Arenápolis

Arenápolis-MT
banner

Bem-vindo a Arenápolis!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Arenápolis, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Arenápolis, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 247m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.786 habitantes. A área total de Arenápolis é de 416,2km², e sua densidade demográfica é de 30,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arenápolis-MT é 78420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arenápolis

Roteiros do Brasil

Região Médio Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A movimentação garimpeira na região do Ribeirão Areias, que deu nome ao município, é tão antiga quanto o desenvolvimento histórico de Diamantino. Remonta ao século XVIII. A formação da cidade propriamente dita iniciou-se a partir de ações desencadeadas em 1936, quando garimpeiros devassaram a área da margem direita do Rio Santana, abaixo da confluência com o Ribeirão Areias, descobrindo formações favoráveis à cata do diamante. Iniciou-se o desmonte do cascalho promissor, sem surpresas, por volta de 1940, batearam as primeiras gemas às margens do Areias. Propagada a descoberta, afluíram à região novos garimpeiros.Em face dos primeiros contingentes humanos se transferirem em massa para o local, logo se formou um arranchamento pioneiro, uma corrutela garimpeira a que se deu o nome de Areias, em referência ao Ribeirão Areias. Os primeiros ranchos foram construídos ao sabor dos acidentes naturais. Com o surgimento das primeiras casas comerciais, com novas construções não tão provisórias, houve uma sensível melhoria no arruamento urbano do povoado. A Lei Estadual nº 704, de 15 de dezembro de 1953, criou o município. A denominação foi alterada para Arenápolis, por entenderem ser mais adequado. No entanto, não tiraram o sentido maior da origem do nome do município que é referência ao Rio Areias.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Dezembro

Gentílico

arenapolitano

População

10.355 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma pequena cidade de grande coração que recebe os turistas de braços abertos.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Cuiabá: MT-449

Localização

Centro-Sul Mato-grossense

Limites

Denise, Nortelândia, Nova Marilândia, Santo Afonso

Acesso Rodoviário

MT-449
 
Distâncias:

Da Capital:

249,50 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS

E-mail:

Telefones: (65) 3343-1730 / 1105

Sites: http://www.arenapolis.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL DE ARENÁPOLIS:

E-mail:

Telefones: (65) 3343-1296

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Arenápolis

morei em Arenapolis durante 21 anos e jamais vou esquecer este lugar maravilhoso. La mora todos os meus parentes. Hoje moro em Nova Mutum. Um beijao para todos dai, especialmente para minha mae Lia.
Por: gilvan

JÀ MOREI AI EM ARENÀPOLIS È UMA BELA CIDADE, O MEU PAI FOI UNS DOS MELHORES MÊCANICOS DE MOTOS E MOTOSERAS DA CIDADE NA DÈCADA 80,QUEM È MORADOR MAIS ANTIGO LENBRA-SE DELE O NOME DO MEU PAI È LOURIVAL BORGES EM BREVE ESTAREI VISITANDO A CIDADE ABRAÇOS ATÈ A PRÒXIMA VEZ.
Por: ROGELIO BORGES

morei de,1973 a 1983 nesta cidade e vivi minha infancia toda nesta bela cidade,meu pai MANOEL ,trabalhou no garimpo de diamante e com o srº antonio carlos da maquina de arroz eu estudei na escola JOÃO PONCE DE ARRUDA.
Por: gilmar santos ferreira

ohh saudade desse cidade...amo muito o areia...sai dai por causa de serviço...mas um dia vltarei, pois a saudade é enorme
Por: Daiani

Cidade maravilhosa, morei nela por quase dois anos, fiz grandes amizades que me deixaram saudades até hj. tenho grandes amigos que ainda moram ai. Abraços a tds. Marmita
Por: Sergio Vicentini

aqui tem o melhor fevereiro do medio norte aqui tem carnaval temos o melhor rodizio do medio norte e a cima de tudo tem um povo hospitaleiro que acolhem a todos de braços aberto venha nos prestigia com a sua vsita obrigado
Por: WASHINGTON NOVAIS

O QUE TEM DE MELHOR EM ARENAPOLIS, SAO AS PESSOAS. HOSPITALEIRAS, AMIGAS. TIVE UMA INFANCIA MARAVILHOSA LA. TOMANDO BANHO NOS PEQUENOS CORREGOSE ESCUTANDO A MUSICA DE ALTO FALANTE DO CINEMA.
Por: osanil luce

eu amo esta cidade de arenapolis pois nasci e cresci nesta cidade linda e em todo tempo falo bem da mesma sou arenapolitana roxa hoje estou em cuiaba mas tenho muita sadade da tranquilidade que esta cidade tem.beijos me comunique sobre o concurso quando sair .me mande no meu email.um super grande abraço a todos.
Por: ivanir Aparecida souza mendes

claro que conheço essa cidade,meus avós moram ai,adoro as comidas tipicas dai,como arroz com pique doce de leite feito no fogão a lenha,recomendo aqueles que não conhece dar uma passadinha por para ficar mais proximo da natuza lá e o lugar ideal.
Por: telma medeiros

as fotos estao lindas amei todas,................
Por: alana jeniffer

NAS MINHAS VEIAS SÓ CORRE SANGUE ARENAPOLITANO SOU APAIXONADO POR ARENÁPOLIS UM BEIJO A TODOS ARENAPOLITANOS DE CORAÇÃ FALOU VILA RICA!!!!
Por: ACENIL (CENIL)

ñ so conhecço como moro e sempre vou gosta daqui pq a minha familia mora aqui meus amigos por isso que eu amo aqui
Por: alexandre

Eu amo Arenápolis. Cidade que tem um povo hospitaleiro. Morei e estudei uma temporada em Arenáplis, foi no ano de 1987. Deixei vários amigos e parentes nesta cidade. Já visitei Arenápolis sete vezes. Há muito não tenho notícia desta.Estou com saudades. Deus abençoe a todos.
Por: lafayette da penha dos santos

bem vindo ao melhor carnaval do estado, e conheça o povo mais ospitaleiro do meio do médio norte, vem conhece, depois vc fala se nao foi bom...
Por: EDVALDO COCA

Morei toda a minha infância em Arenapolis, e saudade um dia ainda volto, meus pais ainda moram la, Arenapolis tem o melhor carnaval de toda a região!
Por: Jaqueline Rodrigues Correa

Cidade Maravilhosa.. onde vivi a minha infância toda, onde sinto muita saudade.. Porque me tornei uma pessoa realizada e me sinto orgulhoso de Arenapolitano de coração...
Por: givanildo ferreira gomes

Cidade aconchegante, tranquila, muito agradável. Um povo alegre e receptivo. Parabéns! Vale a pena conhecer.......
Por: MARILCE APARECIDA SALDANHA

Passamos nesta cidade linda e acolhedora, Adoramos o povo dai, Breve espero retornar. Grande Beijo a todos. @pagolight
Por: BANDA PAGOLIGHT da Bahia

Morei em Arenápolis até 1994, estudei no mario motta, onde tenho muitas lembranças boas de escola, estive em 2005 pra matar saudade, tive uma ótima infãncia nesta cidade, morei no bairro da bolivia onde os vizinhos eram como uma familia!Obrigado Arenápolis por todas estas e muitas outras lembranças em minha vida!
Por: Geninho

Os melhores anos de minha vida passei no areia, apesar de estar em outra cidade e, bem melhor - financeiramente - falando, tenho saudades dessa cidade, do bar do gaúcho, da festa de são joão, do japão,dequinha,vava, do mixaria e nosso estacionamento, alias o melhor carnaval de rua foi nós que iniciamos - ao lado do barracão, quantas lembranças boas.... Maurão
Por: Mauro Silva(Maurão)

que saudades de Arenápolis o nosso areia nasci aí e onde tenho muitos amigos e parentes agora estou em Primavera do Leste, mais nunca esqueci de Arenápolis sempre que posso estou por aí até em breve.. Ah.. um grande abraço para meu tio Geraldão do táxi.
Por: MAURICO MENDES DE SOUZA

eu nasci e cresci em arenapolis,as pessoas sao muito amigas e hospitaleiras, tem rios maravilhosos,e é um sossego so ,tenho muitas saudades de la.
Por: edilza favalessa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arenápolis
Fundação:
1953
Altitude:
247m
População:
12.786 habitantes
Área:
416,2km²
Densidade Demográfica:
30,72hab/km²
CEP:
78420-000

Envie seu comentário sobre Arenápolis

banner