Ritápolis

Ritápolis-MG
banner

Bem-vindo a Ritápolis!

banner

Comece planejando a sua viagem para Ritápolis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Ritápolis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Ritápolis.

A cidade de Ritápolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.051m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.575 habitantes. A área total de Ritápolis é de 392,9km², e sua densidade demográfica é de 14,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ritápolis-MG é 36335-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ritápolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A localidade tinha o nome de Santa Rita do Rio Abaixo; pertencia ao município de São José Del-Rei (Tiradentes). Em 28 de Abril de 1854 foi elevada a freguesia.
Em 4 de Junho de 1891, transferiu a freguesia do município de Tiradentes para o de São João Del-Rei.
Em 7 de Setembro 1923 mudou a denominação do distrito de Santa Rita do Rio Abaixo para Ibitutinga.
Em 17 de Dezembro de 1938, restituiu-lhe a denominação primitiva, Santa Rita do Rio Abaixo. Em 1962 ao criar o município, deu-lhe a denominação de Ritápolis.

Gentílico

Ritapolitano

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

População

4.925 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Além das atividades agropecuárias de origem, seu passado recente foi marcado pela extração mineral de cassiterita, tantalita, manganês, etc. Hoje se destaca pela produção leiteira com uma indústria de laticínios, alguns fabricantes de aguardente, agricultura de subsistência, comércio e pequenas marcenarias de esquadrias e mobiliários.

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

São João del-Rei

Limites

São João Del Rei/MG

Acesso Rodoviário

 

Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro passando por Congonhas até chegar em Joaquim Murtinho. Virar à direita na BR 383, passando por São Brás do Suaçuí, Lagoa Dourada até chegar em São João Del Rei. Entrar na BR 494, percorrendo 23 km até chegar em Ritápolis.

Distâncias:

Da Capital:

225 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Jaburú

Propriedade particular com cachoeira, quiosques e churrasqueiras. Próxima à cidade, com acesso pela BR-494, aberta principalmente aos fins de semana.
 
Fazenda do Engenho

Fazenda do Engenho, datada de meados do século XVIII, onde se hospedavam os inconfidentes. Existe antigos vestígios da trilha dos inconfidentes. Hoje é de propriedade particular.

Floresta Nacional de Ritápolis

Uma das Unidades de Conservação do IBAMA, com área de 89 he, pertencia à antiga Fazenda do Pombal, que o IBAMA está cuidando. A Fazenda do Pombal foi onde nasceu o Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e onde se encontram ruínas do engenho. Possui viveiro de plantas com vendas de mudas, mel, própolis, caminha ecológica com guia e casa de hóspede.
 
Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia

A paróquia foi fundada em 1854, a 28 de Abril. Seu primeiro vigário foi o Padre Crispiniano Antônio de Souza. No século XVIII a construção da primeira capela deu origem à Igreja de Santa Rita de Cássia, e que hoje, após o decreto episcopal 2/2003, foi elevada a Santuário Diocesano, passando a se chamar Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maio

22 - Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RITÁPOLIS

E-mail:

Telefones: (32) 3356-1136

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3356-1741

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ritápolis

Ritapolis , uma cidade maravilhosa!!! Onde voce pode aproveitar o melhor da vida. Se eu pudesse moraria neste lugar incrivel. Se vc tiver oportunidade de conhecer, com certeza nao ira se arrepender.
Por: simone

essa eh a melhor cidade prá viver em tranquilidade,adoro ritápolis
Por: wellington vieira

Rio de Janeiro, 02/04/2009. Moro fora de Ritápolis há +/- 30 anos. Entretanto, jamais vou esquecê-la, pois lá eu nasci e cresci. Lá está o meu berço, à minha origem, o meu povo, à minha terra, à minha família. Beijos a todos! Pedro Assis.
Por: Pedro Assis

Amu demais essa cidade.Nasci ai e amu visitar sempre que posso vou visitar ainda é muito aconchegante e tranquila.
Por: edina

Nao só conheço como amu essa cidade coloque mais coisas pra que possamos matar saudades dessa cidade maravilhosa.
Por: edina

Se conheço Ritápolis? As melhores lembranças de minha adolescência são desta encantadora cidade.As pessoas sempre tão acolhedoras.A animação de todos. A Festa da Padroeira "Minha querida Santa Rita de Cássia". É uma cidade que cativa e deixa saudades...
Por: Maria Aparecida A. Souza

Sim, eu conheço Ritápolis!!! Tive a oportunidade de conhecer esta cidade maravilhosa....que confesso me deixou muitas saudades!!! Voltarei , com certeza!!!
Por: Eliana Regina Chalco

NASCI E FUI CRIADO EM RITAPOLIS, ATUALMENTE MORO EM SAO PAULO SEMPRE QUE POSSO VOU LA PASSEAR NA CACHOEIRA DO JABURU LUGAR GOSTOSO E TRANQUILO PARA DESCANSAR SOU CONHECIDO LA COMO FEVEREIRO DO ANTONIO DO ZE TIA ABRAÇOS
Por: ELIMAR VILELA

ritápolis cidade querida tu és minha vida minha grande nasção,descobri entre rios e floresras que tu és esta a rainha do meu coração,não importa aonde vá ou o que vou fazer eu nunca esquecerei voê
Por: joao carlos de oliveira neto

ESTA CIDADE É UMA CIDADE MARAVILHOSA POIS AS PESSOAS REALMENTA SÃO EDUCADA E OSPITALEIRAS ,HOJE SITO MUITA SALDADE DESTA CIDADE ESPERO EM BREVE VALTAR. UM ABRAÇO PARA TODOS .
Por: JORGE CLAUDIO C.SOARES

EU AMEI PASSAR ULGUM DIAS EM RITAPOLIS QUE CIDADE MARAVILHOSA ...VOU VOLTAR EM BREVE
Por: carla demani conti

morei em ritapolis em 1985,desde que morei nesta cidade tão gentil,nunca mais deixei de visita-la.gosto tanto desta pequena cidade que pretendo morar o mais breve possivel.te amo ritapolis
Por: rita de cassia bertoni

Se você visitar Ritápolis voltara sempre pois la é um pedaço do céu.Conheça Festa de Santa Rita, a Cachoeira do Jaburu, o bloco do zé pereira e o que mais você vai adimirar é a hospitalidade, estou longe mas meu coração estara sempre ao lado dos Ritapolitanos
Por: Adelino Alves

RITÁPOLIS É SINONIMO DE TRANQUILIDADE E GENTE FELIZ...PASSAR AS FÉRIAS EM RITÁPOLIS É REALMENTE SE LIVRAR DO STRESS DA CIDADE GRANDE!!!
Por: SUZANA OLIVEIRA

A melhor cidade do interior de Mg pra se morar. Quem vai uma vez sempre quer voltar. Muito bom!
Por: Jamaica sousa

MEU PAI É DE RITÁPOLIS, ONDE NASCEU E MORREU,ERA NETO DO ZÉ NÉ, MUITO CONHECIDO EM 1950,VIVI EM RITAPOLIS DURANTE 5 ANOS,É UMA ÓTIMA CIDADE PARA SE CONHECER,RECOMENDO.
Por: dirceujunior

Ritápolis é uma cidade maravilhosa... Gosto muito de morar aqui!
Por: Larissa Leal Resende

Saudades imensas dessa minha terrinha natal que tanto amo!!!! Ritápolis, amor incondicional!!!!
Por: Tássia Silva

Nasci em Ritapolis hoje moro em SP,posso dizer que tudo lá é maravilhoso as cachoeiras,festas,comida mas o melhor mesmo é o nosso povo.Eh!... povo hospitaleiro,bom de prosa ,bom demais quem visitar nossa cidade com certeza voltara .Te amo Ritápolis
Por: Ana Patricia dos Santos Silveira

NASCI E FUI CRIADO EM RITAPOLIS,SÓ VIM PARA SÃO PAULO POR FALTA DE EMPREGO,MAS QUANDO ME APOSENTAR VOLTO A MORAR LÁ SEM SOMBRA DE DÚVIDA,ADORO MINHA TERRA NATAL.
Por: ELIMAR

o que falar dessa terra abençoada por santa rita de cássia.Nasci ali perto do Penedo mas me considero ritapolitana.Apesar de estar no rio de janeiro mais de 30 anos, estou indo sempre,até o dia que voltarei de vez.Adoro esse lugar .Onde nasci, onde estaõ minhas raizes, familias etc.abraços
Por: Rita

nasci e cresci nesta cidade maravilhosa, hoje estou longe mas sinto muita saudades das pessoas e de todas as coisas boas que so se encontra neste cantinho.
Por: veralucia de almeida

melhor cidade de mg,visito-a todos os anos ,para maravilhosa festa de SANTA RITA,antes levada pelos meus pais Alencar e Luzia ,hoje continuo visita-la ,com minha família e amigos que tenho sempre o prazer de recomendar como excelente passeio.
Por: Adriana Claudia de Oliveira

Aqui que eu amo, e é aqui que eu quero ficar... Amo mmto tudo isso!
Por: Tay *o*

conheco a cidade e já frequento a bastante tempo,inclusive estou indo passar o carnaval lá e vou levar uns amigos para conhecer. vale a pena conhecer, a cidade é linda e muito hospitaleira.
Por: vanessa

CIDADE BONITA E ACONCHEGANTE CHEIA DE BELEZAS NATURAIS PARABÉNS
Por: DANIELA VITÓRIA DE SOUZA DIAS

ja estive em ritapolis por 2 vezes e gostei muito, cidade calma e hospilaleira,espero o final de ano chegar pra poder ir de novo..bjs a todos de ritapolis.
Por: roseli aparecida pereira

sou de ritápolis ,mas moro no rio de janeiro a mais de 10 anos . adoro minha cidade e minhas raízes....
Por: joyce resende

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ritápolis
Fundação:
1962
Altitude:
1.051m
População:
5.575 habitantes
Área:
392,9km²
Densidade Demográfica:
14,19hab/km²
CEP:
36335-000

Envie seu comentário sobre Ritápolis

banner