Várzea da Palma

Várzea da Palma-MG
banner

Bem-vindo a Várzea da Palma!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Várzea da Palma e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Várzea da Palma.

A cidade de Várzea da Palma, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 515m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 32.542 habitantes. A área total de Várzea da Palma é de 2.202,9km², e sua densidade demográfica é de 14,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Várzea da Palma-MG é 39260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Várzea da Palma

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Serra do Cabral de Minas e Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O antigo povoado de Palma Velha era um amontoado de ranchos que serviam de acampamento para tropeiros vindos de diversas regiões, rumo a Curvelo. Com a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1910, o povoado passa a se chamar Várzea da Palma. Ao redor da Estação Central, moradores das cidades vizinhas foram se aglomerando, atraídos pelo comércio e movimentação da nova ferrovia. Custódio Fernandes Sampaio, considerado o fundador da cidade, foi quem doou parte de suas terras para a construção da Igreja Matriz e, em sua fazenda, formou-se o povoado. No ano de 1948, Várzea da Palma é elevado a distrito e torna-se município em 1953.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

varzeapalmense

População

36.629 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A estimativa de produção anual para o setor primário é de 13 milhões de reais; 163 milhões para o secundário; e 7 milhões para o terciário.

Clima

Semiárido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte do Estado de Minas Gerais

Limites

Pirapora, Lassance

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

316 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
VARZEA DA PALMA
Município de Várzea da Palma, MG
Ramal de Pirapora - km 962,575 (1928)   MG-3092 
Inauguração: 01.02.1910
Uso atual: Museu Histórico    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco, mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária, levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência (Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto, com a maior afluência de tráfego na linha para Monte Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre a ponte do São Francisco...
 
A ESTAÇÃO: A estação de Varzea da Palma foi aberta em 1910. Demolindo ou restaurando? Operários que se encontravam na estação informaram que estavam revisando o madeiramento do telhado. Encontrei um andante que dizia ser filho de um funcionário da Central do Brasil, porém dizia nada com nada. A área do pátio é imensa, cravada na rótula central da cidade. A prefeitura faz intervenções, estão asfaltando a área do pátio. À noite é um breu enorme. Há quem diz que os trilhos serão arrancados e a estação demolida. Está tudo limpinho, como se o trem estivesse pra chegar (Rodrigo Cabredo, 06/2005). Não muito tempo depois, a estação foi restaurada pela Prefeitura: Venho através deste informar que a nossa tão querida estação ferroviária da cidade de Várzea da Palma, Minas Gerais esta atualmente restaurada e está sendo usada como Museu Histórico da cidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA PALMA

E-mail:

Telefones: (38) 3731-1137

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3731-4377

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Várzea da Palma

Eu moro em Curitiba, mas me criei em Varzea da Palma.Eu adorooo esse lugar, não existe no mundo pessoas mais receptivas que os mineiros... Varzea da Palma é terra de sol, de calor, de gente bonita, enfim amo esse lugar.
Por: Valéria

CONHEÇO E BEM ESTA LINDA CIDADE , POIS MOREI NELA DEZENOVE ANOS , HOJE VIVO EM BRASILIA , MÁS O MAIS IMPORTANTE NESTA CIDADE E O SEU JEITINHO ACOLHEDOR , QUEM VISITA NUNCA ESQUEÇE , E QUEM NÃO CONHECE AQUELA PRACINHA E A SERRINHA EM UM AMANHECER NÃO SABE O QUANTO É LINDO ESSA CIDADEZINHA MARAVILHOSA - TE AMO PALMA
Por: Agnaldo

nasci em jequitaí,mas residir a maior parte da minha vida em varzea da palma,meu nome é moises tenho 20 anos moro em campinas/sp grande parte da minha família mora em varzea um grande abraço para todos os varzeapalmenses de coração para minha família e amigos.principalmente para;ELCILANE.MARIA EDUARDA UEBERSSON.ANDRÉ,RICARDO,MARIO,LUCILIA,ADAMASTOR,SIMONE,SIRLENE,MARIA AUGUSTA,ROMARIO,GABRIEL,ROBSON,VITOR,meu afilhado,RITA,REGINALDOEetc um abraço a todos
Por: moises pereirasanguinette

atualmente moro em Novo Gama G.O, mas cresci em Várzea Da Palma.Adoro esse lugar,tenho muitas saudades,principalmente dos lugares onde passei parte da minha infancia,como a Praia Das Maravilhas,Buritis Das Mulatas, as pescarias no Rio Das Velhas,as mangeiras da Dona Zezé.
Por: claudio

pela primeira vez que visetei esta cidade ,gostei muito,povo hospitaleiro,lugá saldevel, pretendo muito morá nela,desejo sempe que ela creça, com mais educaçao ,saude ,e emprego.
Por: clovis aparecido magalhaes

nossa a 17 anos praticamente passava ferias colegial ai nesta cidade maravilhosa ,hj moro em Belo Horizonte e sonho em voltar ai e rever as maravilhas desta terra.sou natural de jequitai e prometo em breve passar ai para poder apreciar as maravilhas q ai tem reservado.bjsssss a todos
Por: irismar cardoso da silva

Cidade exelente,praças bem aconchegantes,uma exelente cidade com um tamanho pequena,mas grande na evoluçao.
Por: jose rocha

nasci em varzea da palma, a trinta anos moro no rio de janeiro . a mimha familha ainda mora la, as vezes eu vou visita-los. sinto muita saudade desta cidadizinha que tanto amo. beijão para todos de varze da palma.
Por: camila

EU MORO EM VARZEA DA PALMA E ESTA CADADE ME ENLOUQUECE DEMAIS MAS NÃO CURTO MUITO ESTA CIDADE DE POLUIÇÃO. MAS EU TE AMO VARZEA DA PALMACREDITE ESSA CIDADE AINDA VAI MELHORAR
Por: TATIELLE

nem quero conhecer! já pensou eu nessa cidade, o que tem pra fazer lá?
Por: eu

Eu conheço e muito bem esta maravilhosa cidade,pois eu nasci e me criei ai.Hoje moro em santa barbara,já há 20 anos, sempre que posso vou visitar meu irmãos que moram todos lá,apesar de viver longe por tanto tempo nunca deixei de amar essa cidade,eu amo Várzea da Palma.O meu irmão Quinó é muito conhecido ai no mercado central e eu tenho muito orgulho de ser Várzeampalmense e principalmente ser Mariinha Alves filha de Waldomiro Alves e Dona Angelina.
Por: maria de fátima alves

adoro mha cidade um´povo hospitaleiro cidade linda maravilhosa tudo la me encanta
Por: heleni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Várzea da Palma
Fundação:
1953
Altitude:
515m
População:
32.542 habitantes
Área:
2.202,9km²
Densidade Demográfica:
14,77hab/km²
CEP:
39260-000

Envie seu comentário sobre Várzea da Palma