Teófilo Otoni

Teófilo Otoni-MG
banner

Bem-vindo a Teófilo Otoni!

banner

As melhores pousadas em Teófilo Otoni podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Teófilo Otoni, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 334m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 124.489 habitantes. A área total de Teófilo Otoni é de 3.253,4km², e sua densidade demográfica é de 38,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Teófilo Otoni-MG é 39800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizado na região sudeste do País, o município de Teófilo Otoni pertence ao estado de Minas Gerais, tratando-se de uma das cidades mais procuradas pelo setor de turismo, principalmente o de turistas internacionais, devido à extração e comércio de pedras preciosas. A Feira Permanente de Artesanato Mineral é um grande cartão-postal da cidade, onde os comerciantes oferecem diretamente as pedras para o consumidor.

Cerca de três mil lapidadores trabalham na região para que o local tenha suporte para atender às milhares de pessoas que vão até lá todos os anos para comprar as preciosidades. Teófilo Otoni é uma cidade que dispõe de abundância em pedras preciosas, como as águas marinhas, as esmeraldas e turmalinas, que encantam os turistas de todos os países.

Em agosto, o município mineiro fica ainda mais agitado graças à Feira de Gemas, que envolve todos os lapidadores da região e proporciona aos visitantes grandes oportunidades de compra. Com infraestrutura preparada para receber todos os turistas que vão até Teófilo Otoni, a cidade dispõe de excelentes hotéis e pousadas, com todos os serviços necessários para uma estadia aconchegante e confortável, além de bons restaurantes e bares, com comidas típicas que são uma delícia.

Coberta por mares de morros, montanhas, rios e córregos, a cidade mineira também tem grande potencial para o Ecoturismo. Sobretudo, Teófilo Otoni é um município muito rico em termos de meio ambiente, fauna e flora. Por lá, os turistas podem visitar o Pampulhinha, que é um parque que serve de cenários para diversos eventos ao longo do ano. A vegetação local predominante é o cerrado.

Para quem quer diversão, a cidade também não deixa nada a desejar. Todos os anos, desde 2004, acontece em Teófilo Otoni o TeóFolia, que é o principal carnaval fora de época do nordeste de Minas, contando sempre com a apresentação de artistas famosos, como Ivete Sangalo e duplas sertanejas. O evento chega a reunir 20 mil pessoas, que acompanham os trios elétricos e apresentações, normalmente no mês de setembro ou outubro. Em julho, a "Fest Der Deuteschen Abstammung", um evento inspirado na cultura alemã organizado pelos descendentes locais, é outra opção que anima o município.

Informações de Teófilo Otoni

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos das Artes

Circuito Turístico das Pedras Preciosas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, em 1849, iniciou a colonização do Vale do Mucuri, a partir de 1852. Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima, considerada o berço da democracia nas Américas. Além de Theophilo B. Ottoni, outros nomes colaboraram na formação do núcleo, dentre eles: os Araújo Maia, os Soares da Costa, os Sá, os Barbosa Sena, os Lopes e Figueiredo, os Cunha Pimenta, e outros. Em 1856, iniciou-se a construção da estrada ligando Filadélfia ao Porto de Santa Clara, no rio Mucuri, na qual trabalharam os recém-chegados imigrantes alemães e escravos da região. Filadélfia foi elevada a distrito de Paz e sede da Paróquia, em 1857, passando à categoria de município com a denominação Teófilo Otoni, em 1878. O município tem na exploração e comercialização de pedras preciosas, semipreciosas e cristal de rocha, importantes fontes de recursos, constituindo-se em um dos maiores exportadores do ramo. Suas terras são de 4.212 quilômetros quadrados, numa topografia montanhosa.

Gentílico

Teófilo-otonense

Significado do Nome

Theóphilo Benedicto Ottoni, fundador da cidade.

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

teófilo-otonense

População

134.733 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Para quem deseja conhecer um lugar com várias características, sem dúvida é uma excelente opção.

Clima

Tropical

Temperatura Média

24,3° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Jequitinhonha do Estado de MInas Gerais

Limites

Novo Oriente de Minas, Itaipé, Ataléia, Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas, Itambacuri, Carlos Chagas, Pavão, Poté, Ladainha.

Acesso Rodoviário

 

BR-381/BR-116

Distâncias:

Da Capital:

446 km

 

Outras:

Brasília: 1.162 km

Rio de Janeiro: 730 km

Salvador: 900 km

São Paulo: 1.050 km

Vitória: 550 km   

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Catedral da Imaculada Conceição

Em 1892, padre Virgulino deu início à construção da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Inicialmente, foi construída em estilo romântico. Mas, depois da reforma, o prédio adquiriu estilo gótico. Hoje é possível observar características dos dois tipos de arte e a mistura de estilos encanta fiéis e turistas.
A Paróquia foi instalada em 3 de julho de 1857, pela lei provincial 808. Naquela época, para que uma vila fosse elevada à condição de distrito, era obrigatório que tivesse uma paróquia. Assim, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Filadélfia.
Hoje, com o nome de Catedral da Imaculada Conceição, o templo destaca-se logo na entrada, com duas colunas monolíticas, que representam São Pedro e São José, os alicerces da Igreja. O projeto inicial era de que todas as colunas tivessem o mesmo estilo, mas como era difícil fazer as formas arredondadas, os construtores decidiram ficar só com as duas.
Além dos belos quadros, pintados pelo artista padre Lázaro, destacam-se os altares e três peças que retratam a Santa Ceia, a Morte de São José e a Dormição de Maria (é usado esse termo litúrgico para se referir à sua morte). Chama a atenção, ainda, um belíssimo púlpito e os vitrais que, com os mais variados desenhos, transformam as janelas da igreja em verdadeiras obras de arte.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3529-2280 

Sites: http://www.teofilootoni.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3522-1644

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Teófilo Otoni

Uma cidade que necessita de muita seguraça.estive na cidade ano passsado,escutei muitos comentários que estava muito perigoso morar em Teófilo Otoni,porém certos comentários á em qualquer outro lugar.Porem retornando Novamente á cidade em 28/07/08,notei a falta de Policia nas ruas,Verifiquei um certo jornal da cidade,onde havia uma matéria que falava que tinha colocado mais Policias nas ruas,fracamente prestigiei ao contrário.Não Pelo fato de minha ultima visita á cidade ter sido por falecimento de um primo querido,assasinado por um alguem que identificado,foi á intimação e por incrivel que apareça esta livre,como se nada estivesse acontecido,não que meu primo fosse um santo,mas a justiça vale para todos!Concorda? eai que tipo de cidade esta? que não se pode andar nas ruas tranquilamente por falta de segurança,ou porquê o Prefeito não tem controle sobre a cidade?que Prefeito é este?ou que cidade é esta?talves á favela da Rocinha Rio de Janeiro?
Por: Amanda Ramos

cidade ,linda tenho orgulho de ter conhecido a cidade. hoje moro a 20 anos em guarulhos.
Por: erasmo

OLÁ GALERA D TOTONI, CUMÉ Q TÁ AS PARADA P/ AÍ, GENTE FINA? ENTREI N/ SITE PROCURANDO.... FOTOS DSSA LINDA ME...- TRÓPOLE, MAS M/ CORA- ÇÃO PDIU Q ENVIASSE... MSG P/ ELE STÁ C/ MTA SAUDAD DSSA TERRA Q NÃO V DSD 1995. NASC AÍ, MUDEI P/ BH EM 1990, A PARTIR D 95 NÃO TIV + OPORTUNIDAD D REVR M/ TERRA QRIDA E NEM M/ AMIGOS Q AÍ FICARAM E, CLARO, D QM TNHO MTAS SAUDADS TAMBM. MOREI MTOS ANOS NA RUA CONCÓR- DIA, NA RUA MARCELO GUEDS, NA AV. VISCON- DE DO RIO BRANCO. TENHO FOTOS DA N/ CAPITAL, SINTO FALTA D TUDO: CADA CASA,... CADA ÁRVORE, CADA PRA ÇA, CADA SORRISO D... UMA CRIANÇA AT A D UM VOVÔ OU D UMA VOVÓ, ME FAZ LEMBRAR DSSA CIDAD MARAVILHOSA Q JAMAIS SAIRÁ DO MEU CORAÇÃO. QNDO VJO AQ O NOME " TEÓFILO OTÔNI ", ME EMOCIONO EXTREMAMENT O Q ME FAZ AMAR AINDA + ESSE PARAÍSO EM Q VCS VIVM, P/ ISSO É Q SÃO FELIZES. QM É DO INTERIOR, NÃO ACOSTUMA EM CIDA- D GDE, PELO MENOS EU SOU ASSIM; P/ ISSO GENT, CUIDM MTO BM DA N/ TERRA, PORQ A VIDA PASSA E AS SAUDA- DS FICAM NOS CORA... ÇÕES APAIXONADOS D QM AMA. SE SINTO SAU- DADS É PORQ TNHO PAI- XÃO P/ESSA TERRA, P/ ISSO É DIFÍCIL D+ P/ MIM NÃO ME EMOCIONAR. RECBAM UM FORT A- BRAÇO DSSE S/ CONTER- RÃNEO Q NÃO SE SQC DE VCS, TNHAM MTA SAÚD, MTO TRABALHO, PROS- PERIDAD, FELICDAD E AMOR P/ C/ O PRÓXIMO P/ JESUS CRISTO QR Q SEJA ASSIM. AT BREV M/ IRMÃOS. " FELICDAD É UM STADO D SPÍRITO. VIVR TODOS OS DIAS CADA INSTANT É SENTIR-SE FELIZ. " " QM NÃO VIV D ALGUMA MANEIRA P/ OS DMAIS, NÃO POD SENTIR AS ALE- GRIAS DA VDA." " CRÊ NO SENHOR JE- SUS CRISTO E SERÁS SALVO, TÚ E TUA FA- MÍLIA." GLÓRIAS A DEUS E... ALELUIAS.
Por: PAULO BICKEL

Bom, achei linda as fts, mais o que estou mesmo procurando atraves deste site é um escritorio de uma advogada chamada Karcislene ela tem residencia fixa neste municipio os telefones de cotatos que ela mim passou são: (33) 35218057, 35362586. Preciso entrar em contato com esta pessoa é muito urgente. Espero que atraves desse site eu consiga o que estou procurando. Muito grata!
Por: Thamiles Moreira Muniz

a paz do Senhor, meu povo. ha 11 anos nos mudamos p/ essa cidade q amo d coração, e ha poucos anos estou morando na Suiça, mas morro d saudades d T.O, moro no b. São Jacinto (morro do instituto). ñ vou dizer q é a cidade+ tranquila, porq violencia existe no mundo todo. so passei pra deixar um recado p/ meus amigos q amo d montão e dizer q tô com saudades, e q agosto tô ai... P.S (agosto d Deus) FUI....
Por: leticia ( TIçA)

Morei muitos anos. É um lugar onde se faz amizades verdadeiras.
Por: Mari

Conheci a cidade de Teófilo Otoni a trabalho, mas fiquei encantado com a distribuição espacial da cidade, o rio de todos os Santos dá o tom na formação da cidade, o comercio local é bastante atuante, as praças são lindas e povo de Teofilo Otoni bastante acolhedor, conheci o dono de uma eletronica por nome de Jeferson que é muito engraçado quando atendente seus clientes, o mesmo usa patentes para atender seus clientes, são várias denominações muito interessante por exemplo como vai coronel, como vai general, a o delegado ai. Esse tratamento é muito engraçadoe as pessoas se sentem muito bem.
Por: Antonio Francisco Mendes

parabens pela cidade de teofilo otoni, tive ai somente 4 vezes, minha esposa e de pote mas sempre residiu ai em t.o. no bairro bela vista.
Por: william fabiano serafim

uma coisa que eu percebi ai em t.o. a cidade precisa de industrias para crescer o pib, eu quase nao vi empresas e uma cidade dessas numa rodovia br 116, montaria um bom distrito industrial ok teofilo otoni.
Por: william fabiano serafim

á minha cidade está muito linda as praças estão bem cuidadas
Por: fátima

TEOFILO OTONI,cidade boa de se viver,o que falta,e so industria para o povo trabalhar e ser mais feliz!!!
Por: flavio ferreira lima

CIDADE BONITA E CHEIO DE GENTE HOSPEDEIRA SO EM TEOFILO QUE SE VE!!A PRAÇA TIRADENTES É A MAIS LINDA QUE EXISTE NO BRASIL!!!!ASS.FABIANO (IPATINGA-MG)
Por: fabiano barbosa guimaraes

Eu amo T.O,nasci ai nessa cidade coração e tenho muitas saudades.
Por: luciano Doche

Eu amo minha cidade onde nasci,Teofilo otoni cidade igual a vc eu nunca vi.
Por: Luciano Viana Doche

cidade maravilhosa, cidade rica em solidariedade e respeito.
Por: wellem

Ei morei em teo mtos anos... deixei verdadeiras amizades. como sinto sds ... Deixei meu pai ai... mtas de vc, painho... deixei o amor da mha vida tb... enfim Teo foi tudo na mha vida... te amo ta, beijos a todos....
Por: Patricia Brasiliense Peixoto

Morei em Teo durante 14 anos e, há 8 anos mudei desssa cidade maravilhosa que tanto amo e onde deixei muitos parentes e amigos. Sinto muitas saudades de tudo ae... Espero voltar para rever tudo um dia... Deus abençõe tudo e todos da minha cidade...
Por: Andréa Vieira

Gostaria muito de conhecer esta linda cidade , tive lembranças muita boas de uma pessoa em 1995 .
Por: marcos rangel alves da silva

Nasci em Teofilo Otoni, mas fui criada no Paraná, e não a conhecia ela e linda, amei andar na pracinha, subir as escadas que levam até a Igreja. A igreja é linda o hospital bonito, nasci nele.
Por: GILDETE SAMPAIO

Teófilo Otoni,cidade localizada ao norte de Minas....Eu nao a conheco muito bem.Mas aí residem algumas pessoas que as conheco...Por sinal aproveito a oportunidade para mandar um abraco especial, para a comunidade da Diocese,desta cidade. Eu me recordo dos tempos do boníssimo bispo Dom Quirino A. Shimidt...Mas já há muitos anos.... Bom! aproveitem bastante esta localidade , e vamos divulgá-la também.OK ! Abracos...Edson !!!
Por: edson alves costa

nossa conhece teo e falo para todos que nao conhecem aqui e bom de mais sou daqui com muito orgulho
Por: vitoria

Cidade linda, morei aí,estudei o primario no Grupo Escolar Manoel Esteves,adorava a praça com as preguiças e o pé de tamarindo enorme lindo sempre cheio de frutas, brinquei muito de pic em volta do coreto ,tenho saudades desta linda cidade,moro em São Paulo
Por: Nildete Gonçalves

adoro teófilo otoni minha familia mora ai a 12 anos todo ano vizito eles e muito bom ser teófilo otoni............
Por: franciele

EU NAO CONHEÇO A CIDADE PESSOALMENTE MAIS PELAS FOTOS E UMA BELA CIDADE...MAIS SE DEUS QUISER UM DIA EU VISITAREI....
Por: APARECIDO DONIZETE DE MELO

Linda cidade,melhor cidade de minas!!!!! a praça,a panpulha,os clubes....huuuum
Por: Erica Almeida

ola,sou conterraneo de t.o.moro hoje em bhe digo q vale apena ir la,bjos pra todos dai!!!!!!daqui um dia vou ai tbm!!!!!!!!!
Por: alissonjosesilva

Oii Sou a Talita e já estive em Teófilo Otoni! amo essa cidade pois é de lá que a familia doa]s meus pais vieram! Sou de São Paulo e nesse começo de ano vou estar em Teófilo Otoni novamente... quem quiser conhecer Teófilo Otoni, não esqueça de passar na praça das preguiças e no prédio da cemig é lindo!
Por: Talita Pereira de Araújo

minha cidade natal,estou cheia de saudades!!!.sei que muitas foram as mudancas que aconteceram, ela continua sendo a minha cidade do meu coracao,agora sempre!! continua linda!!!!!
Por: HELDA GARCIA GASPAR DE LIMAag

gostei de teofilo otoni bem arrumada!organisada teofilo otoni tem uma grande riquesa seu brilho sua cor sua alma com seus mais ou menos 100.000 habitantas ela vai crecendo e se densenvolvendo!
Por: winter lincom fernandes

Quando se fala em Teófilo Otoni, lá do outro lado do Estado, eu lembro do famoso bispo Dom Quirino. Que ele dos céus nos abençoe sempre!
Por: Cesar Nascentes(Patos de Minas/MG)

Liiiindaaa Cidade ... adoreiii E logo estareii morando aiii!!
Por: Daiana Carolina

nasci e me criei nessa cidade maravilhosa.hoje moro em valparaiso de goias
Por: heloisa rangel

sou teu filho TEÓFILO OTONI, moro em Marabá-PARÁ ,mas não aprendir te esquecer, quando te visito me emociono, com as minhas recordações , de tuas belas praças , paisagens naturais, as riquezas das pedras preciosas e o meu povo com seu jeito Mineiro de ser. TE AMO TEÓFILO OTONI.
Por: GERALDO PEREIRA BARROSO

Teófilo Otoni! Esta cidade foi sempre destaque,principalmente em caráter religioso,que por sinal por anos e anos, a diocese foi responsável pela divulgação do catolicismo numa vasta região,onde era deficitária em número de padres. Mas enfim é uma localidade reconhecida pela mídia de todo o Brasil.Muita gente legal e hospitaleira vivem aí, quem puder visitá-la concerteza não se decepcionará. Um grande abraço à todos e continuem divulgando esta bela cidade ! Edson
Por: edson alves costa

Essa cidade esta linda demais saudades dela e te todos ai uai
Por: larissa vieira

ei ,conheço sim um dos poucos bairros dai. Ja vi a feira de pedras precosas, e parabenizo-a principalmente em termoos de saude nesta cidade que e muito boa.
Por: marta

tudo eu nasci e moro em teofilo otoni e uma cidade linda vc tem que conhece potão e lindo adoro mora aqui!!!!!!!!!!!
Por: hiury

ai que saudade me da quando olhos as lindas imagens.nasci em t.o mas morro ja ha muitos anos em jundiai sp.ainda tenho minha familia que ficou por la no baiiro vila sao joão.e assim que der quero dar um passeio por lá.pois quem conhece não esquece jamais.terra abençoada ,maravilhosa.saudades mil.
Por: michele reis

amo essa cidade,nasci em to.e maravilhosa.tenho muita vontade de voltar em to.hoje moro em brasilia
Por: heloisa rangel de aguiar

Vivi todo a minha infância em Teófilo Otoni, sinto muita saudade da minha terra querida, que não sai do meu pensamento e das minhas lembraças. Que saudade de um tempo que não volta mais, das cadeiras na varanda, da fala mansa dos pais, dos amigos elegantes do meu avô, da praça Tiradentes, das matines, do almoço de domingo, do pão de queijo, do bolo de fubá, do café com cheiro de Teofilo Otoni . Que saudades.
Por: wilma

Eu nasci em Teófilo, vivi lá ate os 19,então mudei para a Bahia onde vivo;esta cidade me traz ótimas lembranças e tenho saudades de tudo pessoas que não vi nunca mais outras queridas que se foram como minha mãezinha amada lugares,cheiros comidas,dias ensolarados gente da melhor qualidade,hoje quase não vou em Teófilo, ela esta guardada no meu coração,te amo Teófilo em breve vou ai te ver.valeu.
Por: Wania

Teofilo Otoni cidade linda maravilhosa,bem administrada ,q saldade,estudei no intermato rural .la no bairro castro pires que saudade que pena que fechou, cidade linda atrativa feira de pedras preciosas,praças lindas ,povo hospitaleiro gente boa.que sauuuuuuuuuuuuuudade..........
Por: renilson martins luz

quero conhecer a cidade teofilo otoni. como posso e custo de pousada.
Por: raimunda alves dos santos

a capital das pedras preciosas ,quantas saúdades,lugares fántasticos,bjss
Por: mria da coceiçao souza mendes

amo essa cidade de coraçao,minha cidade natal...linda...
Por: Edinalva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Teófilo Otoni
Fundação:
1878
Altitude:
334m
População:
124.489 habitantes
Área:
3.253,4km²
Densidade Demográfica:
38,26hab/km²
CEP:
39800-000

Envie seu comentário sobre Teófilo Otoni

banner