Morro da Garça

Morro da Garça-MG
banner

Bem-vindo a Morro da Garça!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Morro da Garça, informações atualizadas sobre a cidade Morro da Garça, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Morro da Garça.

A cidade de Morro da Garça, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 600m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.763 habitantes. A área total de Morro da Garça é de 415,3km², e sua densidade demográfica é de 6,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Morro da Garça-MG é 35798-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Morro da Garça

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Guimarães Rosa

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do povoamento de Morro da Garça remonta ao caminho dos boiadeiros que vinham da Bahia com destino à vila de Sabará, no século XVIII. Os viajantes faziam paradas de descanso na Fazenda da Garça, o último dos “currais” no caminho da Bahia para as minas do Rio das Velhas. Não existe data exata da fundação de Morro da Garça. Mas, de acordo os escritos do Padre João Boaventura Leite, que realizou ampla pesquisa histórica sobre a cidade, o arraial de Morro se formou em torno da Capela de Nossa Senhora das Maravilhas, construída em 1720, nas terras da Fazenda da Garça. Em 1962, Morro da Garça foi emancipada. A partir daí, houve um crescimento demográfico maior e a reestruturação física da cidade. A sede urbana se estendeu e a estrutura do município foi pensada para atender de forma satisfatória e funcional uma população cujos valores estavam ligados ao campo. De acordo com o Censo 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 3009 habitantes e 84,9% da população é alfabetizada. Morro da Garça possui um casario antigo, datado do século XIX, que ainda se encontra em grande parte conservado. Um deles é a Creche Tia Noca, tombada em 2002, para onde se pretende transferir a Casa de Cultura do Sertão, pólo aglutinador das manifestações artísticas da região.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

População

2.660 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Situada no centro-norte de Minas Gerais, a 22 km de Curvelo e a 210 km de Belo Horizonte, a cidade é um dos cenários da obra do escritor Guimarães Rosa. “Sempre à esquerda, o Morro da Garça – pirâmide rasa. Corcova de camelo, às vezes. Às vezes uma tartaruga. Escuro.” Assim ele descreve, em uma caderneta de viagem, a elevação rochosa que dá nome ao município.

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira

Limites

Corinto, Felixlândia, Curvelo

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

156km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho
 
14 a 18 - Festa da Lavoura

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA GRAÇA

E-mail:

Telefones: (38) 3751-1115

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3722-7781

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Morro da Garça

É uma cidade de porte pequeno muito bem cuidada de pouco movimento ótima para um bom descanço e uma caminhada até o topo de seu morro com+- 990 mts acima do nível do mar caminhada esta de 2:30 min com um visual lindo e compensatorio, povo, extremamente hospitaleiro de excelente culinária, com duas pousadas simples porém aconchegantes, artesanato, ótima estrada, sua festa da Lavoura dura quase uma semana sendo o ultimo dia o mais importante com desfile, Guaiana, cavalgada eoutras. Para quem quer realmente descançar , ser bem recebibo e fazer uma ótima caminhada ecológica compensa ir até Morro da Garça é um passeio barato e proveitoso.
Por: claudio eduardo fernandes

Sou de morro da garça moro em BH desde 1995 quando veijo as fotos de la a saudade aperta,mas quando posso visito meus pais que aida moram la...ehhhh morro me espera to chegando !!!
Por: Gilmar

acho otimo o morro da garça por que ele é uma cidade ótima de morar.
Por: thais

morro da garça é uma cidade no qual tenho maior orgulho ,onde passei parte da minha adolescencia,que a festa este ano seja o maior sucesso,valeu morroda garça vc é o centor geografico de minas.
Por: Adriano da silva dias

MORRO DA GARÇA É ÓTIMO... A FESTA DA LAVOURA ENTÃO, NEM SE FALA!!!!!!
Por: DÉBORA

A cidade de Morro Da Garça é uma maravilha. Nasci em outrab cidade mas fui criada aqui, tenho muitos parentes aqui.Toda a minha família gosta daqui ,minha avó,avõ,tio,tia etc...Por isso estou fazendo alguns comentarios... Sou morro garcense e vou morrer assim
Por: Marcielly Karla De Souza

EU NASCI NESTA LINDA CIDADE VIVI ATE MEUS 15 ANOS HOJE MORRO EM B.H MAS VISITO SEMPRE MINHA QUERIDA TERRA POIS AINDA TENHO MUITOS PARENTES QUI MORAM LA AMO ESTA CIDADE NO QUAL TENHO MUITAS SAUDADES
Por: MARIA ALVES

Tenho um Sitio proximo a Morro da Garça e gosto muito desta Região, agente torce para que Morroda Garça cresça e prospere. Vale apena passar as ferias em Morro da Garça. Um abraço a todos no final de semana agora estarei no meu Sitio.
Por: Romulo Matoso Sena

FUI MORADORA DESTA CIDADE NA INFANCIA E GUARDO BOAS LENBRANÇAS DA CIDADE AINDA TEMHO AMIGA AI DE INFANCIA OS MEUS PROFESSORES DONA ANGELICA
Por: FELICIANA LOPES

AMO MORRO DA GARÇA!!! QUE SAUDADES!!! Já anotei na minha agenda a minha próxima viagem vai ser pra Morro da Garça rever minhas amigas como a Marli da Comunidade do Mutuca, Maria de Lourdes e família minha segunda mãe do Morro, meu querido e inesquecível Padre Nilzo que hoje não esta aí mas agradeço a Deus que nos fez estar no mesmo tempo e lugar para nos conhecermos, Fátima e José Maria pessoas de visão e sensibilidade e todas as pessoas das comuniddes rurais. Um grande abraço a todos. Wilma Extensionista da EMATER em Morro da Garça de 1999 a 2002 Hoje moro em Ponte Nova e trabalho na cidade de Rio Doce.
Por: Wilma Aparecida Loures Vieira

NUNCA FUI PARA O LADO DE CURVELO E REGIAO MEU MARIDO E DO MORRO DA GARÇA MEU SOGRO E SOGRINHA MORAM AI ADORO DE PAIXAO ESSA CIDADIZINHA AI E MUITO LEGAL.
Por: lidiana diniz

MORRO DA GARÇA MINHA TERRA NATAL SINTO MUJITA SAUDADES,GOSTRIA DE RECEBER FOTOS DE MORRO DA GARÇA POR E-MAIL OBRIGADA ABRAÇOS A TODOS...
Por: GILMAR

Esqueçe do morro e mto dificil cidade que eu amo demais munha vida foi ai e mesmo nao estando tao perto agora sempre sera ....ai saaaaaudades
Por: carla talitade freitas braga

e uma ci dade muito atrativa devido a grande festa da lavoura
Por: pedro de freitas filho

quen ja morou na cidade nao esquesse jamais.gosto muito pena que nao posso esta senpre por ai abrasso a todos fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Por: mario leite de sousa

eu moro no Morro da Garça e apesar de ser uma cidade pequena e pacata é uma cidade muita linda que deve ser valorizada não só pela sua beleza mas também pela diversidade de cultura que possui.
Por: ANA PAULA

MORRO DA GARÇA, cidade maravilhosa ,otima pra se viver e criar a familia em ambiente tranquilo e aconchegante ! Culinaria com alto porte de aroma e sabor , pratos dignos dos deuses! Conta com a famosa festa da lavoura , sempre realizada no feriado de Corpus Christ , com 5 dias consecultivos de festa . Ela por si, reune festejantes de varios lugares: Belo Horizonte,Sete Lagoas,Corinto, Monjolos,Curvelo... contando sempre com os constantes cavaleiros que participam das cavalgadas ,sempre vindas de Corinto e Cordisburgo ! Ela mantem em si ,uma cultura soberana, rica em conservações ,tais como o artesanato, a turma do batuque que comanda o desfile do dia 7 de setembro,a roda de capoeira, que de forma alguma poderia ficar de fora , dentre outros ! A casa da cultura ,nada menos do que um retrato do estilo regional, com aspectos atuais , simplismente magnifica ,tendo em si, o cuidado de conservar as culturas regionais, como o tradicional fogão a lenha, e no fim de ano, conta com resplandescentes presepios natalinos, onde é disputado o mais bonito ,singelo e cativante!!! A cidade conta ainda,com escolas exemplares, posto medico satisfatorio,prefeitura que aos poucos vem transformando a cidade em um lugar cada vez melhor e conta também ,com uma linda igreja ! Eu, Jessica Gonçalves Magalhaes, antiga moradora de Morro Da Garça, vim atraves deste , a fim de dar meu depoimento e repassar a todos um pouco da grandiosidade da minha cidade ,contanto que pequena, é incontestavel seu poder de abdussão das pessoas ,pois o que um dia, eu ouvi ,hoje aqui vou escrever " Morro Da Garça, quem por essa cidade passar, e dela a água beber , embora jamais irá ! " Espero que tenham gostado e continuem transmitindo a todos o real sentido de uma boa cidade para si viver ! Abraços a todos ! Valeu Morro Da Garça !!!
Por: jessica gonçalves magalhaes

Sou do Morro da Garça,cidade do meu coração.Gostaria de mandar um abraço a todos os meus amigos,meus pais,Claudio e selma,meu irmãoWelligton.E mesu tios. Bjos.
Por: Magna

morro da garça uma cidade muito linda amo a festa da lavouro!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: wenderson

morro da garça saudades de infancia,ponte da rua ,o açude ,a coroação de nossa senhora,o altar ornamental,o quadro de nossa senhora do perpetuo socorro,as visitas na casa de tia Angelica,meus primeiros dias na escola,e por fim meus rastos na poeira vermelha rumo a estrema muitas saudades de tia jove e os demais que se fo.
Por: Maria de fatima do carmo leite cordeiro

"Lá estava o Morro da Garça solitário escaleno e escuro, feito uma pirâmide"Jgr
Por: Ana Paula

sou daqui do Morro da Garça é um otimo lugar pra se viver aqui é bom demais!!!
Por: Gê fernandes

o morro da garça é otimo é muito bom morrar aqui porquê temos muito contato com a natureza e isso é otimo.
Por: gê

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Morro da Garça
Fundação:
1962
Altitude:
600m
População:
2.763 habitantes
Área:
415,3km²
Densidade Demográfica:
6,65hab/km²
CEP:
35798-000

Envie seu comentário sobre Morro da Garça

banner