Aripuanã

Aripuanã-MT
banner

Bem-vindo a Aripuanã!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Aripuanã, fotos, informações, os principais hotéis de Aripuanã, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Aripuanã, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 105m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.420 habitantes. A área total de Aripuanã é de 65.936,9km², e sua densidade demográfica é de 0,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aripuanã-MT é 78325-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aripuanã

Roteiros do Brasil

Região Noroeste - Amazônia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No final do século XIX, toda  influência na região de Aripuanã provinha dos Estados do Amazonas e Pará, por causa do intenso intercâmbio comercial. Somente a partir de 1908, com o início dos trabalhos de instalação das linhas telegráficas estratégicas, pela Comissão Rondon, a situação se alterou.
De história e movimentação antiga, o termo Aripuanã é referência ao Rio Aripuanã, que margeia a cidade. No entanto, a primeira sede municipal, já com o nome de Aripuanã, foi erguida a cerca de duzentos quilômetros de distância da atual, às margens do Rio Roosevelt. 
Em 1932, foi criado o Distrito de Paz de Aripuanã, extinto seis anos depois. A grande distância da capital do Estado e a enorme dificuldade de acesso, prejudicou imensamente o seu desenvolvimento.
No dia 31 de Dezembro de 1943, o Decreto-Lei nº 545, criou o município de Aripuanã. A partir desta época os prefeitos eram nomeados e governavam o município a partir de um escritório montado na Travessa Dom Bosco, em Cuiabá.
No ano 1966, o governador Pedro Pedrossian nomeou Amauri Furquim para prefeito, incumbindo-lhe de encontrar um novo e melhor local para se instalar a sede do município. Profundo conhecedor da região amazônica, Furquim situou a cidade na margem do verdadeiro Rio Aripuanã, termo que justificou o topônimo. A cidade localiza-se na altura dos saltos Dardanellos e Andorinhas, em local de extraordinária beleza natural.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

aripuanense

População

18.851 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A implantação da hidrelétrica Dardanellos pela Eletronorte movimentou novamente a economia da cidade, bem como a chegada de mineradoras na região.

Clima 

Equatorial quente e úmido

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Cuiabá: BR-101

Localização

Norte Mato-grossense

Limites

Rondolândia, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Castanheira e Juína.

Acesso Rodoviário

BR-101
 
Distâncias:

Da Capital:

1.050 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIPUANÃ

E-mail:

Telefones: (66) 3565-3900

Sites: http://www.prefeituradearipuana.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3565-1172

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Aripuanã

esta cidade é maravilhosa começando com as pessoas hospitaleiras e rica em divercidade tem cachoeiras lindas e varios lugares turisticos,aqui vou me despedindo mas deixo o meu abraço,espero visitar em breve. detalhe esse endereço é do meuorkut ,deixe umrecado.
Por: wellington ferreira

EU AMO ESSE LUGAR,FALO A TODOS DAI QUE O CRIADOR DE TODAS AS COISAS CAPRICHOU NAS MARAVILHOSAS CACHOEIRA DE ARIPUANÃ ,DEVERIA TER MAIS FOTOS PARA AS PESSOAS VER E SENTIR QUE VALE A PENA CONHECER ESSE LUGAR DIVINO. GRATA. AUREA.
Por: AUREA

gostaria muito de conhecer aripuanã,pois tenho um grande amigo ai,sou de são paulo gostaria de encontrar meu amigos com sues familiares,seu nome é ,noel,sua esposa chama se maria do carmo,seus filhos são , carlos , leonora ,e celina, todos eram, da cidade de itaquirai, ms, gostaria de encontra-los se aquem conhecer por favor meu tel, é 015 97675647 ou 015 97895700 ou 015 32826534 muito obrigado.
Por: sebastiao dos santos

Esse lugar é maravilhoso as pessoas então são tão dedicadas e amigas hospetaleiras, deveria ter mais fotos das cachoeiras , do balneario para as pessoas poderem ver e saber que a escolha é exatamente essa cidade linda
Por: poliana batista abreu

Uma cidade maravilhosa, como a relva das cachoeiras, uma cidade abençoada por Deus. Não é atoa que é uma cidade apreciada, essa é a minha cidade. Aripuanã com histórias e culturas que devem ser exploradas respeitadas e seguidas por quem é filho dessa terra.
Por: Edilara

estas sim que deveria ser a oitava maravilha do mundo venha conhecer aripuana a cidade onde tudo de bom acontece
Por: elisangela lauro

ja fui nessa cidade maravilhosa adoei quero voltar mais vezes ai com serteza, adorei conheser a cachoeira etc.
Por: vinicos

Essa cidade é maravilhosa, com suas cachoeiras deslumbrantes, as mais lindas que ja vi. Recomendo a todos que visitem essa maravilha da natureza.
Por: Maria do Carmo

Ja vizitei esta cidade e ela e maravilhosa.Com muitas cachoeiras de aguas transparente.
Por: aldene Xavier Dos Santos

conheço sim mha filha e genro estão morando ai neste paraiso ., realmente as cachoeiras desta cidades é uma maravilha que DEUS criou ., é linda .,
Por: magali

eu ja morei nesta bela cidade 2 anos gostaria de poder voutar para eu rencontra meus amigo
Por: tamires fernanda da costa

ola como e bom ter essa maravilha que e aripuana moro aqui e gosto de ser aripuanese de coraçao
Por: marcos antonio dos santos

falar o q desse lugar tô indo pra esse lugar daqui uns dois meses meu tio trabalha ai e não quer sai mais deste lugar
Por: eloisa angélica da silva

cidade das mulheres bonitas mulher bonita só encontra aqui.venhão conhecer.
Por: wener

É UMA CIDADE MUITA LINDA,PRETENDO CONHECÊ-LA NAS MINHAS FÉRIAS DE JULHO.REALMENTE É UMA CIDADE MARAVILHOSA DENTRO DE MT. LIIIIIIIINDA!
Por: maria aparecida de souza

olha eu estive ai no dia 4/4/2010 ate o dia 20/4/2010 com meu namordo amei a cidade as cachoeiras tudo ai é bom as pessos parabes aripunã bjs sdd
Por: dulce

Ja estive em aripuana cidade de belas cachoeiras,lugar maravilhoso para descansar nas sua ferias. Não deie de conheçer.
Por: leidiana tavares de jesus

ESTOU C/ SAUDADE DESTE LUGAR JA MOREI AI EM 92, NAO VOLTEI AI MAIS DEIXEI VARIOS AMIGOS AI. QUEM SABE UM DIA VOU REVER AS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NESTE ANOS. LAGOA DA PRATA M.G.
Por: Dalci Maria Alves Carrijo

Mora aqui desde meu nascimento, há 15 anos e até gosto dela, é realmente linda, mas tem seus defeitos como todas as outras.
Por: xD

tive uma otima oportunidade de conhecer e gostei muito;principalmente das belezas naturais que DEUS fez nesta linda cidade que é Aripuanã. abraços Elias cidade de Cacoal Ro.
Por: Elias Bispo de Souza

adoro esta cidade e uma cidade com muito lazer e pessoas maravilhosa tenho uma irmã q mora em ariponã.
Por: nereide da rosa

Parabens pela bela cidade,conheço e sempre que posso retorno.
Por: luiz carlos borges

vivo com saudade desta cidade que eu pasei 7ano ela uma cidade muito boa linda e belar sito muita saudade dela espero um dia volta lar
Por: jose eronilson oliveira saraiva ceara

EU ja morei ai por algum tempo, gostei muito e uma cidade linda principalmente as cachoeiras. tenho saudade de alguns amigos que deixei ai mas perdi o contato c/ eles. mas algum dia eu volto ai p/ rever e matar a saudade daqueles lugares maravilhosos que so ai tem. DALCI LAGOA DA PRATA MG
Por: DALCI MARIA ALVES CARRIJO

amo essa cidade,estive apenas duas vezes a trabalho aí,nao conheço os lugares turisticos,mais me encantei so por causa das pessoas dai,elas sao muito especiais,simpaticas,acolhedoras...sao maravilhosa.morro de saudades dai que pena q fica muito longe de campo grande ms.bjssssssss
Por: maria katia

em aripuana é todo d bom.... pessoas maravilhosas e um belo ponto turistico,... maravilhasamente uma bela cidade...
Por: jardson gomes moretti

Venha conhecer Aripuanã, cidade linda e encantadora por suas riquezas naturais. Amo viver e disfrutar de suas belas cachoeiras. Visite, o seu lugar é aqui!
Por: DIGELSA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aripuanã
Fundação:
1943
Altitude:
105m
População:
18.420 habitantes
Área:
65.936,9km²
Densidade Demográfica:
0,25hab/km²
CEP:
78325-000

Envie seu comentário sobre Aripuanã

banner