Passa Quatro

Passa Quatro-MG
banner

Bem-vindo a Passa Quatro!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Passa Quatro, informações atualizadas sobre a cidade Passa Quatro, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Passa Quatro.

A cidade de Passa Quatro, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1888. A localidade está em uma altitude de 938m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.650 habitantes. A área total de Passa Quatro é de 277,3km², e sua densidade demográfica é de 52,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Passa Quatro-MG é 37460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Minas Gerais é um estado aconchegante e acolhedor por si só, mas algumas de suas cidades manifestam essas características com ainda mais intensidade, é o caso da estância hidromineral Passa Quatro, uma região tipicamente turística, que sabe aproveitar os recursos que recebe, investindo nos atrativos para receber seus turistas cada vez melhor! Vamos ver algumas das opções de passeios garantidas para quem vai a Passa Quatro.

• Trem da Serra da Mantiqueira

Popularmente conhecida como “Maria Fumaça”, a locomotiva que era utilizada no cotidiano das viagens do século XX, agora está à disposição dos turistas para um passeio pela cidade. O ponto de partida é a Estação de Passa Quatro, que agora é um local histórico. O percurso passa por vários locais importantes da história da cidade, com uma parada para quem quiser fazer compras.

• Brasil Nota 10

Esse museu vai entrar para o ranking dos mais interessantes que você já viu! Ele reproduz vários momentos históricos brasileiros (como a Revolução de 32 e a Revolução Farroupilha, por exemplo), por meio de cenários em miniatura. Alguns chegam a ter mais de 100 pequenos personagens.

• Floresta Nacional de Passa Quatro

Trata-se de uma unidade de conservação ambiental controlada pelo Instituto Chico Mendes. São 335 hectares com araucárias, pinus e outras espécies de vegetação, com cachoeiras e rios. A floresta está inserida na Serra da Mantiqueira e é um dos melhores pontos turísticos da cidade para apreciar a natureza.

• Pico do Itaguaré

É uma montanha cujo topo está a mais de dois mil metros acima do nível do mar! Para chegar ao cume da montanha, os turistas precisam percorrer uma trilha com nível de dificuldade moderado, mas a vista de lá de cima é a melhor recompensa! Para quem decide encarar essa aventura, roupas confortáveis e uma garrafa de água são itens básicos.

• Poço do Manacá

É outro presente da natureza para quem visita Passa Quatro! É formado por águas do rio que tem o mesmo nome da cidade, cercado por pedras côncavas que compõem uma espécie de desfiladeiro de cerca de 50 metros de altura. Há grutas e cachoeiras incríveis no local.

Informações de Passa Quatro

Roteiros do Brasil

Região Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 21 de Junho de 1674, parte de São Paulo a bandeira de Fernão Dias Paes Leme, uma expedição ao interior do Sertão de Minas Gerais (como era conhecida a região na época), com o propósito e a convicção de encontrar grandes riquezas em ouro e pedras preciosas.  Por algum tempo, o lugarejo ficou sendo apenas um pouso para quem vinha ou ia para Minas Gerais. Em 1733, chegou o primeiro morador Domingos Rodrigues Correia e família. Em 1750, foi construída a primeira igreja Católica. No ano de 1850 foi fundada o Arraial de Passa Quatro por José Ribeiro Pereira e Ana da Motta Paes. Já em 1884 o imperador D. Pedro II inaugura a Estrada de Ferro Minas e Rio. Inicia-se assim o progresso interligando várias cidades de Minas, São Paulo e Rio. Em 1888 é criado o Município de Passa Quatro. Suas construções de origem italiana, portuguesa e francesa formam um conjunto arquitetônico eclético e a maioria encontra-se em estado de total conservação. A economia da cidade era toda voltada para o setor de paquenas indústrias de laticínios e fumo. Fez parte ativa das revoluções de 1930 e 32. Em 1941, foi considerada Estância Hidromineral, com várias fontes de água mineral analisadas pelo químico Alexandre Giroto que verificou a existência de propriedades medicinais, com grande concentração de radônio e torônio.

Significado do Nome

A origem do nome Passa Quatro diz respeito às indicações deixadas pelos bandeirantes que diziam: Vai, do rio Paraíba do Sul, verás ao teu nome uma grande cordilheira, a Mantiqueira. E ao encontrares nela uma garganta profunda, é o Embaú,a única passagem tranquila para o Sertão das Gerais, então galga a serra e Passa Quatro vezes o rio que se escorrega por um verde espaçoso vale. Chegarás assim a um pouso ilustrando este fato, Fernando Sabino escreveu em sua passagem por aqui: Fernão Dias Talvez não soubesse que estava tendo o primeiro encontro com o que há de mais belo na natureza de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

1º de Setembro

Gentílico

passaquatrense

População

15.578 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Diversas atrações turísticas como montanhas, cachoeiras, uma Flona, fazendas, pesqueiros entre outras atividades que favorecem a realização de atividades turísticas dessa natureza. Tudo isso e muito mais o turista vai encontrar em Passa Quatro. Confira!

Clima

Temperado

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Itanhandu, Queluz (SP), Lavrinhas (SP), Cruzeiro (SP)), Marmelópolis, Virgínia e Itamonte.

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-267, BR-383, MG-347, BR-354, MG-158

Distâncias:

Da Capital:

439 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Gomeira

À 7 Km da cidade, queda de 40m, ideal para a prática de rapel e para os que apreciam um banho de cachoeira.

Cachoeira Mato Dentro

2 quedas com formação de um poço ideal para banhos.

Rio Verde

Águas que correm sob mata fechada formando corredeiras, poços e pequenas quedas.

Pedra da Mina

altitude: 2.797 m
Maior pico da mantiqueira e o 4º do país.
Trekking pesado: mínimo 2 dias de caminhada
Melhor época: abril à setembro

Travessia da Serra Fina

4 dias de caminhada sendo 3 pernoites acampando na montanha: início Toca do Lobo passando pelo Capim Amarelo (2.393m), Pedra da Mina (2.797m), Cupim de Boi, Pico dos Três Estados(2.665m), Alto dos Ivos chegando no Pierre (à 5 Km da Garganta do Registro, divisa de Rio e Minas).

Pico do Itaguaré

altitude: 2.308 m
Trekiing de 4h até o topo.
Trilhas selvagens, Vista panorâmica dos Vales do Paraíba e Passa Quatro.

Pico dos Martins

altitude: 2.380m
Trekking de 3h.

Turismo Rural

370 Km de estradas rurais, ótimas para passeios em 4 X 4, Montain bike ou um simples trekking.

Travessia Itaguaré / Martins

altitude: 2.308 m
2 dias de travessia com uma pernoite acampando na montanha.

Ingá

Árvore centenária, nascida sob uma rocha, com projeção da copa de 40 m de diâmetro, a 6Km da cidade, à margem do rio Quilombo e caminho para a Toca do Lobo.

Pescaria de Trutas

Passa Quatro possui muitas nascentes, ideal para a criação de Trutas, dando origem a vários pesqueiros.

Maria Fumaça

Passeio realizado pelo Trem da Mantiqueira, operado por uma Maria Fumaça, percorrendo um trecho de 12Km ligando à estação de Passa Quatro ao Túnel com uma parada na estção do Manacá.    

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

4 e 5 - Campeonato de Mountain Bike
 
 Julho

- Torneio Leiteiro

- Semana de Arte

 Setembro

1º - Dia da Cidade

 Dezembro

- Natal - Festa Natalina na Praça 

13 - Festa de Santa Luzia 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA QUATRO

E-mail:

Telefones: (35) 3371-2000

Sites: http://www.passaquatro.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3371-2729

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bussolanet.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Passa Quatro

gostaria de conhecer mais essa cidade, minha mãe sempre falou bem dessa cidade e agora gostaria de passar as ferias de ddezembro à março, nesta cidade , gostaria de algumas fotos desse lugar lindo,seráque voces mandariam alguns prospectos antes da minha ida?
Por: maria cecilia f.rodrigues

É difícil encontrar palavras para descrever o que ainda hoje é para mim o PARAÍSO TERRENO. Passa Quatro é uma cidade encantadora em qualquer época do ano.
Por: Rosina Teixeira

Estarei voltando a esta cidade com o grupo da Melhor Idade, Viva / Vida de Vila Curuçá Velha SP, dia 16 de maio de 2009, para passeios...passeios, compras enfim curtir a cidade.Já esta tudo acertado. A cada vez que visito esta cidade espectativa e ansiedade é enorme. Parabéns a todos da cidade e para a equipe da ferrovia. Abraços !!
Por: Vanderlei Fernandes da Silva

Para quem aprecia a natureza, há paisagens belíssimas.
Por: Eliana

essa cidade além de linda tem muito eventos e um desses eventos é o carnaval e a expo P4 eu adoro esses eventos.Eu morei aí 15 anos e hoje sinto muitas saudades porque é bela e tem grandes cachoeiras e uma dessas cachoeiras a que eu mais gostei foi a do Manacá de onde dá para ver o trêm...parabéns passa quatro pela sua beleza...
Por: ISABEL (BEL)

Sou filho de um digno,honrrado e melhor pai do mundo nascido em Passa Quatro. Infelismente no dia 9 de dezembro de 2000 faleceu o meu querido pai, deixando para mim e toda minha família a maior erança que alguem gostaria de ter. Conhecer Passa Quatro , a verdadeira porta para o paraíso Amo de paixão esta cidade e por esse motivo estou me mudando para esse paraiso, poi como já disse esta é a porta para o paraíso, para pode entrar no paraíso não basta apenas passar pela porta tem que entrar e viver, viver e viver, pois neste luga agente não apenas sobrevive como aqui em São Paulo ou em qualquer outra cidade grande, mas VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
Por: FLÁVIO CLEMENTINO GUEDES

cidade maravilhosa, encantadora, adoro esse lugar.............não tem pra ninguém...
Por: ivania

o clima de quem está de bem com a vida. Vá conhecer, ver de perto e sentir as maravilhas dessa pequena cidade do sul de minas.
Por: roberto jose barboza

o clima de quem está de bem com a vida. Vá conhecer, ver de perto e sentir as maravilhas dessa pequena cidade do sul de minas.
Por: roberto jose barboza

nao tenho nem palavras pra descrever o que sinto pela minha querida cidade amo de paixão, já fui pra varias outras cidades da região mais nada se compara a Passa Quatro. O clima é inigualável as pessoas são super hospitaleiras todos são sempre bem vindos. E as festas... nossa essas são ótimas sempre com muita gente bonita de tudo que é canto. Fica aqui um convite a aqueles que ainda não conhecem venhão conhecer pois garanto que não se arrependerão.
Por: Aline

Ja morei em Passa-quatro o que eu mais gostava era das fastas de exposiçao de gado de tudo que se refere a cidade mineira . Tenho vontade de voltar a morar em Passa-Quatro. Tambem das festas em outras cidades como de cruzeiro itainhandu entre outros que meu gosto muito.Passa-quatro tem tudo de bom ate o ar e diferente.Cidade limpa um ar purissimo
Por: Alyne dos Santos

a familia de minha esposa cilene vive no bairro paiolinho na serra de passa quatro nos gostamos muito de la pretendemos morar la em breve quem quiser conhecer va e nao se arrependa a paisagem e linda beijos
Por: jose benedito

VISITEI EM EXCURSÃO,ADOREI EM TODOS OS SENTIDOS,ESTOU PESQUISANDO PARA RETORNAR A PASSEIO SEM EXCURSÃO.ESTOU PENSANDO ATÉ EM MORAR,É MOLE!! ADOREI PASSA QUATRO
Por: solange lins chaves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Passa Quatro
Fundação:
1888
Altitude:
938m
População:
14.650 habitantes
Área:
277,3km²
Densidade Demográfica:
52,83hab/km²
CEP:
37460-000

Envie seu comentário sobre Passa Quatro

banner