São Tiago

São Tiago-MG
banner

Bem-vindo a São Tiago!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Tiago, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Tiago. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Tiago para programar a sua viagem.

A cidade de São Tiago, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 1.103m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.855 habitantes. A área total de São Tiago é de 575,6km², e sua densidade demográfica é de 17,12hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Tiago-MG é 37960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Tiago

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

"Terra do café-com-biscoito"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Foi a 2 de Dezembro de 1761 que o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, concedeu provisão aos moradores do sítio entre os rios do Peixe e do Jacaré para erigirem uma capela da invocação de São Tiago Maior e Santana. Por escritura lavrada em 1º de Junho de 1766, Domingos da Costa Afonso e sua mulher, Maria de Almeida e Silva, fizeram doação de cinco capões de matos, parte de uma sesmaria. Com a iniciativa dos aplicados da Capela de São Tiago Maior e Santana, moradores entre os rios do Peixe e o rio do Jacaré, começa a vida religiosa da povoação nascente.
São Tiago foi capela filial de São João del-Rey até 1825, quando por alvará imperial de 29 de Agosto desse ano, com as de Bom Sucesso e Santo Antônio do Amaro, forma desligadas de São João del Rey.
Em 20 de Outubro de 1849, a capela de São Tiago foi desmembrada da de Bom Sucesso, e incorporada à paróquia de Lages, atualmente Resende Costa.
Os historiadores da região informam que São Tiago foi fundada por bandeirantes espanhóis que vieram à cata de ouro no local chamado Vargem Alegre, na fazenda das Gameleiras, do padre José Manoel.
Em 1853, os moradores do distrito de São Tiago dirigiram apelo ao governo, no sentido de elevar a curato a paróquia. O primeiro vigário daquela freguesia foi o padre José Mendes dos Santos.
Em 27 de Dezembro de 1948, foi criado o município de São Tiago, com território desmembrado de Bom Sucesso

Significado do Nome:

A cidade possui o nome de seu padroeiro, Santiago Maior.

Aniversário da Cidade:

25 de Julho

Gentílico:

são-tiaguense

População:

10.553 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Aqui é o cantinho do céu!!. A melhor cidade de se viver com bem-estar e qualidade de vida. São Tiago, é uma cidade conhecida internacionalmente, por fabricar os melhores biscoitos do Brasil. Aqui todos os anos tem uma festa que dura tres dias, conhecida como a "Festa do Café com Biscoito". Vem gente de todo o Brasil e até do exterior. É bom conhecer!.   

Clima

Tropical de altitude 

Temperatura Média 

 19ºC

hspace=0 COMO CHEGAR 

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Resende Costa, Ritápolis, Conceição da Barra, Nazareno, Bom Sucesso e Oliveira.

Acesso Rodoviário 

 BR 381 até Oliveira, virando à esquerda na BR 494 até São Tiago ou - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Congonhas até Joaquim Murtinho. Virar à direita na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada até São João Del - Rei. Seguir pela BR 494 até São Tiago. 

Distâncias:

Da Capital:

198 km  

Outras: 

hspace=0 TURISMO 

Resumo:  

Principais Pontos Turísticos: 

-Cachoeira da Solidade

  -Fica na propriedade do Sr. Alceu Ribeiro Sales. Além de muito alta, possui ao seu lado uma bela mata.
 
-Cachoeira do Ribeirão

  -Ponto turístico de rara beleza, que oferece relax e tranqüilidade. No local acontecem churrasquinhos à sombra de belíssimas árvores e existe um barzinho no local. Seguir a estrada para Bom Sucesso (cerca de 8 Km).
 
-Cachoeira do Simplício

  -A cachoeira do Simplício fica na fazenda do Sr. Laerte e Iracílio Campos. Local de fácil acesso e boa pescaria.

-Igreja Matriz

  -Sua construção iniciou-se em 1902 e as obras terminaram em 1922.
 
-Passos

  -Pequenas capelas antigas, chamadas de Passos. Modestas construções do século XVIII. Total de sete Passinhos.

hspace=0 EVENTOS: 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

25 - Festa do Padroeiro São Tiago Maior e Santana.

 Setembro

-Festa do Café com Biscoito

  -A "Festa do Café com biscoito" chega à sua 15ª edição este ano. O evento acontece em São Tiago (MG), no segundo final de semana de Setembro, entre os dias 13 e 15.

Durante o festival, 13 fabricantes da “Associação São-Tiaguense dos Produtores de Biscoito” (Assabiscoito) vão oferecer 5,5 toneladas das tradicionais quitandas da cidade, além de cinco mil litros de café, tudo de graça.

Ao todo, serão 20 estandes, seis deles dedicados ao artesanato e à agroindústria. A estimativa de público é de 60 mil pessoas durante os três dias de evento.

Durante a Festa, também será lançado o selo oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que garante aos biscoitos da cidade a procedência geográfica e o título de autenticidade das iguarias produzidas em São Tiago.

História

A tradição das quitandas sempre esteve presente no muncípio. Donas de casa colecionavam receitas em cadernos manuscritos e, no forno de barro construído no fundo do quintal, passavam os segredos da culinária local para as novas gerações da família.

Além de abastecer a casa por 15 dias, os biscoitos eram ainda o prato principal de vários eventos sociais como batizados, casamentos e até velórios. Essa hospitalidade bem mineira conferiu a São Tiago o apelido carinhoso de “Terra do Café com Biscoito”.

A vocação culinária de São Tiago virou o carro-chefe da economia local na década de 1990. Surgiram as primeiras fábricas de biscoitos, conhecidas na cidade como padarias, que fizeram questão de manter o modo artesanal de produção. 

Para comemorar os números que não paravam de crescer, a primeira Festa do Café com Biscoito foi realizada em 1999.

Atualmente, São Tiago tem 67 produtores, que por mês chegam a fabricar mais de 200 toneladas de biscoitos, divididos em mais de 100 tipos, entre doces e salgados. Cerca de três mil, dos 10,5 mil habitantes, ocupam direta e indiretamente a atividade, isso elevou o muncípio à categoria de emprego pleno.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TIAGO

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3376-1971

Sites: http://www.portalsaotiago.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

Telefone: (31) 3271-3000

Site: www.rodoviariabelohorizonte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3376 – 1540

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3376–1232

CONSELHO TUTELAR: (32) 3376–1035

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3376–1350 / 9974-8362

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.estradareal.org.br

www.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de São Tiago

Amo muito essa cidade,maravilhosa de povo simples e acolhedor.Minha famila toda e de la!!!!!!!!!! Sao Tigo terra do meu coraçao!!!!!!!!!!!!!!
Por: renata

São Tiago, é uma cidada conhecida internacionalmente, por fabricar os melhores biscoito do brasil. Lá todos sos anos tem uma festa que dura tres dias, é conhicida a festa do café com biscoito. Vem gente até do exterior É bom conher, Obrigado
Por: Antonio José da Silva

Eu fiu morar em SAO TIAGO por volta de 24/10/1996, fui recebido de braços abertos por todos nessa cidade que é muito hospitaleira, deixei hj ai´ótimos amigos pessoas que marcaram minha vida ,só tenho e que acradecer a todos. VÃO VISITAR ESSA CIDADE MARAVILHOSA VCS NÃO SE AREPENDERAM...
Por: ex-motorista da APAE de SAO TIAGO

Sou de São Tiago e há 7 anos estou fora de lá. O que posso dizer...é que é prá lá que eu quero voltar! Amo minha cidade.E a cada dia que passa as pessoas estão dando mais valor a ela!
Por: Claudilane Santiago

amo minha Sao Tiago, aqui é maravilhoso... venha conhecer essa tranquila e acolhedora cidade.. e venha tambem saborear nossos deliciosos biscoitos..!!!
Por: Lidia Fernanda de Campos

Aqui é o cantinho do céu!! A melhor cidade de se viver com bem - estar e qualidade de vida!!!
Por: Fabricia Castro

amo s t pois foi la q nasci moro em pouso alegre mas st nao sai do coracao
Por: rosilene

que dia e a festa do cafe com biscoitoqueria muito estar ai mas e impossivel quem sabe oano q vem
Por: rosi

amo muito esta cidade maravilhosa onde eu nasci nao trocaria por nada este orgulho de ser santiaguence.
Por: francieli santiago

O melhor lugar de se viver!!! Amoooo muito isso aqui.
Por: Larissa De Sousa Cardoso

É o lugar que e mais gosto de estar... Não há o que dizer de lá..tem que ir pra saber, mais antecipadamente, o melhor lugar que já pude estar.
Por: Claudio Leite

A melhor cidade e a melhor festa de minas. amoo sao tiago
Por: Tatiane Carvalho da Silva

eu ja fui morador de sao tiago a 13 anos, eu cheguei na cidade em 1985 para exploraçao de ouro. agora eu moro em goiania go, minha mulher e de sao tiago, eu tenho vontade de morar novamente em sao tiago, porque e uma cidade maravilhosa de se morar, cinto muitas saudaades, principalmente dos amigos. sao tiago e um paraiso.
Por: marques antonio da silva

sao tiago é tudo de bom.meu marido nasceu lá,moramos em contagem e vamos à festa do café com biscoito todo ano.
Por: consolação

.MINHA TERRA QUERIDA..onde o AMOR E P´´AZ SÃO COSNTANTES..POVO AMADO...Nosso grande e EXELÇO PADROEIRO SÃO TIAGO IMAGEM PERFEITA DA FÉ E TRADIÇÃO DE NOSSA TERRA...BERÇO DA CULTURA E HOSPITALIDADE...
Por: Sérgio Mendes Nogueira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Tiago
Fundação:
1948
Altitude:
1.103m
População:
9.855 habitantes
Área:
575,6km²
Densidade Demográfica:
17,12hab/km²
CEP:
37960-000

Envie seu comentário sobre São Tiago