Porto Murtinho

Porto Murtinho-MS
banner

Bem-vindo a Porto Murtinho!

banner

Comece planejando a sua viagem para Porto Murtinho utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Porto Murtinho e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Porto Murtinho.

A cidade de Porto Murtinho, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 90m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.660 habitantes. A área total de Porto Murtinho é de 17.782,9km², e sua densidade demográfica é de 0,6hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Murtinho-MS é 79280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Município do estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Porto Murtinho é conhecida principalmente pelo fato de que é banhada pelo famoso Rio Paraguai, que forma não só cachoeiras como também praias. Além disso, é esse mesmo rio que possibilita que a atividade de pesca ocorra na região.

Sendo assim, para os amantes de pesca, esse pode ser um ótimo destino: existem uma variedade de barcos hotéis para quem estiver disposto a passar alguns dias só realizando essa atividade. Entre os meses de seca, que são entre abril e novembro, muitas praias são formadas em uma região que é chamada localmente de Ilha da Onça, praticamente do lado do município.

Para os que adoram cachoeiras, aqui vai uma boa notícia: existe um conjunto com 11 delas, que se formam nos arredores do rio Aquidaban, com até 120 metros!

Para os aventureiros, Porto Murtinho é comumente um dos melhores destinos do país. Isso ocorre pelo fato de que a cidade está exatamente no ponto final de uma longa jornada de onze dias pela Travessia do Pantanal. Durante esse período, os aventureiros navegam por quase todo o rio Paraguai, e é possível dar início à aventura em Cáceres, passando ainda por Poconé, Miranda e Corumbá antes de chegar ao Porto Murtinho.

Mas, além de muitas paisagens, cachoeiras e pequenas praias, Porto Murtinho também ganha destaque em seus monumentos históricos, que dizem muito sobre a história de toda a região, assim como a do rio Paraguai. Por isso, a cidade tranquila exibe meio ambiente, paisagens únicas, e ainda garante muita história para os seus visitantes, que encontram na cidade temperaturas quentes o ano inteiro.

Além disso, a cidade também é um ponto de parada para os que estão viajando sentido Paraguai, já que ela está há apenas 80 quilômetros do país. Por conta disso, vale programar a viagem para dar um pulinho no Paraguai e fazer algumas compras.

Com algumas aldeias indígenas ainda instaladas na região, a cidade realmente concentra muita história e, é claro, também muitos dialetos. Além da língua portuguesa, idiomas como o guarani e o castelhano também são facilmente identificados na região.

Informações de Porto Murtinho

Roteiros do Brasil

Região Pantanal Matogrossense

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município pertenciam a Fazenda Três Barras e, em 1892, Dr. Antônio Corrêa, Superintendente Regional do Banco Rio e Mato Grosso, estabeleceu, no local, um porto para o embarque da indústria de erva-mate com destino ao sul do País. Surgiu, então, o povoado de Porto Murtinho, na margem esquerda do rio Paraguai. Em 1900 foi elevado a Distrito e, em 1911, a Município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

13 de Junho

Gentílico

murtinhense

População

15.530 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma das atividades mais representativas de Porto Murtinho é a agropecuária, além da exploração do quebracho (de onde se extrai o tanino). Porto Murtinho passou por um período de prosperidade na época do ciclo da erva-mate. A cidade também tem sua riqueza mineral lastreada principalmente na cal de pedra.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Campo Grande : BR 153 (Rodovia Belém-Brasília) até Guia Lopes da Laguna e depois BR-267 (Rodovia Vital Brasil).

Localização

O município de Porto Murtinho está localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, região denominada Baixo Pantanal. A distância da capital, Campo Grande é aproximadamente 468 Km 

Limites

Corumbá (Norte), República do Paraguai (Sul e Oeste) e Bonito, Jardim e Bodoquena (Leste).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

443 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo de pesca é a sua principal atividade econômica. O trecho do Rio Paraguai em Porto Murtinho é um dos mais piscosos do Brasil, sendo por isso a pesca, além da fauna e flora, o principal atrativo da cidade. Dali partem vários barcos com pescadores e turistas.

Principais Pontos Turísticos

Rios

Rio Apa

Rio que nasce no Município de Ponta Porã, é afluente do Rio Paraguai. Divide o Brasil do Paraguai.

Rio Nabileque

Rio que nasce no Rio Paraguai, recebe diversos corixos dentro do pantanal e deságua ao sul, mais além, novamente no Rio Paraguai. É considerado como um braço do Rio Paraguai, que se estende por aproximadamente 250 Km para dentro do pantanal. é farto em pacús, na época de cheia.

Rio Paraguai

Principal rio da bacia do Pantanal, nasce na Serra de Araporé, encosta meridional da Serra dos Perecis, no Estado de Mato Grosso, próximo à cidade de Diamantino, com o nome de Pedras de Amolar. Corre de nordeste para sudoeste, penetra na região do pantanal mato-grossense e atinge a fronteira da Bolívia, atravessa terras paraguaias e argentinas e desemboca no rio Paraná, perto da cidade argentina de Corrientes, numa extensão de 2.600 Km. É o quinto da América do Sul , banhando terras brasileiras por 1.300 Km, destacando-se o Pantanal mato-grossence.É navegável a partir da cidade de Cáceres (MT), a 240 Km da nascente. Divide o Brasil do Paraguai e o Paraguai da Argentina. Suas cheias são em fevereiro e secas entre julho e agosto. Nele encontram-se os portos de Corumbá e Porto Esperança, no Brasil: Puerto Suárez, na Bolívia; e Puerto Sastre, Concepción e Assunção, no Paraguai. Possui muitas baías, praias e locais bons para a pesca. Banha o Município e oferece diversas opções de lazer.

Rio Aquidabã

Rio que desce por encostas de morros e prados formando cachoeiras e piscinas naturais. É propício à pesca e cercado de fauna e flora pantaneiras.

Rio Perdido

Afluente do Rio Apa.

Rio Branco

Rio propício à pesca do Dourado.

Cachoeiras

Cachoeirão

Queda formada na foz dos Rios Perdido e Apa.
Localização: Estrada para a Colônia Agrícola Cachoeira, 98 Km do Centro.

Cachoeira do Apa

Queda do Rio Apa que oferece praia com areia branca e pedras, situada em uma área de preservação ambiental com 40 ha. Possui área para camping e é propícia à pesca esportiva pesque e solte.
Localização: Fazenda Chácara, 90 Km do Centro

Turismo Cultural

Padaria Velha

Localização: Rua Dr. Costa Merques.

Antiga Casa das Freiras

Localização: Rua Alfredo Pinto, S/nº

Castelinho

Localização: Rua Dr. Correa, 464, Centro.

Antiga Prefeitura

Localização: Centro

Chaminé da Florestal Brasileira

Localização: Rua Pedro Celestino, s/nº

Reserva Indígena Kadiwéus

Reserva indígena com acesso difícil
Localização: Campo dos índios

Templos

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Localização: Rua 13 de Maio, Centro

Capela Nossa Senhora de Caacupê

Localização: Rua Luiz Albuquerque

Biblioteca Municipal Amadeu Santos e Silva

Localização: Rua Coronel Ponce
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 7:30 às 17:00h 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa Junina

Data: junho

Touro Candil

Data: 8 de dezembro  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MURTINHO

E-mail:

Telefones: (67) 3287-4500

Sites: http://www.portomurtinho.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3287-2229

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Porto Murtinho

oi sou maxito adoro porto murtinho. Queria que vocês sabecem que eu nasci aqui e me orgulho... passei para dizer isso.... tchal..........
Por: maxito

fico muito contende de ver esta linda cidade pela internet mais porque so filho desta maravilhosa cidade estou morando na cidade de lins interior de são paulo
Por: marco aurelio teixeira sampaio

Vivi nessa querida cidade; na enchente de 1979, fui o último morador a deixa-la. Desejo-lhe Porto Murtinho, muito progresso e que seus moradores sejam muito felizes
Por: CESAR P.NEVES

sou de mogi mirim, conheco desde 1994, le3mbrancas pra davoli, niquita, isaurinda e demais q n agora n lembro o nome, somos tambem da assoc porto tatuape. gostariia de saber sobre a conservacao e recuperacao dos imoveis historicos, espanhois e ingleses
Por: evandro costa neto

sim conheço.sou dai de PM, egosto muito dai,pena nao poder ir todos os anos ai para passear.S into muita saudades dai.....
Por: luiz alberto

estive em porto murtinho pela ultima vez há quase 10 anos, gosto muito dessa cidade e das pessoas que moram nela, espero um dia poder voltar novamente. Abraços para toda população!!
Por: joserlei

EU AMO MUITO PORTO MURTINHO,EU MUDEI P/CAMPO GRANDE EM 26/10/1975 MAS OMEU CORAÇAO ESTA AQUI.BEIJOSSSSSSSS
Por: LEOPOLDINA ARGUILERA AQUINO

BOA TARDE Cidade bonita, acolhedora, que oferece aos turistas bom atendimento e uma ótima estada. Boa alternativa.
Por: roberto dos santos silva

ESTIVE EM SUA CIDADE A MAIS OU MENOS TRES ANOS, FUI MUITO BEM RECEBIDO, ADOREI O POVO DESTA CIDADE, TANTO É VERDADE QUE ESTAREMOS NOVAMENTE COM VOCES EM SETEMBRO DE 2010. VAMOS PESCAR E CONHECER GENTE, UM ABRAÇO FORTE. ROBERTO
Por: ROBERTO SEBASTIÃO CORREIA

Olá galera de porto murtinho estou morrendo de saudades dessa cidade, cade a prainha!
Por: Edson

fiquei contente em ver a minha terra natal desenvolvido e bonito apos 30 anos quando deu a primeira enchente viemos p campo grande depois p sao paulo parabens atodos que trabalharam em prol da cidade de porto murtinho.
Por: marcio pana

Fico muito feliz em ve minha querida cidade se desenvolvendo parabens a todos aqueles que de uma forma ou outra colaboram com essa realidade um grande abraço.
Por: Leonardo Cabañas

conheci p.murtinho,adorei conhecer a;cidade o rio e a coisa mais linda que eu ja vi....adorei as cachakas..
Por: daniele ramos lima

Na verdade o meu comentário seria de Porto Quebracho, próximo de Porto Murtinho. A final eu nasci em Porto Quebracho e fui registrado em Porto Murtinho. Um dia voltarei a rever a terra onde nasci. Abraços Lourival Roman
Por: Lourival Roman

Porto murtinho é uma das melhores cidades do pantanal para visitar, com clima quente.muito bom para degustar um terere e realizar boa pescaria no rio Paraguai,amonguicha e apa,e mais conhecer a naturaza ,os animais e plantas e tambem a cidade de porto murtinho esta uma joia,muito linda.
Por: florencio barrios

Porto Murtinho/MS. Minha linda terra Natal! mesmo distante de ti nunca te esquecerei.
Por: Maria Luiza Corvalã dos Santos

fico felis en ver a minha terra natal prosperando faz 25 anos que sai dai tenho muita saudades da minha cidade um dia eu volto com sertesa
Por: pedro m mongelos

a ultima vez que estive em murtinho, foi em 1999, tenho uma imensa vontade de retornar a essa cidade, sempre que aí chegava, gostava de subir no dique, para apreciar o belo rio Paraguai. Tenho muitas saudades, um abraço a todos murtinhenses!!
Por: joserlei ramos ribeiro

Porto Murtinho é o lugar onde homens se transformam em meninos. e brincam enmoldurados pela exuberancia e beleza da naturesa local.
Por: ricardo

Morei sei anos em Porto Murtinho e tenho muita saudade deste lugar. espero voltar um dia para pescar no rio Paraguai.
Por: Cícero

soy de Asuncion-Py mi mai es murtinhense, eu gosto muito dese paradiciaco lugar sou sobrinho do Elias Acosta meu bo mia tia mora ainda ali tia Libania Acosta en mis ferias eu sempre viajo para ali pasar o carnaval, agora quero ir para a festa do peixe
Por: ignacio acosta

sou cria do rio de janeiro,porem criado em porto murtinho,cidade a qual aprendi gosta ,respeitar sua cultura, seu meio ambiente e seu povo acolhedor. hoje novamente estou residindo no estado do rio de janeiro ,mas confesso ,morro de saudade de porto murtinho .e de meus amigos que fiz por ai ,mas em especial de minha mae aracy raimundo que ai ainda reside.ainda por consolaçao resta a esperança que um dia voltarei a esta cidade que pra mim e a mais linda do mundo.
Por: silvestre raimundo

ja morrei ai muito tempo,trabalhei tambem,durante alguns anos,,,
Por: Reinaldo Adriano de Brito

Olá, sou Murtinhense, adoro cada vez mais esta linda Cidade, pena que moro longe da mesma, há mais de 21 anos, mas sempre estou acompanhando seu crescimento e desenvolvimento seus pontos turísticos, muito bons hóteis e pousadas. Estive na cidade em nov/2008, estou c/ saudades da City e familiares. Abraço... Fuuuiiii
Por: Arlei Franco Dionizio

EU AMO PORTO MURTINHO! OS MELHORES MOMENTOS DA MINHA VIDA, PASSEI LÁ...QUE SAUDADES DO BAILES NO CARANDAZAL...
Por: MILZA PEREIRA LEITE

BEM. PORTO MURTINHO ,O QUE TENHO A DIZER CIDADE TRANQUILA UM SONHO DE CIDADE UMA PAIXAO QUE QUEM VAI NAUUU ESQUEÇE COMO EU NAUUU VOU ESQUEÇER JAMAIS ADOREI TER LA ESTADO PARABENS
Por: jose gomes

Amei passia nessa cidade maravilhosa gostei tambem das festa porto murtinho e tudo de bom.logo vou ta ai novamentea.bjjjjjjjjjjjjj
Por: Cheila silva

Estive em Porto Murtinho passei 4 dias na cidade e gostei muito do lugar. Pescamos no rio Paraguai, festamos muito tbem e nos divertimos em fim e um paraizo.
Por: Carlos Alberto Bressan

eu sou murtinhense,mas a 16 anos moro em rondonia e confesso que fico contando os dias para chegar logo dezembro e assim eu pode voltar a minha cidade que tanto amo porto murtinho
Por: tula

cidade maravilhosa que amo muito onde nasci e creci com muito orgulho
Por: rosemary valmaceda

eu sou de porto murtinho e maro em maringa no parana amo minha cidade PORTO MURTINHO
Por: rosemary valmaceda

ESTOU INDO CONHECER 15/06/2011. PESCAR CONHECER , PACEAR DE BARCO
Por: RUBENS C. COMPOY

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Murtinho
Fundação:
1911
Altitude:
90m
População:
10.660 habitantes
Área:
17.782,9km²
Densidade Demográfica:
0,6hab/km²
CEP:
79280-000

Envie seu comentário sobre Porto Murtinho

banner