rios ainda sem nomes. O primeiro diamante foi encontrado no dia 29 de junho e por isso deram o nome de São Pedro ao córrego. A notícia do diamante se espalhou e a região dos córregos São Paulo, Pombas, Sete, São Pedro sentiu a corrida garimpeira. A corrutela maior foi a de São Pedro. Em 1927 ocorreu incêndio desolador em São Pedro e os garimpeiros mudaram-se para o sopé do Morro da Mesa, a 30 quilômetros da região explorada até então, às margens do Rio Poxoréu. Assentaram-se os começos de Poxoréu. Poxoréo tornou-se lugar de referência na região, ponto de escala de avião na rota Cuiabá-Goiás. O município de Poxoréo foi criado em 05 de março de 1939, através dos Decretos-Lei nº 145 e nº 208. Inicialmente dizia-se Poxorêu, com pronúncia fechada. No entanto, o povo habituou-se com a pronúncia aberta Poxoréu. Mais tarde, um estudo de numerologia, executado a pedido do prefeito Lindberg Nunes Rocha, em seu segundo mandato, determinou a mudança da grafia para Poxoréo, através da Lei Municipal nº 01, de 7 de julho de 1968.

Significado do Nome

A primeira denominação do lugar foi Morro da Mesa, em referência ao exuberante morro que tem a forma de mesa talhada em arenito triássico. Posteriormente o nome foi alterado para Poxoréu. A denominação, de certa forma, foi uma homenagem ao povo boróro.

Aniversário da Cidade

26 de Outubro

Gentílico

poxorense ou poxoreano. alguns usam o termo poxoreense.

População

17.602 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma cidade linda e muito gostosa,tem um amanhecer preguiçoso,do tipo de quem está em ferias procura.

Clima 

Tropical quente e sub-úmido.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Mato-grossense

Limites

Primavera do Leste, Novo São Joaquim, General Carneiro, Tesouro, Guiratinga, São José do Povo, Rondonópolis, Juscimeira, Jaciara, Dom Aquino e Campo Verde e Santo Antônio do Leste.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

290 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POXORÉU

E-mail:

Telefones: (66) 3436-1500 / 1224 / 1439

Sites: http://www.poxoreu.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Poxoréo

Poxoréu é uma cidade pacata é p/ quem quer realmente descansar la encontraremos o balneário lagoa,aguas quentes cachoeira do lucas trilhas ,cavernas pedras das tartarugas moro da mesa e mto outros é lugar de paz tranquilidade e pessoas hospitaleiras amigas. visitem poxoréu. eu amo poxoréu mt.
Por: crisdaihane m s.

Nasci e cresci nesta cidade tão boa,cheia de histórias.Pena que não investem no desenvolvimento histórico e cultural desta cidade. Minha familia faz parte desta história.Papai chegou aí por volta de 1925.E o garimpo fez o resto.Quem sabe um dia verei poxoréo ser conhecida do resto do brasil e por que não do mundo...Já que do seu rico solo saiu tanta riqueza com direção aos confins da terra.Seus rios,currutelas vizinhas,lugares que conheci de perto,Raizinha,alto coité,tesouro,lindas montanhas,rochedos e cascatas naturais ainda as verei novamente ? Ainda sonho ver estas belezas . Te amo Poxoreo terra natal.
Por: Paulo Rocha

Amull demais esta cidade Poxoreu é a Cidade,quem não conhece Poxoreu esta perdendo tudo de bom que la tem. Uma só palavra traduz PERFEITO ... As cachoeiras-lindas, La todos vão pra CURTI mesmo,eu todo ano estou la Principalmente no Encontro dos Violeiros e Nas Festa Juninas ... BeijOos, galera vão conhecer POXOREU ...recomendo
Por: fer

conheci muito bem, e um lugar lindo que ainda não foi descoberto pelo turismo. um povo muito acolhedor com lincas mulheres.
Por: markos

gosto de poxoreo nasci ai mas moro 21 anos em rondônia so fui uma vez ai como mudou .
Por: elissandro ferreira sirqueira

MINHA CIDADE NATAL. CIDADE ONDE MORAM PESSOAS SOLIDÁRIAS, HONESTAS, EDUCADAS E ACIMA DE TUDO HOSPITALEIRAS.
Por: PROFº VALMIR CORREIA DA SILVA

Eu amo minha cidade,hoje moro a 600 km de distançia,mas a minha paixao e´as caichoeiras rios morros e o nosso querido balneario lagoa.E parentes, amigos que ai rezidem.
Por: Elioene alves bezerra

uma cidade cheia de vida, de lindas pessoas, com uma variedade grande de especies nativas, gostei muito de ter conhecido poxoreu , de seus garimpos, de seus rios cristalinos, felicidades para todos que vivem em um paraiso como este.
Por: marcos

deveriamos voltar a cor em nossa ciidade ´pois ela e linda mas falta nela vida e cores esta esquecida .......moradora de poxoreu
Por: renata

cidade de muitas lembranças , nasci em pox, fiquei até aos 12 !!! hoje moro em matupá MT . mas msm assim nunca esqueci !!! tenho meus familiares nesta cidade !!!! só saudades !!! e muitas lembranças.....
Por: rosilene

Poxoréo é uma cidade maravilhosa, pra quem mora, visita ou apenas passa por lá, Poxoréo do morro da mesa, do balneário da lagoa, da barragem e centro que hoje é patrimônio histório do estado e mundo. Poxoréo de Rios, Cachoeiras, Belas áreas de lazer como sítios e chácaras, sem falar nas cidades visinhas como distritos e outras. VALE A PENA CONHECER.
Por: Nilton Santos AD

poxoreu e td de bom, adoro esse lugar de um povo acolhedor. so esta faltando um pouco mais de respeito,pois as vezes esquecem que poxoreu e uma cidade historica e cheia de encanto
Por: laura

sou filho desta querida terra adorava pescar no rio poxoreo sera que ainda tem muito peixe como atigamente eu tinha uma amiga chamada jucineide filha do dede mecanico sera que ela ainda mora ai. e outras amigas e amigos perdi contato a muito tempo.
Por: nilton paulo de Souza Menezes

ja estive ai na cidade gostei muito da cidade, do clima e das pessoas, os rios de aguas limpa e calma, so falta a cidade ser mais conhecida aqui em cuiaba e todo o estado,para ser mais visita e apreciada.
Por: cldoaldo silva mota

poxorense de nascimento e de coraçao. afilhado de paraguaita e anisio barbosa atualmente em campo grande - ms. saudades
Por: jeová neves carneiro

achei o local barbaro principalmente o municipio os morros!!!!me mande outras fotos
Por: rachel sanches pereira de moura

È uma cidade hospetareira nasci aqui, minha família, meus pais nasceram aqui também, meus avós vieram da Bahia é uma cidade de muitos emigrantes do nordeste. Amo muito esta.
Por: gleidson natal

Eu amo essa cidade suas belezas naturais seus pontos turisticos eu näo troco essa cidade por nada
Por: Kleber cavalcante mendes

adoro Poxoreo,morei na cidade,fui esportista,frequentei o centro juvenil na é epoca do querido armando catrana,aonde frenquentava as missas aos domingos de manhã,joguei volley com professor neuvani,e futebol no time do joao preto,ah,tbem fui tecnico de futebol feminino Queria saber se a cidade tem aquela festa dos filhos ausentes,seria otimo estar aí,dexei muitas amizades e morro de saudades da cidade e dos amigos . Amo POXOREO de CORAÇAO...
Por: ubirajara pereira pinheiro

tem uma cachoeira linda CHAMADA CACHOEIRA DO LUCAS
Por: BRUNO AQUINO

Passei uma importante época da minha vida aí, participei de vários eventos esportivos do centro juvenil e deixei grandes amizades, as quais me enchem de saudosismo. Poxoréo é uma cidade que vale a pena conhecer, principalmente pelo acolhimento de su povo.
Por: Junior Medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poxoréo
Fundação:
1938
Altitude:
360m
População:
19.722 habitantes
Área:
6.947,4km²
Densidade Demográfica:
2,84hab/km²
CEP:
78800-000

Envie seu comentário sobre Poxoréo

banner