Rio Verde de Mato Grosso

Rio Verde de Mato Grosso-MS
banner

Bem-vindo a Rio Verde de Mato Grosso!

banner

Comece planejando a sua viagem para Rio Verde de Mato Grosso utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Rio Verde de Mato Grosso e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Rio Verde de Mato Grosso.

Informações de Rio Verde de Mato Grosso

Roteiros do Brasil

Região Rota Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os caiapós foram os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Rio Verde e Coxim. Os bandeirantes, vindos da Capitania de São Paulo  no século XVII, penetravam pelo vara douro existente entre o rio Pardo e o ribeirão Camapuã, daí pelo Coxim chegavam ao Taquari, em busca das terras dos bororos. Com o estabelecimento de Domingos Gomes Beiliago, em 1729, à margem direita daquele rio, a região começou a ser devassada com mais freqüência, o que determinou o afastamento dos primitivos habitantes.
Até 1885, estiveram as terras do atual município sem a fixação do elemento humano. Naquele ano, chegou Américo de Souza Brito, que havia comprado do estado do Mato Grosso uma extensa faixa de terra situada à margem direita do Rio Verde. Logo depois, vendeu grande parte das terras a António Vitorino da Costa, o qual fundou a fazenda Campo Alegre.
Com a chegada de novos forasteiros, acompanhados das respectivas famílias, teve início à constituição do núcleo humano que hoje é a cidade de Rio Verde de Mato Grosso, núcleo tal formado inicialmente por Américo de Souza Britto, António Vitorino da Costa, José Maria da Costa Diniz e Porfírio Gonçalves, este último um dos que mais concorreu para o progresso do novo povoado. Dele foi à iniciativa da construção do primeiro templo católico, inaugurado entre 1931 e 1932, cuja primeira missa foi celebrada no final de 1932, por Padre João Crippa (salesiano), pároco de Campo Grande.
Em 17 de agosto de 1931 o Governo do Estado criava o distrito de Paz de Rio Verde, integrante do município de Coxim. Instalaram-se em 3 de outubro do mesmo ano Porfírio Gonçalves, António Vitorino da Costa e José Herculano de Souza Benevides, Thomaz Barbosa Rangel e Tomás Menezes ao assumirem, respectivamente, as funções de Juiz de Paz, Suplentes, Tabelião Escrivão do Cartório de Paz e Subdelegado de Polícia. No ano de 1939, foi instalada uma agência postal-telegráfíca, que ficou sob a responsabilidade de Áurea Miranda de Lara.
Em 19 de novembro de 1940, foi reservado para patrimônio da vila de Rio Verde, do município de Herculana, atual Coxim, o excesso da área que fosse verificado existir na fazenda Campo Alegre e em 7 de novembro 1945, foram criadas as Escolas Reunidas de Coronel Galvão. A Coletoria Estadual foi criada dois anos depois, precisamente em 3 de julho de 1947, só sendo instalada, entretanto, em 1948. Um ano depois, em 27 de outubro de 1949, o Governo do Estado resolvia transformar as Escolas Reunidas em Grupo Escolar, com a denominação de Porfírio Gonçalves, em homenagem ao pioneiro já falecido.
Finalmente, a Lei n° 707, de 16 de dezembro de 1953, depois retificada pela Lei n° 370, de 31 de julho de 1954, criou o Município de Rio Verde de Mato Grosso, antigo distrito de Coronel Galvão, do Município de Coxim, cuja área foi ampliada com desmembramentos referentes aos Municípios de Coxim e Corguinho.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

16 de Dezembro

Gentílico

rioverdense

População

18.948 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua economia é baseada na agropecuária e indústrias ceramistas, contendo cinco cerâmicas que produzem tijolos, lajotas, tropeiros, e outra que fabrica piso esmaltado, sendo esta a única do centro-oeste nesse ramo.

Clima 

Subtropical úmido

Temperatura Média

35º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Norte de Mato Grosso do Sul

Limites

Ao norte Coxim,ao sul Aquidauana e  Rio Negro, ao leste  São Gabriel do Oeste, e a  oeste com  Corumbá.

Acesso Rodoviário

BR-163

Distâncias:

Da Capital:

170 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O Município de Rio Verde de Mato Grosso possui dois terços da zona serrana e um terço do baixo Pantanal.Tido como uma das mais importantes áreas de turismo do Estado, oferece diversos recursos naturais, com destaque para a Cachoeira das Sete Quedas.

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE DE MATO GROSSO

E-mail:

Telefones: (67) 3292-1540

Sites: http://www.rioverde.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3292-1351

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (67) 3292-1308

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (67) 3292-1528

CONSELHO TUTELAR: (67) 3292-1042

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Rio Verde de Mato Grosso

muito dificil a navegaçäo ped uma coisa aparece outra. para ver hotel tem que aperecer tudo preço, telefone, end. e poçäo por tipo de hospedagem como A B C por ex.
Por: JESSE

ja passei pela cidade e um pedaço do paraisso tenho que voltar mas minha vontade ir com minha familia para fica e fazer parte de desta cidade maravilhosa
Por: clovis batista cardozo

rio verde e lindo e maravilhoso as pessoas sao otimo todos os lugares sao encantadores
Por: jucilene o alves

o paráiso começa aki em rio Verde a cidade da fauna e flora da paz e tranquilidade da cidade do interior.
Por: vanessa

bem eu so tenho que falar de bom desta cidade. fui criado ai.e tanho ainda 9 irmao ai . e vou todo ano passear .meu pau se chamava chico ines. mais conhecido com o home da melancia.
Por: antonio ivo da silva

Moro nesta bela cidade de Rio Verde, onde as pessoas são hospitaleiras e educadas, venha conhecer as belezas de Rio Verde, as 7 Quedas, as mais lindas cachoeiras, vale apena visitar, aproveite esse feriadão que esta chegando e venha par Rio mVerde MS
Por: nilde vasques kley

gostei do nome da cidade achei tudo o maximo gostaria muito em morrar ai abracos helena
Por: helena carlesso

cidade linda paraiso das ferias,com uma paisagem unica amo esse lugar chamado rio verde de mato grosso ms
Por: eliane oliveira peixoto

MORO EM RIO VERDE AMO RIO VERDE C VC NAO CONHECE VENHA CONHECE RIO VERDE O LUGAR MAIS LINDO DO MUNDO
Por: FRANQUISLENE

ja estive nessa cidade maravilhosa tres vezes. tenho uma irma que mora ai. oque mais curto ai e a natureza, os animais ,e a amizade das pessoas ,sao mais verdadeiras.
Por: fatima sampaio

nunca vou esquecer dessa cidade aê hein vai fazer dois anos q conheço essa cidade, e já tem muita historia pra conta cê tá aqui rv em meu coração!
Por: ana gabriela

essa cidade e simplesmente linda e maravilhosa,morei ai mtos anos e n/ consiguo esquecer os lugares lindos q/ tem ai ...rio verde e lindoooo...
Por: eliane souza de oliveira

a cidade de vocês ai em rio verde è muito linda adorei muito a cidade rio verd è uma cidade maravilhosa beijo para todos ai em rio verde
Por: lindinalva

meu nome è lindinalva eu adorei a cidade de vocês rio verde è um cidade maravilhosa è muito linda amei a cidade eu sou da bahia da cidade de jeremoabo
Por: lindinalva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Verde de Mato Grosso

Envie seu comentário sobre Rio Verde de Mato Grosso