Umburatiba

Umburatiba-MG
banner

Bem-vindo a Umburatiba!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Umburatiba e muitas outras opções de hospedagem na cidade Umburatiba. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Umburatiba.

A cidade de Umburatiba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 238m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.983 habitantes. A área total de Umburatiba é de 368,5km², e sua densidade demográfica é de 8,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Umburatiba-MG é 39878-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Umburatiba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

0 apelido do comerciante José Rodrigues de Oliveira, Gangás, inspirou o primeiro nome desse município do Nordeste Mineiro, cujas origens estão ligadas ao arrojado plano de colonização da região realizado por Teófilo Otoni que buscava para Minas uma saída para o mar. De 1913, quando surgiu como povoado, até sua emancipação, o Comercinho dos Gangás se firmou como importante centro pecuarista, com seus rebanhos de bovinos, asininos e eqüinos figurando entre o 5º e 60 lugares de sua microrregião. Como várias cidades da região do Mucuri, a origem histórica de Umburatiba está ligada às expedições colonizadoras promovidas pela Companhia do Mucuri, de Teófilo Benedito Otoni. Inicialmente situada no município de Teófilo Otoni, Umburatiba era conhecida como Comercinho dos Gangás, apelido de José Rodrigues de Oliveira, proprietário de um estabelecimento comercial no local. Junto ao mesmo, sabe-se que o comerciante construiu, em 1921, uma capela sob invocação de São Sebastião. Com a criação do município de Águas Belas, atualmente Águas Formosas, em 1938, Comercinho dos Gangás passa a chamar-se Umburanas, desligando-se de Teófilo Otoni e integrando-se ao novo município, como distrito. Em 1943, Umburanas passa a chamar-se Umburatiba e, em 1962, desmembra-se de Águas Formosas, passando à condição de município.  

Gentílico

Umburatibense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


População

2.849 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma localidade calma e um povo hospitaleiro, bem típico de Minas Gerais. Visite!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

23,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Machacalis
Crisolita
Carlos Chagas
Bertópolis

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, MG-409, MG-105

Distâncias:

Da Capital:

683 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMBURATIBA

E-mail:

Telefones: (33) 3628-1292

Sites: http://www.umburatibamg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (33) 3628-1209

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Umburatiba

o cabeça e as pessoas em se, abram as suas mentes,ajudem à agricultura e a pecuária.Sabe como? pelo Amor de DEUS asfaltan estas estradas sem isto nunca terá desenvolvimeto
Por: krishnamurti costa coimbra

eu nasci ai ao dia 06 06 1974 hoje moro em mato grosso, sai de minas com 11 anos de idade achei esse sit agora nao vi nem uma foto ainda queria muito conhecela se possivel me manda umas fotos neste endereço.
Por: elias fernandes

UMBURATIBA É SIMPLESMENTE UMA CIDADE MUITO TRAQUILA E ACOCHEGANTE...AQUI AS PESSOAS VIVEM NUMA PAZ INTERIOR...PAZ QUE NÃO EXISTE EM OUTRO LUGAR DO MUNDO!!! VISITEM NOSSA CIDADE E SERÃO BEM VINDOS!!!
Por: HENDRIKUS RIBEIRO FERRAZ

morei em umburatiba foi muito legal tem tudo de bom cavalgada vaqueijada emulher bonita abraço povao de umburatiba
Por: ubenario alves silva

breve estarei ai para realizar um projeto social nesta linda cidade.projeto Bombeiros Mirim, com objetivo de prevenção e combate as drogas e prostituição infantil. as crianças aprendem como: resgate pessoas feridas, acidentes domesticos, natação, combate incêndio, fui convidado pelo pereira da defesa civil dai. sou sargento Bombeiro tel contato 33 88283951 ou 35223810
Por: ERNANI BATISTA DA SILVA

Nossa sinto uma imensa saudade desse lugar,das pessoas que deixei ai.Mas breve irei visita-la.
Por: Elenice

nao conheço pretendo conhece-la pois o meu esposo nasceu ai.Beijos Cuiaba mato grosso.
Por: maria de fatima zonoizo silva

Umburatiba,cidade pequena mas acolhedora,situada às margens do rio Alcobaça, também conhecido como rio Itanhém, este mesmo rio faz a divisa com o estado da Bahia.Tem um grande parque de VAQUEJADA ,festa que acontece sempre no início de setembro,época em que a cidade recebe um número expressivo de pessoas. Os umburatibenses ausentes geralmente aproveitam essa oportunidade para ir e rever velhos amigos e matar a saudade , contar causos, bater papo nas calçadas nos finais de tardes e festas animadíssimas que acontecem sempre por qualquer motivo.Nadar no Rio Alcobaça( no Lagedão) é o melhor lazer.É como uma ilha quase no centro da cidade e logo abaixo acontece o encontro dos dois rio :ALCOBAÇA E UMBURANAS . Em janeiro de 2004 aconteceu a festa do Umburatibense Ausente festa essa que deixou muita saudade e que estamos programandopara que repita em 2012 , será marcada pela alegria contagiante de todos os moradores e daqueles que lá estiverem. UMBURATIBA tem como padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem cuja festa é sempre celebrada no mês de agosto, época que acontece uma a quermece animadíssima de Nossa Senhora. Vale a pena conhecer essa cidadezinha e curtir a vida juntinho da natureza.
Por: EUDOCHA ESTEVES FARIASeudochaesteves

eu amo essa cidade onde eu naci, meu sonho é voltar ai.
Por: dinama

passei minha infancia ai tenho saudades minha vo nene minha tia zeze tio tutu meus primos gostaria de revelos
Por: romulo viana ferreira

eu ja passei um tempo ai em uburatiba,tenho amigos ai,ooooterria boa de gente bonita
Por: alcemir

cidade pra gente morar e passar férias essa é a cidade mineira
Por: Henrique

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Umburatiba
Fundação:
1962
Altitude:
238m
População:
2.983 habitantes
Área:
368,5km²
Densidade Demográfica:
8,09hab/km²
CEP:
39878-000

Envie seu comentário sobre Umburatiba

banner