Perdões

Perdões-MG
banner

Bem-vindo a Perdões!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Perdões, informações e fotos da maravilhosa Perdões. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Perdões, recomendadas por internautas.

A cidade de Perdões, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 842m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.087 habitantes. A área total de Perdões é de 277,7km², e sua densidade demográfica é de 68,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Perdões-MG é 37260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Perdões

Roteiros do Brasil

Região

"CIDADE DA AMIZADE"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A capela de Bom Jesus dos Perdões, ao redor da qual se formou o arraial dos Perdões, foi edificada por iniciativa do alferes português Romão Fagundes do Amaral e de Rubens Airão, na época da colonização, no séc. XVIII.O arraial de Bom Jesus dos Perdões figurava, em 1802, entre o termo da vila de São José, sendo elevado à categoria de freguesia em 1855, com o nome reduzido para Perdões . Passa a município em 1911, desmembrando-se de Lavras. Inspirando poetas e compositores, Perdões, situada entre vales e colinas, é conhecida como a cidade da amizade.  

Significado do Nome

Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdões. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

perdoense

População

20.140 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade do interior tranquila que acolhe muito bem aos turistas com a hospitalidade mineira de sempre!

Clima 


Temperatura Média

19,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Santana do Jacaré
Cana Verde
Nepomuceno
Ribeirão Vermelho
Ijaci
Bom Sucesso
Santo Antônio do Âmparo
Lavras 

Acesso Rodoviário

BR-354, BR-381 

Distâncias:

Da Capital:

197 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz

A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça da Matirz, em um dos pontos mais altos da ciade de perdões. No finais de semana a pração da igreja fica repleta de jovens.

Igreja do Rosário

Em 3 de agosto de 1770 Romão Fagundes recebeu promissão canônica, para a bênção dessa Igreja de Lavras, que era sede paroquial, então conservamos essa Igreja como sinal de berço de nosso município. Desde o início dedicada ao Senhor Bom Jesus essa Igreja é a primitiva capela do Senhor dos Perdões e depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, quando construiu a Igreja Matriz. No antigo altar estava o lugar onde se encaixava a cruz da imagem do Crucificado, Senhor dos Perdões; não foi possível conservar esta tábua sem nenhuma pintura, apenas com ‘guaque’. O senhor Bom Jesus e sua Mãe Santíssima tem abençoado essa terra há 223 anos . Na construção, tudo tão difícil, o fundador de nosso município erguia a capela na Serra do Senhor Bom Jesus. Como consta nos documentos antigos, a Serra do Senhor Bom Jesus a sua Capela custou tanto trabalho, forças e dedicação de escravos naquele tempo. Não sabemos contar quantos passos subiram esses degraus; não sabemos contar quantas pessoas passaram nesta Igreja, lançando olhar de esperança e quanto olhar de ressurreição. Acompanhavam também os seus ao cemitério, nem sabemos quantos foram sepultados dentro da Igreja, primeiro cemitério de nossa paróquia. Aqui, dentro da Igreja, está sepultado o fundador de nosso Município, Romão Fagundes do Amaral. Esta Igreja serviu de escola, durante muitos anos, várias pessoas estudaram nela e fazendo do corpo da Igreja como salas de aulas, e durante algum tempo foi utilizada como Igreja Matriz do município.

Estações Ferroviárias:

Cana Verde

E. F. Oeste de Minas (1907-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)

Perdões:

E. F. Oeste de Minas (1896-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)

Cana Verde:

Município de Perdões, MG
Linha-Tronco - km 440,221 (1960)   MG-1497
Inauguração: 25.01.1907
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA. 
 
A Estação: A estação de Cana Verde foi inaugurada em 1907. Hoje está tudo em ruínas.

Perdões:

Município de Perdões, MG
Linha-Tronco - km 421,832 (1960)   MG-1498
Inauguração: 23.08.1896
Uso atual: sede da Polícia Militar   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
A Estação: A estação de Perdões foi inaugurada em 1896. Hoje serve de sede para a Polícia Militar no município.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PERDÕES

E-mail:

Telefones: (35) 3864-7222

Sites: http://www.perdoes.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3864-4128

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Perdões

Eu conheço Perdões,a minha mãe é dessa cidade,apesar da distancia é uma cidade maravilhosa que todos devem conhecer,tem um clima maravilhoso,uma cidade aconchegante.
Por: fabiana

Sou de Perdôes, filho de Antonio Moreira Cardoso e Ana Alves Cardoso, irmão da Madalena, foi um prazer ver a foto da praça da Matriz e a casa da Madalena. Alguns amigos: Gato, Aretuza, Marcos Santos, Celinho do Parnaso, Godofredo, Teco prefeito, Fernando Piau.
Por: Márcio Alves Cardoso

OLA,MORO EM BH E GOSTEI MUITO DE VER AS FOTOS.MINHA SOGRA MORA NESTA CIDADE E 2 CUNHADOS...ESPERO CONHECER PESSOALMENTE...TCHAL.................
Por: MARIA JOSÉ

essa cidade é muito da boa viche só quem passa por aqui que sabe do que eu falo .
Por: joede pierre

temos um sitio proximo trevo usina funil, e o lugar mais gostoso do mundo clima bom muita agua boa gente e o paraiso para descanso de BHlugar que a gente mora por inquanto um abraco jc e ro
Por: julio cesar e rogiane

Esta é a minha cidade querida já vivi muitos anos de minha vida nesta cidade,tenho saudades pois não vivo mais ,guardo no meu coraçâo com muito amor.
Por: marcinia arreil suguiuti

a cidade mais linda do mundo. as noites ,festas folcloricas,exposiçao..... eu amo esta cidade.
Por: lidiana

o melhor carnaval so sul de minas,semana santa tambem muito bom,mulheres bonitas,enfim uma cidade super gostosa.
Por: alexandre petite amaral

amo Perdoes ñ esqueço minha infancia nesta CIDADE pretendo estar ai em breve.
Por: joaquim donizetti batista

Perdões cidade maravilhosa amo de paixão todas as ferias jah tenho o lugar rezervado Perdões.. =)
Por: Marília

perdões amooo.....S2 minha verdadeira paixão se eu pudesse até morava lá de tao bom q é.... huahusushuashuasaushushas
Por: lolo

perdoes em uma cidade muito boa gosto muito de mora aqui
Por: joice

AMOOOO ESTA CIDADE, SOU FILHA DO FALECIDO JOSÉ ORLANDO LÁ DO CUSTODINHO, E A 17 ANOS QUE MORO EM BH, TAMBÉM MORRO DE SAUDADES DA MINHA INFÂNCIA E ADOLECÊNCIA NESTA CIDADE, TENHO MUITOS AMIGOS, E VOU SEMPRE QUE POSSO, BJOS A TODOS PERDOENSES E ADMIRADORES DA CIDADE ROSA MARIA
Por: ROSA MARIA TORRES PEREIRA

conheco, sim a cidade de Perdoes, e uma cidade muito bonita. Moro aqui em Perdoes MG.
Por: maria clara

É A CIDADE MAIS ACOLHEDORA QUE JA MOREI . PESSOAS MARAVILHOSAS AMEI MORAR AI DURANTE 3ANOS QUE FORAM INESQUECIVEIS .
Por: rosane.

eu amo essa cidade sou mineira de coraçao sempre que posso vou vizitar familha que morra em prerdoes eu sou de jacarei sp perdoes È linda amo a cidade e as pessoas ass alessandra
Por: alessandra ribeiro

Para sempre no meu coração , Terra Querida ! Sempre nos meus sonhos e nas minhas doces lembranças . Saudades da infancia e adolescência, quando eu era feliz e SABIA !!!
Por: Rosana Léa

sou filha da terra,meu pai,meus avôs,meus primos ainda sao filho da terra,sinto saudades da minha infacia aqual vivi,nesta cidades que guardo no meu coração e nunca vou esquecer,cidade de minha vida e que vive nos meus sonhos,quem sabe um dia retorno para ver de perto o quanto é bela minha cidade querida.
Por: teresa maria pinheiro

Essa é uma das mais belas cidades de MG, o pessoal é muito hospitaleiro e gentil com todos!!!estivi ai por pouco tempo mais pretendo ir para passar as férias e conhecer melhor a cidade.
Por: Ewerton Mendes Ramos

Era Perdões que deveria ser conhecida como a cidade maravilhosa, com tantas maravilhas.
Por: Ewerton Mendes Ramos

Conheço Perdões de longas datas. Passei os melhores momentos da minha infância e juventude em perdões, quando passava férias na casa de meus avós. Nesta cidade conhecí pessoas maravilhosa, e trago até hoje, lembranças boas desta terra da amizade. Saudades...Saudades de Perdões!!
Por: adriana luciano pacifico campos

Tenho muitas saudades de Perdões, onde passei uma parte da minha infãncia.A família de minha mãe é de Perdões. Morei perto da igreja Matriz e subia e descia aquelas ladeiras , várias vezes ao dia... Tenho vontade de rever minhas amigas Beth Gomide , Maria Nilce, Ana Maria e outras pessoas que passaram por minha infância que foi muito feliz. Olhando as fotos vi que o Berimbau existe até hoje. Era o point da época. Passei alguns carnavais ai. Fazem mais de quarenta anos que me mudei para Goiás. Pretendo visitar Perdões um dia , para matar as saudades.
Por: Heliana Patto Araujo

Faz dez anos que mudei de Perdões e sinto muita falta, principalmente das pessoas que são muito acolhedoras, e lá sim fiz amigos de verdade.
Por: alexsandra de Oliveira

conheço mto bem a cidade de perdões morei aí por quatorze anos só tive que vir embora porque meu pai morreu há 6 anos quando uma laje caiu na cabeça dele em 23 de abril de 2004. hoje moro em Taubaté-SP tbem é bom mais queria tá aí.....
Por: felipe gomes

Sou nascido no Norte Velho, do Paraná; resido em Maringá ha 56 anos; o meu avô paterno nasceu em Perdões no ano de 1879; conheço boa parte dos municíos do sul de minas; na próxima oportunidade pretendo conhecer a cidade de Perdões, em busca das raizes dos meus ascendentes.
Por: OLINTO ALVES

Eta cidade boa de se viver! Basta ir morar em outra cidade para ver o qto Perdões é importante na vida da gente.
Por: marquinho

Faz muito tempo que não vou a Perdões, quero saber se ainda passa trens aí nesta estação, obrigado.
Por: antonio fidelis

Queria Mandar um Grande Abraço Aos meus Conterraneos e Dizer Que me Sinto honrrado Em Ser Filho Dessa Terra Da Amizade.
Por: sergio alves ricardo (tequinho)

Perdoes terra em q todos te recebem d bracos abertos. Cidade q tem as + belas mulheres do Brasil. Do nasc ate 18 anos fui feliz, pois ai morei. Vc sai de Perdoes, mas Perdoes nao sai d vc, fica em seu coracao para sempre. Lugar q por + d 20 anos, mamae ensinou o Beaba a centenas de jovens. Vc gosta d pescar? Va ao Rio Grande e volte com a sacola cheia d peixes, visite a praca Zoroastro na semana santa e saia noivo, de tanta moca bonita. Papai em seu leito d morte, exigiu q ai fosse enterrado. Hilton Sergio.
Por: Hilton Sergio Guimaraes Maia

sou nacida nessa cidade hoje vivo em sp mais não esquesso um dia ce quer perdões me aquarde logo estarei de volta ce deus quiser
Por: margarida

Morei em Perdões quando era criança e tenho muitas lembranças boas deste tempo. Hoje moro em Goiânia e faz mais ou menos uns trinta anos que não vou aí. Sou filha da Iracema e Bebeto Patto. Se alguém lembrar de mim, entre em contato comigo.Algumas de minhas amigas na época: Beth Gomide, Maria Nilce, Ana Maria. Morei na Parte alta ao lado da Igreja Matriz.Tem também o Dirceu e a Ivone que são amigos muito queridos da minha mãe. Estou programando uma ida a Perdões para matar as saudades e rever alguns amigos e parentes. Abraços a todos os perdoenses... Heliana Patto
Por: Heliana Patto

Falar da minha cidade é muito fácil... é a cidade da amizade! Moro hoje em Contagem MG e em breve estarei de volta, "de mala e cuia" para minha Perdões querida!!! Abraços a meus amigos e familiares que amo e morro de saudades!!!
Por: Keila (katc)

amo mto essa cidade, passei tda minha infancia e juventude ai.gostaria mto d voltar a morrar ai..... qm sabe um dia.....se Deus quiser........
Por: felipe gomes

Amo a minha cidade natal amei as fotos, sempre que possível visito meus parentes e volto com sentimento de saudade.
Por: LUANNA NASCIMENTO FERREIRA CELETE

conheci perdoes no final dos anos 70 quando fui com amigos pular o carnaval gostei muito e voltei algumas outras vezes pretendo voltar um dia nesta cidade tao bonita e um povo muito hospitaleiro ate breve perdoes
Por: rui

Sou da cidade de perdões e uma cidade boa para se morar hoje moro em bh mas a minha cidade co coração e ai muito calma e o carnaval e otimo todos ano estou la vai conferir.
Por: FÁTIMA BARRETO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Perdões
Fundação:
1911
Altitude:
842m
População:
19.087 habitantes
Área:
277,7km²
Densidade Demográfica:
68,73hab/km²
CEP:
37260-000

Envie seu comentário sobre Perdões

banner