Presidente Bernardes

Presidente Bernardes-MG
banner

Bem-vindo a Presidente Bernardes!

banner

Comece planejando a sua viagem para Presidente Bernardes utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Presidente Bernardes e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Presidente Bernardes.

Informações de Presidente Bernardes

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Nascente do Rio Doce

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado do Calambau surgiu em torno da capela de Santo Antônio do Calambau, filial da freguesia do Guarapiranga. O patrimônio foi constituído com uma doação de João Cabral da Silva, conforme escritura de 19 de dezembro de 1733.
Dona Ana Cabral da Câmara, que ficou com o direito de padroado sobre a capela, conseguiu a concessão de pia batismal, por ato de 24 de agosto de 1755.
Em 1770, os moradores resolveram construir outra igreja em lugar mais cômodo obtiveram a necessária licença . Em 1775 foi bento o novo templo, realizando-se solenemente a translação das imagens.
Em 22 de julho de 1868, com o título de Santo Antônio do Calambau foi criado a freguesia, a qual foi extinta em 1 de dezembro de 1873.
Em 24 de dezembro de 1874 foi novamente criada a freguesia.
Em 12 de dezembro de 1953 foi elevada à distrito com o nome de Presidente Bernardes, desmembrado de Piranga.

Significado do Nome


Gentílico

 

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

População

5.537 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um lugar de águas cristalinas. É uma linda cidade e muito gostosa de conhecer. Confira!

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro até Conselheiro Lafaiete. Entrar à esquerda na BR 482, passando por Itaverava, Catas Altas da Noruega até Piranga. E de lá, virar à direita em estrada de terra até Presidente Bernardes.

Localização

Zona da Mata

Limites

Porto Firme, Piranga, Brás Pires, Senador Firmino, Paula Cândido, Senhora de Oliveira

Acesso Rodoviário

BR-040 e BR-482

Distâncias

Da Capital:

121 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal

Situada no Ginásio Estadual. Possui acervo bibliográfico escolar e literário, bem como jornais e periódicos.

Cachoeira do Fábio

Localizada a aproximadamente 3 quilômetros acima da cachoeira do Zé Bento, no Rio Xopotó. Possui abundante vegetação ciliar e a cachoeira desliza por degraus formados por um conjunto de pedras. Forma piscina natural em sua base, de grande profundidade.

Cachoeira do Zé Bento

Localizada no Rio Xopotó. Muito utilizada pela população da região para prática da natação. Suas margens são utilizadas para camping. Possui mata ciliar, sendo sua queda de aproximadamente 10m, desde o topo. Contudo, a água desliza sobre três pequenos degraus formados por paredões de pedra. Forma piscina natural em sua base, de grande profundidade.
Chegando na cidade seguir estrada sentido Senador Firmino, logo após uns 3 Km aconselha-se pedir informações na fazenda Catas-Altas.

Fazenda Água Limpa

Localizada a 3 km do centro no sentido do município de Porto Firme. Datada de 1822, sua arquitetura é em estilo colonial. Totalmente conservada, possui móveis antigos, roda dágua e alambique formado por peças originais. É o alambique de maior tradição na cidade.

Fazenda Bananeiras

Localizada a 12km do centro no sentido do município Porto Firme. Construída no século XIX, está bem conservada. Possui senzala original, capela e uma mesa feita em pedra utilizada pelos antigos para fazerem suas refeições. Possui ainda muitos objetos antigos. Não está aberta à visitação.
 
Fonte do Jardim Dois Irmãos

Localizada no Jardim Dois Irmãos, a fonte é ligada todos os dias às 18:00. Em feriados e dias festivos ela fica ligada diuturnamente. É constituída por uma base de concreto hexagonal, possuindo um jato central rodeado por outros seis jatos menores. Possui iluminação cênica.
 
Igreja Matriz de Santo Antônio

Localizada no centro do município, a Igreja está situada ao nível do solo. Possui duas torres laterais e é ladeada por vitrais. Construída no século XX, em seu interior existem várias imagens e suas paredes e teto são pintados.

Lagoa do Pedro Sabino

Localizada ao lado da praça de esportes, no Bairro Pedro Sabino. Utilizada para a prática da pesca, possui água translúcida e pouca profundidade. Local onde existem três lagoas do mesmo feitio.

Morro do Cruzeiro

Partindo do centro da cidade, pela estrada do Limeira, entrar a primeira à esquerda até alcançar o morro. Utilizado como mirante possui torre de transmissão de TV e um cruzeiro. Possui vasta mata nativa.
 
Praça Cônego Lopes

Praça formada por dois jardins distintos (Jardim JK e Jardim Dois Irmãos). Jardins arborizados e ajardinados, possuem bancos, iluminação própria e playground. O Jardim JK foi inaugurado pelo Próprio presidente Juscelino Kubitschek, quando ainda era governador de Minas. No jardim Dois Irmãos está localizada a fonte luminosa.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - Festa do Padroeiro  Santo Antônio

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE BERNARDES

E-mail:

Telefones: (32) 3538-1136

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (32) 3538-1119

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Presidente Bernardes

ola a todos de pres. bernades (calambau) sou de sao paulo regiao de bragança pta ou guarulhos a 40 km do aeroporto cumbica gostaria de saber mais desse linda cidade pois 3por 4 ouso meu pai falar de sua infancia ai pois meus avos ja falecidos eram de(calambau) onde eram donos de terras sempre vejo meu pai falando do tempo que meu avo iam somente a cidade para compra sal e querosene pois o resto eles pratavam nao conheço ainda esta cidade mas tenho fe que logo estarei por ai gostaria de saber se tem igreja de congregaçao e tambem tem lojas maçonicas ou pelo menos ulgum membro desde ja obrigado ALEX A TEIXEIRA .´.
Por: Alex de Abreu Teixeira

conheço mto a cidade apesar de estar um pouco longe agora, sou de piranga e moro em ouro preto, clambau é simplesmente uma cidade mto agradável
Por: patrícia

sou de senador firmino , atualmente moro em são paulo. já conheço presidente a alguns anos e sempre que posso eu apareço por lá. e espero receber novidades de alguns eventos festivos, afinal, também sou mineiro né !...
Por: helio andre

cidade interesante e onde mora pessoas acolhedoras especialmente meu vô geraldo barbosa e familia
Por: ramon

Eu amo essa cidade! É a cidade do meu pai, da minha familia... É um lugar aconchegante onde eu me sinto muito bem!
Por: Juliana

eu morei lá ano, passado e uma cidade maravilhosa,eu amo aquele lugar e principalmente a festa da caná
Por: julio

minha mae nasceu em presidente e quando crianca passava minhas ferias nessa cidade ja levei minha namorada para conhecer agora quero que minha filha tambem conheca esta cidade linda de pessoas humildes e muito educadas na ultima ves que estivemos ai minha namorada teve um problema de bronkite asmatico e o atendimento do posto de saude da cidade foi muito eficiente e exemplar para muitas cidades grandes isto vale para capital mineira onde moramos breve estaremos ai e levarei alguns amigos
Por: anderson morais

Me resido no Rio de Janeiro, mas fui nascida e criada em Presidente Bernardes e com muito orgulho deixo aqui meu recado.Sou muito feliz,por ser filha também dessa cidade marvilhosa. Amo você Minas Gerais!
Por: Joziane

Parabéns pelo site. Sou filho da terra e a tempos a cidade estava merecendo uma apresentação da nossa terra. abraço
Por: Everson Claudio Diogo

Para chegar em Presidente Bernardes, MG, agora é tudo asfaltado, são 22 KM de Presidente Bernardes á Piranga-MG, e em temos o festival da cachaça que acontece no final de todo mês de julho.
Por: José Geraldo Fernandes de Souza

nasci em calambau,ha trinta anos que nao vou a esta cidade,moro em ms itapora,tenho muita saudades dai,muito linda esta cidade,morava na cachoeira alta,em breve quero ir vizitar todos parentes,da famiilia do guile
Por: jose milagres rodrigues

muito bom;festa da cachaça é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria

Quem conhece sabe, mas eu gosto de Calambau e mais tradicional, enfim e a cidade onde meus pais nasceram e praticamente grande parte da minha familia, tenho otimas recordacoes deste lugar. E uma cidade de pessoas acolhedoras , humildes e de bom coracao, um lugar maravilhoso pra passear, viver e morar, todos que conhecem sempre voltam e acabam trazendo mais um que assim por diante vem a cada dia sendo mais conhecida ainda....
Por: everson viveiros

Linda cidade, terra natal da minha mãe(Idalina Vidigal). Vale a visita. To sabendo que agora tem asfalto até a cidade(por Piranga?). Conheça a festa da cana(último fim de semana de julho). É hoje(24.07).
Por: samuel joão de carvalho pinto

Hoje moro em SP,mas nasci e fui criado em PB, Ai que Saudade!!!!!!!eu era feliz e não sabia!!!!!!!!
Por: Carlos Alberto Dias

Sou residente de Presidente Bernades e adoro essa cidade de coração, é uma cidade maravilhosa com um grade sossego bom dimais morar aq.
Por: gabriela duarte

Sou Calambauense, nascido e criado em Presidente Bernardes, hoje moro em Timóteo MG, mas minha familia mora em PB, é uma cidade que vale a pena quem não conhece, seja neto ou filho de filhos dessa terra maravilhosa, ou mesmo quem não tenha parentes lá,visite Presidente Bernardes, agora em julho tem a festa da Cana! A igreja é linda!
Por: Ricardo Soares Quintão

É uma cidade maravilhosa, embora pequena mas de enorme acolhimento, povo amigo e sincero... ah lembrando que agora não e estrada de terra e sim asfalto, facilitando assim o acesso a cidade maravilhosa!!!
Por: Carine de Souza

A cidade e muito aconchegante, histórica com suas construções antigas transmitindo muita paz e não posso deixar de lembrar que tem a melhor cachaça e comida boa.
Por: marcia aparecida

Melhor lugar para passar férias,,,, ADOOOOOOOORO Este lugar..
Por: edison barbosa

Adõoooooooooro esse lugar
Por: edison barbosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Presidente Bernardes

Envie seu comentário sobre Presidente Bernardes

banner