Ribas do Rio Pardo

Ribas do Rio Pardo-MS
banner

Bem-vindo a Ribas do Rio Pardo!

banner

As melhores pousadas em Ribas do Rio Pardo podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Ribas do Rio Pardo

Roteiros do Brasil

 Região Costa Leste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1900 foi formado o povoado. Os primeiros moradores foram os irmãos João e José dos Santos, mineiros de Uberaba; que fixaram residência e comércio próximo a confluência dos Rios Bota e Pardo.  
O mais importante para o progresso do povoado, foi a chegada dos trilhos da atual estrada de ferro noroeste do Brasil, no dia 23 de julho de 1914, ligando Ribas do Rio Pardo aos grandes centros urbanos. 
Foi elevada a distrito pela Resolução 856, de 07 de novembro de 1921 e o município criado pelo Decreto 545, de 31 de dezembro de 1943. Comemora-se no dia 19 de março sua emancipação política.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de Março

Gentílico

riopardense

População

21.270 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.
Dista 92 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e tem sua economia basicamente sustentada pelo setor de agropecuária. Por sua imensa extensão territorial, predomina a criação de gado, havendo também o extrativismo de resina, carvão, com uma indústria siderúrgica, frigorífico, e diversas serrarias, além de outras pequenas indústrias. 

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste de Mato Grosso do Sul

Limites

Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo (L), Bandeirantes, Jaraguari, Campo Grande (O), Camapuã (N), Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Bataguaçu.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital

92 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Itapura-Corumbá (1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) 
RIBAS DO RIO PARDO
Município de Ribas do Rio Pardo, MS
Linha-tronco - km 753,556 (1959)   MS-1588
Inauguração: 12.10.1914
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A Estação: A estação de Ribas do Rio Pardo foi inaugurada em 1914. Ainda está de pé em 2006.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBAS DO RIO PARDO

E-mail:

Telefones: (67) 3238-1175

Sites: http://www.ribasdoriopardo.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ribas do Rio Pardo

NO ANO DE 1994 O MEU PAI FOI PARA ESTA CIDADE TRABALHAR, E SEGUNDO ELE, É LINDA D+!!!!!ELE DEIXOU UM NÚMERO DE TELEFONE QUE É: (67)238-1155! E ATÉ HOJE NAO CONSEGUIMOS FALAR COM ELE, NUNCA MAIS DEU NOTICIAS!!ELE NASCEU NA CIDADE DE ENGENHEIRO NAVARRO, NORTE DE MINAS, MAS, MOROU COM SUA FAMILIA EM CLARO DOS POÇOES TAMBÉM NO NORTE DE MINAS!!!!TEM TRES FILHOS E SUA PROFISSAO É LAVRADOR(CARVAO)"SOFREMOS COM SUA FALTA PAI! VOLTA"!!!!SE VOCE TIVER NOTICIAS VERDADEIRAS FAVOR LIGAR PARA (31)8773-7222! OBRIGADO!
Por: girlei barroso

Trabalhei em Ribas do Rio pardo em 2000/2002, e nesse periodo puder aproveitar um pouco das atividade de turismo da cidade. Trabalhei na siderurgica Sirdesul. Gostei e curti bastante as festas juninas, pricipalmente o Bailão, etâ gúrias!!! tenho saudades, pretendo rever alguns amigos... até então fica aqui as minhas saudações.
Por: Lucinei das Dores Santos

Conheci Ribas Do Rio Pardo a 15 dias atras;me apaixonei, estou ate pensando em mudar para la. Linda, calma,bonita.......... Sou da bahia, e, modestia a parte, conhecemos boms lugares e Ribas entrou para este rol. Abraços.
Por: ESEQUIEL CARVALHO CARDOSO

Ribas do Rio Pardo uma cidade calma, tranqüila e acolhedora. Com paisagens naturais. Venham nos visitar e conhecer o melhor de nossa cidade!!
Por: Jean carlos

È uma cidade maravilhosa a populacao e muito hospitaleira ribas e uma cidade pequena mas quem conece nunca esquece,e quem nao conhece precisa conhecer!!!!!
Por: leticia goncalves

eu moro em rio pardo a vario anos aqui tem rodeios provas do laso e muinto mais enfim ...amo rio pardo
Por: gilmar

nasci ai tenho muita saldade da cidade e dos amigos e familia que vive ai
Por: maria de fatima

adorei a cidade uma cidade tranquila um dia vou morar ai
Por: [email protected]

sou de tres marias mg e vou passar o mes de fevereiro ai com voces e espero que voces me recebam bem eu e minha familia obrigado ,ribas do rio pardo e muito bom nos de minas gerais adoramos voces ok
Por: carlos alberto alves da cruz

ribas é lindo e eu amooo essa cidade!!!tenho certesa q daqui uns 2 ou 3 anos,essa cidade aumentará ...enfim;eu te ammmo mto ribas
Por: scarlet

ola ribas estive ai em feverreiro a cidade esta linda ja o conhecia mais fiquei muito feliz em rever quero mais uma vez parabenizar aos que tomam a dianteira por fazer ribas cada vezes melhor parabems a todos
Por: carlos bissimo da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ribas do Rio Pardo

Envie seu comentário sobre Ribas do Rio Pardo