Amargosa

Amargosa-BA

Bem-vindo a Amargosa!

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Amargosa, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Amargosa.

A cidade de Amargosa, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1877. A localidade está em uma altitude de 400m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.737 habitantes. A área total de Amargosa é de 437,6km², e sua densidade demográfica é de 72,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Amargosa-BA é 45300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Amargosa

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Jiquiriçá

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Região de Amargosa era de domínio dos índios Karirís de língua Karamuru e Sapuyá, que perdurou até meado do século XIX quando os remanescentes foram massacrados pelos colonizadores. Por volta de 1840 começou a formar o próspero povoado iniciado com as famílias de Gonçalo Correia Caldas e Francisco José da Costa Moreira, em volta de uma Capelinha por eles construída.
Fruto da localização e ponto de troca comercial com o sertão, em 1855, foi ereta freguesia a Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas, pertencendo a Vila de Tapera (atual Santa Terezinha). Com o crescimento do povoado, devido ao prospero plantio de fumo e café, em 1878, foi instalada a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas, sendo que no dia 2 de julho de 1891, aconteceu a sessão solene de elevação de Vila a categoria de cidade de Amargosa, executando o ato de criação de 19 de junho de 1891, do Dr. José
Gonçalves da Silva, governador do Estado da Bahia. Imigração - A importância da imigração e colonização européia no final do século XIX, está presente na cultura de Amargosa e nas construções ainda existentes, seja ela italiana, portuguesa ou espanhola que se estabeleceram na cidade. A maioria entrou no comércio com os armazéns de secos e molhados, empórios, na exportação e importação e na área rural com plantio de café e fumo.
Também é necessário ressaltar a importância dos afrodescendentes que aqui chegaram na condição de escravos para executarem o trabalho na cultura do café. As marcas desse povo estão em toda parte, seja na religiosidade, ritmos musicais, folclore, a forma de produção das culturas de subsistência, principalmente na cultura da mandioca. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

19 de Junho 

Gentílico:

amargosense 

População:

34.430 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Produção Agropecuária - A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor, sendo que a pecuária de leite intensiva, inserida no contexto nos anos 70 tinha se mostrado como alternativa, tem passado por grandes dificuldades devido ao custo dos insumos. Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e a cana encontram-se a alternativa da pequena e da média produção.

Comercialização - Das várias formas de comercialização na região, a mais usual é a feira livre, destacando-se como centro de convergência da produção regional, onde se reúnem produtores, intermediários, caminhoneiros e outros agentes. A produção leiteira é beneficiada pelas micro-usinas de produtores ou comprada por usinas em Salvador e Cachoeira. O café, cacau e o fumo são comercializados por armazém representantes de grandes empresas do ramo. Parte do café está sendo beneficiada por torrefadoras locais.

Comércio e Serviços - Amargosa tem uma boa estrutura no comércio. Há grandes supermercados, farmácias e drogarias, lojas de móveis e materiais de construção, revendas de veículos, etc. Na área de saúde, existem a Santa Casa de Misericórdia, clínicas particulares, centros de saúde da rede pública e o Hospital Geral de Amargosa.

Atividade industrial - As indústrias, em sua maioria, são pequeno porte, com a produção consumida no município e em outros circunvizinhos. São quatro as micro-usinas de leite em funcionamento e duas torrefações de café. As casas de farinha e olarias são de caráter artesanal, existindo mais de trinta casas no município. Vale mencionar as serrarias e fábricas de móveis, que, apesar de artesanais, criam móveis de qualidade. Também destaca-se a implantação de uma unidade do pólo calçadista em parceria com Sudic: a Daiby produz sapatos femininos, inclusive para exportação, e emprega aproximadamente 400 pessoas.

Clima:

O clima em Amargosa tem grande variação, abrangendo o úmido, úmido-subúmido, subúmido-semi-árido e semi-árido. 

Temperatura Média:

24º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano  

Limites:

Elísio Medrado a noroeste, São Miguel das Matas a leste; Laje a sudoeste; Ubaíra a sul; Brejões e Milagres a oeste.

Acesso Rodoviário:

BA 046: Ligação entre Amargosa e às Brs 101 e 116
BA 540: Rodivia Amargosa-Mutuípe 

Distâncias:

Da Capital:

240 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Jiquiriçá

Rio que nasce no Município de Maracás (BA), é um dos mais importantes do Estado. Banha dez Município até desembocar na Praia da Barra do Jiquiriçá, no Oceano Atlântico. É propício aos banhos e aos esportes náuticos e é bastante piscoso e navegável apenas por canoas

Serra da Jibóia

Ponto culminante so Vale do Jiquiriçá, oferece vista panorâmica de toda a região

Cachoeira dos Prazeres

Possui água muito fria e é usada para a cura da ressaca do São João. Abriga bares e hotéis nas proximidades

Praça do Bosque

Local onde acontece a Festa de São João
 
Praça Lourival Monte 

Construída na década de 30 do século passado, é um dos mais belos Jardins do interior do Brasil. Com mais de 15.000m2 e dois estilos, um similar aos jardins franceses, com muita flores e topiaria (técnica de jardinagem que dá forma à planta), e outro mais clássico, onde está localizado o coreto. 

Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho 

Patrimônio arquitetônico em estilo neogótico, cuja construção foi concluída por volta de 1936. Fica situada na Praça Lourival Monte. 

Praça do Cristo 

Após a construção da Catedral, a antiga igrejinha foi demolida e, no lugar, foi colocado um Cristo, obra do artista plástico Pedro Alexandre. Na década de 90, foi construído neste local o jardim Iraci Silva na área onde ocorria a feira livre.

Praça do Bosque  

Construída em 1952, é um local  bastante arborizado e aconchegante, tornando-se um convite a mais para a diversão e o relaxamento. A área é utilizada para os grandes eventos realizados em Amargosa, a exemplo do São João, eventos religiosos e festivais de música com um caráter mais regional. Nessa praça está localizada a Estação da Estrada de Ferro, uma construção do século XIX, que funcionou até a década de sessenta do século passado.  

Serra do Timbó 

A  área da Serra do Timbó está inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do mundo e que abriga parcela significativa da diversidade biológica do Brasil. Originalmente, os domínios da Mata Atlântica cobriam mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 15% do território brasileiro. Hoje, reduzida a pouco mais de 7% de seu território original, a serra possui um valor paisagístico inestimável diversas cachoeiras, picos e lindas paisagens.
No local está sendo desenvolvido o Projeto Timbó, uma parceria entre o Centro Sapucaia, a Prefeitura de Amargosa e o Ministerio Público  para criação de uma Unidade de Conservação em 674 ha de mata doada pelos proprietarios da Fazenda Timbó.

Serra de Tartaruga 

Localizada em área de transição entre a mata e a caatinga, propicia uma bela vista dos biomas.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim - Corta-mão

 Abril

- Festa da padroeira da Cidade Nossa Senhora do Bom Conselho

 Junho

- Aniversário da Cidade

 Agosto

- Festa do Padroeiro São Roque - Itachama e Diógenes Sampaio  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA AMARGOSA

E-mail: luizasimas@amargosa.ba.gov.br

Telefones: (75) 3634-3977

Sites: http://www.amargosa.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos

Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
(71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3734-1171

Siteshttp://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Amargosa

A cidade mais alegre e acolhedora do estado da Bahia,com o melhor São João que já se viu não tem porquê deixar de visitá-la! Tá esperando o quê venha conhecer vc tbm a nossa cidade jardim bjos e abraços a todos os visitantes.
Por: dai

gostei muito de amargosa das prasas jardim adorei tudo encluzivel as eleicoes que o noso querido prefeito valmir sanpaio se elejeu .sao joao estou ai. obrigada valmir por cada ves mais um sao joao melhor ainda. abraso amargosa.
Por: jairon barbosa dos santos

Não só conheço, como nasci nesta cidade maravilhosa, amo Amargosa, por motivos maiores que minha vontade, tive que deixar a cidade que tanto amo e as pessoas que mais amei na vida, que eram meus pais, hoje já falecidos, para como muitos nordestinos vim em busca de emprego e uma vida melhor, mas sempre que dá eu volto a minha cidade, principalmente na época de São João, que é uma das festas que mais gostava quando ai morava.
Por: MARIA DAS GRAÇAS

Amargosa!!! isso aqui é um pedacinho do paraiso, adoro esta cidade e cada uma de todas as pessoas que aqui conheci...
Por: Deusa

é a melhor cidade do brasil valeu amargosa que deus o abençoi essa cidade linda de se ver.
Por: EDVAN DE JESUS SANTOS

Amargosa é a melhor cidade do mundo. Eu amo Amargosa.
Por: Rosiane

ai que cidade linda pessoas simpaticas muito linda
Por: Brandon Matheus Santos Zaquieu

nossa fui tira ferias ai a cidade é td de bom adorei essa cidade estou voltando outra vez em janeiro pra passa mas 30 dias amei a cidade
Por: bene da silva

bonitas fotos o vaai rolar na festa de anivesario da cidade vai ter shous
Por: edvaldo maia sampaio

sou de amargosa porem não estou morando atualmente em amargosa mais amo minha cidade natal principalmente o são joão que todo vou!
Por: andrezza victoria

amargosa pra mim e o melhor interior da bahia meus parentes sao de la e todo sao joao estou em amargosa e em outras data tambem amargosa pra mim e 1000 quem nuca foi va porque e lindo amargosa nao percar
Por: reinaldo almeida dos santos

adora amargosa pois ja tive o prazer de morar la toda minha infançia mas mesmo que nunca tivesse morado gostaria do mesmo jeito pois e cidade de gente do bem todos que conheço la todos os anos que vou me encanto mais ainda por enquanto e so obrigado pelo espaço de falar dessa terra linda q e amagosa .
Por: claricelma

Eu adoro o são joa de amargosa todo ano eu vo mais so tem um poblema não tem lugar para sentar no bosque na hora da festa mais eu adoro a sidadee espero que ese ano seja melhor que o outro bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Por: Beatriz Nascimento Lima Da silva

Ja morei em amargosa, e adoro esta cidade por tudo..Ñ só pelo o fato dela ser belicima mais tbm por ser uma cidade encantadoro ..O São João dai e tudo de bom ñ perco nenhum, passo sempre air,,estou morando em Recife, mais eu amo a minha cidade ...Bjosss Amargosa-Bh Sd da minha terra maravilhosa.....
Por: valmira nogueira

Amargosa cidade jardim... Meu pedaçinho de Brasil! Algo a resaltar além dos belos jardins que há na cidade!O melhor São João do Brasil,concerteza é aqui em Amargosa. Cidade do Reconcâvo Baiano conheçida por ser uma cidade de "Povo Hospitaleiro"! O turista que conheçe,volta.Por isso que os Festejos Juninos junto com o aniversario da cidade é tradição comprovada e aprovada por todos que dele participam.. Já diz a canção:Amargosa é meu grande amor,não se apaixonou so quem n te viu! Ô docê é vc meu " Pedaçinho de Brasil"....
Por: Rosana Santos

amargosa e muito lindo as pessoas de amargosa sao muitogentil
Por: mateus

VISITE AMARGOSA ,A CIDADE LINDA DO BRASIL QUEM VISITA SE APAIXONA TENHO AMIGOS QUE GOSTA TANTO DA CIDADE QUE NÃO PERDE UM SÃO JOÃO SEJAM BEM VINDOS.
Por: Pedro Rodrigues dos Santos Filho

EU ADORO AMARGOSA O SÃO JÕAO DE LA E MUNTO BOM TODO ANO EU VO PARA LA E UMA CIDADE BELISIMA
Por: BEATRIZ

Sinto saudades!!!!!!!!! Amargosa lugar bom de se viver!!!!!!!!!
Por: Adriane Caroline

eu acho éssa cidade de amargosa uma maravilhaaaa de mais linda bonita paisagens importantes etc eu já comhessi amargossa esclusivoooo tenhooo familiares que morão lá então para mim é uma satisfacão para mim bjos
Por: jessica

eu amo essa cidade da bahia aonde mora parte da minha familia adorooooooooo
Por: bruna

Nossa essa cidade é encantadora, tem um romentismo, lembro do mes de junho quando é frio, a garoa dai é a coisa mais linda que já vi. morei 6 meses , e foram 6 meses inesqueciveis, ñ consigo esquecer as praças, o bosque é tudo muito lindo, ha e tbm um grande amor que tive ai, mas ele ja se foi...
Por: Edienaty

a amargosa esta muito bonita,eu sou da i mas moro em são paulo,no proximo mes eu estarei ai ate breve.
Por: marina

Não conheço pessoalmente mais pela internete é linda é uma cidade muito aconchegante boa de se viver.
Por: Enezia silvade jesus

oi galera sou de salvador tou avisando q no sao joao eu tou ai eu e meus paceiros meidson tyto alan quero ver flavinho e os baroes quando eu chega o bicho vai pega viuu se prepare manda um beijo pra laine e carol amo elas tamos jutnos e misturados mais nunca ingualado ...
Por: Radone

Adoro essa cidade!!ai mora minha sogra e toda familia de mu esposo..amo essa beleza tada ai sou de dourados ms.sdds d++++ dai ...rsrsr
Por: Elda pereira

nasci em amargosa mas so pude conhecer agora, amei tudo que vi por lá, parabens Amargosa. vc é linda, maravilhosa.
Por: magnolia

Amargosa é o melhor lugar que conhecí. adoro seu cheiro, seu visual, enfim... sua energia. indescritivel prazer. abraços a todos desse pedaço de paraiso.
Por: ALEX DE ALMEIDA BISPO

A MINHA DOCE AMARGOSA E MARAVILHOSA! O QUE ELA TEM DE MELHOR E O POVO. QUE SAUDADES DO MEU PEDACINHO DO BRASIL.
Por: ZETTY

Fazenda colibri e d+!!!!!!!se pudesse toda vez q vou a amargosa me hospedaria la.e no sj o piu piu e show.parabens!!
Por: Rosangela

amo amargosa são jõao eu to la gosto tanto de amargosa que vou morar la na casa de minha vó .
Por: naira

Acho Amargosa maravilhosa minha terra onde nasci,epretendo brevemente residir ai.Acho uma cidade limpa gente alegre e tudo de bom. E tenho grandes amigos de infancia. Beijos para todos VAL.
Por: Valdete borges areia

conheço amargosa e sinto muitas saudades estive ai a uns 13 anos atrás e apesar de tanto tempo não consigo me esquecer da praça do Cristo é fascinante e ver de perto todo o redentor de nosso cristo e realmente inesquecivel.
Por: taiane bispo

sou filho de amargosa deixei esta cidade em outubro de 1984 nao voltei mas a cidade sou filho de abilio martiniano dos santos e de berenice rodrigues dos santos espero voltar em breve para revelo os amigos beijos lau
Por: laudelino rodrigues dos santos

meu nome e laudelino rodrigues dos santos filho abilio rodrigues dos santos e de berenice rodrigues dos santos sai desta cidade em outubro 1984 nao mais retornei a esta cidade tenho saudade de todos amigos espero voltar muito breve a esta maravilhosa cidade beijos lau
Por: laudelino rodrigues dos santos

gostei muito de Amargosa.O clima,as paisagens convidativos e as pessoas receptivas.Outro dia voltarei para conhecer melhor...
Por: cristiane

eu amo amargoza gostaria de voltar a minha terra natal Iraide
Por: Carnuer

sou de amargosa estou em sao paulo mais vou volta em breve
Por: edilson galvao da cruz

GOSTO MUITO DESTA CIDADE POSSO DIZER QUE E LINDA E UMA CIDADE QUE MERECI MAIS ATENÇÃO DOS GOVERNISTA EU AMO ESTA CIDADE QUE E AMARGOSA TENHO MINHA FAMILIA QUE MORA AI QUERO QUE ESTE COMENTARIO SEJA PUBLICADO SÃO PAULO CP UM BEIJO ASS.OLGA
Por: OLGA DE JESUS SANTANA

SOU FILHO DESTA MARAVILHOSA CIDADE, A 3 DÉCADAS RESIDO EM SALVADOR. PASSEI UM PERÍO AUSENTE. ESTE ANO RETORNEI E ME SURPREENDI COM DESENVOLVIMENTO DA CIDADE. GOSTEI BASTANTE DA ORGANIZAÇÃO: DO COMÉRCIO, DA LIMPESA, DA HOSPITALIDADE DESSSA GENTE MARAVILHOSA. ATÉ BREVE .................
Por: HERMES GOMES RODRIGUES

eu amo amargosa sou filha da terra pricipal o sao joao
Por: sandragomeadamaceno

amargosa é muito legalgostei muito comida muito boa.
Por: AGNALDO C SANTOS

a amargosa tem td de bom...... O sao joao 2011 esta bombano q pena nao estarei laaaaaaaaa. Galego
Por: valter

eu sou apaixonada por essa cidade pq e acidade que um pouco da minha familiares vivem e eu passei um pouco da minha infancia foi hai,local qui eu mas gosto e apraça do bosqe foi onde eu dei meu primeiro beijo sou da familia santana moura sou subrinha da enfermeira nelha qui hoje morra no ceu eu tb sou enfermeira um grande beijo p\essa cidade linda
Por: maria do carmo santa moura

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Amargosa
Fundação:
1877
Altitude:
400m
População:
31.737 habitantes
Área:
437,6km²
Densidade Demográfica:
72,53hab/km²
CEP:
45300-000

Envie seu comentário sobre Amargosa