Barreiras

Barreiras-BA

Bem-vindo a Barreiras!

Confira aqui as melhores pousadas em Barreiras, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Barreiras. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Barreiras para programar a sua viagem.

A cidade de Barreiras, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 26/05/1891. A localidade está em uma altitude de 452m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 127.801 habitantes. A área total de Barreiras é de 11.979,5km², e sua densidade demográfica é de 10,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barreiras-BA é 47800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Beleza natural, história e religiosidade formam o cenário de Barreiras, na Bahia.

A natureza sempre nos presenteia com um verde magnífico e um azul resplandecente. Não é preciso vagar o mundo à procura de belezas naturais, porque elas também existem aqui no Brasil. No município de Barreiras, no estado da Bahia, as cachoeiras, corredeiras, rios, serras, veredas e vales constroem a arquitetura da cidade. Situada na região oeste do estado, Barreiras se tornou um importante polo regional, pois abriga o comércio agropecuário, um importante setor político, econômico e turístico.

É exatamente pela beleza da cidade e suas atrações históricas que Barreiras se destaca. As ondas dos rios trazem movimento à cidade e dão o retoque final aos olhos dos visitantes. Por isso, a cidade se desponta como um importante polo de ecoturismo na Bahia. Não é por menos que ganhou o apelido de “a capital do oeste baiano”.

Dentre as paisagens que criam o visual de Barreiras, a atenção vai para o Rio de Ondas, a Cachoeira do Redondo, a Serra da Bandeira e a Cachoeira do Acaba Vida. No Rio de Ondas, o visitante pode colocar a adrenalina à prova e descer o rio no "boia cross". Os caiaques e botes também são uma opção. As corredeiras de ondas e espumas deram o nome para o rio, um local propício para diversão ou para quem apenas deseja relaxar em um dia de sol.

Situada em uma área de proteção ambiental, a Cachoeira do Redondo é propícia para o banho, pois possui uma queda d’água que dá origem às piscinas de águas límpidas. Fica a 20 km depois da Cachoeira do Acaba Vida, outro paraíso baiano que possui uma queda d’água de 36m e uma beleza excepcional. Para chegar até as cachoeiras, sai de Barreiras e dirige-se pela BR – 020.

Que o brasileiro gosta de um pôr do sol, isso todo mundo já sabe. Então, não tem como conhecer Barreiras e não subir a serra de mesmo nome para apreciar o contraste de cores que o céu proporciona. Lá do alto, a 787 metros acima do nível do mar, avista-se de um lado o aeroporto e, do outro, uma visão de toda a cidade. No meio das formações rochosas e das vegetações rasteiras, também dá para fazer trilhas ou praticar esportes radicais.

Mas Barreiras não sobrevive apenas do patrimônio natural. A história também fez passagem pela cidade e deixou marcas. No Centro Histórico, por exemplo, ficam as praças e ruas mais antigas do município, além dos casarios construídos nos séculos passados. A catedral São João Batista, do início do século XX, está localizada no Centro Histórico. A Igreja de Santa Terezinha é outra obra do Centro Histórico, feita em estilo neoclássico no ano de 1881. Todas opções de visitas para o turista.

Distante um pouco da sede da cidade, a 15km, está o Arraial da Penha, um antigo vilarejo que preserva a tradição rural. Ali há a fabricação de biscoitos e doces típicos da região e uma capela que homenageia a Nossa Senhora da Penha. A religiosidade também pode ser vista no Povoado do Cantinho, que preserva a fé e a devoção ao Senhor dos Aflitos. Lá, acontece uma grande romaria no dia 2 de julho. Missa e procissão marcam a data.

Comentários de Barreiras

conheço barreiras de passagem em viajens com meu marido que e motorista .vamos sempre destino LEM. acho barreiras linda mas nunca tive oportunidade de conhece la melhor. quem sab um dia. bjos a todos moradores da cidade. adoro a bahia mas sou do parana.
Por: rosangela

Nasci em Barreiras em 1973 e não voltei mais a essa cidade que apenas tive a noção de sua grandeza através das fotos. To encantada. Voltarei.
Por: luciana

É UM LUGAR ESPETACULAR...É SÓ NATUREZA PURA!!!!!!!
Por: JOSEILDO NECO DA SILVA

Estive em Barreiras em 1998,com minha namorada,hoje esposa, gostei da cidade. Barreiras, agente vê o futuro hoje.
Por: Wagner Lustosa Barreto

NASCI NESSA CIDADE, MOREI AI ATE OS MEUS 16 ANOS.AMO BARREIRAS ESSA CIDADE LINDA QUE CADA VEZ QUE VOU AI. VEJO O QUANTO BARREIRAS VEM CRESCENDO.
Por: LILIAN SANTOS

Nasci em Barreiras, minha familia esta toda aí,, voltei 2 vezes, a cidade é muito boa adoro Rio de Ondas logo estou de volta!!! (Só que precisa de uma politica melhor)
Por: Adeblan Macedo Souza

Espero um dia conhecer a minha futura cidade Barreiras e principalmente homem que amo tanto. Vou gritar para tds desta cidade "EU AMO O RONILTON", mil bjs amor
Por: Solange

Não conheco a cidade mas tenho amigos que moram e recomedam ,por ser um lugar bonito,com oportunidade de trabalho em varias areas por isso estou pensando em ir morar ai.por favor me informe quando tiver concurso publico municipal .obrigada bjos. Joelma. sp.
Por: joelma

Barreirs continua linda morei ai 15anos ,mas moro em outro lugar ,mas nuca deixie de ama essa cidade linda.
Por: leila souza

Conheço e adoro, só não vou morar em Barreiras, porque meu marido não pode, mas eu amo o rio de ondas, a cachoeira do acaba vidas é linda.
Por: Maria do Carmo Ferreira de Paiva

Barreiras é de mais,conheço e tenho muita saudade de Barreiras,principalmente do rio de ondas e claro das mulheres linda que só Barreiras tem,beijos para todos!!!!!!!!!!!
Por: ailson

è maravilhosa,ainda nâo conheço,mais està proximo p/ mim conhecer estas maravilhas rios e cachoeiras.barreiras me aguarde nas minhas ferias estarei ai para desfrutar destas maravilhas raras.obs sou natural de pernambuco,moro em campinas sp,e irei conhecer barreiras ba.A BAHIA È LINDA!!!!!!!!!!!
Por: nayara suzan

Ola!sou de Barreiras com muito orgullho, nao quero deixar essa cidade nunca, foi aqui que eu nascie e è aqui que vou marrer.
Por: Andressa

Morei em Barreiras por alguns anos, é uma cidade de encantos; suas cachoeiras e rios são com certeza essepcionais! Variedades de produtos em seu comercio nunca deixou a desejar.Barreiras realmente é e será sempre a cidade do futuro.Parabéns aos moradores pela excelente escolha!
Por: Célia Marta

eu ja morei ai amo essa cidade tenho saudade de todos os amigos que fiz ai... visitem barreiras e nao se arrependera... vlw
Por: dayvid fernandes

barreiras é um lugar maravilhoso...minha primeira visita foi no ano passado 2008 e hoje passa a ser meu lugar favorito de passeios...
Por: Alice Regina

DESEJO UM DIA CONHEÇELA PESSOALMENTE DEVE SER MUITO BONITA GOSTARIA DE SABER E VER FOTOS DOS ROTEIROS TURISTICOS
Por: ADALVO DO NASCIMENTO SANTOS

EU JA MOREI , ADORO BARREIRAS. É UMA CIDADE MARAVILHOSA.
Por: JAILMA

Morei em Barreiras, quando criança. Desta cidade de belíssima natureza e um povo inteligente e acolhedor, guardo as melhores imagens da minha vida. Nasci no Ceará, onde hoje moro, mas não esqueço Barreiras.
Por: Luiz Wagner Gonzaga

moro aqui a 14 anos,essa cidade é maravilhosa ,eterna bela,e gosto muito daqui
Por: mateus augusto ribeiro

oi1 ainda nào conheço mais estou programando as minhas ferias para conhecer. um colega q morra ai me deixou super anciosa para conhecer me deu otimas referencias
Por: Fernanda

oi!Ainda nào conheço mais estou programando as minhas ferias para conhecer. um colega q morra ai me deixou super anciosa para conhecer me deu otimas referencias
Por: Fernanda

barreiras cidade maravilhosa desde q conheci nunca mais me esqueci e quero volta a essa cidade maravilhosa.
Por: charles

Barreiras é simplismente d+!!! Morei 6 anos nesta cidade e , nunca conhecir um lugar tão bom quanto esse... Essa cidaded é show d bola! Tudo por aí é muito bom. Faça uma visinha a Barreiras, vc vai se apaixonarrrrrrrrrrrrrrrrr.
Por: Adma

eu ja morrei em barreiras essa cidade e muito linda gosto muito da ir beijosssssssssssssssssssss barreiras
Por: daniela rodrigues santos

BARREIRAS CIDADE LINDA FUI CURTIR UM CARNAVAL IR FOI UMA LOUCURA ADFOREI ! NOSSA O RIO DE ONDAS E UM PARAISO UM GRANDE ABRACO A TODOS BARREIRENSE BJSSSSSSSS DE PAULINHO UBERABA [MG]
Por: PAULINHO ARAUJO RIBEIRO

Barreiras é uma cidade maravilhosa vale a pena vim pra cá!!
Por: Rita de Carvalho

moro em brasilia ,mas amo barreiras rio d ondas e td quando vou ai da vontade d ficar p sempre essa cidade e show ...
Por: marcia sm lima

Morei em Barreiras durante 06 anos. É uma cidade maravilhosa. Sua gente trabalhadora e hospitaleira, só merece elogios. Depois de longos anos, estou retornando, para fincar-me de vez nessa terra maravilhosa. Beijos a todos os barreirenses. Rômulo Melo
Por: romulo costa melo

eu já morei em barreiras e acho uma cidade linda de se mora e tambem de trabalhar meus pais moram ai em barreiras e todos são felizes
Por: José Ednaldo Ferreira Guimarãe

eu já morei em brreiras e todos os anoa eu vou passar as ferias em bareiras com minha familia que moran no conjunto habitacional barreiras 1 e tenho muita vontade de morar ai de novo
Por: jose ednaldo ferreira guimarães

bem sou de Barreiras, mais estou a dois meses em salvador e em tão quero volta o mais rapido possivél. a terra maravilhosa...
Por: Rodrigo

Pra mim Barreiras é uma cidade maravilhosa como também o povo de lá. Saí de lá em l972, volto sempre, parece uma paixão até o meu título de eleitor nunca transferir para Brasília onde moro e trabalho.
Por: Joathan Gomes

moro em sao paulo a 40 anos,mas sou natural de barreiras esta linda cidade,apesar de nao conhecer,sai dai com 4 anos de idade,tenho muita vontade de conhecer minha cidade materna
Por: edna maria costa

conheço e amo essa cidade;foi ai que minha mãe nasceu.eu conheci e morei ai uns tempos ;adoro tudo aiiii
Por: Maria Alcinete Maia Xavier

sou barreirense, mas moro em santa catarina há 7 anos moro em jaraguá do sul mas amo minha cidade de origem amo o bairro são pedro rua da caridade minha família que estão todos aí,é uma cidade muito calorosa acolhedora etc quem bebe aguá desse rio grande já mais se esquecer
Por: elisabeth brogni

sou barreirense, mas moro em santa catarina há 7 anos moro em jaraguá do sul mas amo minha cidade de origem amo o bairro são pedro rua da caridade minha família que estão todos aí,é uma cidade muito calorosa acolhedora etc quem bebe aguá desse rio grande já mais se esquecer
Por: elisabeth brogni

Barreiras e uma cidade linda sinto bastante saudades pricipalmente da minha familia que ficou ai e tambem dos passeios a noite na beira do cais banhos maravilhos no rio de ondas sem falar da cachoeira do acaba-vidas
Por: Edinete

moro em taubaté interior de sao paulo mas ja conheço barreiras morei ha 3 anos emn cristopolis gostaria d viajar com os meus familiares estou escolhendo um lugar que me agrade
Por: gleisa goncalves de araujo

ja estive em quase todas as cidades de porte medio da bahia e, barreiras é uma delas aconchegante e avança no desenvolvimento ta de parabens
Por: sergiosousa matos

Conheço Barreiras desde pequeno.É uma cidade muito acolhedora.Na minha época, os pontos turísticos eram: O Rio de Ondas(descia de boía pela sua correnteza) e a cachoeira do Acaba Vida. Tenho boas recordações e muita saudades. Walter Arêas/RJ
Por: Walter Arêas

amo minha cidade de paixão!!! mesmo estando longe dela aconpanho seu desenvolvimento e crescimento, com muitas saudades!!!
Por: paloma

cidade maravilhosa, terra natal. amo esse lugar!!!
Por: chirley oliveira damasceno

cidade amada, cidade acolhedora, cheia de vida ; porto seguro dos visitantes.
Por: chirley oliveira damascenochi

cidade muito linda ja tive o prazer de conhecer essa cidade.1992 hoje moro em recife pe mas sonho ainda fazer uma trilha de moto com a nossa equipe gambiarra
Por: alfredocox

com certeza e uma das melhores cidades para se morar do Brasil.com oportunidade de emprego e lazer..adoro esse lugar... beijos
Por: kaic

sou filha de barreias mas moro atualmente em brasilia.e acho q devem acabar com esses esgoto a ceu aberto,o asfatamento nas ruas e vila como na vila brasil ,vila ricae outros bairro da cidade .
Por: helenilva dos santos

já morei em Bainópolis hoje moro em Brasília é uma cidade maravilhosa com muitos pontos turisticos A CACHOEIRA DO ACABA VIDAS é uma terapia muito verde em volta e aquele barulhinho da água caindo Huuuuuuuuuuuum! é uma delicia
Por: selma

já morei em Bainópolis hoje moro em Brasília é uma cidade maravilhosa com muitos pontos turisticos A CACHOEIRA DO ACABA VIDAS é uma terapia muito verde em volta e aquele barulhinho da água caindo Huuuuuuuuuuuum! é uma delicia
Por: selma

como falar de uma cidade tao maravilhosa?barreiras em cada lugar q a gente passa existe algo q nos deixa imprecionado.O rio de ondas nen se fala,o cais,tudo me facina........
Por: paula

conheço a cidade pelas fotos mais um dia irei conhece-la.a cidade e linda um abraço a todos.
Por: bombeiro bastos df

Morei em Barreiras de 1975, ano em que servir no 4º BEC, a 1980, adoro a cidade, tenho parentes e deixei amigos, nunca mais voltei, mas pretendo ir no início do ano que vem. É uma cidade linda e aconchegante. Beijos a todos.
Por: Paulo Sérgio

e muito gratificante sabe que barreiras e uma cidade particula eu que moro nela sei de tudo sei do turismo sei das plantas. Sou yago e tenho 11 anos de idade.,.,.,.,.,.,..,.,.,. bjos
Por: yago farias lima

E uma cidade linda,lugares de passeio,divertimento e muito mais.Posso dizer q sou filho dai,vivi ai, dos meus 5 anos ate meus 29.O rio de ondas não tem como esquecer nunca!E o local melhor q tem para divertimentos.SAUDADES!!!
Por: WENDELL C OLIVEIRA

Olá, moro em Barreiras , es uma cidade maravilhosa verão o ano todo e temos muitos pontos lindos como a nossa cachoeira do acaba vida e a do redondo onde muito fazem rappel.Quem não conhece venha passar uma temporada.
Por: Daniele

conheço barreiras, porque minha mãe era nascida nesta cidade tenho muita saudade e vontade de voltarmas o dia a dia da gente vai adiando esta visita mais um dia eu retorno creio que muito em breve minha mãe era de familia tradicional da cidade adoro o rio de ondas
Por: dulce machado

morei em barreiras ha uns quarenta anos atras,se vc ja viu oparaiso,entao vc viu a cidade de barreiras.nunca mais voltei,mas nunca a esqueci nem dos moradores que sao as pessoas mais incriveis e maravilhosas que eu ja conheci.nao preciso nem comentar das belezas naturais.O PARAISO E AI
Por: rosalina bvcd

BARREIRAS É UM ENCANTO ESTIVE NO ANO DE 1993 QUANDO NASCEU A MINHA FILHA MAIS VELHA,TENHO TANTA SAUDADE EU MORAVA NA VILA NOVA SEI QUE UM DIA VOU VOLTAR PARA REVER ESTA CIDADE MARAVILHOSA HOJE MORO EM IRECE ESPERO UM DIA PODER VISITAR ESTA TERRA MARAVILHOSA COM MINHA FILHA PRA QUE CONHEÇA SUA TERRA NATAL.
Por: edna lúcia

Barreiras me lembra viver a vida, ser feliz, ter pessoas que sabem amar, não importa que seja um amor de carnaval é realmente contagiante e com certeza fica para sempre na lembraça, VALEU.
Por: Márcia

Acho Barreiras uma cidade linda...os rios que tem!!!hhhuuuuuuuu. to indo visitar em breve!!!
Por: niza san

amo barreiras... amei conhecer o famoso rio de ondas,barreiras é um sonho para nós visitantes,amo de coraçao esse lugar... barreiras,o melhor lugar do mundo!.
Por: LEYDIANE BARRETO

morei neca cidade linda maravilhosa,sinto saudade dos carnavais, o rio maravilhoso, barreiras e tudo de bom
Por: vilma

e uma cidade linda conheso so pela a net mas deu para ver que e uma bela cidade viu ameu; sou de goias.
Por: rosangela amanso

sou filha de barreiras e estuo no para...sinto muita falta da minha cidade..barreiras eu te amooo
Por: thalia

Barreiras é um dos melhores lugares do pais, com paisagem belissimas, visite Barreiras e confira.
Por: Rafael Barreira

Informações de Barreiras

 

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história das primeiras comunidades presentes no oeste da Bahia remonta à história do início da colonização do Brasil. O gado foi um fator importante para a penetração das primeiras populações naquelas regiões ainda inóspitas. Os grandes rebanhos iam avançando às terras inexploradas, banhadas por pequenos rios de águas claras.
Com as conquistas de novas áreas para pastagem, os índios locais eram combatidos e, em muitos casos, havia um trabalho de catequização. Em certo momento, os desbravadores atingiram o entroncamento dos rios São Francisco e Grande, onde uma nova comunidade se assentou. Naquele local, atualmente encontra-se a cidade de Barra. A região viveu, durante muito tempo, na dependência econômica dos rios São Francisco, Grande e Preto, que também foram fundamentais para o povoamento.
O rei de Portugal, no final do século XVII, ordenou que novos povoados fossem fundados nas bacias daqueles rios. A ordem foi apenas um complemento para um movimento que já estava se consolidando. Com o bom avanço comercial, barqueiros e aventureiros subiam o Rio Grande e exploravam áreas desabitadas, culminando na formação de novas comunidades. Com o aumento das navegações no Rio Grande dois pontos distintos surgiram. O primeiro tinha característica de desembarque de mercadorias, que eram deslocadas para Goiás e Piauí. O outro ponto localizava-se na parte inversa do rio e tinha função de escoar a produção local até as regiões exploradoras de ouro de Minas Gerais. Foi nesse local que uma comunidade começou a surgir e levou o nome de São João de Barreiras.
A região de São João de Barreiras viveu como um pequeno entreposto durante cerca de 150 anos. Em 1850, a localidade começou a conhecer um desenvolvimento maior, com a passagem dos povoadores que buscavam atravessar os rios São Francisco e Grande para se dirigirem a Goiás. O desenvolvimento foi ainda mais estimulado a partir de 1880, quando um produto nativo, a borracha de mangabeira, começou a atrair a atenção econômica. A imigração de trabalhadores se tornou forte e o lugarejo começou a se transformar em uma cidade, com os rios recebendo um grande número de navios.
Assim, em 6 de abril de 1891, Barreiras deixou de ser apenas um pequeno vilarejo pertencente ao município de Angical e passou a ostentar o status de cidade. A emancipação do município se deu através da assinatura de uma lei, por parte do então governador baiano José Gonçalves da Silva. Sendo uma cidade, Barreiras deixou de ver parte de suas economias serem repassadas para Angical e também para Campo Largo, que durante muito tempo foi a principal cidade da região.
Com a diminuição da atividade econômica da borracha, o município de Barreiras entrou no século XX com um processo de ocupação lento e com um crescimento econômico diminuto. As principais receitas da cidade vinham da pecuária extensiva e da agricultura de subsistência. Com o aproveitamento dos rios para a obtenção de energia, Barreiras ganhou um novo impulso. Em 1928, foi construída no município a segunda hidroelétrica da Bahia, que fez com que indústrias se instalassem na região. Desse modo, em pouco tempo, a cidade que praticamente não crescia economicamente viu surgir frigoríficos, máquinas beneficiadoras de arroz e algodão, fábricas têxteis, curtumes e empresas especializadas na extração de borracha.
Os bons tempos econômicos de Barreiras duram até 1964. Neste ano, a hidrelétrica foi desativada, fazendo com que a economia do município mergulhasse no caos. Sem meios de transporte, já que os canais de navegação e o aeroporto também foram fechados, a cidade se transformou novamente em um local sem atrativos. Essa situação durou quase dez anos e só começou a se modificar na década de 70, quando foi concluída a rodovia Salvador/Brasília (BR 242). Pouco depois, o município foi beneficiado com projetos de irrigação, patrocinados pelo Codevasf, que fez com que a cidade voltasse a se desenvolver. 

Significado do Nome

O porto de Barreiras era o último, no Rio Grande, pois 5 km acima haviam grandes barreiras de pedra, o que impossibilitava a navegação, por isso era chamada de “o Porto das Barreiras.
Ao surgir como povoado, ao redor do seu porto, a atual cidade de Barreiras, recebeu o nome de São João, em homenagem ao seu padroeiro. No entanto, como o local já era chamado de Porto das Barreiras, por ser o último porto navegável do Rio Grande, o povoado passou a ser chamado de São João das Barreiras, até que por ocasião da sua emancipação política foi abreviado para Barreiras.
Por isso, nossa cidade já recebeu os nome de São João, São João das Barreiras e finalmente, Barreiras.  

Aniversário da Cidade:

26 de Maio  

Gentílico:

barreirense

População:

137.428 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Apesar da expansão, diversificação e o sucesso alcançado na produção agropecuária praticada nas áreas de cerrado, ainda existem no município enormes áreas nas Regiões dos Vales, parcialmente exploradas ou utilizadas por uma agricultura de subsistência. A avicultura e a suinocultura em alta escala são consideradas atividades de baixo custo no Oeste da Bahia, em comparação a outras regiões do país, podendo alcançar uma rentabilidade em torno de 25 a 30%, uma vez que 70 a 80% do custo variável de produção é com a ração a base de milho e farelo de soja, abundantes na região.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

25° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Extremo Oeste Baiano  

Limites:

AO NORTE - com o município de Riachão das Neves
AO SUL - com o município de São Desidério
A LESTE - com os municípios de Angical e Catolândia
A OESTE - com o município de Luis Eduardo Magalhães e c om o estado de Tocantins.

Acesso Rodoviário:

A BR-242 e a BR-020 são as principais rodovias que atravessam o município.

Distâncias:

Da Capital:

855 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Barreiras é hoje, uma cidade de porte médio com um centro comercial e de serviços em pleno desenvolvimento. Começa a despontar no cenário nacional como porta de entrada do mais novo pólo de ecoturismo da Bahia, Caminhos do Oeste. O turismo ecológico é hoje uma atividade em franca expansão em todo o mundo, uma indústria geradora de empregos, desenvolvimento e progresso e aqui surge sem dúvida nenhuma, como mais uma fonte de receitas para o município e ainda possibilita valorizar os recursos naturais, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Turísticos
                  
Barreiras abriga um verdadeiro paraí­so ecológico, com rios, corredeiras, cachoeiras, veredas, serras e vales. Praticar canoagem ou andar de jet-ski no Rio Grande, fazer bóia-cross no Rio de Ondas, andar em trilhas na caatinga e apreciar as cachoeiras do Acaba Vida e Redondo são algumas das opções. A companhia de um guia de turísmo é o ideal para explorar as belezas da região. A cidade também é famosa pela celebração das festas do Divino Espírito Santo e de São João, padroeiro do município.

Rios de Barreiras
 
Barreiras é uma cidade de águas doces, recortada por rios em toda a sua extensão. O maior e mais importante é o Rio Grande; afluente da margem esquerda do Rio São Francisco. Destaque na paisagem da cidade, o rio forma uma verdadeira ilha fluvial em torno do Centro Histórico. Sua vasta extensão é ideal para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Se quiser incrementar o passeio, basta seguir de barco até Barra, ponto de encontro com o São Francisco e, a partir daí, seguir viagem nas águas esverdeadas do Velho Chico.
Com águas cristalinas, o Rio de Janeiro percorre cerrados e vales férteis, formando diversas quedas d’água em toda a sua extensão. As mais famosas são as cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo, com belas piscinas naturais, excelentes para banho. O rio segue pelo município até desaguar no Rio Branco, próximo à Serra Geral, acompanhando a paisagem rural da natureza em sua plenitude. O Rio Branco recorta os povoados de São Vicente e Cantinho do Senhor dos Aflitos, entre fazendas e pequenas comunidades em harmonia com o meio ambiente.
Emoldurado por serras e grandes veredas de buritis, o Rio de Ondas desponta em um cenário deslumbrante, um verdadeiro paraíso natural na cidade de Barreiras. O rio mescla espaços para banhos com trechos raros, o que permite a sua travessia a pé ou no lombo de animais. 

Grutas do Catão, Sumidouro, Buraco do Inferno e Paulista
 
Em meio à mata densa, cercada de árvores de grande porte e com um grande penhasco em forma de U, a Gruta do Catão emoldura uma paisagem exuberante. À entrada, o lindo Lago Azul, cartão postal da região. Um filete de água emerge à superfície justamente na abertura de um grande salão por onde corre um riacho, desaparecendo mais adiante.
A gruta fica na divisa com São Desidério. A trilha de acesso é de 100 metros aproximadamente.
Próximo fica a Gruta do Sumidouro, palco de um raro fenômeno da natureza: a água baixa e sobe como se fosse uma maré, sempre acompanhada de um barulho singular. Um braço do Rio Salitre atravessa a caverna em toda a sua extensão com afloramentos que permitem o banho. Uma das três bocas da caverna é ótima para praticar rapel. A luz solar penetra todo o interior desta caverna, rodeada por um belo jardim tropical, repleto de samambaias. Mais adiante, a Gruta do Buraco do Inferno surge em meio a uma trilha por entre palmeiras de piqui e babaçu e belos exemplares de jatobá, aroeira e barriguda. O paredão de 50 m de altura se destaca entre as pequenas cavernas e grutas das redondezas. A aventura está garantida em um alpinismo de pura adrenalina. Com inscrições e pinturas rupestres datadas de milhares de anos, a Gruta do Paulista é um paraíso para os amantes da arqueologia, que consideram o local um antigo observatório astronômico. 

Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo

Contornada por serras, a cidade de Barreiras é entrecortada por vários rios e ribeirões de águas límpidas, que surpreendem com cachoeiras maravilhosas.
Alimentada pelo Rio de Janeiro, a Cachoeira do Acaba Vida inunda um vale verde de veredas de buritis altamente preservadas. São 36m de queda livre e um visual deslumbrante, emoldurado pela mata. A nascente forma uma piscina natural de rara beleza. A cachoeira fica a 58 km da cidade, pela BR-020. Mais um km em estrada de terra para chegar a este pedaço do paraíso. Cerca de 20 km adiante do Acaba Vida, em estrada de terra, está a Cachoeira do Redondo, uma queda dágua arredondada que forma uma grande piscina transparente com três metros de profundidade.  

Centro histórico de Barreiras

Abriga as praças e ruas mais antigas da cidade. O turista pode apreciar casarios datados do final do século XIX e começo do século XX. À margem do Rio Grande, esses casarões são um ótimo exemplo da arquitetura neoclássica predominante na cidade.

Casa onde nasceu o ex-governador da Bahia

Antônio Balbino, construída em 1905. A Casa da Sertaneja, de 1919 e em perfeito estado de conservação, transporta o visitante para o século passado.

Igreja de Santa Terezinha

Datada de 1881 e em estilo neoclássico, foi a primeira capela de Barreiras.

Praça Duque de Caxias

Mais antiga da cidade, traz o tradicional coreto no centro. Nela, está localizado o prédio onde funcionou o Paço Municipal, construído no final do século XIX e que, por muitos anos, abrigou a Prefeitura de Barreiras.

Usina Hidroelétrica da Bahia

Construída em 1928, o prédio abrigava as três turbinas que eram movidas por uma queda dágua artificial. Apesar de desativada, é uma ótima opção para conhecer um pouco mais a história da cidade e do estado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carna-Oeste Canavieiras - Alternativo à tradicional folia da capital, o carnaval em Barreiras vem crescendo a cada ano, tornando-se um importante destino, tanto para os foliões da região, quanto para estados vizinhos. A cidade fica tomada, em geral, por turistas vindos de Goiás, Minas Gerais e Brasília, que no Carnaoeste, conseguem matar a vontade de curtir um carnaval autenticamente baiano. Os grandes nomes da “axé music” não deixam de comparecer. Sobre trios bem equipados, puxam os animados blocos locais, promovendo um espetáculo bem parecido ao que se vê em Salvador. A área de desfile é de 3000m e distribui-se por três extensas avenidas da cidade. A infra-estrutura também é excelente, incluindo banheiros químicos, barracas de “comes e bebes”, segurança, vigilância sanitária, camarotes (com reservas antecipadas) e arquibancadas (os ingressos podem ser comprados na hora.

-Terno de Reis - Com indumentárias vistosas, ornamentadas com areia brilhante, miçangas e diversos detalhes, os foliões de Reis encenam atos e entoam cantorias em louvação à divindade de Cristo, quando agraciado e adorado pelos Três Reis Magos, sob a guia da Estrela de Belém.  Celebrado tanto nos festejos natalinos quanto no dia de Reis, em 6 de janeiro, o Terno percorre as ruas durante a noite, visitando as casas ao som de viola, caixa e pandeiro, pregando tempos de fé e candura. Tradição seguida à risca nas cidades de Alcobaça, Barreiras, Conde, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS

E-mail: ascom@barreiras.ba.gov.br

Telefones:  (77) 3614-7161 / 7160 

Sites: http://www.barreiras.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefones: (77) 3613-752

Terminal Rodoviário:

Telefone: (77) 3612-4343

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim Transportes

SAC: 0800 723 2121

Decifiente Auditivo

SAC: 0800 726 0246

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1° OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (77) 3612-5088

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.cnm.org.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barreiras
Fundação:
26/05/1891
Altitude:
452m
População:
127.801 habitantes
Área:
11.979,5km²
Densidade Demográfica:
10,67hab/km²
CEP:
47800-000

Envie seu comentário sobre Barreiras