Rio Novo

Rio Novo-MG
banner

Bem-vindo a Rio Novo!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Rio Novo, informações atualizadas sobre a cidade Rio Novo, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Rio Novo.

A cidade de Rio Novo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 418m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.732 habitantes. A área total de Rio Novo é de 208,1km², e sua densidade demográfica é de 41,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Novo-MG é 36150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Novo

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Rio Novo, é uma cidadezinha encantadora a que se chega partindo de Juiz de Fora e seguindo por uma estrada que é quase continuação da famosa Avenida Barão do Rio Branco. Passa-se por Ribeirão de Santo Antônio, Coronel Pacheco e Goianá, que foi elevada a Município há pouco tempo, desmembrado seu território da própria Rio Novo. No começo do século a ligação com Juiz de Fora se fazia também por um ramal de ferrovia, desativado há quase quatro décadas.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

13 de Setembro 

Gentílico:

riovense

População:

8.715 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Hospitalidade é o que não falta no local, onde o clima é ótimo e acolhedor. Venha conhecer esse lugar que encanta a primeira vista!

Clima:

tropical

Temperatura Média:

29° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Microrregião de Juiz de Fora

Limites:

Ao norte: Tabuleiro e Guarani; a Oeste: Piau; ao sul: Coronel Pacheco e Chácara; a sudeste e leste: São João Nepomuceno; a leste: Descoberto.

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

201 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. União Mineira (1883-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1972) 
RIO NOVO
Município de Rio Novo, MG
Ramal de Juiz de Fora - km 247,658 (1960)   MG-1826
Inauguração: 31.07.1883
Uso atual: desconhecido    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Juiz de Fora teve sua origem em duas ferrovias: a Cia. E. F. Ramal do Rio Novo, constituída em 1882 e arrendada no ano seguinte à Cia. União Mineira, que inaugurou o trecho entre Furtado de Campos, no então ramal de Serraria (Serraria-Guarani, da União Mineira) e a cidade de Rio Novo. Enquanto isto, em Juiz de Fora, constituiu-se em 1881 a Companhia Estrada de Ferro Juiz de Fora a Piau, que em 1884 entregou esse trecho, e, em 1888, o uniu a Rio Novo. Dois meses antes, em agosto, a ferrovia já tinha sido vendida à Leopoldina, que também estava de posse da União Mineira, unindo então o ramal de Rio Novo ao ramal de Piau, formando o ramal de Juiz de Fora. Nesta cidade, o novo ramal se entroncava com a Linha do Centro da E. F. Central do Brasil. A partir de 1896, no entanto, houve uma série de disputas judiciais no antigo ramal do Piau, finalmente só resolvidas em 1913 em favor da Leopoldina. O ramal de Juiz de Fora foi finalmente suprimido pela RFFSA em 8/9/1974. Segundo Hugo Caramuru, o último trem de passageiros no ramal saiu em 31/01/1972, dois anos e meio antes da supressão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Novo foi inaugurada em 1883 pela Cia. União Mineira, passando em 1884 para o controle da E. F. Leopoldina. Em 1888, foi ligada ao ramal de Juiz de Fora-Piau, também adquirido pela Leopoldina, formando o ramal de Juiz de Fora.  

Cachoeira Santa, Cachoeira do Calixto, hotel fazenda Santa Felicida, Praça Marechal Floriano, aeroporto regional Itamar Franco.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival de Verão - Local: Praça de Esportes de Rio Novo.
O festival conta com a participação  da juventude rionovense e visitantes em férias. Estão em disputa as modalidades de natação, vôlei de areia e futvolei.

- Populares / Folclóricos  Carnaval - Local: Praça Marechal Floriano Peixoto.
Carnaval de rua, com inúmeros blocos caricatos e a beleza das escolas de samba são marcas registradas do carnaval. Durante o dia você pode curtir às cachoeiras, e a noite o clima é de festa e tranquilidade.

- Populares / Folclóricos  Semana Santa - Local: Ruas e Igrejas do Município.
Encenações bíblicas ao vivo, com participação da comunidade cristã. Tradição e fé nas procissões e cerimônias religiosas.

- Artísticos / Culturais  I Encontro de Violas e Calango - Local: Parque de Exposição
O evento procura resgatar as raízes culturais, reunindo cantadores de calangos e violeiros da região para um concurso de desafios.

- Esportivo / Recreativo  III Passeio Ciclístico e II Mountain Bike de Rio Novo - Local: Estrada F. de Campos X Rio Novo.
O passeio ciclístico reúne aproximadamente 400 pessoas de várias faixas etárias, atraindo ciclístas das cidades vizinhas.

- II Torneio de Futsal do Trabalhador - Local: Praça de Esportes.
O torneio reúne 12 equipes de futsal, representando os diversos setores do trabalho em Rio Novo. A equipe dos padeiros é a atual campeã, e a arquibancada da PERN fica lotada.

- Torneio de Vôlei de Areia - Local: Parque de Exposição.
O evento procura resgatar as raízes culturais, reunindo cantadores de calangos e violeiros da região para um concurso de desafios.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NOVO

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3274-1132  

Sites: http://www.camararionovo.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AOS TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A

Atendimento ao cliente
SAC: 0800 942 0030

Deficientes auditivos e da fala
0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:
 
Pç. Marechal Floriano Peixoto, 38 - Bairro: Centro
Rio Novo-MG - CEP: 36150-000
 
Telefone: (32) 3274-1222 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
 
Atribuições: Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.achetudoeregiao.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Cidade onde está situada o aeroporto recém inaugurado do Brasil, Aeroporto Itamar Franco.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO:

Av. Governador Valadares, 47
Bairro: Centro
Rio Novo - MG
Cep: 36150-000
Telefone: (32) 3274-1211 / 2003 (escritório)
Padre: Cláudio Machado


Comentários de Rio Novo

Eu amo essa cidade.Foi nela que passei os melhores momenos de minha vida.
Por: eder rodrigues p. brandaõ

O que realmente impressiona, pelo menos para um viajante em trânsito pela Cidade, são os casarões existentes na Praça Principal. Não sei se são tombados pelo Patrimônio, mas de qualquer forma se destacam no conjuntro arquitetônico da Cidade. Parabens, Eduardo Tavares
Por: Eduardo Tavares

Bom meus amigos nao tenho oq reclamar desta cidade pra ela é inesquecivel falar dela e dificil é um lugar que só existe amigos e para eventos e festa ela e uma das cidades pequenas que vale apena ser frequentada sao otmas pessoas para li dar e em genero de festa ai é a perfeita.... Abraços Ass:Ernani...Junior
Por: Ernani de Paula Moreira Junior

Conheço bastante a zona da mata, não vi até hoje praça mais bem cuidada que a de Rio Novo
Por: JORGE LUIZ ANTUNES VIEIRA

É UM LUGAR IMPAR AS PESSOAS SAO CALOROSAS . NA ZONA DA MATA MINEIRA SE DESTACA DAS OUTRAS CIDADES PELO SEUS CASARIOS SEM IGUAL ,UMA NATUREZA PRESERVADA(DETALHE: NUNCA VI TANTO PASSAROS LIVRES. AS PESSOAS CUIDAM DANDO ALIMENTO. MUITAS CACHOEIRAS ENFIM VALE A PENA CONHECER .
Por: marcus moraes

Quer conhecer uma cidade em que sua gente parece uma unica familia,onde a modernidade se mistura com a tranquilidade . uma natureza presente em qualquer parte da cidade,tudo isso voce tera em rio novo,confira
Por: cristina aparecida rodrigues

Já tive o privilégio de morar nessa calma cidade de Rio Novo nas décadas de 90, e depois por motivos de trabalho fui obrigado a sair para outra cidade de minas. Mas sempre que posso volto para rever essa linda cidade que agente não se esqueçe. Eu particular amo Rio Novo. Em breve estarei aí curtindo mais um pouco da sua beleza e dessas pessoas maravilhosas que nele reside. Um grande abraço Rio Novo!!!!
Por: Nelson Carvalho

Rio Novo e tudo para mim, uma cidade hospitaleira sem violencia e com o melhor carnaval da região......
Por: Fabiano Araujo

acho essa cidade maravilhosa e pretendo valtar várias vezes
Por: amigos da skol

É uma cidade maravilhosa,sempre passo o carnaval lá com meu marido e meus filhos, sou sobrinha do mário do caminhão de lanches. Nós adoramos o carnaval de lá é ótimo.
Por: Rosimere

Guardo uma das melhores recordações de minha vida... Fiz meu internato antes de graduar em medicina nesta maravilhosa cidade. Fiz muitos amigos por ai... Abraços saudosos Arilton
Por: Arilton

PARABENS DE CORAÇAO RIONOVENSE PELO TRABALHO DE TODOS VOCES MOSTRANDO SEMPRE NOSSA LINDA CIDADE PARA MATAR A SAUDADE. FICO HIPER EMOCIONADO E AS VEZES ATE CHORO POIS CONHEÇO TUDO EM RN.
Por: DR.NEY LUIZ PINTO DUARTE

cidade tranquila e bonita adoro os boteco e a minha tia jandira(mora na ceramica)..........
Por: jose clementino de oliveira

AGRADEÇO A ATENÇAO DE TODOS MAS FALEM DE DR MARIO HUGO,DR CANDIDO, DR EVANDRO, DR TOTE, D CHIQUITA, D EDITH, D AMAZILES, RUI ALMEIDA, ABIDIAS,15 NOVEMBRO, PRAINHA, JUQUITAO, NELSON,BOI MALHADO. E DSAMBA OK ??? GOSTARIA DE QUE OS GRANDES E VERDADEIROS RIONOVENSES FOSSEM LEMBRADOS POR VOCES NESTE TRABALHO TAO ABENÇOADO POR DEUS. AINDA VOU ESCREVER MUITAS COISAS SOBRE A TERRA DE MINHA FAMILIA NA QUALIDADE DE FILHO DA MESTRA MARIA PINTO
Por: DR NEY LUIZ PINTO DUARTE

RIO NOVO- MINHA TERRA! O QUÃO É HONROSO SER FILHO DAQUELA TERRA QUE RECEBE BEM AOS QUE VEM DE FORA E ABRAÇA AOS FILHOS QUE SE FORAM. SAUDADES DE MINHA TERRA! LUIZ BELLOZI
Por: luiz bellozi

Eu morei em Rio Novo por 9 anos !!!É uma linda e tranquila cidade!!! Eu adoro ela Minha avó é dona de um belo restaurante de lá:Casarão Pizzaria
Por: Ana Beatriz Torres de Oliveira

Eu já morei ai, até os 13 anos! Essa cidade é linda e limpa. e só tem comida boa !! saudadessssssssss
Por: vania

Morei em Rio Novo por varios anos.estudei no olimpio araujo no raulino pacheco,e tive uma professora muito boa e brava. chamava-se, maria olinda de paula já falecida.conheci seu esposo sr. orlando seus filhos jose orlando,fernando e marcio tenho muitas saudades de rio novo.por motivos de trabalho tive que deixa-la.
Por: carlos eduardo

Morei em Furtado de Campos,estudei em Rio Novo no Grupo Esc Olimpio de Araujo ano de 1953/54,minhas professoras foram D. Maria Pinto,D. Maria Gonçalves,D. Virgininha esposa do Sr Tuta Gomide. Tenho saudades,se eu for contar tudo de bom que obtive em Rio Novo,preciso de muitas linhas.Meu abraço aos Rionovenses.
Por: Jessé Amorim da Silva

amo Rio Novo, frequento está cidade desde que nasci minha avó mora lá. carnaval e tudo de bom quem vai a Rio Novo não esqueço já mais.
Por: cristiane de oliveira

gosto muito de rio novo tenho saudades do meu tempo de juventude os bailes no o nosso é outro, as exposições do melhor carnaval da região. dos mergulhos no rio.por motivo de trabalho tive que deixa-la;mas estou sempre ai. sou marcio filho de maria olinda de paula que contribuiu um pouco com o ensino de rio novo.
Por: marcio

Rio novo é uma delícia! vou todos os anos passar o carnaval,amo o carnaval desse lugar,tranquilissimo,apaixonante, a praça é tudo de bom, a cachoeira ,a igreja enfin tudo em rio novo é maravilhoso! carnaval!rio novo me aguarde!
Por: RENATA FERREIRA

A cidade é belíssima, apesar de ser suspeita para falar, já que nasci nela,rs. Bem, resido no Rio de Janeiro há anos, mas sonho voltar para a minha terra natal. Senti muito o falecimento do ex- prefeito da cidade o Sr. Ronaldo Borges,responsável por tantas obras significativas no município. Meus profundos sentimentos ao rio-novenses. Abraço, Maura
Por: Maura Alves de Souza

rio novo é uma cidade maravilhosa, quem conhece nunca esquece. cidade para se levar uma vida tranquila e com qualidade parabens a todos que tornam isso possivel
Por: miquelangelo marques

MORO EM SÃO PAULO MAIS VISITO RIO NOVO NO MINIMO 3 VEZES NO ANO GOSTO MUITO DO CARNAVAL E MARAVILHOSO DA BELAS CACHOEIRAS EDA PRAÇA CENTRAL E ADORO TANBEM OS MEUS NETOS FILHOS DO JUNIMHO E DA MARCIA .BEIJOS R.N. DORA DE SP.
Por: DORALICE XAVIER

Meu pai tem 80 anos. Moramos em Pouso Alegre- sul de Minas. O bar é frequentado por muitas pessoa que passam o dia conversando, assitindo televisão. Já que minhha mae sofre do mal de alzaimer ele já não sai de casa, nem do bar, atendendo seus clientes amigos.
Por: Rosangela

Estou indo para Rio Novo agora sabado dia 14/05/2011 para conhecer essa cidade que muitos tem falado que é uma maravilha quando chegar de lá colocrei o meu depoimento mais vendo as fotos no site ja amei essa cidade abraço a todos.
Por: Clarice Ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Novo
Fundação:
1870
Altitude:
418m
População:
8.732 habitantes
Área:
208,1km²
Densidade Demográfica:
41,96hab/km²
CEP:
36150-000

Envie seu comentário sobre Rio Novo