Silvianópolis

Silvianópolis-MG
banner

Bem-vindo a Silvianópolis!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Silvianópolis, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Silvianópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 897m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.303 habitantes. A área total de Silvianópolis é de 312,9km², e sua densidade demográfica é de 16,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Silvianópolis-MG é 37560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Silvianópolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Fernão Dias- Queijos do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A fundação da cidade de Silvianópolis, a antiga SantAna do Sapucaí, aconteceu em 30 de outubro de 1746, por bandeirantes paulistas. Seu desenvolvimento teve várias fases, e diversas denominações lhe foram atribuídas: Descoberto do Ouro do Sapucaí, Arraial do Ouro, Freguesia de SantAna, Vila de Silvianópolis, e hoje Silvianópolis.

A pequena Silvianópolis possui grande passado e fascinante história, marcada por lances heróicos de bandeirantes paulistas em lutas com autoridades mineiras. Eles disputavam as minas de ouro, desde a Serra do Coroado até a Serra das Folhetas.

Em 30 de agosto de 1911, a antiga SantAna do Sapucaí foi emancipada e passou a se chamar Silvianópolis, em homenagem a seu ilustre filho, Silviano Brandão, ex-governador de Minas Gerais e Vice-Presidente de República, cargo que não chegou a ocupar devido ao seu falecimento.

SantAna, a soberana de ontem, ou Silvianópolis, a princesinha de hoje

Os bandeirantes paulistas, que procuraram ouro durante quase um século, adquiriram as minas do precioso metal, que deslumbravam os olhos e o coração dos ambiciosos. Após o período de mineração, que foi de 1746 a 1835, a fase do ouro entrou em decadência e começou o período agropastoril, que vigora até hoje.

Do período da mineração, restam apenas grandes catas (escavações mais ou menos profundas onde houve mineração) em alguns pontos do município e em dois lagos - Velho e Novo. O primeiro é conhecido como Lago do Alvarenga e, o outro, por Lago dos Bandeirantes. Dos casarões coloniais, resta o da família Furtado Teixeira.

Fundadores da cidade

Os fundadores da cidade foram: o português Francisco Martins Lustosa, aventureiro inteligente,  que tudo fez para que esta região ficasse com o governo paulista, mas não conseguiu; o bandeirante Veríssimo João de Carvalho, paulista de Cruzes do Mogi, grande amigo de Lustosa; e José Pires Monteiro, descobridor do ouro no Ribeirão Santa Bárbara.

Gentílico


Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Agosto

População

6.029 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade de Silvianópolis possui um grande potêncial turístico, são belas paisagens, rios, antiguidades, festas e muito mais. Confira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

20,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Turvolândia, São João da Mata, Espírito Santo do Dourado, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Careaçu e São Gonçalo do Sapucaí

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

433 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Natureza, Cultura e Fé

A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia. Embora alguns autores atribuam a gênese do Congado a uma influência européia, ligando-a às lutas religiosas da Idade Média, a hipótese mais forte é que defende a origem afro-brasileira do culto. É importante lembrar que o processo de catequese, através de missionários dominicanos, levara Nossa Senhora do Rosário à África, impondo seu culto aos negros. O acréscimo dos elementos de coroação de reis, lutas e bailados guerreiros é a contribuição africana, numa rememoração das práticas da Terra-Mãe. Mas o traço decisivo da criação do Congado ocorrerá no Brasil colonial, através do processo aculturativo: de um lado, o modelo religioso do branco, de outro, a recriação do negro. Para os Arturos, a festa do Rosário é uma das fases mais importantes para a vida da comunidade, representando o movimento máximo da concretização do amor à Grande Mãe. Há dois grupos nitidamente distintos: as guardas de Congo e Moçambique. A caracterização das guardas pode ser feita através dos seguintes elementos: fundamentação mítica, função, vestuário, símbolos condutores, instrumentos distintos, tipo de movimento e de dança, linguagem dos cantos. Pela fundamentação mítica, as guardas se formaram ainda na África, quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. O grupo do Congo se dirigiu para a areia e, tocando seus instrumentos, só conseguiu fazer com que a imagem se movesse uma vez: num movimento rápido, Nossa Senhora se encaminhou para a frente e parou. Então vieram os negros moçambiqueiros, batendo seus tambores recobertos com folhas de inhame, cantando para a Santa e pedindo-lhe que viesse para protegê-los.


»» A cidade de Silvianópolis possui um grande potêncial turístico, são belas paisagens, rios, antiguidades, festas e muito mais.

:: Principais Festas: Festa do Rosário, Carnaval e Verão no Lago.

» Clima de montanha.

» Circuito do queijo do Sul de Minas.

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVIANÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (35) 3451-1820 

Sites: http://www.silvianopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (35) 3451-1200     

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3451-1852

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Informações ao Turista ligue: (35) 3451-1200

Comentários de Silvianópolis

CONHEÇO ESSA CIDADE, E ADOREI OS MOMENTOS QUE PASSEI AI, ENTRE 97 A 99, CARNAVAL, FESTAS DE FINAL DE ANO LAGOA, MUITOS AMIGOS, SO ESTOU NA VONTADE DE DAR UM PASSEIO, MAS ESTOU BEM LONGE, EM MATO GROSSO DO SUL, ABRAÇOS PARA TODOS AI
Por: ANDREIA RODRIGUES GUISONI

Passei muitas ferias em Silvianopolis, minha mãe nasceu nessa cidade, que embora pequena era uma beleza para descansar, embora eu odiasse pois sempre gostei do barulho de São Paulo. Fomos muito nas festas que aconteciam em junho a tal Festa do Rosário. Continuo fazendo minhas visitas a Silvianópolis, hoje um pouco mais evoluída, minha mãe faleceu e levamos seus restos mortais para serem enterrados aí. Gostamos muito do queijo de uma fabrica daí. Goestaria de saber se ainda existe a Festa do Rosário e que dia é. Obrigada um grande abraço
Por: Sueli

Conhecço a cida de pois a minha mãe e sua familia eé dai um acida de pacata e tranquila de se viver , com uma bela paisagem . Um dia tambem vou morar nessa tranqulidade
Por: edileuza aparecida do nascimneto

Adoro minha cidade, onde vivi até 1972. Moro em Ouro Fino-MG; não perco a Festa do Rosário.
Por: Oswaldo Francisco Bueno

e uma cidade maravilhosa nasci la mas moro no estado de sao paulo um dia volto pra la
Por: oriovaldo

È uma cidade maravilhosa passei minha infancia toda ai meus avos Joaquim Soares de souza e Tereza soares sou filha de Nazaré pereira soares
Por: Luciane Camargo de OLiveira

Em Silvainopolis para comer procure o Bar da Rô de segunda a sábado almoço delicioso, com comidinha mineira. De segunda a segunda almoço e janta no restaurante do Peixotinho em frente ao Tanque. Você deve experimentar a comidinha mineira da Magda no restaurante do Lago que também fica no Tanque (Lago dos Bandeirantes).
Por: Murilo da Costa Santos

A foto inicial é do Lago dos Bandeirantes, popularmente e mais conhecido como "Tanque" por que é neste local que antigamente as mulheres lavavam as roupas. Hoje é uma bela área de lazer da cidade.
Por: Murilo da Costa Santos

Eventos importantes na cidade são O carnaval de Silvianopolis que é ótimo e acontece em frente ao Tanque. E a festa do Rosário, uma das mais antigas e tradicionais do Brasil que acontece todos os anos no ultimo final de semana de junho.
Por: Murilo da Costa Santos

gosto muito dessa cidade , morei muitos anos em careaçu e sempre estava em silvianopolis , tinha muitos amigos la , juntavamos um grupo de meninas e rapazes e iamos p/ silvianopolis a cavalo nos finais de semanas , la tem uma festa muito legal no mes de junho , p/ quem ainda ñ conhece vale a pena conferir !!
Por: manoel arlindo da silva neto

É linda, preserva suas tradições, costumes. É acolhedora para receber gente do Brasil inteiro em suas festas. Vale a pena conhecer principalmente na ultima semana de junho que acontece a Festa do Rosário.
Por: Aparecida de Cassia

CIDADE,traguila,bm mesmo para meditar. Nesta cidade eu naci.e amo mesmo não morando néla..SEMPRE estou visitando..porque me tras muita recordações;; Saudades....
Por: ilda paiva

Silvianópolis é uma cidade que identificou comigo. Gosto de fazer amizades e o povo Silvianoplense é acolhedor e hospitalheiro, por isso desde a primeira vez que fui aí me apaixonei e escolhi ela para passar as minhas férias e já faz uns doze anos, mas cada ano que vou me apaixono ainda mais.
Por: carla cristina vieira de souza

Moro em Silvianopolis a cinco anos e gosto muito dessa cidade, por ser tranquila, tem lugares especiais como exemplo ,o Lago dos Bandeirantes, famoso"Tanque"o povo daqui é acolhedor, amo essa cidade...
Por: Margarida Maria

Gosto muito de Silvianópolis, pois toda minha famila e as pessoas q gosto estão lá, faz um tempo q estou morando em P.A mais na maioria dos finais de semana vou pra la. Adoro a festa do Rosário e o carnaval,quem não conhece Silvianópolis tem q conhecer eé muito bom.
Por: Deise Mara Silva

gosto muito de e au tanque na avinida e melhor na festa do rosario o disfili do carro de boi e desta gente bonita
Por: placido

Tenho amigos em silvianopolis e precisaria entrar em contato urgente com eles, o nome deles é Paulo josue fernandes e Vanderson sousa Fernandes se puder me ajudar a conseguir o fone deles eu agradeço.
Por: claudio camacho

Visitei Silvianópolis uma única vez, mais precisamente a família Gouveia. Fiquei encantada com a hospitalidade mineira. Tenho saudade!
Por: Valquíria Justo

Eu amo Silvianópolis é uma cidade maravilhoasa,não só a cidade mas os moradores são pessoas hospedeiras.. E além desses dois motivos meu pai nasceu em Silvianópolis...(Dyna)
Por: Ivani Alexandrina de Olveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Silvianópolis
Fundação:
1923
Altitude:
897m
População:
5.303 habitantes
Área:
312,9km²
Densidade Demográfica:
16,95hab/km²
CEP:
37560-000

Envie seu comentário sobre Silvianópolis