Campo Grande

Campo Grande-MS
banner

Bem-vindo a Campo Grande!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Campo Grande, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Campo Grande.

A cidade de Campo Grande, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1899. A localidade está em uma altitude de 532m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 649.593 habitantes. A área total de Campo Grande é de 8.118,4km², e sua densidade demográfica é de 80,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Grande-MS é 79000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Desvendar Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, é misturar o rústico ao moderno e lembrar de fatos pitorescos, trazendo para a realidade das cidades grandes. A versatilidade é uma característica marcante da capital conhecida como Cidade Morena. A região alia o urbanismo ao natural, predominado pelo ar de cidade de interior englobada pela natureza exageradamente verde e bem cuidada. Estar em Campo Grande é fugir dos grandes polos industriais e se deparar com uma cidade que oferece infraestrutura completa e aconchegante, além de preservar o seu patrimônio histórico e suas origens como o lambe-lambe em plena região central.

A cidade é pura miscigenação de culturas, costumes e programações alternativas. Ninguém fica parado, seja de dia ou à noite. As praças são verdadeiros cartões postais e aglomerados de pessoas. O movimento de vai e vem marca a atividade comercial e aproxima moradores e turistas. Das praças, direto aos shoppings - afinal, não existe cidade grande sem um estabelecimento deste tipo. Já virou referência.

Campo Grande se desenvolveu e ganha adeptos e admiradores constantemente. Quem curte o lado histórico, desde a sua fundação, também aprecia as construções antigas como a velha estação ferroviária, entre outros pontos estratégicos e até turísticos que estão presentes nas ruas, prédios, casas e esquinas.

O artesanato vivo na Casa do Artesão e a gastronomia atraem curiosos desde a sua origem “emprestada” dos indígenas e do Paraguai. O colorido predomina nas peças elaboradas manualmente, e dá mais cor à cidade. Para quem gosta de levar lembrança do local visitado, Campo Grande é recheada de opções.

Assim, Campo Grande vai aparecendo como destino turístico procurado e recomendado, sendo que contempla mais de 40 locais estratégicos para um “city tour”, desfrutado com êxito pelo ônibus especial da Linha Turismo, que sai da Morada dos Baís, e proporciona uma verdadeira aventura para qualquer pessoa ficar boquiaberta.

Feira Central, Mercado Municipal e Museu de Arte Contemporânea são alguns referenciais desta capital encantadora. A novidade é a volta do Trem do Pantanal, irresistível passeio entre as belezas naturais da região, com direito a ver arara-azul e tucano.

Informações de Campo Grande

 

Roteiros do Brasil

Região Campo Grande e Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Campo Grande é calçada em três destacados vultos: o poconeano João Nepomuceno e os mineiros José Antônio Pereira e Manoel Vieira de Souza. A José Antônio Pereira dá-se as honras e glorias de fundador da cidade. Pois ele e sua comitiva acamparam, em 21.06.1872, em um local que denominaram mato cortado, onde se encontra hoje o horto florestal.
Foi elevada a distrito pela lei 793, de 23.11.1889 e o município criado pela resolução estadual 255, de 26.08.1899.
Em 11.10.1977, com a criação do Estado de MS. Tornou-se a capital de MS. O aniversário é comemorado dia 26 de agosto.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

26 de Agosto 

Gentílico:

campo-grandense

População:

787.204 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Capital do estado que concentra a 2ª maior comunidade indígena do Brasil, Campo Grande mistura influências de diversas etnias, principalmente dos vizinhos fronteiriços. Desbravada por mineiros, Campo Grande acolheu diversos imigrantes, além de brasileiros de vários estados. Não deixe de se surpreender quanto à riqueza e a diversidade do local.

Clima:

Tropical chuvoso de savana

Temperatura Média:

23° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região Centro Oeste

Limites:

Norte: Jaraguari e Rochedo;
Sul: Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia;
Leste: Ribas do Rio Pardo;
Oeste: Terenos 

Acesso Rodoviário:

BR-267, BR-262, BR-163, BR-163, BR-497, BR-060  

Distâncias:

Da Capital:

 

Outras:

Aracajú - 2.849 km
Belém - 2.942 km
Belo Horizonte - 1.453 km
Brasília - 1.134 km
Cuiabá – 694 km
Curitiba – 991 km
Florianópolis - 1.298 km
Fortaleza - 3.407 km
Goiânia – 935 km
João Pessoa - 3.442 km
Maceió - 3.125 km
Natal - 3.619 km
Palmas - 1.785 km
Porto Alegre - 1.518 km
Porto Velho - 2.150 km
Recife - 3.332 km
Rio Branco - 2.684 km
Rio de Janeiro - 1.444 km
Salvador - 2.653 km
São Luíz - 2.979 km
São Paulo - 1.014 km
Teresina - 2.911 km
Vitória - 1.892 km 
 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Fazenda Pontal das Águas
 
Quiosques com redes, piscina, campo de vôlei/futsal, sala de jogos, cachoeira, rio, lago, trilha em mata ciliar, passeios em pomar, plantações, campos, mangueiros para lida do gado. 

Horto Florestal
 
Área verde de 4,5 hectares, abriga espaço de lazer e várias espécies de árvores nativas, preservando suas características próprias.
Considerado um atrativo natural. Passou a ser Horto Florestal em 1956. O local dispõe de orquidário, espelho d´água com espaço para manifestações culturais, pista de bicicross, pista de skate, teatro de arena coberto para atividades múltiplas, projeto de reflorestamento e paisagismo, biblioteca pública e centro de convivência para idosos. 

Parque das Nações Indígenas
 
Maior área verde do país, localizado dentro do perímetro urbano com 119,2 hectares. É um espaço de lazer. Alguns dos seus atrativos são: museu, restaurante, duas conchas acústicas, um grande lago, pista para caminhadas, monumentos e belíssimas paisagens. 

Parque dos Poderes
 
Centro do poder estadual, abriga todas as Secretarias de Estado, Assembléia Legislativa, além do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, Governadoria e o Palácio das Comunicações / TVE ( TV - Educativa). 

Parque Estadual do Prosa
 
No Parque se encontram a nascente dos córregos Prosa, Joaquim Português e Desbarrancado e também o CRAS (centro de reabilitação de animais silvestres. Possui 135 hectares de cerrado, rico em fauna, flora e possui 2 km de trilha).
Oferece aos visitantes caminhadas pelas trilhas, exposição de arte e venda de artesanato. 

Parque Estadual Matas do Segredo
 
Unidade de conservação desde o ano 2000. O Parque possui 181 hectares com vegetação de cerrado. Está localizada à nascente do córrego Segredo, área rica em fauna, flora e com trilhas adequadas ao local.
O Parque é fechado para visitação pública, exceto para pesquisa científica com autorização prévia da SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No local é desenvolvido o Projeto Florestinha direcionado a crianças carentes pela Polícia Militar Ambiental. 

Barroate

Artesanato indígena, galeria de quadros, esculturas em madeira (voltadas para a fauna e flora regional), trabalhos em cerâmica, trabalhos manuais (tapeçaria, bijouterias e miniaturas) e souvenir.   

Biblioteca Ucdb-PE. Félix Zavattaro
 
Segunda à Sexta-feira
das 7h20min às 21h45min
Sábado das 7h20min às 16h45min  

Biblioteca Unaes
 
O acervo possui mais de 32.000 volumes entre livros, monografias, teses e anais de eventos. Somamos 562 títulos de periódicos nacionais, estrangeiros, e assinaturas dos principais jornais, além de fitas de vídeo e bases de dados em CD-ROM. 

Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueredo
 
Denominada também PROTERRA, Museu de Ambiência, a Casa da Memória é a antiga residência do 1º agrimensor e Ex. Governador de Mato Grosso Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Espaço cultural, cujo objetivo é preservar a história de um trabalho pioneiro, responsável pela estruturação fundiária de MS e MT. 

Casa do Artesão

Espaço restaurado com grande diversidade de peças artesanais do estado, como: cerãmica indígena, tecelagem, cestarias, fauna e flora do Pantanal feitos em argila, etc. 

Comunidade Tia Eva
 
Ex escrava Eva Maria de Jesus, nasceu em Mineiros-GO, em 1847, deixa sua terra Natal em 1905 chegando em Campo Grande num carro de boi, trazendo suas 3 filhas. A associação dos descendentes da Tia Eva é registrada e as reuniões acontecem no Salão da igreja de São Benedito. 

Estação Ferroviária
 
Ferrovia construída em 1914 no Governo de Venceslau Brás, aumentando a população do Município. Foi um marco importante para o desenvolvimento da região. Possui um conjunto arquitetônico de época que conta a chegada do trem, vindo de São Paulo em 1930, cujos trilhos corriam até as fronteiras com a Bolivia (Corumbá), Paraguai, (Ponta Porã e Porto Murtinho). 

Feira Central 

Feira realizada na região central, com variedade de produtos hortifrutigrangeiros, artigos importados, doces, roupas, artesanato e iguarias tradicionais: espetinho de filé com mandioca cozida, chipa, pamonha, dobradinha, pastéis e pratos da culinária japonesa, ja incorporados a nossa.
É a mais tradicional e concorrida feira de Campo Grande, ponto obrigatório de visitação turística.
À noite e pela madrugada, se transforma em ponto de encontro de turistas, artistas, boêmios e famílias, que vão a busca das iguarias gastronômicas locais.
Horário de visitação: nas quartas, sextas e sábados a partir das 17 horas, até a madrugada. No sábado, a maioria dos feirantes trabalham a partir das 12 horas. 

Feira Indígena
 
Instalada na Praça Oshiro Takamari que também abriga o Mercado municipal A Feira Indígena e o espaço da resistência Cultural e subrevivência econômica de alguns índios que vivem na região. Ali os índios comercializam produtos nativos, como: palmito, pequi, guavira, cajú, plantas e ervas medicinais mel de jati e artesanato.
Horário de visitação: de segunda a domingo das 6h30min às 20 horas. 

Feira Permante de Artesanato
 
Possui 30 box, com produtos de cerâmica, linha, madeira, arame, shows musicais toda quinta-feira a partir das 19:30h. Esta praça é palco da história de Campo Grande, desde 1988, quando sediava casamentos, desfiles cívicos e servia de estacionamento para carros de boi. 

Igreja Presbiteriana
 
É um prédio datado de 1935 com formas harmoniosas, reformado e ampliado onde se reúnem os membros da Igreja Presbiteriana. 

Igreja Santo Antônio
 
Construída no local da 1º Igreja de Campo Grande. Santo Antônio Padroeiro da Cidade recebeu o título de Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Abadia, após a benção do Papa Jõao Paulo II. 

Igreja São Benedito
 
Além da religiosidade lembra os descendentes de sua fundadora Tia Eva, lembrada em comunidades negras de todo o país. A líder construiu a Igreja em 1910 para pagar uma promessa feita a São Benedito. A igreja foi decretada Patrimônio Cultural de Campo Grande em junho de1998. A imagem de São Benedito esculpida em madeira e trazida de Goiás por
Tia Eva , permanece até hoje no local. Tia Eva faleceu em 1926 e seu corpo está sepultado em frente a capela.
 
Igreja São Francisco de Assis
 
Construção harmônica, estilo colonial, Igreja dos Franciscanos. Forma com o cunjunto ferroviário, um marco referencial urbano da parte mais antiga da cidade. 

Memorial da Cultura Indígena
 
Localizado na única aldeia indígena urbana do Brasil. O Memorial foi construído com bambu tratado, coberto com palha de bacuri e possui área total de 340m², sendo 280m² no primeiro piso, onde oferece espaço para exposições e comercialização de objetos de artesanato, receptivo e sanitários. O mezanino tem 60m². A construção contempla os visitantes portadores de necessidades especiais com banheiros adequados.
Horário de visitação: de segunda a domingo (inclusive em feriados) das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17h30min.

Mercadão Municipal Antônio Valente
 
Área de 2.051,70 m² onde estão distribuidos 214 Bancas e Boxes com variedade de recursos hortifrutigranjeiros e peixes da região, onde a maioria dos comerciantes são descendentes de japoneses. Fundado em 26 de Agosto de 1958. 

Monumento da Imigração Japonesa
 
Monumento que marca a vinda da colônia Japonesa para o Estado, no início do século. Escultor: Yutaka Toyota. 

Monumento do Aviador 

Homenagem a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque nº 42 (ERA-42) e foi instalado para homenagear o Tenente Aviador Chaves Filho que era sub comandante dessa esquadrilha. 

Monumento dos Imigrantes
 
Este monumento marca o local onde chegaram as primeiras famílias em Campo Grande. Idealizado pela artista plástica Neide Ono, em homenagem aos colonizadores. 

Morada dos Baís - Pensão Pimentel
 
um dos primeiros e mais importantes comerciantes da cidade. Com sua morte, em 1938, o prédio foi alugado para o Sr. Normando Pimentel e transformado na Pensão Pimentel, uma das primeiras referências de hospedaria em Campo Grande, funcionando até 1979. Após a sua revitalização, o lugar se transformou num dos principais pontos turísticos do município, sendo parada obrigatória para quem quer saber mais de turismo, da cultura e da história de Mato Grosso do Sul. Possui no local, um centro de informações turísticas e culturais do SEBRAE/MS, salas de exposições temporárias e museu Lídia Baís de responsabilidade da FUNCESP, salas das universidades UFMS e UCDB e escritório do Campo Grande Pantanal Conventions & Visitors Bureau.  

Museu da Força Expedicionária Brasileira - FEB 

- Capacetes, fragmentos de armamentos e pistolas alemãs, fotografias, casacos, objetos de acampamento, entre outros, são peças do Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que funciona no prédio do Colégio Militar de Campo Grande, levando o visitante a uma viagem aos campos gelados da Itália, durante a campanha da FEB na Segunda Guerra Mundial.  

Museu da Imagem e Som

Localizado bem na região central da cidade, oferece acervo de imagens da história do Estado, além de gravações em áudio e vídeo de depoimentos e registros de alguns dos principais acontecimentos, obras culturais e de personalidades sul-mato-grossenses.
Horário de Funcionamento: 12:00 às 18:00 

Museu de Arte Contemporânea
 
Conta com um acervo de obras de artistas plásticos de MS e de outros Estados. Possui um espaço para exposições temporárias do próprio acervo.
Horário de visitação: de segunda a sexta das 13 às 18 horas 

Museu do Telefone
 
Criado em 1984, nome dado em homenagem ao Patrono das comunicações. O museu possui um acervo com: aparelhos telefônicos antigos, acessórios, listas telefônicas e banners com uma sinapse dos recursos. Conta a história da implantação das telecomunicações no Estado, através de objetos e fotografias.  

Museu Dom Bosco

Criado em 1950 por padres Salesianos, o museu Dom Bosco abriga hoje uma coleção das mais significativas, elaborada pelo taxidermista Giovani Magnin, durante as suas muitas viagens ao Pantanal Matogrossense e demais regiões. Merece destaque o material que relata os usos e costumes dos índios Xavantes, Bororos e outros, além da sessão de borboletas, conchas, aves e mamíferos taxidermizados, dando mostras de plenas manifestações da natureza. 

Museu José Antônio Pereira
 
O museu está instalado na Fazenda Bálsamo de Antônio Luiz Pereira, filho de José Antônio Pereira, fundador da cidade. Em 1966 a área foi doada pela Prefeitura de Campo Grande já como museu, para ser incorporado ao Patrimônio Histórico da Cidade. 

Obelisco 

Construído em homenagem aos fundadores da cidade, o Obelisco é um monumento sob os cuidados da Prefeitura municipal de Campo Grande.
Sua inauguração ocorreu no dia 26 de agosto de 1933, na gestão do então Prefeito Ytrio Corrêa da Costa, num projeto do Engenheiro Newton Cavalcante, na época comandante da Circunscriação Militar. Após ter sido tombado como Patrimônio Histórico de Campo Grande em 26 de Setembro de 1975, o monumento foi transformado na Lei legislativa nº 100 em caráter de urgência, a fim de evitar a sua demolição.  

Paço Municipal- Prefeitura Municipal
 
Construída na década de 70, a sede da Administração municipal é exemplo da moderna arquitetura Campograndense. Abriga várias Secretarias do município. 

Palácio das Comunicações Jornalista David Nasses
 
Instalada no Parque dos Poderes, pertencente ao Governo do Estado, Rádio e TV educativa. Realiza produções locais. Possui a maior torre de alvenaria do Brasil e do mundo com 100 metros de altura.  

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
 
Inaugurada em Agosto de 1941, conjunto arquitetônico de estilo colonial, onde já funcionou o Seminário da Consagração. 

Paróquia São José
 
Construída em março de 1942 pelo Padre João Crippa. Local onde são realizados os principais eventos religiosos da cidade. 

Relógio da 14 de Junho
 
Na confluência da rua 14 de Julho com Av. Afonso Pena, como ponto de referência da cidade, local de grande reuniões e comícios políticos. Belo monumento de cinco metros de altura, com um relógio com quatro faces, demolido posteriormente em nome do progresso. Uma réplica perfeita foi inaugurada em 2000, na esquina das Avenidas Afonso Pena e Calógeras 

Uniderp 

A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal possui 30 cursos em todas as áreas, distribuídos em 4 campus , sendo 02 em Campo Grande, 01 em Rio Verde e 01 em Coxim. O título Universidade foi conquistado através do Decreto de 18 de Dezembro de 1996 e instalado em 24 de Janeiro de 1997. 

Universidade Católica Dom Bosco
 
A Universidade pertence à comunidade salesiana. É uma das mais antigas instituições de ensino do Estado com uma estrutura nova e moderna. 

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
 
Teve sua origem em 1962, com a criacão da Faculdade de Farmácia e Odontologia em Campo Grande, que foi o embrião do Ensino Público Superior, e com a divisão do estado foi concretizada a Federação da Instituição que passou a denominar-se Fundação Universitária Federal de MS. 

Vila dos Ferroviários
 
Edificada ao lado da Estação Ferroviária, a vila começou a ser construída com o objetivo de agregar funcionários e seus familiares. A vila localiza-se em torno de uma ruela, próxima ao local do nascimento do futuroPresidente Jânio Quadros, em 1917 na Rua 14 de Julho. 

Yacaré Camiseteria 

Camisetas, peças íntimas e miniaturas com motivos pantaneiros.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3314-9900

Sites: http://www.capital.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário de Campo Grande:

Terminal Eitor Eduardo Laburu
Endereço: Rua Barăo de Rio Branco, s/nº 
Telefone: (67) 3383-1678 

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO DE PROTESTO: 

 

R 7 de Setembro, 1014 Centro - Centro
Campo Grande, MS | CEP: 79002-130
Telefone: (67) 3382-7598
www.1protestodecampogrande.com.br

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.citybrazil.com.br

www.municipionline.com.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Campo Grande

Nossa!!!!!!!! Falar dessa cidade, é sem palavras, fui muito feliz em Campo Grande, acho q/ ninguém viveu um grande amor tanto quanto eu... só me resta agora é dizer o quanto sinto vontade de voltar p/ essa terra linda de pessoas hospitaleiras, pessoas lindas, nossa!!!!!!!! Que Deus me ajude um dia retornar à Campo Grande, deixo o meu abraço a todos - Gorete (João Pessoa-PB)
Por: Maria Gorete Nunes de Lucena

Meu nome e ludmylla tenho 12 anos,e nasci na cidade de campo grande,eu já morrei em Mato grosso rondonopolis,sao paulo campinas e agora estou morreando em minas gerais contagem,nenhuma destas cidades e igual ou parecida com a cidade morena,nenhuma tem a qualidade e o conforto dela,eu ñ estou falando isso pq nasci ai ,+ sim pq reconheço campo grande e como ela é..... Essa é a minha dica :Vá conhece campo grande,e conheça bem melhor a cidade morena do grupo tradiçao.. Bjs p/ tds....
Por: ludmylla barbosa brandao

conheço campo grande minha familia mora ai na cidade morena , adorei muito e espero logo estar fazendo parte dessa cidade maravilhosa.
Por: aline graziele serrato

CONHEÇO, POIS TIVE O PRIVILÉGIO DE MORAR EM CAMPO GRANDE E SOU APAIXONADO POR ESTA MARAVILHOSA CIDADE. ALIÁS, ELA ME PARECE CADA DIA MAIS BONITA. PARABÉNS POR VIVER AÍ.
Por: LUIZ MARIA

olá gente como vao vcs? olha eu nao conheço essa cidade maravilhosa mas olhando pelas fotos da pra ver que é um lugar muito lindo.será que um dia eu vou conhecer esse lugar maravilhoso? espero que sim .um super beijao para todos vcs.
Por: tainara

Fui criada em Campo Grande uma cidade linda e maravilhosa ia sempre nas baladas na minha adolescencia sinto muitas saudades desta cidade morena hoje moro no DF.
Por: adriana maria de oliveira da silva

Linda Cidade Morena! Esta Cidade é acolhedora e tem belas ruas e avenidas. Foi nela que tive um encontro insólito através da Iniciação Mística, na Loja R+C na av. Júlio de Castilho, 4444. É bom demais passear em Campo Grande, em seus muitos pontos turísticos. Palavras não podem descrever tanta beleza que esta Cidade encerra. Campo Grande está arraigada em meu coração.
Por: JAIRO DE LIMA ALVES

pra mim é a cidade maravilhosa.passei 15 dias de ferias e fiquei apaixonada pela cidade,um dia vou me mudar para campo grande.
Por: lu

Sou de Goiania, e ja conheço sim a cidadde morena , e que cidade!! Onde fui muito feliz e varias experiencias e conquistas, espero em breve poder retornar a esta linda cidade .Dione Vinicius ..
Por: Dione Vinicius De Sousa

conheço , e muito bem , campo grande. tenho uma irmã que mora lá e sempre que posso, vou...... como todos falaram, é realmente maravilhosa! esse ano, passei dois meses aí eu e minha filha isis.e já estou voltando. acho que perdi as contas de quantas vezes já estive em cgr sempre vou de carro. é maravilhso dirigir aí... pois nem se compara com são paulo. um grande beijo e estou chgando pra matar a saudades.........
Por: jô guardarini.........sp

Olaa ...AmOoo minha cidade,........................
Por: Léry

parabens bonitas fotos de Campo Grande-MS, e uma forma de mostrar a cidade Morena, com todo o seu potencial turistico...Abraçãos Fernando
Por: Fernando

Moro no Rio de Janeiro, já tive a oportunidade de morar em Campo Grande e é uma linda cidade espero um dia poder voltar. bjs p/ minha cidade morena.
Por: gisele cristina

nasci na capital, tenho muita saudade da minha terra, moro hoje em recife, que uma cidade linda.
Por: Sérgio Luiz Lira Caneca

Achei Campo Grande uma cidade muito charmosa! Cheia de tradições indigenas e uma miscigenação popular muito interessante! A gastronomia tambem tem essa mistura brasil-paraguai-bolivia. Tambem achei interessante um posto telefonico que liga para todos os estados brasileiros e paises extrangeiros (por tarifas bem baratas), que fica na afonso pena em uma CYBER perto da praça ary coelho acho que chama CYBER CENTRAL! Voltarei com certeza!
Por: Paulo Sergio Rodriguez

Conheci a cidade de Campo Grande em 01/2009 e me apaixonei com a organizacao da cidade, o transito tranquilo e a hospitalidade das pessoas, o lugar onde mais gostei de estar foi no mercado municipal, quanta coisa bonita e diferente, sou de parintins no Amazonas e conheci um outro brasil em MS, cheio de encantos e belezas.
Por: josiane abecassis

Amo esta cidades.qdo vou para MS, ñ deixo de passar ai. Esta cidade é cativa, dificilmente quem a visita a esquece, sempre volta.
Por: Edileuza maidana

so de manaus mais ja morei ai o cidade bonita e bem limpa um bom exemplo para outra cidade ex manaus
Por: regis da silva medeiros

Amo essa cidade!!!! Minha cidade querida, um dia eu volto, se Deus quiser!!!! Saudades....
Por: Valéria S. Nunes

conheço esta capital è umaravilhosa, é linda e muito arborisada. As pessoas são mto amáveis. Uma capital de avenidas largas, e um por do sol dos mais belos É uma pena que pouco divulgada,pouco se fala de suas caracteristicas,de seu potencial.Vamos divulga-la mais?.
Por: gilka silveirada silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Grande
Fundação:
1899
Altitude:
532m
População:
649.593 habitantes
Área:
8.118,4km²
Densidade Demográfica:
80,01hab/km²
CEP:
79000-000

Envie seu comentário sobre Campo Grande

banner