Rio Paranaíba

Rio Paranaíba-MG
banner

Bem-vindo a Rio Paranaíba!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Rio Paranaíba, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Rio Paranaíba. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Rio Paranaíba para programar a sua viagem.

A cidade de Rio Paranaíba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 1.067m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.637 habitantes. A área total de Rio Paranaíba é de 1.357,5km², e sua densidade demográfica é de 8,57hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Paranaíba-MG é 38810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Paranaíba

Roteiros do Brasil

Região


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro núcleo da cidade surgiu com a chegada de garimpeiros às margens do rio Abaeté, à procura de diamantes. Em 1760, José Mendes Rodrigues, fixando residência, juntamente com outros forasteiros, iniciou o povoado. Em 1763, com a construção da capela do Rosário, o povoado recebe a denominação de São Francisco das Chagas do Campo Grande, e em 1830 é elevado à categoria de arraial. A partir de 1848, por sucessivas vezes, houve a criação do município e sua posterior supressão, até sua elevação definitiva a cidade, em 1923.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Agosto

Gentílico

rio paranaibano

População

11.885 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Rio Paranaíba é um rio brasileiro que nasce no estado de Minas Gerais.
Nasce no município de Rio Paranaíba e, após percorrer 1.170 km, junta-se com o Rio Grande, formando então o majestoso rio Paraná. Entretanto, das nascentes formadoras do rio Paranaíba, a mais distante é a do seu afluente Rio São Bartolomeu, que nasce nas proximidades de Brasília.
A partir dos municípios de Coromandel e Guarda-Mor, o rio Paranaíba forma a divisa natural de Minas Gerais com Goiás e, já próximo de sua foz, de Minas Gerais com Mato Grosso do Sul.
O Rio Paranaiba possui uma ponte na BR-31, onde o rio tem 300m de largura e se reduz para 80m, causando grandes turbulências, fortes rodamuinhos e grande nível de correntezas.

Clima

 

Temperatura Média

20,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Serra do Salitre
Ibia
Campos Altos
São Gotardo
Matutina
Arapuã

Acesso Rodoviário

BR-262 - BR-354 - BR-354 - MG-230  

Distâncias:

Da Capital:

321 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Onde foi celebrada a primeira missa; o Belvedere, marco divisor dos rios São Francisco e Paranaíba, o morro do Peão, localizado no centro da cidade e, principalmente, a Reserva Biológica Cônego de São João, com uma área de 255 ha.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Dentre as festas religiosas destacam-se a de São Francisco, padroeiro da cidade, e a de Nossa Senhora do Rosário, com apresentação das Folias de Reis.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PARANAÍBA

E-mail:

Telefones: (34) 3855-1223

Sites: http://www.rioparanaiba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3855-1738

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (34) 3855-1228

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (34) 3855-1550

CONSELHO TUTELAR: (34) 3855-1227

CORREIOS:
(34) 3855-1382

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rio Paranaíba

moro na cidade dez de q nasci aq e uma cidadizinha pacata mas e bom de festas o carnaval daqui e uma dos melhores da região, aq na cidade existe muitos lugares turisticos,muito pouco visitado,mas as pessoas q vem aq falam q vai vouta XD
Por: diego

TIPICA CIDADE INTERIOR CALMA, COM POVO MUITO ACOLHEDOR ,MAS MUITO BOA DE SE VIVER ...ESTA COM GRANDES ESPECTATIVAS DE CRESCIMENTO....ESSA CIDADE AINDA VAI LONGE
Por: MARIANA

Amo o Rio Paranaiba, sou apaixonada pelas pessoas que conheci, cidade boa de gente hospitaleiro, feliz e super animado. Adoro...
Por: mima

eu amo rio paranaiba essa cidade e simplesmente a melhor. nasci no rio mas n moro mas la. tenho mt saudade
Por: ana beatriz gomes monteiro

minha terra natal onde tive boas amizades e tenho boas lembranças. Sempre q o tempo me permite estou eu ai.
Por: Manoelicio Alves Nunes

A festa de Congado de Nossa Senhora do Rosário é realizada por grupos de Congos, Moçambiques, Catupés, Vilões, Marujos e outros. Não tem nada a ver com Folias de Reis.
Por: Jeremias Brasileiro

bommmmm d +++++++++++ è realmente a cidade maravilhosa tem ate cristo redentor!!!!!!!!!!!!!!!!! entao nas suas ferias nao deixe de visitar o rio!!!!!!!!!!
Por: poliana

morei no rio paranaiba e hoje estou em crato no ceara, sou muito amigo de lindomar cunhado de geraldinho, adoro o rioparanaiba ate hoje e estou ja indo passar as ferias com a familia
Por: eduardo

sou filha desta cidade a trinta e cinco anos mudei para Brásilia acho que a cidade mudou muito mas para melhor lugar de gente bonita inteligente só tenho que resaltar que pena que não foi da minha epóca um grande abraço.
Por: Márcia Regina silva

Esta cidade esta marcada pra mim o resto de minha vida pois ela me deu a oportunidade deconhece-la melhor nesta cidade ja poasseia momentos maravilhosos e passo ate hoje de tanto q gosto dela vou prai no carnaval e vou ficar o carnaval na melhor cidade da regiao vc perfieto de rio esta de parabéns por esta cidade maravilhosa e continue assim cuidando bem dela e fazendo ela cada dia crescer mais um abraco a todos de rio paranaiba
Por: Daniela ferreira machado

A cidade e muito bonita todo ano passo carnaval ai tenho parentes ai e amigos a mionha tia mora do lado do pole esportivo o velho ela chama clara e o meu tio ze carlos ex polica civil aquele abraço para todos ate mais .....
Por: luiz claudio de almeida junior

Amei essa terrinha boa e os que ai me acolheram.....
Por: Gisele do Nascimento

Fui praticamente criada aí onde também estudei vários anos. Moro em Goiás mas AMO MUITO esta bela cidade, onde quando posso passo minhas férias.
Por: Edy Batista

rio paranaiba lugar muito bom vou voltar mais vezes
Por: fabricio alessandro lopes

eu moro no rio tem sete meses adoro aqui tudo e bom oar que repiramos e puro a cidade e linda
Por: deborah

RIO PARANAÍBA É UMA CIDADE TIPICAMENTE MINEIRA, COM 253 ANOS, PESSOAS SIMPLES E RECEPTIVAS, ATIVDADE PREPONDERANTE É A AGRICULTURA E PECUÁRIA, ESTÁ AQUI ESTRATEGICAMENTE BEM INSTALADA O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFV, POSSUI UM CARNAVAL DE RUA A MAIS DE 10 ANOS, SENDO MODELO DA REGIÃO, FESTA DO FAZENDEIRO, FESTA DO PADROEIRO SÃO FRANCISCO, COM A INSTALAÇÃO DO UFV É A CIDADE DO ALTO PARANAIBA QUE MAIS SE DESENVOLVE, POSUI AEROPORTO C
Por: JOSÉ MARIA DE RESENDE

NACI E MIM CRIEI EM RIO PARANAIBA MORRO DE SAUDADES DOS MEUS FAMILLIARES QUE MORA LA HOJE MORO EM ARAÇU GO UM GRANDE ABRASSO A TODOS DE RIO PARANAIBA KEILA
Por: KEILA

AMO A CIDADE DE RIO PARANAIBA PORQUE VIVI LA ATE OAS 15 ANOS HOJE MORO EM ARAÇU GO TENHO MUITAS SAUDADES DOS MEUS PARENTES QUE MORAM LA UM ABRA CO COM MUITAS SAUDE A TODOS DE RIO PARANAIBA TENHO HOGULLO DE SER MINEIRA
Por: KEILA

Nasci e cresci em Rio Paranaíba. Uma delícia de cidade... Povo tranquilo e hospitaleiro. Pessoas inteligentes e educadas. Moro em outra cidade há 19 anos, mas tenho muita saudade... VISITE RIO PARANAÍBA!
Por: lUCIMAR GOMES

Rio paranaiba e minha cidade natal e a cidade dos meu coracao nasci e foi criada ai todos meus familiares morom ai trabalhei durante sete anos ai no hospital como tecnico de enfermagem atuamente estou morando em potas mais meu coracao continua ai em rio paranaiba com todos voces sinto muita saudades de todos ai abracos esaudades a todos.
Por: abadia

Uma otma cidade para se viver e morar e parabems pela vfv!
Por: Walter

Rio Paranaiba maior produtor de cenoura do Brasil,(seasa)segundo maior produtor de cebolas de minas gerais,(estado de minas/agropecuario)terceiro maior produtor de café do cerrado do Brasil.maior produtor de alho do Brasil(seasa)aqui se produz em menor escala,milho,trigo ,soja,abacate,e tambem um dos melhores queijos artesanais de Minas!quando puder venha á Rio Paranaiba.vale pena!
Por: Rio paranaibano ausente

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Paranaíba
Fundação:
1911
Altitude:
1.067m
População:
11.637 habitantes
Área:
1.357,5km²
Densidade Demográfica:
8,57hab/km²
CEP:
38810-000

Envie seu comentário sobre Rio Paranaíba

banner