Poté

Poté-MG
banner

Bem-vindo a Poté!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Poté, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Poté. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Poté para programar a sua viagem.

A cidade de Poté, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 594m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.879 habitantes. A área total de Poté é de 634,7km², e sua densidade demográfica é de 23,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Poté-MG é 39827-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Poté

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento de Poté teve suas origens nas vias de ligação entre Teófilo Otoni e Minas Novas. Assim, em 1856 (mil oitocentos e cinqüenta e seis) já se achavam estabelecidas diversas famílias, segundo informações do relatório de Teófilo Benadito Otoni, reproduzidas em 1922 (mil novecentos e vinte e dois) por Frei Samuel Tetteroo em obra intitulada O município de Theóphilo Ottoni; notas históricas e cherographicas. No local do primitivo aldeamento indígena, fixou-se Militão Vieira Maia, que no ano de 1889 (mil oitocentos e oitenta e nove) ergueu um cruzeiro, abençoado pelo Vigário de Teófilo Otoni, Virgulino Baptista Nogueira, que na ocasião afirmou: Esse lugar talvez mais tarde será uma grande povoação, uma cidade. Á Maia se juntaram a nomes ilustres na história de Poté, como Pedro Vieira Guimarães e Domiciano Ferreira Lages, dentre outros. (Frei Samuel Tetteroo... 1922. pág: 95-6, Álbum... 1942. pág: 271) A população cresceu com a chegada de novos desbravadores, atraídos pela fertilidade das terras daquele lugar. A maioria das famílias que ali se estabeleceram inicialmente, eram oriundas das localidades de Arassuaí e Minas Novas. Cinco anos mais tarde, em 1894 (mil oitocentos e noventa e quatro), foi construída em Poté uma pequena capela, substituída depois pela atual edificação da Igreja Matriz de Poté. A princípio, Poté fez parte do distrito de Concórdia, também conhecido como Sete Posses que era subordinado ao município de Teófilo Otoni. As paróquias de Poté e Concórdia recebiam os sacramentos religiosos por ocasião das visitas quinzenais de Frei Gaspar de Modica.  

Significado do Nome

Os primeiros habitantes da região, onde veio a ser fundado o município de Poté foram os Índios Botocudos de cuja linguagem provém também o nome Poté que significa Mumbuca ou Abelha Negra. A origem do nome ainda é um mistério, mais existem algumas versões: Uma delas se baseia na figura lendária do Índio Poté, líder das tribos que habitavam aquelas terras; outra afirmava ser Poté uma variação de Potum, Pitú, ou seja, uma designação do Camarão cascudo de água doce, de casca ou pele escura, comum nos rios do Vale Mucuri.

Aniversário da Cidade


Gentílico

poteense

População

15.668 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A riqueza da região em metais preciosos foi também registrada em Poté, através de suas jazidas minerais de água-marinha, topázio, berilo, dentre outros. O relato que se segue, reproduzido do seminário de Teófilo Otoni, O Mucury, é ilustrado daquela riqueza: Pedras miúdas não só águas-marinhas como turmalinas, berilos, chryso-berilos, topázio e outras, continuam a dar as zonas do Marambaia e Americanas e outros pontos do município de Teóphilo Otoni, bem como Poté, Itambacuri, Colônia de Urucú, etc.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Mucuri

Limites

Ladainha, Teófilo Otoni, Itambacuri.

Acesso Rodoviário

MG-217 - Liga Malacacheta a Teófilo Otoni

 

Distâncias:

Da Capital:

319 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POTÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3525-11313 / 1237 / 1326 / 1257

Sites: http://www.pote.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3525-1254

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (33) 3525-1316

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.cnm.org.br   

www.portalpublico.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Poté

Poté é uma linda cidade, tranquila,acochegante,com população super acolhedora.Venha nos visitar!
Por: Lidiane

Êta cidadezinha boa sô!!! Só tem gente boa e acolhedora.Venha conhecer você também.
Por: Li

Eta cidadezinha boa!De gente acolhedora e amiga.Clima agradável e belas paisagens.Venha nos visitar, você não vai se arrepender!
Por: Lidi

Estou em Brasília há 5 anos, mais minha cidade natal é Poté, Amo Poté de coração,um abraço todos ai em Poté.Tchau,tchau!!!!!!!!!!!!!
Por: Adriano Pereira de Souza

Poté cidade maravilhosa com varios pontos turisticos um dos locais mais visitados e a sua praça no centro a praça freigas-PAr local onde se em contra com os amigos e beber umas cervejas e coloca o papo em dia. venham visita poté eh uma cidade maravilhosa abrass vlw
Por: watson vinicius santos

Poté é maravilhoso, é terra de um povo formidavel. Um beijo para todas. ( as Pessoas ).
Por: Zinho Gomes

eu agora estou em ubatuba mas ja morei ai´por um ano e gostei muito pois é uma cidade muito tranquila
Por: jessica

Eu moro em Poté a 10 anos e até hoje só tenho lembranças boas é muito bom para quem procura um lugar tranquilo eu particularmente adoro pena que agora estou passando uma temporada em teofilo otoni mas pretendo volta novamente. obrigada por deixa-me expor a minha opinião abraços!
Por: Vanusa Lieven de almeida

Se você não conhece Poté, deveria conhecer, pois lugar melhor não há. Se quer tranquilidade e paz de espirito, venha morar ou conhecer esta cidade, há todos os ausentes, sabemos que não importa o destino tomado, no futuro o retorno é certo, seguro, pois receptividade melhor não encontraremos em nenhuma cidade do mundo que não seja em nosso Poté.
Por: Agenor Faria

sou de pote,adoro minha cidade e lindinha de mais.vai la e conheça pessoalmente muito muito linda,tem tambem restourante troperao,hotel e restourante palmeiras,uzinas bar,e cachoeirasetc,bjsssssssssssssssss
Por: marly sampaio

adoro esta cidade pois passei minha adolescencia ai .morro de saudades da usina la era muiot legal como agora morro no parana so resta mesmo saudades de tudo ai .bjs
Por: Leonar ferreira silva

ADORO ESTA CIDADE MORO EM UBATUBA MAS UM DIA VOU VOLTAR A MORAR AQUI
Por: SEBASTIÃO CARLOS (KAL DE TIÃO GROTA)

eu sou de bh gostei muito cidade por conheci um pessoa muito especial. e tem pessoas muito acolhedoras
Por: marco natonio ribeiro

pelas fotos paresce ser uma cidade muito bonita, meu pai saiu dai com uns 15 anos de idade e so voltou 19 anos depois, a mãe dele e as irmãs dele ainda moram ai ele vai ai no natal pena que ñ dar para mim ir pois vou estar trabalhando ,, mais um dia eu vou ai... se aquem dai tiver msn me add ai queria saber mais sobre a cidade... meu msn e [email protected]... valeu fui...
Por: Elinei josé da silva

o que tem de melhor,e a usina[cachoeira]espero que cada dia possa melhorar mais mais..
Por: clovis pereira da silva

Tenho o maior orgulho em falar que sou filho de Poté, cidade onde passei a minha infancia junto com meus primos e grandes amigos, moro em Belo Horizonte a 25 anos, mas o meu coração é de Poté.
Por: Aírton de Oliveira Santos

Além de se apaixonar pelo que é visivel em Poté, existe o que ocultaram,como uma gruta com prolongamento em caverna próximo á cidade,que teve sua entrada obstruida,mas a caverna está lá, houve o achado de fóssil de mastondonte que poderia ser exposto ao público,etc
Por: sebastiao roberto moreira

Nasci em Poté,mudei desta cidade aos 23 anos. Tenho muitaa saudade da minha ter ra natal,das minhas colegas , e dos parentes. Hoje moro em Blumenau Santa Cataarina. Tenho tres fi lhos muito queridos.
Por: laria olimpia de Souza

Tem um grande artista por nome de OLDAIR COSTA que até o pres. Lula é fâ dele!!!!!
Por: MARIANA SOARES

posso até conhecer um outro lugar,nas férias vou pro states mas volto pra poté para morar pois aqui é o melhor lugar,pedra preciosa das MINAS GERAIS...poté pode... poté pode.
Por: augusto soares

Cidade maravilhosa cheia de encantos mil, adorei que praça aconchegante e que povo hospitaleiro. Em breve retornarei. Abraços a todos potéenses.
Por: Jason Oliveira

esta cidade linda, onde passei toda minha infancia, com muitas alegrias, nas festas leilões.,grupo esc.c.manoel,cruzada euca.,serenatas, musicasetc., não deixem de conhecer este paraiso.
Por: israel passos oliveira pinto

estou em sp mas nasci em pté. Sempre qdo posso dou um pulinho.la. A ultima vez foi a 2anos mas estarei la para a festa de setembro .abracos a todos e ate breve.
Por: Aécio mascarenhas de almeida

axei bacana as fotos e o meu comentario sobre poté e q ele e tudo de bom.! Abracos . Aécio. Flho d poté...
Por: Aécio

Potè, quem nâo conhece tem que conhecer, quem conhece jamis esquece. Bjos para todos os Potèenses. Cida de Zinho Gomes.
Por: Maria Aparecida G. de Paula

boa tarde a todos meus conteranos , adoro essa cidade estou com miuta saudade da ir um grande abraço para todos
Por: ELIANA GONÇALVES PACHECO

sou de pote e moro em barueri sp mais nao esqueço da minha terra natal porque foi ai que naci e amo pote conheço muita gente ai mando abraço a o povo poteensse que eu admiro muito
Por: jose lopes dos santos

moro em nova lima mg fui ate a cidade de pote e adorei.voltarei mais vezes.
Por: bruno

Nasci em Poté em 1952. Sai ainda nos anos 1950, porém visitei esta minha terra por muito tempo até os anos 1970. Sou neto de Sebastião Ferreira Pena que, vindo do Serro descendo o vale do Jequitionha, aí se estabeleceu e ajudou a desenvolve-la. Lembro-me do pomar que existia em sua casa na avenida Getulio Vargas, onde brincávamos e nos deliciávamos com as várias frutas que alí eram abundantes. Poté é minha terra natal, e dela não esqueço jamais. Sou grato a Deus por aí ter nascido! Saudades de ti Poté!
Por: Adalberto Pacheco Pena

FALAR DE POTE PRA MIM,E UM ORGULHO IMENSO..APESAR DE TER POUCO TEMPO AKI.....MAS SOU APAIXONADA POR ESSA CIDADE.......
Por: ANGELICA

pote cidade de pessoas humildes, criativas e educadas ...
Por: bryan

Poté = Minha vida! Eu a amoo muito e me sinto muito bem e muito feliz quando estou por la!!!
Por: Jessica

hoje moro em sao paulo mas adoro minha cidade de Pote porque tenho muitos amigos ai sou filho do vehlo JARE
Por: DJALMA PEREIA SANTOS

hoje moro em sao paulo mas adoro minha cidade de Pote porque tenho muitos amigos ai sou filho do vehlo JARE a todos de pote um abraço e oamigo osmano e D Laide . Djlma de Jare
Por: DJALMA PEREIA SANTOS

ja conheço bem pote e vim dai esse mes amo pote morava na rua don pedr ii abrço
Por: liomar rodrigues

exatamente onde nasci eu não sei, mas sei que é perto de poté,morava na vila dos anjos quando mudamos para o paraná em 1949 me lembro de joão batista,comerciante, tiburcio,sarapião,zé camargo,fazendeirojoaquin vieira,meu avô era pedro lopes
Por: arlindo lopes de souza

naci em pote sair com apenas 9 anos de idade moro em guarapari es tive a curiosidade de saber como estava minha terra natal q tanto amo fiquei encantado . parabens porquem estar admistrando . vi q esta em boas maos afinal , estudei com aprofesora ; nayr luiz tamerao
Por: tiao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poté
Fundação:
1938
Altitude:
594m
População:
14.879 habitantes
Área:
634,7km²
Densidade Demográfica:
23,44hab/km²
CEP:
39827-000

Envie seu comentário sobre Poté