Ouro Branco

Ouro Branco-MG
banner

Bem-vindo a Ouro Branco!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ouro Branco, fotos, informações, os principais hotéis de Ouro Branco, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ouro Branco, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 1.052m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.977 habitantes. A área total de Ouro Branco é de 260,6km², e sua densidade demográfica é de 122,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ouro Branco-MG é 36420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ouro Branco

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

É uma das freguesias mais antigas de Minas Gerais que foi tornada colativa em 16 de Fevereiro de 1724. Domingos Pinheiro, Provedor da Fazenda Real, 1746, organiza uma lista dos homens mais abastado da capitania, e oito destes pertence a freguesia de Ouro Branco e eram mineiros. Um fato curioso, mencionado por Eschwege, é que Ouro Branco é a única localidade do Brasil onde todos os habitantes se dedicam, em suas fazendas, à cultura da vinha. A matriz de Ouro Banco é um linda igreja de alvenaria, com colunas, cunhais, cismalhas e portada de pedra de cantaria bem como as escadas do frontispício. O interior da igreja tem a beleza impressionante, característico do barroco. O município de Ouro Branco, desmembrado de Ouro Preto foi criado em 12 de Dezembro de 1953.

Significado do Nome:

O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco foi fundado em fins
do século XVII, provavelmente no ano de 1664, como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra do Ouro Branco, também denomiada,
à época, Serra do Deus Te Livre. 

Aniversário da Cidade:

12 de Dezembro

Gentílico:

ouro-branquense

População:

35.268 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade tem uma enorme hospitalidade com seus visitantes. Lugar ótimo pra passar as férias, um lugar de beleza exuberante.

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR 040 - MG 443

Localização

-Mesorregião: Metropolitana de Belo Horizonte

-Microrregião: Conselheiro Lafaiete

Limites:

Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Ouro Preto

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 99,3 km

-Brasília/DF - 825 km

-São Paulo/SP - 586 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo: 

Além das belezas naturais, está entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a 4km da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real.

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira do Itatiaia

  -Cachoeira do Itatiaia. Localizada no distrito de Itatiaia.

-Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens
 
  -É ligada a matriz de Santo Antônio, de acordo com o arquivo eclesiástico, arquidiocese de Mariana registram-se notas em 1865.

-Casa de Tiradentes

  -Localiza-se na Estrada Real em direção a Conselheiro Lafaiete. A Casa de Tiradentes também é conhecida como Fazenda das Carreiras (nome original), surgido porque os tropeiros utilizavam o local para troca de cavalos, isto é, deixavam ali os cavalos cansados da viagem e trocavam por outros descansados, para prosseguirem a viagem da Corte até Vila Rica. Para testar o animal costumavam dar uma pequena carreira, verificando se ele possuía a resistência necessária.
A casa também é conhecida regionalmente como Casa Velha de Tiradentes, visto ser considerada um dos mais remanescentes pontos que serviu à conspiração mineira contra o império português, o casarão era o local que abrigava as reuniões secretas dos inconfidentes. Acredita-se que entre as muitas viagens para a difusão dos ideais de liberdade da Inconfidência Mineira, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, esteve varias vezes hospedado na casa, surgindo daí, a referência de seu nome.
 
-Casarão Antigo ou Casa Paroquial

  -Segunda metade do séc. XVII, fica ao lado da igreja Matriz. Trata-se de uma casa típica urbana para negócios e residência.
 
-Casarão de Itatiaia

  -Arquitetura civil colonial em estrutura de pedra. Datada em 1773.
 
-Fazenda Pé do Morro

  -Localizada no pé da serra de Ouro Branco às margens da Estrada Real. A construção é do século XVIII, com todas as paredes de pedra. Foi restaurada em 1977. Obs: Propriedade privada.
 
-Fazendinha 1º de Maio

  -Edificação rural que parece ter surgido como parte de propriedades que formaram até recentemente o curtume Krambeck, 2º metade do séc.XVIII ou começo séc. XIX.
Obs: Propriedade Privada.
 
-Igreja de Santo Antônio em Itatiaia

  -A igreja localiza-se em Itatiaia, distrito de Ouro Branco.
Erguida no século XVIII em estilo barroco. É considerada uma das mais antigas de Minas Gerais.
 
-Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco

  -Construída no período de 1724 a 1779, é uma das mais antigas de Minas Gerais. Localiza-se na região central de Ouro Branco. A Igreja de Santo Antônio se tornou a igreja matriz. É um excelente exemplar da arquitetura religiosa do século XVIII, onde claramente se denota a reforma introduzida pelo Mestre Aleijadinho, no estilo dos frontispícios de Minas Gerais. O Altar-Mor, em dourado, é do estilo mais evoluído do Barroco Mineiro. Possui um conjunto de três magníficos retábulos de talha dourada, correspondente ao período de 1735 a 1750.
A pintura da Capela-Mor, de estilo D. João V de caráter ilusionista. A pintura da nave é atribuída ao Mestre Athaide (Manoel da Costa Athaide, pintor marianense do século XVII). No centro do Altar-Mor, ergue-se o trono do padroeiro de Ouro Branco, Santo Antônio, que empunha na mão direita a cruz do Cristo e no braço esquerdo a imagem do menino Jesus, mostrando fases da vida de Cristo, encarnação e paixão. Nas paredes laterais dois belíssimos estábulos, pintados em tela, uma representa o banquete das Bodas de Caná, a outra a Santa Ceia.

-Serra do Ouro Branco

  -A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.250 e 1.568 m e encostas íngremes a nordeste.
Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo itabirito.
É considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço[carece de fontes], que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os campos rupestres.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Festa de São Sebastião no Distrito de Carreiras

  -Fevereiro

   -Ouro Branco Folia - Carnaval

  -Dia 16 - Aniversário de Fundação de Ouro Branco

-Março

  -Festa de São José Operário

-Abril

  -Cavalgada da Inconfidência

  -Caminhada da Inconfidência

  -Maio

  -Festa do Trabalhador Rural

   -Instituição, com dois projetos Olimpíadas dos Resgates Culturais, fundada em 1970, por Paulo Cezar Vicente de Miranda, na Comunidade de Carreiras.

-Junho

  -De 01 à 13 - Festa de Santo Antônioa

  -Dia 18 - Forrodrilha

-Julho

  -Festa de Santo Antônio no Distrito de Itatiaia

  -Festival de Inverno de Ouro Branco

-Agosto

  -Festa da Serra

-Setembro

  -Steel Goose (Encontro Nacional de Motociclismo)

-Outubro

  -Festival da Batata

-Novembro

  -Festival do Congado

-Dezembro

  -Dia 12 - Festa de aniversário da cidade

  -Enduro de Regularidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO BRANCO

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3741.1233

Sites: http://www.ourobranco.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Email: [email protected]

Telefone: (31) 3749-6012 - Fax: (31) 3749-6005

Terminal Rodoviário de Ouro Branco-MG

Rua Carlos Afonso Souza Fróes, s/nº - Centro

Telefone: (31) 3741-0002

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3742-2702

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (31) 3749-6111

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (31) 3741-1583

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.ibge.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.idasbrasil.com.br


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

 

Comentários de Ouro Branco

È legal ter um site assim, só que falta mais informações e fotos sobre Itatiaia que é um lugarejo hospitaleiro e que poucas pessoas conhecem. além disso quase ninguém sabe que lá tem uma cachoeira. Está faltando divulgação.
Por: Flor

adorei essa cidade eu vi passar 15 dias ja tem 6meses que estou na cidade adorei conhecer.vcs estao de parabens.
Por: rubervania soares da silva

A cidade tem uma enorme hospitalidade com seus visitantes,já estive em ouro branco e pretendo voltar em breve.Suas historias e sua culturas deixa nós,encantado com a cidade.Espero que no meu retorno eles tenha investido mais no turismo.Sou uma brasileira encantada com meu país. Obrigada Ouro Branco.
Por: tarcizia de carvalho silva vasconcelos

Lugar de pessoas educadas, ruas limpas e de clima agradavel. Um otimo lugar para se passear.
Por: Leonardo Torres de Moraes

Morei 10 anos nesta cidade. Ela é maravilhosa. Gostaria de voltar, pois lá deixei muitos amigos.
Por: marcia braga

eu adorei morar ai que pene tive que voutar pra minha cidade mas estou pretendendo voutar o meis rapido possivel vcs sao pessoas maravilhosas.ouro branco estou de vouta...
Por: rubervania soares da silva

ouro branco:uma cidade pequena onde poucos conhecem mas tenho certeza que os que ja viveram la com certeza amou a cidade e todos os guias turisticos. afinal é uma cidade magnifica e com otimos lugares para poder passear e morar.
Por: keyla carolina sampaio braga

Oi gente, to passando aqui pra deixar um recado para quem ainda nao conhece ouro branco: vale a pena conhecer essa cidade historica rica em paisagens e belezas naturais. Nasci ai nessa cidade, tenho parentes que residem ai, so nao cresci ai, vim para brasilia com 4 dias de vida. Mais vale muito a pena passas ferias ai
Por: karen

Sou nascida em Ouro Branco,fui criada la até meus 13 anos de idade...Adoro minha cidade natal e mesmo não morando lá mais sempre que posso vou ate la pois tenho meus tios morando por la ainda.Aquela cidade e linda,tem muitos lugares pra passear e se divertir e simplismente lindo, quem passa por la sempre quer voutar.....
Por: Lauani Gabrielly

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ouro Branco
Fundação:
1953
Altitude:
1.052m
População:
31.977 habitantes
Área:
260,6km²
Densidade Demográfica:
122,71hab/km²
CEP:
36420-000

Envie seu comentário sobre Ouro Branco

banner