São Domingos do Prata

São Domingos do Prata-MG
banner

Bem-vindo a São Domingos do Prata!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Domingos do Prata, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Domingos do Prata

Roteiros do Brasil

Região Turística Encanto Verde

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município, que é banhado pelo Rio da Prata, tem a origem de sua fundação, em 1785, ligada à aventura, segundo a tradição ou a lenda, de Domingos Marques Afonso, um dos primeiros que obtiveram sesmaria de terras na região. Em 1760, Domingos Marques Afonso e Antônio Alves Passos deram início a construção da capela dedicada a São Domingos de Gusmão, no local onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz. Dada a fertilidade dos terrenos, outros moradores foram atraídos para o local, formando-se, em pouco tempo, o povoado em torno da capela. O mesmo foi elevado à categoria de distrito em 20 de julho de 1843 com o nome de São Domingos do Prata, tal como já era chamado o arraial. Em 1º de março de 1890, foi elevado à categoria de vila e, em 2 de março de 1891, passou à categoria de cidade.

Gentílico

Pratiano

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

04 de Agosto

População

17.352 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade histórica cheia de encantos, lugar aconchegante e um povo muito hospitaleiro. A cultura vive em todos os cantos do lugar. Imperdível!

Clima

Tropical

Temperatura Média

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Brasília: BR-040, BR-381, BR-262

Localização

Município da Região do Rio Doce no Estado de Minas Gerais

Limites

Antônio Dias, Jaguaraçu, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silvério, Sem-Peixe, São José do Goiabal, Dionísio, Marliéria.

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-381, BR-262 

Distâncias:

Da Capital

150 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Bicudo Decima e Córrego do Moinho

Cachoeira natural, com aproximadamente 150 metros de altura em uma extensão de 200 metros.
O visitante ainda pode conhecer a Pedra Redonda, do Meio e a Pedra da Baleia, usadas para vôo livre, rapel e asa delta, além  das montanhas, das matas nativas e dos animais silvestres.
Telefone: (31)3856-1339

Escola de Artesanato e Fibras Naturais

Artesanato em bambú - móveis e complementos - floricultura - fibras naturais.
O visitante ainda pode conhecer a Cachoeira da Charneca, a Cachoeira do Alfié, a Pedra da Baleia - usada para esportes radicais e participar da Festa Religiosa de Nossa Senhora do Livramento no dia 15 de agosto.
Endereço: Comunidade do Gandra
Telefone: (31) 3856-1700

Sky Prata

Possui uma rampa para vôo livre e cachoeiras naturais.
O visitante ainda pode participar da Festa Religiosa e popular no dia 04 de agosto, do carnaval que é conhecido nacionalmente, da exposição agropecuária com datas indefinidas e das cavalgadas.
Telefone: (31) 3856-1700

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 04 de Agosto
 
Padroeiro São Domingo de Gusmão

Data: 04 de Agosto

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS DA PRATA

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3856-1385

Sites: http://www.saodomingosdoprata.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3856-1234 / 9782-4621

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São Domingos do Prata

oh...essa cidade é nota 10....amei...ter passado o carnaval...ai;;;;;;amo essa cidade....bjuss;;;;;;;.100% são domingos do prata........bjãooo
Por: natália

eu amo sao domingos do prata .É o melhor lugar do mundo,um dia volto para morar neste lugar lindo
Por: andreza ferreira

adoooooooooora são domingos ....curto muitos as festas ha ultima que eu fui foi o show de gino e geno nossa foi muito bomm sou de conego joão pio...são domingos do prata , um lugar otimo pra quem se diverteir num lugar super tranquilo, e com festa que bombam sem contar que os hoteis e bem a cara de quem gosta de sossego.....boas ferias;;;;
Por: Bruna luiza

e uma cidade de ser visitada por aqueles q/ tem bom gosto cultura e educacao.n/ e una mera cidade,e un patrimonio digno de ser respeitado.
Por: celialima

sou de sao domingo do prata .tem 20 anos que estou fora .saudade .....
Por: mario

nasci em vargem linda, conheci sao domingos do prata e tenho o maior orgulho de ser mineiro, moro em manaus a 20 anos e ha 35 anos nao vejo sao domingos do prata.
Por: agostinho silva

È o povo mais hospitaleiro que jáconheci. A cidade, embora pequena, prima pela limpeza e ausência de miséria(embora seja pobre). ..Nas suas ruas não se vê menores abandonadoe e nem pedintes.É linda e cercada de florestas.
Por: EDELBERTO A. GOMES LIMA

nasci em Sao Domingos Do Prata e hoje moro em BH. mas a minha cidade de alma e ai. essa cidade e linda e eu a amo de montao.
Por: Aurea fideles gonçcalves

CIDADE MARAVILHOSA, ONDE PASSEI MINHA ADOLECÊNCIA,FUI TAMBÉM COROINHA NA IGREIJA.
Por: GERALDO MAGELA DE SENA LIMA

sou tambem de sao domingos do prata que e uma cidade facil de ser amada.atualmente moro a 10 anos em belo horizonte e nao troco o carnaval do prata nem se eu estiver morta por que e um dos melhores da regiao, e muito bom estar em casa.bjos para todos ai.
Por: gui

EU NASCI EM SAO DOMINGOS,ATUALMENTE MORRO NO PARANA MAS SINTO MUITO FALTA DE SAO DOMINGOS AONDE EU PASSEI MINHA INFANCIA E JUVENTUDE GOSTO MUITO DA CIDADE E DO CLIMA, MEUS PAIS MORRAM AI E SEMPRE QUE POSSO VOU ATE SAO DOMINGOS.
Por: sergio eloypson pena

SOU PRATIANA, MORRO EM BH, VOU SEMPRE VISITAR A MINHA FAMÍLIA E MINHA CIDADE DA QUAL TENHO ORULHO. AMO O NOSSO CARNAVAL (QUE SEMPRE CHAMO DE CARNAPRATA O MELHOR CARNAVAL . TAMBÉM JÁ FIZ PARTE DO GRUPO DE TEATRO MÃOS UNIDAS NO QUAL TAMBÉM TENHO GRANDE RESPEITO. SINTO SAUDADES DE TODOS. QUE SAUDADE DA MINHA CIDADE !!!
Por: Rosiane

ó! sã0 domingos do prata, eu nunca te esquecerei,estás sempre em meu coração,tenho muita, muita saudades de tudo q/ aí eziste,e todos q/ aí estão.Saudades.Obrigada S.D.Prata.ANITA. 03/05/2011/Sabará-MG.
Por: Ana perpetua de jesus{Anita de Jesus}ana

Ò São Domingos do Prata, como eu te amo, guardo juntinho ao meu coração todas as lembranças,desta cidade maravilhosa, que ai deixei. Jamais te esquecerei: Obrigada!!!! ANITA. 14 / 05 / 2011.
Por: Anita de Jesus

ola sou luciano anselmo morro em vargem linda mas trabaho em sao paulo e adoro sao domingos do prata valeu um abraço para todos atleticanos...
Por: luciano anselmo

Amo d+ essa cidade. Tudo de bom esta ai. Desde as festas, como as pessoas, restaurantes, posadas. cachoeiras. tudo o que vc imaginar de bom São Domingos do Prata tem para vc.
Por: camila teixeira de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Domingos do Prata

Envie seu comentário sobre São Domingos do Prata