Sabará

Sabará-MG
banner

Bem-vindo a Sabará!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Sabará, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Sabará, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1711. A localidade está em uma altitude de 723m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 107.781 habitantes. A área total de Sabará é de 304,4km², e sua densidade demográfica é de 354,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sabará-MG é 34500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sabará

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Uma das mais tradicionais cidades mineiras, Sabará contribuiu decisivamente para a formação cultural e a grandeza do Estado de Minas Gerais. Já em 1711 participava na luta contra os franceses no rio de janeiro. atendendo a abaixo assinado encabeçado por Miguel Calmon Dupin e Almeida, contribuiu na luta contra o general madeira , o Nero Baiense,com envio da importância de dois contos e duzentos mil réis . No ano de 1865, enviou 84 jovens voluntários para participar na luta contra o ditador do Paraguai.
Por ocasião da Revolução Liberal, em Agosto de 1842, Sabará foi alvo de lutas contra as forças de três mil rebeldes que sitiaram a cidade sob o comando dos Coronéis Antonio Nunes Galvão, Francisco José Alvarenga e Manoel Joaquim de Lemos.
Segundo o historiador Prof.Zoroastro Vianna Passos,o baiano audaz muito antes do paulista, já em 1555, senão antes, na viagem de Spinoza, viera aos sertões de Sabará.Existem algumas citações de que Borba Gato, quando aqui chegou, assistiu Missa em uma pequena capela já existente.De acordo com os historiadores, o sertanista,capitão Matias Cardoso de Albuquerque,tendo atingido esta região anteriormente, foi designado líder da equipe de Vanguarda da Bandeira das Esmeraldas. O objetivo deste grupo era abrir caminhos e plantar roças locais de pousada e abastecimento da Bandeira que viria logo após. Descendo a serra do Taquaril,Matias Cardoso veio ter às margens do Rio das Velhas ...aproveitando uma encosta de terra muito fértil com uma fonte de água puríssima de beber, afastada do nível das enchentes e em ponto de boa vedagem, essa Roça Grande converteu-se em pouso obrigatório na travessia para o sertão e formou-se como povoado que, provavelmente, é o mais antigo de Minas que sobreviveu aos outros,no caminho das Bandeiras. Roça Grande ocupou lugar de destaque na história sabarense. Denominado Arraial de Santo Antônio do Bom Retiro da Roça Grande, Teve a freguesia instuída em 1707 e elevada à categoria de Colativa em 1724, com patrimônio doado por Manoel de Borba Gato.

Gentílico

Sabarense  

Significado do Nome

O nome Sabará tem várias interpretações. Uma das mais prováveis é a corruptela do tupi-guarani sabaá (enseada, curva do rio) e buçu (grande), designando o encontro do rio Sabará com o rio das Velhas.

Outra interpretação é que o nome Sabarabuçu é uma derivação de Itaberabuçu, isto é, montanha grande que resplandece, numa alusão à atual Serra da Piedade.

Aniversário da Cidade

17 de Julho

Gentílico

sabarense

População

129.619 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade também deu nome a um tipo de jabuticaba, menor do que a comum. O início do cultivo desse tipo de jabuticaba na cidade acabou rendendo-lhe o nome conhecido no país todo.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Belo Horizonte

Limites

Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Raposos, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia

Acesso Rodoviário

MG 262

Distâncias:

Da Capital:

19 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Área de Proteção Ambiental Serra da Piedade

Descrição: Localiza-se nos municípios de Sabará, Caeté e Santa Luzia. A Área de Proteção Ambiental da Serra da Piedade (APA) que será criado pelo governo do estado, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sabará, terá cerca de 14.154 hectares. A parte norte, é composta predominantemente por vegetação de campos cerrado, sendo que na encosta sul é formado aos campos cerrados e campos ferruginosos é responsável pela riqueza e diversidades de espécies da região.
Inseridos no interior da APA também se destaca o bairro Pompeu, contornado pela floresta e na base de uma maravilhosa serra localmente conhecida como Pedra Rachada importante centro gastronômico nos finais de semana, destaca-se também o Festival do Ora-Pro-Nóbis nos meses de maio. Pode-se fazer vários passeios nas trilhas da mata atlântica, trechos intactos da Estrada Real, mirante da Pedra Rachada, ruínas do século XVIII, mundéus, etc.
 
Capela de Nossa Senhora da Soledade

Situada a cerca de seis quilômetros do centro de urbano, esta singular capela apresenta linhas rústicas, apesar de sua simplicidade externa, seu interior apresenta ornamentação mais apurada no altar-mor, característica de inícios do Séc. XVIII. Por sua história, linhas construtivas e localização, constituiu-se numa das mais importantes capelas rurais do município
 
Capela de Santo Antônio do Pompeu

Erguida na primeira metade do século XVIII. Apresenta o altar-mor com talha em madeira, representativa da primeira fase do barroco mineiro, bem semelhante à da Igreja de Nossa Senhora do Ó.

Capela Nossa Senhora do Pilar

Construção do século XVIII, apresenta linhas externas bem semelhantes às encontradas na Igreja do Carmo. Sua ornamentação interna é no estilo Rococó.
 
Casa Azul

Construção do séc. XVIII, propriedade particular, hoje posto do INSS. Localizada na Rua D. Pedro II, possui capela interna e na fachada, encimando a porta principal, detalhe da influência religiosa na arquitetura civil. Fechado nos finais de semana.
 
Casa Borba Gato

Construção no estilo transmontano, remota à primeira metade do Séc. XVIII. Apesar de popularmente conhecida como residência do importante bandeirante paulista, não há elementos documentais que comprovem tal afirmativa. Atualmente funciona como um dos núcleos do Museu do Ouro ( IPHAN). Contato fone (31) 3671-1848
 
Chafariz do Kaquende

Localiza-se entre rua do Kaquente a rua São Pedro. Construído em 1757, até hoje brinda Sabará com suas rerescantes águas. Diz a lenda que quem beber aquela água retornará sempre a Sabará.
 
Chafariz do Rosário

Construção de 1752 e tido como mais belo Chafariz sabarense. Mostra ornatos em pedra-sabão que se assemelham às linhas arquitetônicas de trabalhos realizados na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Sabará.
 
Conjunto Arquitetônico da Rua D.Pedro II

Formado por sobrados, casarões e construções do séc. XVIII, constituindo acervo de inestimável valor. Nesta rua estão localizados : O Teatro Municipal, O Solar do Padre Corrêa, o prédio da Biblioteca Pública Municipal, a Casa Azul dentre outras.
 
Estação Ecológica Cabeça do Boi

Descrição: Presença de manancial de água, mata com trilhas e cachoeiras. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SABARÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3672-7701

Sites: http://www.sabara.mg.gov.br/site/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3672-7690

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3671-1291

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sabará

Ainda não fui, mas no próximo dia 08 vou estar ai, para admirar a cidade que muita gente comenta como bela. Acredito que deva ser um lugar magico pois moro no Rio de Janeiro onde muitos monumentos foram depredados por vândalos. E hoje poucos admiram a cidade como realmente ela é, mas tudo bem vamos em frente porque Minas tem muita coisa bonita para ver, lembrar e dar de presente para nossos amigos. Obrigado!!!!!!
Por: martinez

eu amei a cidade as fotos da cidade sao lindas ... olha continue sempre com essa cidade linda valorize sempre...que um dia vou visitar e se gostar nem sair da ai vou querer sair ... amei as fotos amei a cidade muito lindaaaaa beijos a vcs lih ♥
Por: elisana fernanda ferreira

QUEM CONHECE SABARA NAO ESQUECE JAMAIS. DEIXEI MEU CORAÇAO EM SABARA.
Por: aracy b.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sabará
Fundação:
1711
Altitude:
723m
População:
107.781 habitantes
Área:
304,4km²
Densidade Demográfica:
354,08hab/km²
CEP:
34500-000

Envie seu comentário sobre Sabará