Nova Era

Nova Era-MG
banner

Bem-vindo a Nova Era!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Nova Era e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Nova Era.

A cidade de Nova Era, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 529m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.272 habitantes. A área total de Nova Era é de 364,3km², e sua densidade demográfica é de 47,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Era-MG é 35920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nova Era

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico do Ouro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A histórica Nova Era apresenta diversas relíquias: a belíssima Igreja Matriz, em estilo rococó, imponentes casarios coloniais e fabulosas fazendas. Tudo isto remonta ao passado colonial.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de Março

Gentílico

novaerense

População

17.540 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A exploração de esmeraldas, executada no local, projeta o nome da cidade em todo o mundo.

Clima

Tropical

Temperatura Média

19° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Bela Vista de Minas, Antônio Dias, São Domingos do Prata, Itabira e Santa Maria de Itabira.

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-381 

Distâncias:

Da Capital

137 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

A natureza também contribuiu para a beleza do lugar: a Bacia do Rio Piracicaba propicia a formação de esplêndidas cachoeiras e corredeiras. 

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Pedra Furada

A Cachoeira da Pedra Furada ficou conhecida assim, pois a água de tanto bater, furou a rocha, dando origem a esse nome. Parte da água do córrego passa por esse grande buraco redondo. A cascata é composta por uma queda de aproximadamente dois metros de altura. Sua água é pura e cristalina. A cascata é propicia para banhos. A vegetação circundante na margem direita da cascata é composta por mata galeria, na margem esquerda é composta por eucaliptos, samambaias, quaresmeiras e muitas flores do campo.
Distância ao Centro: 14 Km
Como Chegar: Saindo da praça da Matriz, seguir a rua Gaspar de Moraes e pegar a rua João Pinheiro, depois pegar a rua dos Bandeirantes e entrar na rua do Ouro até chegar a av. Juca Batista. Depois, pegar a rua Projetada Barra 20 até o atrativo. 
 
Cachoeira da Usina Velha

A Cachoeira da Usina Velha está localizada próxima as corredeiras do Rio do Prata, na antiga Usina Velha. São três saltos com cerca de três m de altura cada um, formando refrescantes duchas naturais. Suas águas cristalinas apresentam uma temperatura de aproximadamente 20ºC, variando de volume conforme o nível de precipitação na região.
A vegetação é formada por Mata Galeria, com árvores de pequeno e médio-porte, destacando-se a presença das Bromélias, dos cipós e das orquídeas. Há grande presença de rochas, sendo que no patamar da segunda queda se forma uma pequena e rasa piscina natural forrada com areia.
Como Chegar: Saindo da praça da Matriz, seguir rua Gaspar de Moraes, tomar rua Governador Valadares, passar pela Ponte Benedito Valadares, rua Oscar de Araújo, rua Nossa Sra. Domingos do Prata, MGT- 120.Chegando na Fazenda da Vargem, seguir por mais 4 Km.

Cachoeira do Adilson

A Cachoeira do Adilson possui aproximadamente 20 m de altura, é composta por uma única queda, que deságua em uma piscina artificial, construída para represar suas águas frias e claras. A paisagem circundante é composta por árvores de pequeno porte, gramíneas e quaresmeiras.
O local onde se encontra a cachoeira do Adilson está sendo estruturado para receber visitantes, possui serviços de bar e restaurante, uma piscina, uma quadra de peteca, banheiros e estacionamento.
Obs: O uso da piscina é permitido somente para crianças e mulheres.
Como Chegar: Saindo da praça da Matriz, seguir a rua Padre João Álvares, entrar na Br 381 e seguir até o atrativo, são 13 Km até o destino. 

Casa de Cultura

A Casa de Cultura de Nova Era (CNEN) é uma entidade civil, sem fins lucrativos que, desde 1989, vem desenvolvendo ações dirigidas para restauração da Igreja Matriz de São José da Lagoa e já conseguiu efetuar algumas parcerias a favor desta restauração. A Casa da Cultura se encontra sediada provisoriamente no porão do Museu Municipal.
Endereço: Praça da Matriz
Número: 30
Bairro: Centro
Horário de Funcionamento: É aberto ao público, semanalmente, apenas às quartas-feiras, a partir das 19:00. As terças e quintas-feiras, de 13:00 a 17:00 são ministrados cursos.
Como Chegar: O atrativo encontra-se no ponto de referência.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ERA

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3861-4203

Sites: http://www.novaera.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.novaeraonline.net/773.html

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3861-2454

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Nova Era

Amo esta cidade...........nao sou mineira,mas aprendir a ser mineira de coração,devido a esta cidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!quem conhece nova era nao se esquece jamais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: kelliane

esta cidade tem uma bela vista e gostei muito das coisas dai digo ate que apaixonei
Por: carlos alberto roviamam

Amo esta cidade, hoje estou com saudades de tudo em Nova Era. Pois nao moro mais la. Abraco a todos Novaerense de coracao.
Por: Juva Silva

Sou compositor e filho da cidade, brinquei vários carnavais aí no automóvel clube nas décadas de 60 e setenta, atualmente moro em Uberaba. Procuro alguém da prefeitura, ligado a área de turismo, pois tenho duas composições minhas inéditas (marchinhas) para o carnaval de 2009 e gostaria de lança-las em Nova Era que é a minha cidade de coração. Espero algun contato para uma possível conversa sobre o ssunto em referência. Pedro
Por: Pedro Drumond

conheço nova era a 25 anos é uma cidade tranquila com clima frio e é uma cidade aconchegante e boa para morar.
Por: adauto ferreira paiva

Nasci em Nova Era, fui criado em Vila Velha-ES., mas passava 4 meses por ano de férias nessa cidade que nunca esquecerei. Sou sobrinho de uma pessoa muito conhecida pelo apelido de Cici Capixaba. Estou com 56 anos e sou advogado. Haveria a possibilidade dos senhores colocarem uma foto da estação antiga do trem? Agradeço.
Por: Alberto Carlos Pereira

Adoro N. Era, morei nesta Cidade em 2008, deixei grandes amigos e trouxe lindas lembranças e uma enorme saudade de gente tão hospitaleira e bonita. Cidade calma cortada por um lindo rio e cercada por grandes morros. NOVA ÉRA QUANTA SAUDADE.... Sou Bahiano mas com alma Mineira.
Por: Giovane

A cidade de Nova Era é espetacular.Quando visito sinto uma paz incálculavel,a cultura,os moradores ,enfim é uma cidade hospitaleira além das belas paisagens e a comida mineira que faz sucesso lá.Você que quando surgir uma oportunidade de conhecer esta cidade ficará satisfeito na tranquilidade que só Nova Era tem.EU AMO NOVA ERA RADICALMENTE E PROVO!
Por: Aline Moreira

passei minha infância toda na fazenda Santana e essa foi a época mais magica da minha vida.
Por: camilla teixeira lage

cidade maravilhosa acolhedora cidades de amigos gente honesta agora com uma prefeita que fes muitas melhorias na cidade fez de nova era uma cidade linda com muitos progresso quem ler vai para ver e sentir a cidade de nova que maravilha obrigado laura v
Por: creuza de souza miranda

nova era terra amada e queria, estou voltando a viver lá depois de quase uma década fora.
Por: brenda

Morei em Nova Era, entre 1977 a 1979, em frente a Estação de trem. Vale do Rio Doce. Fotos minhas com amigos na época nessa cidade, ficaram por aí mesmo. Lembro-me de um point, que se chamava *penicão*. Sou de Vitória ES. Sinto saudades de Nova Era.
Por: lourival

sou novaerense adoro esta pacata cidade moro em bh a 17 anos sempre que posso eu vou visitar esta maravilhosa cidade e rever os amigos beijos atodos
Por: antonio de campos totone

sou filho de uma senhora muito conhecida nesta cidade birosca do manjhay adoro esta maravilhosa cidade parabéns a todos totone do manjhay
Por: antônio de campos totone manjhay

eaí galera como vai esta cidade maravilhosa o carnaval vai ter? as escolas de sambas vâo sair este carnaval maravilhoso não pode parar um abraço especialmente para a galera do bairro manjay a onde eu nasçi e fui criado valeu totone do manjay
Por: antonio de campos totone do manjay

sou natural de nova era esta cidade e realmente maravilhosa sinto muita saudades de todos os amigos desta vista maravilhosa em breve estarei aí matando saudades totone do manjhay
Por: antonio de campos

EU AMO NOVA ERA PORQUE EU MORO NELA E EU PREFIRO MORA AQUI DO QUE OUTRO LUGAR
Por: JHONATAN

È uma pequena cidade Hitorica.E muito bonita
Por: dede

conheço Nova Era! e tenho muito orgulho de ter nascido numa cidade maravilhosa!embora faz muito tempo... muito tempo mesmo que não vou em minha terrinha nunca a esqueci!nunca esqueci peródos de minha infância, nunca esqueci pequenos períodos de minha juventudeem que eu passava férias em casa de minha madrinha que ainda nesta época morava em Nova Era! Saudades de minha terra ... mas , um dia se Deus me permitir voltarei !
Por: cida

Muita saudade desta cidade que amo tanto e que sinto saudade de sau gente,de suas belezas, de suas festas.Vale a pena conhecer essa cidade de gente de bom coração.
Por: Denise Matozinhos

passei em nova era no natal e no ano novo matei as saudades andei em muitas ruas no antigo curro hoje bairro sagrada familia atravessei a ponte de madeira e sair na rua mario carvalho foi uma caminhada legal valeu
Por: antonio de campos

Qualquer dia desses, faço uma visita a Nova Era. Quem sabe no carnaval.
Por: lourival

Morrei na cidade por um ano .a trabalho. Apaixonei pela cidade,e seu povo maravilhoso. A cidade e tudo de bom. Voltarei em breve a passeio: Abraso .
Por: DANIEL MEIRELES

Morrei na cidade por um ano .a trabalho. Apaixonei pela cidade,e seu povo maravilhoso. A cidade e tudo de bom. Voltarei em breve a passeio: Abraso .
Por: DANIEL MEIRELES

Amo essa cidade, pois é minha terra natal. Quando Deus fez o mundo deixou um pedaço para ser construido nessa eterna Nova Era.
Por: Ronaldo Eugenio Ferreira.

Ichi....Falar de Nova Era é muito fácil, pois é uma maravilha. Acolhedora, possui as 4 estações do ano, tem gente bonita e educada. Visitem e vocês concordarão comigo.
Por: Jaques Costa (Soié)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Era
Fundação:
1938
Altitude:
529m
População:
17.272 habitantes
Área:
364,3km²
Densidade Demográfica:
47,41hab/km²
CEP:
35920-000

Envie seu comentário sobre Nova Era

banner