Cuiabá

Cuiabá-MT
banner

Bem-vindo a Cuiabá!

banner

As melhores pousadas em Cuiabá podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Cuiabá, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1719. A localidade está em uma altitude de 176m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 453.813 habitantes. A área total de Cuiabá é de 3.984,9km², e sua densidade demográfica é de 113,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cuiabá-MT é 78000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Cuiabá é a capital do estado do Mato Grosso, e uma das cidades escolhidas para ser sede da Copa 2014 no Brasil. O clima típico é quente, não raramente atinge os 40ºC. Porém, a cidade é um prato cheio para turistas que apreciam a natureza e o ecossistema. Num raio de aproximadamente 140 km de Cuiabá, é possível visitar a Chapada dos Guimarães, o Pantanal – para isso, é preciso tomar vacina contra a febre amarela até dez dias antes da viagem – e a pouco conhecida Nobres, que é uma espécie de aquário natural com grutas de calcário e cachoeiras.

Para os apreciadores, a capital do Mato Grosso oferece visita a lugares como o Centro Histórico, onde é possível ver as belíssimas construções de época da cidade e a Igreja do Bom Despacho, que recebeu o apelido de Notre Dame Cuiabano por ser inspirada nos moldes da cultura gótica. O Palácio da Instrução também está nos locais a serem visitados – as paredes do lugar foram construídas com pedra canga, uma iguaria peculiar da região e, nele hoje ficam o Museu de História Natural e Antropologia, a Secretaria Estadual da Cultura e a Biblioteca Pública.

Além de toda natureza e cultura que a maior cidade do estado do Mato Grosso oferece aos turistas, Cuiabá ainda possui um fortíssimo atrativo: a culinária local. Como a cidade foi colonizada por indígenas e bandeirantes, há tradição nas receitas. Nos séculos passados, eles tiravam o seu sustento dos rios que passam pela região e das florestas, já que ficavam isolados pela mata virgem. Por lá existem belas receitas como a Maria Isabel, prato típico à base de banana da terra e farinha, os peixes frescos e o exótico pequi.

Uma boa opção para quem gosta de passeios no fim da tarde é a programação do Sesc Arsenal, o espaço conta com teatro, biblioteca, oficina de artes, salão de dança e uma choperia. Para quem gosta de trilhas, passeios e rafting: da cidade partem vários passeios, em várias horas diferentes. Há também viagens para a pesca nos rios do Mato Grosso, atividade tradicional a região. Portanto, Cuiabá é uma cidade interessante e que pode agradar aos gostos mais diferentes.

Informações de Cuiabá

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Pantanal à Amazônia

"Cidade Verde"Capital da Amazônia Meridional"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A fundação da cidade é uma conseqüência do arrojo dos bandeirantes paulistas que, empenhados a principio na captura de índios para os trabalhos da lavoura, e atraídos depois pelas minas de ouro e diamantes, vieram a desbravar os sertões brasileiros.É incerto o nome do primeiro chefe bandeirante que visitou o Estado.
Consta, no entanto, ter sido o valente Manoel Corrêa, seguido de outros não menos ousados, como Antônio Pires de Campos e Pascoal Moreira Cabral.
Segundo José Barbosa de Sá, na Relação das Povoações de Cuiabá e Mato Grosso, foi Antônio Pires de Campos o primeiro a alcançar a chapada cuiabana.
Coube, porém, a Pascoal Moreira Cabral, imprimir novo rumo ao nomadismo bandeirante, quando, partindo de Araritaguaba, em 1716, teve conhecimento, através de Antônio Pires de Campos, da existência de aldeamentos de índios coxiponés. Arribou até o afluente do Cuiabá, a que denominavam Coxipó, em cujo leito descobriu, por acaso, o ouro, em meio aos cascalhos. Repentinamente transformou-se o "modus vivendi" dos bandeirantes, que não mais andariam exclusivamente à caça de silvícolas. Mais tarde abandonaram o arraial, em que de início se estabeleceram, surgindo o da "Forquilha", com a sua primeira igreja, sob a invocação de Nossa Senhora da Penha de França. Celebrou a primeira missa o Padre Jerônimo Botelho.
Nesse local, a 8 de abril de 1719, convocados os homens de bem, lavrou-se o têrmo de fundação do arraial, sendo Pascoal Moreira Cabral nomeado guarda-mor regente. Seguiu, na ocasião, para São Paulo, o Capitão Antônio Antunes Maciel, incumbido de levar as amostras do ouro encontrado ao Governador da Capitania, D. Pedro de Almeida Portugal.
A brandura com que se houve o capitão-mor das minas, na arrecadação dos dízimos devidos à Coroa Portuguesa, motivou sua substituição pelo antigo Capitão-mor de Sorocaba, Fernando Dias Falcão. Capitão-mor de Sorocaba, Fernando Dias Falcão.
A mudança de Cuiabá para o sítio atual se deve ao sorocabano Miguel Sutil de Oliveira, João Francisco Barbado e seus companheiros, que chegaram até à embocadura do córrego "Prainha" onde, guiados pelos aborígines, encontraram maior abundância do precioso metal. Estabeleceram-se nas fraldas da elevação de Nossa Senhora do Rosário, na "lavra do Sutil", hoje Cuiabá, atraindo os moradores da antiga povoação.
O afluxo de gente a esse novo Eldorado foi extraordinário e, apesar das dificuldades de comunicações, espantoso o seu desenvolvimento. Tanto que, em 1.° de janeiro de 1726, o Capitão-General de São Paulo, Rodrigo Cesar de Menezes, mandou erigir em vila o povoado, sob a invocação de Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Difícil se tornava à Capitania de São Paulo a administração dos distritos de Cuiabá e Mato Grosso, que foram por fim desanexados, por Alvará de 9 de maio de 1748, por força do qual se criava a Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Foi seu primeiro governador D.Antônio Rolim de Moura Tavares, que ali aportou em 1751, com a recomendação de transferir para Mato Grosso a sede do governo. Mais tarde, em 19 de março de 1752, foi erigida em capital a recém-fundada Vila Bela da Santíssima Trindade. Dada a sua posição geográfica central, Cuiabá conservou sua hegemonia, apesar de destituída dos foros de capital. Elevada à categoria de cidade, em 17 de setembro de 1818, passou a Capital em 1825, porém, só em 19 de agôsto de 1835 foi confirmada a predominância política que historicamente lhe cabia. A sobrevivência de Cuiabá é verdadeiro milagre de resistência e combatividade do seu povo contra todos os fatores adversos que a empolgaram, até o advento da sua atual transformação em metrópole progressista.
Sua evolução sócio-econômica foi tolhida durante mais de um século por agitações internas e dificuldades de toda a espécie, das quais a menor era a distância que a separava da capital do País. O problema de comunicação só foi solucionado em 1857, com a chegada do primeiro navio a vapor, sob o comando de Antônio Cláudio Soído.

-FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O distrito foi criado por Provisão régia de 1722. O Município em 1726, com a denominação de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, verificando-se a instalação em 1.° de janeiro do ano seguinte.
A sede municipal recebeu foros de cidade por Carta de Lei de 17 de setembro de 1818. Foi declarada Capital da Província de Mato Grosso por Alvará de 1820 e pela Lei provisional n.° 19, de 28 de agosto de 1835.
Em 1911, 6 distritos integravam o Município: Sé, São Gonçalo, Chapada, Várzea Grande, Guia e Brotas. Na divisão administrativa de 1933 aparecem os mesmos distritos e mais os de Aldeia, Coronel Ponce, Passagem da Conceição e Rondonópolis.
Em 1936/37, compunha-se dos distritos de Cuiabá, São Gonçalo, Várzea Grande, Aldeia, Brotas, Chapada, Coronel Ponce, Guia, Passagem da Conceição, Rondonópolis, Coxipó da Ponte e Poxoréo (ex-Poxoreu), aos quais se acrescentou, em 1937, o de Serra da Jibóia. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Há várias versões para a origem do nome "Cuiabá". Uma delas diz que o nome tem origem na palavra Bororo ikuiapá, que significa "lugar da ikuia" (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar). O nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar com essa flecha, no córrego da Prainha, afluente da esquerda do rio Cuiabá.[9][10] Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de kyyaverá (que em guarani significa "rio da lontra brilhante") em cuyaverá, depois cuiavá e finalmente cuiabá.[10] Uma terceira hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio, e que "Cuiabá" seria "rio criador de vasilha" (cuia: vasilha e abá: criador).[10] Martius traduz o vocábulo como "fabricante ou fazedor de cuias". Teodoro Sampaio interpreta, duvidando da origem tupi, como "homem da farinha", o farinheiro. De cuy: farinha e abá: homem. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos. O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

08 de Abril

GENTÍLICO:

cuiabano

POPULAÇÃO:

569.830 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cuiabá é uma capital com riquezas inestimáveis na área turística e cultural, cujo desenvolvimento surpreende os próprios habitantes. As ofertas de entretenimento noturno, regadas a uma variada gama de opções gastronômicas, são ilimitadas e fazem o deleite de quem gosta de se aventurar pela boemia e sacolejar o corpo em ritmo. Conhecida como “cidade verde” por conta de sua generosa arborização, Cuiabá é o principal centro industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. Importante polo agropecuário do país, Cuiabá também é porta de entrada de belíssimas regiões turísticas tais como a Chapada dos Guimarães e a região norte do Pantanal, berço da fauna e da flora regional.

CLIMA:

Tropical úmido

TEMPERATURA MÉDIA:

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Porto Velho    BR-364, fazendo prolongamento com a BR-174 e BR-070
Partindo de Goiânia   BR-060, fazendo prolongamento com a BR-364
Partindo de Campo Grande   BR-163
Partindo de Santarém       BR-153

LOCALIZAÇÃO:

Centro-Sul Mato-grossense

LIMITES:

Ao Norte com Rosário Oeste, a Noroeste com Acorizal, a Sudoeste com Várzea Grande, ao Sul com Santo Antonio do Leverger, a Leste com Campo Verde e a Noroeste com Chapada dos Guimarães.

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 1.472 km

-Aracaju/SE - 2.703 km

-Belo Horizonte/MG - 1.595 km

-Brasília/DF - 1.077 km

-Campinas/SP - 1.436 km

-Cotia/SP - 1.549 km

-Curitiba/PR - 1.703 km

-Fortaleza/CE - 3.012 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.412 km

-Guarujá/SP - 1.626 km

-Guarulhos/SP - 1.553 km

-Itu/SP - 1.466 km

-Maceió/AL - 2.961 km

-Manaus/AM - 2.304 km

-Mangaratiba/RJ - 1.876 km

-Mata de São João/BA - 2.511 km

-Mogi das Cruzes/SP - 1.593 km

-Natal/RN - 3.451 km

-Porto Alegre/RS - 2.111 km

-Porto Feliz/SP - 1.470 km

-Porto Seguro/BA - 2.382 km

-Praia do Forte/BA - 2.549 km

-Recife/PE - 3.172 km

-Ribeirão Preto/SP - 1.334 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.931 km

-Salvador/BA - 2.516 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 2.381 km

-Santos/SP - 1.615 km

-São Paulo/SP - 1.542 km

-Sete Lagoas/MG - 1.622 km

-Sorocaba/SP - 1.496 km

-Teresópolis/RJ - 1.988 km

-Vespasiano/MG - 1.619 km

-Viamão/RS - 2.139 km

-Vitória/ES - 2.109 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Cravada no Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá é o portão de entrada para quem busca lazer e negócios em Mato Grosso. Cidade histórica, dispõe de excelentes hotéis e centros de convenções de porte internacional.
Shoppings e praças arborizadas sugerem compras e passeios que convergem a ótimos restaurantes e deliciosos pratos da cozinha regional, nacional e internacional.
O melhor da cultura, do artesanato e da gastronomia mato-grossense encontrá-se em Cuiabá. O Mercado do Peixe transformou-se em Museu do Rio, o antigo Arsenal de Guerra é hoje Sesc Arsenal, um centro cultural com salas de artes, teatro, cinema e bar. Há ainda o Aquário Municipal, a Casa do Artesão, o Palácio da Instrução, bibliotecas, museus e galerias de arte.
Cuiabá é, enfim, a síntese da emoção que o visitante vai experimentar ao conhecer as rotas turísticas que Mato Grosso oferece passando por Amazônia, Cerrado, Araguaia e Pantanal.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

Atrativos Naturais e Ecológicos

- Rios Cuiabá e Coxipó

   -Nos arredores de Cuiabá, excelentes praias, ótimos locais para pesca.

- Morro da Luz (Morro da Colina)

   -Localizada no centro da cidade.

- Horto Florestal

   -Bairro do Coxipó, acesso pela Avenida Fernando Correa da Costa.

- Zoológico da Universidade Federal do Mato Grosso

   -Acesso pela Avenida Fernando Correa da Costa. Animais do Pantanal.

Atrativos Histórico e Culturais

- Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

   -Praça da República - Centro

- Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

   -Bairro de Dom Aquino do Bom Despacho - Cidade Alta

- Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Capela de São Benedito

   -Avenida Coronel Escolástico - Bandeirantes - Cidade Alta

- Igreja de São Gonçalo

   -Avenida XV de Novembro - Porto - Cidade Alta

- Museu de Arte Sacra

   -Praça Seminário - Centro
Aberto de 3ª a 6ª feira das 14 às 19h. Sábado e domingo das 12 às 18h

- Museu Histórico

   -Fundação Cultural do Estado do Mato Grosso
Aberto das 14 às 19h

- Museu das Pedras Ramir Bucair

   -Rua Geraldino Pimentel, 195 - Centro Norte
Aberto das 8 às 17h

- Museu Indígena Marechal Cândido Rondon

   -Avenida Fernando Correia da Costa - Coxipó - Cidade Alta
Aberto das 8 às 17 h

Centro Geodésico da América do Sul

Praça Moreira Cabral - Centro

- Cuiabá Velho

   -Centro e redondezas

- Parque Mãe Bonifácia

   -Avenida Miguel Sutil nas proximidades da rodoviária
Aberto das 7 às 18h

- Ponte Sérgio Motta

   -Avenida Beira Rio, nas proximidades da Faculdade Unic

- Centro Geodésico da América do Sul

   -Praça Moreira Cabral - Centro

- Rasqueado Cuiabano

   -O Rasqueado Cuiabano é um ritmo que surgiu da junção da música e da dança da polca paraguaia, dos paraguaios que ficaram presos aqui durante a Guerra do Paraguai e do Cururu e Siriri dos ribeirinhos cuiabanos.

- Outras danças

   -Além do Cururu, do Siriri e do Rasqueado, Cuiabá ainda oferece o Boi a Serra, a Dança de São Gonçalo, o Chorado, a Dança dos Mascarados, a Dança do Congo, a Dança dos Lenços, o Lundum, o Lambadão entre outras.

- Gastronomia Típica

   -Peixes: Pacú, Pintado, Chácara, Dourado, simplesmente fritos ou envolvidos em farinha de mandioca e fritos.
Maria Isabel - Carne seca com arroz.
Carne seca com Moranga - Carne seca, servida com moranga (especie de abóbora) e arroz branco.
Carne assada com frutas - Servida com farinha de mandioca e bananas.
Farofa de Banana - Farinha de mandioca tostada na manteiga ou no óleo de oliva, misturada com pedaços de banana.

- Artesanato

   -O artesanato cuiabano é conhecido especificamente pela viola de cocho e pelas redes bordadas que hoje fazem sucesso inclusive no exterior. Além disso tem as bonecas de pano, artesanato em madeira como canoas, pilão, cerâmica (potes, panelas de barro, vasos, jarros, moringas, etc), trançados feitos de fibras vegetais de taquara, buriti e urumbumba para confecção de cestarias e móveis.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 1º - Festa do Bom Jesus, padroeiro da cidade.

-Abril

  -Dia 08 - Festa de Aniversário da cidade

-Julho

  -Festa de São Benedito

   -Devotos de São Benedito realizam anualmente a maior festa religiosa do Estado do Mato Grosso, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na cidade de Cuiabá, capital do estado, que tem no primeiro domingo de Julho e os três dias que o antecedem, são dias intensos de festividades, com vários eventos, religiosos, culturais e festivos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3645-6263 / 6039 (Recepção)

Sites: http://www.cuiaba.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (65) 3645-7270 

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3052-8609

Sites: http://www.primeirooficio.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.citybrazil.com.br

-http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Otaviano Costa - Ator, cantor e apresentador de televisão

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Folclore Cuiabano

  -Sirirí

O Sirirí é uma dança das mais populares do folclore mato-grossense, praticada especialmente nas cidades e na zona rural da baixada cuiabana. É uma dança que lembra os divertimentos indígenas. É o Sirirí dançado por homens, mulheres e até crianças, numa coreografia bastante variada e sem uma interpretação definida, sendo praticada em sala de casa ou mesmo em terreiros. A música é simples e bastante alegre, falando de coisas da vida. Os tocadores são também os cantadores, em solo ou em coro com os participantes da dança. Os instrumentos musicais usados no acompanhamento da dança são basicamente a Viola e o Cocho,o Ganzá e o Mocho ou Tamborim.

-Cururú

  -O Cururú é importante componente do folclore mato-grossense. A dança do Cururú se classifica em Sacra e Profana. A Sacra, também chamada de função, geralmente acontece nas orações aos Santos de devoção popular e tem o objetivo de louvar ou homenagear aquele determinado Santo. A profana é aquela dança acompanhada pelos desafios e versos dos repentistas, por trovas de amor e uma variada coreografia. "...o Cururú, na cuiabana, é dança de roda, só para homens, ao som de desafios cantado, com acompanhamento instrumental; é função de Cururú.

-Viola de Cocho

  -É um instrumento musical rústico usado nas estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância.
 

Comentários de Cuiabá

VENHAM VISITAR CUIABÁ CENTRO GEODÉSICO DA AMERICA DO SUL, LINDA, ACOLHEDORA, SEGURA, TUDO QUE UMA CAPITAL PRECISA AQUI NÓS TEMOS
Por: JANAIR MARIA DE SOUZA

Olá amigos internautas!Quero dizer que morei em Cuiabá e tenho ótimas lembranças dessa cidade tão acolhedora e promissora. Cuiabá é simplesmente uma cidade fascinante, pela beleza de suas construções antigas, do cerrado brasileiro, das lindas cachoeiras da chapada dos guimarães e pela simplicidade do povo cuiabano. Cuiabá é inesquecível. Abraços.
Por: Eder Rizzo

E UMA CIDADE MARAVILHOSA.QUERI A TANTO CONHECER MEUS PARENTES QUE NELA MORAM. SAO DA FAMILIA BITENCOUT E BELO.
Por: GENIALDA ALVES PEREIRA

MORO AQUI DESDE 1978, ME CRIEI, ESTUDEI, CASEI, TENHO 2 FILHOS, SENDO QUE A FILHA ESTUDA GUIA DE TURISMO REGIONAL. ESTE CURSO ME MOSTROU AQUILO QUE AINDA NÃO HAVIA CONHECIDO. AQUI É LINDOOOOOO. RESPIRO O VERDE. AS PESSOAS SÃO AMIGAS E FÁCEIS DE SE CONVERSAR. SOU MUITO FELIZ. CORRO EM PARQUES E RUAS. TENHO SAÚDE COM O NOSSO CLIMA TEMPERADO. VENHAM NOS CONHECER E TENHO CERTEZA QUE NÃO RETORNARÃO PARA AS SUAS CIDADES. BEIJOSS. ACESSEM MEU ORKUT: BETHE ROCHA
Por: BETHE ROCHA

Achei linda, apesar de muiiiito quente. Valeu ter conhecido o mt.OBRIGADA!
Por: verena moraes

a cidade mais linda do centro oeste, parabens cuiaba cede da copa do mundo
Por: eder

Essa cidade é realmente muito bonita, apesar do calor intenso. Morei um periodo por lá, ótimas lembranças, sempre retorno para visitar, pois meus pais e irmãos moram todos nessa cidade, eu no RS.
Por: Carlos Wenderroschs Gomes

CUIABÁ E UMA CIDADE LINDA, AMEI CONHECER CUIBÁ,.
Por: cristiane geronimo

CUIABÁ É A CIDADE MAIS LINDA DO MUNDO.É A MINHA CIDADE,TÃO CALOROSA QUANTO O SEU POVO!!!!!
Por: EDISSEIA BARRETO

venham conhecer as belezas raras de cuiabá! e experimentar o famoso arroz com pique e frango com pique. bjos
Por: sam

ja morei em cuiaba, a 27 anos a tras, gostei muito, e estou com plano de voltar . muito bom para morar, moro em sao paulo mais estou com vontade de voltar para cuiaba de novo.
Por: marcos roberto da silva

ja morei em cuiaba, a 27 anos a tras, gostei muito, e estou com plano de voltar . muito bom para morar, moro em sao paulo mais estou com vontade de voltar para cuiaba de novo.
Por: marcos roberto da silva

AMO MINHA QUERIDA CUIABÁ, É UMA CIDADE RICA EM CULTURA, DE UM POVO ALEGRE E ACOLHEDOR, CIDADE DE BELEZAS NATURAIS, TEMOS TD DE BELO MAIS PERTO DA CIDADE COMO SANTO ANTÔNIO, CHAPADA DOS GUIAMARÃES, NOBRES, PANTANAL E MTO MAIS. EU ME ORGULHO DE SER UMA CUIABANA DE CHAPA DE CRUZ CONFESSO E NÃO ME ENGANO.SOU MTO FELIZ AQUI. VENHAM NOS VISITAR. UM BIG BEIJO CARINHOSO.
Por: Nayra

ainda n conheço cuiaba, mas tenho muita vontade de conhece. tenho parentes e amigos q moram nessa maravilha!!!
Por: railma

sou de sapezal ja estive em cuiba varias vezes e gostei muito.
Por: Elson luiz kroetz

CBA E UMA CIDADE GRANDE E MODERNA SUA POPULACAO E DE QUASE MILHAO DE HABITANTES
Por: joao pedro de oliveira

morei en cuiaba por apenas dois ano adorei esta cidade povo amigo saudade da beissima chapada dos guimraes ate breve
Por: fernando antonio gomes

essa cidade e linda amo viver nela.e como todas sa outras tem que melhorar mais na infra estrutura.mas um otimo lugar para faser um tur.
Por: ionika sampaio

Já passei bastante tempo em Cuiabá, linda cidade que me dá saudades. Morar ai foi uma grande experiencia de vida. Bela cidade de gente boa tambem.Rio ´Coxipó, ha que saudades...Visitem Cuiabá, voce vai amar!
Por: Genario

Moro em cuiabá amo essa cidade, posso ir pra qualquer lugar do mundo mas aqui sempre será o meu lugar, o meu cantinho onde eu conheço todos os melhores lugares.
Por: marcela talyta

sim conheço cuiaba,esta cada ves mais bonita, e agora com a copa em 2014 ficara melhor
Por: jair teodosio furtado

ja morei em cuaba nao tive a chanse de conhecer muitos lugares mas o pouco que conheci foi muito bom sinto muitas saudades eu morei ai em 1985 tenho vontade de um dia poder rever cuiaba e rever as pessoas que conheci
Por: valdirene h. cayres

ESTIVE NAS MINHAS FERIAS EM 2008 EM CUIABA ADOREI EESA CIDADE POVO MARAVILHOSO CIDADE LIMPA ORDEIRA CHEIA DE NOVIDADES CONHECI VARIOS LUGARES INTERESSANTES,MUSEU DO INDIO,MARCO 0 ETCFILMEI MAIS DE 6 HRSADOREI O MUSEU DO PORTO,O PARQUE MRIA BONIFACIO ESPETACULARSOU DE MARILIA SP
Por: WALTER N GUILHERME

MORO EM CUIABA A 8 ANOS, É UMA CIDADE MARAVILHOSA COM BELAS PRAIAS, UM CALOR Q ATRAI TURISTAS DO MUNDO INTEIRO, ALEM DE SER UMA CIDADE EXCELENTE PRA SE VIVER... VENHA CONHECER ESSA BELA E GRANDIOSA CIDADE, VC NAO IRA SE ARRENPEDER!!!
Por: MARCOS APARECIDO BORGES DE ANDRADE

muito linda, não conheço mas tenho vntade. conheço algumas cidades,e confesso que sou apaixonada pelo mato grosso.
Por: Vanubia A de A Aguiar

nao a conheco mas um dia irei conhecer ela me parece ser muito linda tenho um amigo que nasceu ai aos 11 anos ele veio embora pro r.j e nunca mas voltou um dia erei com esse meu amigo um grande abraço a todos de cuiba
Por: marcio santana da silva

vivi quaze toda minha vida em cuiaba hoje moro em itaituba pa + amo cuiaba de coracao bjao p todos
Por: claiton pinaffi

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cuiabá
Fundação:
1719
Altitude:
176m
População:
453.813 habitantes
Área:
3.984,9km²
Densidade Demográfica:
113,88hab/km²
CEP:
78000-000

Envie seu comentário sobre Cuiabá