Orizânia

Orizânia-MG
banner

Bem-vindo a Orizânia!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Orizânia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Orizânia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 819m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.833 habitantes. A área total de Orizânia é de 121,9km², e sua densidade demográfica é de 47,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Orizânia-MG é 36828-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Orizânia

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do atual município data de meados do século XIX. A sede original da vila era Santo Antônio do Arrozal, distando poucos quilômetros do atual centro do Município. Outrora Orizânia foi conhecido como Quilombo. Poucos são os registros escritos sobre a denominação de Quilombo, mas a história oral registra que nas montanhas onde nasce o rio Carangola viviam escravos fugidios e ex-escravos alforriados ou libertos.
Dentre os pouco registros que consignam o primeiro nome do lugar está a obra publicada postumamente de Antônio de Souza Costa: “Alto Carangola, no tempo da mata virgem, tinha nome de Quilombo, por ser o lugar onde os escravos se escondiam dentro das matas, por não quererem sujeitar-se ao trabalho forçado que o Sinhô exigia deles. (...) Naquela época não existia policiamento para fazer prisão de fugitivos. Em lugar atrasado, longe do comércio, os próprios fazendeiros saíam com alguns de seus parentes e amigos, e com alguns empregados de confiança, e iam até ao Quilombo, e traziam os fugitivos.”
Ainda hoje (2008) é possível ouvir dos septagenários e octanegários referência ao nome do lugar como Quilombo. Reforça a expressão a origem do vocábulo Carangola que é de origem africana, em cujo culto se encontra a entidade chamada Exu Carangola e a região de Carangole na Angola.
Com a emancipação do município Divino em 1943, Orizânia passou à categoria de distrito deste novo município, de quem se emancipou em 21 de dezembro de 1995.

Significado do Nome

Em torno da Igreja de São Sebastião cresceu a vila que se tornou o atual município de Orizânia, tendo o antigo juntamento de casa que se traduzia no incipiene centro urbano até o final do século XIX se desconstituído, mantendo-se até hoje o nome de Santo Antônio do Arrozal. O despovoamento de Santo Antônio do Arrozal, que fica há cerca de 8 km do atual centro do município, deu lugar ao surgimento de um novo centro urbano. A Vila foi então denominada Alto Carangola, e, depois, Arrozal. Em 1890 foi elevada a distrito, no município de Carangola, com o nome atual, originário do grego (Oryz = arroz).

A etimologia de Orizânia ligada ao plantio de arroz é a oficial, embora haja quem busque a origem da palavra na extinta tribo indígena não Tupi, proveniente da Bahia, dos Orizes, cujo membro era Oriz. Pouco provável a origem nas tribos indígenas provenientes de onde hoje é a Bahia, pois a região do Vale do Carangola era habitada pelos índios Puris e, posteriormente à ocupação de Campos dos Goytacazes pelos colonizadores, pelos índios Coroados.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

7.284 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com a abertura da Rio-Bahia em 1929 Orizânia, pela proximidade com a rodovia desenvolveu-se, tornando-se a principal concentração populacional da nascente do Rio Carangola.

Principais produtos agícolas: café, arroz, milho e banana.

Pecuária: gado leiteiro e de corte (em pequena quantidade) e suinicultura.

Clima 

Tropical de altitude 

Temperatura Média

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

São João do Manhuaçu, Santa Margarida, Divino, Luisburgo

Acesso Rodoviário

BR 116 

Distâncias:

Da Capital: 

197 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

A cidade de Orizânia oferece estrutura para a prática de esportes radicais possuindo estradas e trilhas para práticas de direção off-road, turismo rural e montanhismo.

Principais Pontos Turísticos

  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIZÂNIA

E-mail:

Telefones: (32) 3743-7238

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3743-7167

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Orizânia

Somos de Orizania, porem hoje estamos em Macae.Somos moradoras do bairro Ajuda.Orizania apesar de ser uma cidade pequena è repleta por grandes pessoas, sem contar na hospitalidade, calor humano.Beijos a todos os Orizanenses. Em especial a familia do Sr.Raimundo Vieira. Valeu...
Por: Gleice Kelly e Lenice

CONHEÇO E ADORO ESTA CIDADE TAO ACOLHEDORA, AS PESSOAS SÃO MUITO EDUCADAS E A CIDADE MUITO FAMILIAR
Por: DAIANA

Orizania e Santa Margarida as mais belas cidades das Gerais ......
Por: julio

Indo a Orizania, nao deixe de visitar a Pedra Santa, no Corrego dos Braz, um lugar fascinante e cheio de historia. Aproveite!!!
Por: Julio

Esse lugar é mesmi abençoado por Deus, eh o melhor lugar do mundo amo mt bjooooooooo p td mundo de la. saldades
Por: veronika

Morei nessa cidade durante 16 anos,essa com certeza é uma cidade maravilhosa!adoro o povo Orizanense! E principalmente as famílias Modesto e Carvalho.
Por: verônica Carvalho

Minha mão é prima eu moro no Rio de Janeiro e admino muito este lugar onde toda minha familha nasceu
Por: Samuel Alves de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Orizânia
Fundação:
1997
Altitude:
819m
População:
5.833 habitantes
Área:
121,9km²
Densidade Demográfica:
47,85hab/km²
CEP:
36828-000

Envie seu comentário sobre Orizânia

banner