Virgolândia

Virgolândia-MG
banner

Bem-vindo a Virgolândia!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Virgolândia, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Virgolândia. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Virgolândia para programar a sua viagem.

A cidade de Virgolândia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 444m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.072 habitantes. A área total de Virgolândia é de 282,4km², e sua densidade demográfica é de 21,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Virgolândia-MG é 39715-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Virgolândia

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Seus primeiros moradores foram os agricultores Vicente Bragança e Florêncio Malta. Este abriu ali uma casa comercial e fez doação de um terreno para o patrimônio de uma capela, dedicada a São Gonçalo. Sua população, considerável em outros tempos, sofreu grande redução, em virtude de epidemias e do ataque de índios que dominavam as matas de Peçanha. Superados esses obstáculos, o povoado recuperou seu desenvolvimento. Em 1900, foi criado o distrito, com a denominação de São Gonçalo do Ramalhete. Passa a se chamar Ramalhete em 1923 e perde parte de seu território para a constituição de dois outros distritos. Ao ser criado o município, em 1948, foi-lhe atribuído o nome atual.

Gentílico

virgolandense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


População

5.699 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Virgolândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 5.748 habitantes.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

24,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Rio Doce 

Limites

Santa Maria do Suacuí
Peçanha
Coroaci
Nacip Raydan

Acesso Rodoviário

BR-381, MG-434, MG-129, BR-120, MGT-120, MG-314 

Distâncias:

Da Capital:

357 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ponto Turístico

Exibe como atrações turísticas o Parque das Palmeiras (Parque de Exposição Agropecuária), arborizado com palmeiras imperiais e mangueiras.

Cachoeira das Andorinhas

Formada pelo rio Suaçuí, na fazenda Cachoeira de Santa Cruz, conhecida como o paraíso das andorinhas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Virgolândia comemora seu padroeiro com festa e apresentação de marujadas e cabocladas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRGOLÂNDIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3295-1151 / 1152

Sites: http://www.virgolandia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Virgolândia

Sim, conheço. Estive na Virgolândia em 1980 e fotografei a Rua da Formiga. estive na casa do Canarinho, conheci o salgado que trabalhou no cemitério, na fazenda do Sincero, na igreja e na casa do Zé Mariano.
Por: Jonas Mariano Mayer

moramos aki e adoramos as festas do parque musicas...................................................d++++++++
Por: fernandas

eu nasci nesta cidade rica emaravilhosa e nela mora meu coraçao e minha mamae dona tote na rua formiga
Por: onesio pereira

sou filho de virgolandenses ausentes mas amo esta cidade de paixão
Por: alessandro braga

era morador de virgolandia, vim para belo horizonte para cresecer na vida, hje tenho minha vida completa, vim para car com uma mão na frente outra atraz, hje sou pai de familia e sou evangelico, pregador da palavra de Deus, tenho muita vontade de voltar para virgolandia nem q seja para passear uns dias, e ameii esse sait estava com muita saudade de virgolandia e as fotos me troxe muitas lenbranças...saudação e a paz dos enhor
Por: tião

que saudades tenho dessa cidade! em breve vou visitá-la...
Por: evania

é uma cidade acolhedora, com clima agradável, nasci lá, na zona rural chamada Cabiceira do ramalhete (Fazenda do meu avô Antonio Melquiades, já falecido. a simplicidade de seu povo é a maior fonte de riqueza desta cidade.
Por: geraldo coelho martins

sou ede virgilandia e gosto muito de la!...
Por: maria helena

Já morei em Virgoândia, sinto saudades.Fico feliz em saber o quanto a cidade está bonita.Sou de Ipanema Minas Gerias.Trabalhei como professora.Saudades
Por: Efigenia Maria Mariano

MEU NOME VALTER, SOU CIDADÃO VIRGOLANDENSE NASCI EM SANTA CRUZ DA LAPA, SOU PRIMO DO ZEQUINHA DO ZÉ SOARES,AFILHADO DA FINADA RITA DO ZILINHO HOJE VIVO NO RIO DE JANEIRO MAIS SEMPRE QUANDO POSSO PASSO MINHA FERIAS NESTA CIDADE MARAVILHOSA NÃO VEJO A HORA DE ESTAR DE VOLTA ESTOU MORRENDO DE SAUDADE TERMINO COM UM ABRAÇO BEM FORTE PARA TODA A CIDADE.
Por: valter geraldo dourado

Virgolândia cidade do meu coração.Sinto muita saudades.
Por: Efigênia Maria Mariano

Virgolândia, onde nasci e vivi até os meus 18 anos. Onde viveram meus antepassados e onde finquei minhas raizes. Amo de paixão essa pequena grande cidade. Onde quem vai e conhece sempre volta. beijos para todos os virgolandenses.
Por: Marta do Carmo Bessa

nasci la,tenho saudades dos amigos,sou da familia BESSA,moro no MARANHÃO,vou la em breve,muita saudade de todos.MARANATA.
Por: geraldo bessa dos santos

nasci la,tenho saudades dos amigos,sou da familia BESSA,moro no MARANHÃO,vou la em breve,muita saudade de todos.MARANATA.
Por: geraldo bessa dos santos

Nasci em Virgolândia, onde vivi até os 17 anos. Hoje vivo em Belo Horizonte mas tenho muita saudade destta cidade onde passei uma infancia feliz.Meus pais são Adão e Maria Batista {já falecidos}. Aos meus iermãos Domingos,Zilda e José Adão que ainda moram ai vai um grande abraço de sua irmã ausente. Chica.
Por: Maria das graças almeida

OTIMA OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR NOSSA CIDADE. ABRAÇOS.
Por: gervasio c. bessa

Conheço virgolândia estive lá em 2003 muito bom, minha vó mora lá me orgulho muito de estar em uma famila mineira
Por: flavia

VIRGOLÂMDIA E´UM CIDADE QUE TODOS PODE E PASSA FERIAS E DESCANÇAR A MENTE EU GOSTO DESE LOCAL ONDE EU NASE.
Por: sirlene de fatima costa

Fui la a 10 anos atras minha familia toda e de la e adoro essa cidade tenho otimas recordações daquelas ferias. Um beijo pra minha vó Amelia
Por: Cláudia Brandão Matos

Sou um cidadao nascido em virgolandia mas criado em sao paulo sempre q tenho uma oportunidade vou visitaR POIS NUNCA VOU ESQUECER A ORIGEM DO MEU LUGAR Q PARA MIM E SAAGRAdo
Por: ATAIDEDEALMEIDA

Conheço a bela cidade de Virgolandia, tenho vários amigos neste local. Gostaria de mais informações sobre o ponto turistico da lagoa do peixe Etc.
Por: Edson

esta cidade que e lugar para se divertir isso qem falou foi o edmilson irmão do cizinho que jogou muita bola no catatau um beijo a todos deta região
Por: edmilson

OLA MINHA QUERIDA VIRGOLANDIA. ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE TODOS AI... FICA COM DEUS.
Por: MARCELIO

eu tambem sou nacido e criado naquela cidade que gosto muito apesar de esta morando no rio mas sempre que puder irei visitar atodos daquele lugar maravilhoso um abra a todos desta região.
Por: edmilson

Há 14 anos faço parte desse lugar maravilhoso, moro em São Paulo, mas sempre que posso fujo pra lá, meus sogros moram ainda lá, na Fazenda Sapucaia são a família Machado.
Por: Diraci

Nasci numa cidade perto de Virgolandia e agora vivo aqui, a cidade é um pouco monotona em epocas normais, mais mesmo assim é uma cidade calma, e boa para se viver pois todos conhecem a todos e se relacionam muito bem. Alem de suas otimas festas no decorrer do arno, tais caracteristicas como a festa da semana santa, e a mais marcante do ano e esperada tambem que é a "festa de setembro", mais precisamente que acontece nos dias 4,5,6 de setembro, ou no primeiro dia inutil de setembro.
Por: Graciliano Gonçalo Vaz

Nasci na fazenda cofre das almas, que pertenceu ao meu pai ZÉ BRAGA, divino do banburral, hoje divino de virgolandia, com a morte de meus pais, deixei esa terra querida aos seis anos de idade, so retornei em 2008, ultimamente tenho ido com mais .
Por: Waldevino Braga

SALVE ,SALVE VIRGOLANDI!SOU DA CIDADE MAS ATUALMENTE EM SP,É O MELHOR LUGAR DO MUNDO QUEM CONHECE SABE.TENHO SAUDADE DAS FESTAS DO ..BUTECO..DA CLAUDETE E DE MINHA FAMILIA E AMIGOS QUERO MORRER LÁ,AHO VIGOLANDIA!
Por: GG BESSA

MOREI E VIRGOLANDIA TODA MINHA FAMILIA E DAI E ESTOU COM MUITA SAUDADES DE TODOS AI.BJSS
Por: ELIANE JULIA DOS REIS

Estive em Virgolandia no seu aniversario de 62 anos e gostei muito de lá voutarei a visitar a cidade no carnaval
Por: rodrigo

meu nume ejose maria ramos da silva sai desta cidade com meus irmaos dentro de um jeep e foi para bh em 1968 e muito pobre mais gosto muito desta cidade hoje moro em brsilia df tenho empresa Graças Deus.um dia dete eu passear aicom. certeza. eu morava na rua do vai e volta perto da casa da liquita. eu gostava de comprar pão na padaria do tiao barbeiro ja morei tambem na roça la na barriguda tomava banho na bica, minha mãe se chama Haydeê guerra de guanhães hoje 27 de janeiro de 2011 tenho 53 anos tchau ate brevi. Vigolandia cidade do meu coraçao
Por: jose maria ramos da silva

eu amo essa cidade q deus abeçoe tds meu avo e todos da familia juviano e ricardo
Por: andre ferreira

virgolandia e tudo de bom o melhor lugar para vc se diverti e passear...quanto tiver um tempinho de um pulinho la pra conhecer de perto com e uma cidade maravilhosa....abracos!!!
Por: rafaela

virgolandia terra de pessoas maravilhosas.Eu amo essa cidade que è uma maravilha eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opininião formada sobre tudo
Por: luciano bau

Virgolandia e uma cidade tranquila sossegada pois gostaria de morar nela algum dia pois eu nasci la mas sou criado em sp nao consigo esquecer esta linda cidade
Por: ATAIDEDEALMEIDA

Virgolandia e uma cidade tranquila sossegada pois gostaria de morar nela algum dia pois eu nasci la mas sou criado em sp nao consigo esquecer esta linda cidade tenho muitos parentes q moram ainda la
Por: ATAIDEDEALMEIDA

nasci em virgolandia hoje moro em bh mais amo minha cidade natal
Por: jose dos reis nunes costa

Sou nascido em virgolandia mas criado em sao paulo sempre que posso vou descansar neste local pois a tranquilidade faz me sentir outra pessoa. Abraços para todos e ate o final do ano se deus quiser.BEIJOS
Por: ATAIDEDEALMEIDA

É bom termos este espaço para divulgar nossa cidade. Quem esperimenta nossa banana frita e galinha com arroz, quer voltar.
Por: gervasio c. bessa

ADORO VIRGOLÂNDIA, NÂO CONSIGO SAIR DE FÈRIAS E NÂO PASSEAR NESSE LUGAR ESPETACULAR .ÊTA LUGAR CHEIA DE GENTE BOA INCLUSIVE MEUS FAMILIARES.ABRAÇO A TODOS.................
Por: everaldo padilha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Virgolândia
Fundação:
1948
Altitude:
444m
População:
6.072 habitantes
Área:
282,4km²
Densidade Demográfica:
21,50hab/km²
CEP:
39715-000

Envie seu comentário sobre Virgolândia