Água Clara

Água Clara-MS
banner

Bem-vindo a Água Clara!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Água Clara, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Água Clara. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Água Clara para programar a sua viagem.

A cidade de Água Clara, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 303m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.567 habitantes. A área total de Água Clara é de 11.063,4km², e sua densidade demográfica é de 0,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Água Clara-MS é 79680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Água Clara

Roteiros do Brasil

Região Costa Leste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história de Água Clara confunde-se com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente dois anos depois. Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido às necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, e consequentemente surgiu a primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentes da estrada.
Em 14 de outubro de 1914 ocorre a inauguraçao oficial da linha férrea, o que foi um marco, visto que até esse ano havia somente a opção do sofrido caminho dos carros de bois, das tropas de carga e das lamacentas estradas que acessavam a localidade. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura (somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos). No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje.
No ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva. Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 03 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara. Em 1975, o trecho férreo de Água Clara foi incorporada como uma divisão da RFFSA. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Agua Clara faz parte atualmente. Em 1996 a ferrovia foi privatizada pelo governo FHC e entregue em concessão para a Novoeste. A consequência da privatização é a deterioração: demoliram o depósito onde ficavam guardados maquinas e vagões, a maioria dos ferroviários foram embora, as casas foram ficando abandonadas, onde pessoas foram invadindo e muitas foram reformadas, o quartinho dos truqueiros foi demolido.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

08 de Fevereiro

Gentílico

água-clarense

População

14.886 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Seu acesso privilegiado, perto da divisa com o estado de SP e distante 180 km da capital, Campo Grande, atraiu muitos investimentos nas décadas de 80 e 90. Água Clara tem o quarto melhor índice de Gini de MS, com valor de 0,41.

Clima 

Tropical

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste de Mato Grosso do Sul

Limites

Norte: Chapadão do Sul, Costa Rica
Sul: Brasilândia
Leste: Camapuã, Ribas do Rio Pardo
Oeste: Três Lagoas, Inocência

Acesso Rodoviário

BR-262: liga a cidade tanto ao estado de São Paulo quanto á Campo Grande e ao Pantanal (Aquidauana e Corumbá), além do território boliviano e paraguaio.

MS-377: faz a ligação de Água Clara com o estado de Minas Gerais, passando pela cidade de Paranaíba.

Distâncias:

Da Capital:

184 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) 
ÁGUA CLARA
Município de Água Clara, MS
Linha-tronco - km 638,914 (1959)   MS-1580
Inauguração: 31.12.1912
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A Estação: A estação de Água Clara foi inaugurada em 1912. A cidade e a estação ficam às margens do rio Verde, já na divisa com o município seguinte, Ribas do Rio Pardo, tendo sido o nome inicial da estação justamente Rio Verde. Foi ponta de linha durante os dois primeiros anos. Na verdade, a ferrovia no Mato Grosso foi entregue, em 1912, em duas partes estanques: entre Jupiá e Água Clara e depois, entre Pedro Celestino, bem além de Campo Grande, e Porto Esperança; por dificuldades técnicas e financeiras, a parte de mais de 200 km entre esses dois trechos somente foi entregue em 1914, quase dois anos depois.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA CLARA

E-mail:

Telefones: (67) 3239-1136

Sites: http://www.aguaclara.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barăo de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA VARA ÚNICA:

E-mail:

Telefones: (67) 3239-1241

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Água Clara

amo agua clara tenho muita vontade de conhecer!!!!!!!
Por: elizabete

agua clara tudo de bom muito emprego uma cidade boa pra se morar quem não conhce esta cidade venha conhece_la acredito eu que vão gostar temos a cachoeira branca e a cachoeira preta que e a coisa mais linda que deus fez meu comentario
Por: dirce

hospedagem,povo hospitaleiro. eu e minha filha isis, passamos dois dias nesta cidade maravilhosa e outras vezes, só de passagens mesmo assim , é gratificante! cidade pequena,mas bem instriturada.um abraço aos meninos da oficina do galego que arrumou meu carro com carinho. um abraço á todos........ continue na paz do senhor.
Por: jô guardarini sp

amei ver meu recadinho na página de agua clara!!!!!!!! hum esse ano se Deus quizer, passarei por aí.............
Por: jô guardarini.........sp

hoje li uma reportagem, que achei muito interessante! sobre os soldados do exercitos que viram de tres lagoas ah cgr.... passando por agua clara e prestarem serviços sociais. todos estão de parabéns PARABÉNS MAJOR. BATO PALMAS PARA O SR. UM GRANDE BEIJO JÕ SÃO PAULO CAPITAL.
Por: jô guardarini.........sp

conheço vivo aqui desde 2000 e adoro a cidade me recebeu de braços abertos e me deu chances de cresçer amo esta cidade, e recomendo para quem vir visitar que não se arrependerá
Por: fabio ricardo marsal

mais uma vez estou passando para deixar meu abraço a esse povo hospitaleiro.......... e logo estou passando por aí novamente....... nos próximos feriados de novembro, passarei .eu e a isis. se Deus quizer. cidadezinha linda!!!!!!!!!!!!! amei.........JÔ .são paulo capital.
Por: jô

nossa???? está cada dia mas linda essa cidade!!!!! vcs que moram aí, são privilegados eu e minha filha isis, somos apaixonadas por essa cidadezinha, pequena, mas hospitaleira acochegante...... passamos dois dias aí e foi uma grande benção.......Max arrumou meu carro, e viemos traquilas até são paulo. um abraço a todos e sempre coloquem fotos novas gosto de apressia-la.
Por: jô

passando pra desejar um feliz natal á todos nesta cidade maravilhosa!!!!!!!!!! saudades ........ aos meninos da mecanica do galego, me me atenderam tão bem.......... Deus proteja vcs. e tudo de bom. beijo JÔ SP
Por: jô são paulo capital

lINDA CIDADE, JÁ ESTIVE EM AGUAS CLARAS EM 1994 NO CASAMENTO DO MEU PRIMO SABASTIÃO DE OLIVEIRA, gostei muito da cidade, um povo muito hospitaleiro, tenho muita saudade dessa cidade, pretendo ir até tres lagoas e passar uns dias aí. Sou cuiabano e gosto muito da região de Mato Grosso do Sul, alias somos irmãos, divido no MAPA mais,ligado no coração. Abraços.....
Por: antonio marcos dias nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Água Clara
Fundação:
1953
Altitude:
303m
População:
9.567 habitantes
Área:
11.063,4km²
Densidade Demográfica:
0,86hab/km²
CEP:
79680-000

Envie seu comentário sobre Água Clara

banner