Senador Modestino Gonçalves

Senador Modestino Gonçalves-MG
banner

Bem-vindo a Senador Modestino Gonçalves!

banner

As melhores pousadas em Senador Modestino Gonçalves podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Senador Modestino Gonçalves

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico dos Diamantes

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Coube ao Senhor Antônio Magalhães de Barros, no ano de 1744, a descoberta do sítio à margem direita do rio Araçuaí, onde se desenvolveu o arraial de Mercês de Araçuaí, hoje cidade Senador Modestino Gonçalves.

O povoado, provavelmente em razão da fertilidade da terra, dedicou-se, nos séculos XVIII e XIX, à agricultura de gêneros de primeira necessidade, para o abastecimento dos núcleos mineradores mais próximos, principalmente o Arraial do Tijuco.

Confirma isso a observação feita por Saint-Hilaire em 1817: Quase todas as casas de Mercês de Arassuahy pertencem a lavradores que ali só vêm aos domingos e dias de festas; e, durante os dias de trabalho, a povoação fica deserta.

Em 1843, o povoado foi elevado à freguesia, com a denominação Nossa Senhora das Mercês do Araçuaí, modificada em 1923 e novamente alterada, em 1930, para Mercês de Diamantina, sempre subordinada ao município de Diamantina. Tornou-se cidade e município em 1962, recebendo a denominação atual: Senador Modestino Gonçalves. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

01 de Março 

Gentílico

modestinense

População

4.574 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Artesanato em Senador Modestino Gonçalves, é um dos principais atrativos e referências culturais da região. Sendo um Patrimônio de Grande Relevância do município, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural,  decidiu em sessão ordinária pelo Registro de Natureza Imaterial de uma dessas Técnicas: A Técnica de Artesanato em Fibras de Bananeira. O Registro foi homologado pelo prefeito Jaime Lino através do Decreto nº 015 de 18/12/2009. O Registro de Patrimônio de Natureza Imaterial previsto na Lei Municipal nº 056/2008, estabelece normas de proteção aos Bens Culturais Itangivéis (Imateriais ou Intocavéis. Ex: Rituais, Músicas, Técnicas, Celebrações, etc.). Para ter acesso ao Dossiê do Registro da Técnica de Artesanato em Fibras de Bananeira, que foi enviado ao IEPHA/MG em Janeiro de 2010.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Turística: Central 

Limites

Diamantina, Felício dos Santos, Carbonita, Itamarandiba e São Gonçalo do Rio Preto

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

373 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Capela do Senhor do Bom Jesus

A pequena e interessante Capela do Senhor do Bom Jesus, de ótimas proporções arquitetônicas, está implantada em espaçoso largo gramado. 

Igreja de Nossa Senhora das Mercês
 
A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, cuja construção remonta ao princípio do povoado, não mais apresenta sua primitiva fachada, reformulada recentemente, com alterações no enquadramento e vedação de vãos ao gosto gótico; sofreu ainda ampliações na nave e na sacristia, com modificações do espaço interno. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR MODESTINO GONÇALVES

E-mail:

Telefones: (38) 3525-1213

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3525-1434   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-ATIVIDADE ECONÔMICA:

 
-Agricultura e pecuária local

 

 

Comentários de Senador Modestino Gonçalves

Gosto muito de Senador, por ser uma cidade cheia de pessoas maravilhosas e espetáculares, ela é a cidade do meu coração?
Por: Janaína Silva Souza

cidade maravilhosa o povo e muinto acolhedor as quitandas sao deliciosas festas otimas e tambem tem muita mulher bonita nao eatoa que eu casei com uma dessa cidade maravilhosa
Por: luiz claudio

oi meu nome é leandro ,pelo que ja ouvi falar é uma cidade muito boa onde encontra gente boa eu gostaria muito de conhecer essa cidade mas fica muito longe da minha,espero conhece la meu grande amor , são pessoas otimas de convivencia vão adorar conhecer Senador pela que minha namorada fala ,fico ate com vontade de ir ainda não tive essa oportunidade mas creio que ainda vou conhecer , ollhe um otimo lugar para se esfriar a cabeça.
Por: leandro

SMG minha cidade do coraçao. morei lá por muito tempo mas tive que mudar por questões favoraveis,mas cidade nenhuma pode ser comparada com SMG ,pois ela é diferente com seu toque mineiro se torna uma cidade aconchegante,humilde,e com seus habitantes de bom coração pessoas simplesmente maravilhosas. Quero colocar em destaque o colégio E.E.Darcilia godoy que tem um otimo ensino, me formei la e tenho orgulho imenso do meu diploma. Realmente e um otimo colegio com otimos professores ,maravilhosos diretores,todo ano de escola que passei la ficara gardado no meu coraçao. SMG eu simplesmente TE AMO!!!
Por: suely figueira

Morei na região de senador á 10 anos, o prefeito , na época era o grande "tiririca", pessoa maravilhosa , ele e sua esposa.Uma região linda, pessoas acolhedoras, de bom coração.Muito pequi, que saudades! Em breve retornarei, abraços á todos desta linda cidade e região.
Por: Ana MariaBatista

Excelente cidade para descansar e rever parentes e amigos, ter liberdade e sossego viaje pra Senador é maravilhoso.
Por: Fátima

Só conhecendo para saber, lugar pequeno de pessoas com o coração grande. Tudo muito simples, mas de uma complexidade inexplicável. Adoro esse lugar, pretendo voltar com mais conhecimento para melhorar o que já é muito bom e concertar o que está errado...
Por: Paulo Henrique Lopes

Aguardem OS JUATUBÊBADOS estão chegando aí !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: lekim

...todos partimos de nossa terra natal a procura de sonhos, e simplesmente esquecemos que seria necessario apenas acordar dos sonhos e viver-mos nossa realidade interior...SAUDADES.
Por: Marcelo Xavier Costa

uma cidade maravilhosa, lugar de pessoas humildes,e coraçao simples. senador modestno g minha cidade natal, que um dia volterei pra vc . que saudadeeee!!!!
Por: Nildinha

Eu não conheço Senador Modestino Gonçalves,mas conheço uma garota muito linda que é de lá. Ela tem um enorme coração,um sorisso encantador,um jeitinho anjelical,capaz de encantar a todos! e eu fiquei mais encantado com ela,depois que a namorei! Ah!!! que saudade!!! dedicado a FLOR DE LIS!!!!!!!!!!!!!!
Por: Marcio Miranda

nossa este homem foi a apaixonado em? mais parece que esta paixao durou pouco!!! senador modestino aqui é que mora a felicidade! tem alguem que proucura ser feliz? encontre o caminho ai ho pelo mapa!!! saudades da minha terra, amo de coraçao!
Por: nildinha

tirrinha bakana demais setembro se deus quizer tamo junto e misturado
Por: reinaldo dias

eu adoro essa cidade luga bom pra se mora gente boa e muitos garotos bonitos e uma cidade maravilhosa e hospitaleira
Por: margaret

nasce nessa cidade, quando a vejo tenho boas recordações, abraço a todos.
Por: Sebastião Alaide Lopes

essa cidade é muito linda ja estou indo ai me esperem meninas
Por: willian

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Senador Modestino Gonçalves

Envie seu comentário sobre Senador Modestino Gonçalves