Monsenhor Paulo

Monsenhor Paulo-MG
banner

Bem-vindo a Monsenhor Paulo!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Monsenhor Paulo, informações e fotos da maravilhosa Monsenhor Paulo. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Monsenhor Paulo, recomendadas por internautas.

A cidade de Monsenhor Paulo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 898m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.000 habitantes. A área total de Monsenhor Paulo é de 217,2km², e sua densidade demográfica é de 29,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Monsenhor Paulo-MG é 37405-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Monsenhor Paulo

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Volta Grande, primeiro nome do município, era um antigo pouso de tropeiros e um pequeno empório comercial de vendedores ambulantes, italianos, ex-escravos e portugueses, que ali fixaram residência. Em 1900, o lugarejo ficou conhecido como Ponte Alta e foi edificada a primeira capela de taipa e cobertura de sapé. No ano seguinte, Ponte Alta ganha categoria de distrito de Campanha com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Ponte Alta. Em 1943, muda a denominação para Monsenhor Paulo, sendo emancipado com a mesma denominação cinco anos depois. Popularmente, a cidade é chamada de Caçulinha da Princesa, por ter sido a última a se desmembrar de Campanha, cidade originada da Campanha da Princesa do ouvidor Cipriano José da Rocha.

Significado do Nome

O nome está ligado à figura de monsenhor Paulo Emílio de Vilhena Moinhos, vigário-geral do bispado de Campanha, que ia regularmente ao povoado, prestar assistência espiritual.  

Aniversário da Cidade

08 de Dezembro 

Gentílico

paulense

População

8.168 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município é mista, onde a pequena e média indústria convivem com a agricultura e a pecuária. O município conta com um parque industrial do ramo moveleiro - madeira - , que ao lado de indústrias de caixilhos empregam grande parte da população gerando renda e trabalho para os cidadãos e recursos para o município. O município ainda também com um moderno parque indústrial no ramo siderurgico, para o feitio de portas e janelas e fechaduras. O município ainda conta com algumas empresas no ramo alimentício.

Clima 

Tropical de altitude Cwb

Temperatura Média

19,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul de Minas 

Limites

Eloi Mendes
Cordislândia
São Gonçalo do Sapucaí
Campanha
Três Corações
Varginha

Acesso Rodoviário

O município está ligado - 16 km - à rodovia federal Fernão Dias na altura do Trevo para Campanha. É muito próxima ao Circuito das Águas ( Cambuquira, Lambari, Caxambu e São Lourenço ). BR-381, BR-267 

Distâncias:

Da Capital:

308 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

A Nossa Praça
    
Praça Coronel Flávio, nome dado em homenagem ao Coronel Augusto Flávio Fernandes, grande benemérito de nossa comunidade. Tudo começou há mais ou menos 100 anos. A praça não era estruturada, havia somente um cerrado com trilhas e três casinhas. Os primeiros moradores foram Sílvio Bellato, D. Altina e Manuel Pereira.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Na área do convívio social e do lazer são famosas as datas festivas, podendo citar as Festas do Rosário, Paulense Ausente.

 Julho

- Na área do convívio social e do lazer são famosas as datas festivas, podendo citar as festas do Rosário, Paulense Ausente e a famosa festa do Rodeio, essas últimas acontecendo todo mês de julho.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONSENHOR PAULO

E-mail:

Telefones: (35) 3263-1320 -/ 1322

Sites: http://www.nossaponte.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato:

E-mail:

Telefones: (35) 3263-1759

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

www.nossaponte.com.br

www.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Monsenhor Paulo

Rodeio de Mosenhor Paulo: TUDO DE BOM! Sou de São Paulo e já estive em três rodeios, que simplesmente adorei!!!
Por: Cleide

monsenhor paulo é uma cidade muito linda e boa de se viver eu amo viver la
Por: maria ventura

Filho de Americo Fernandes de Faria e Forinda Gabriel da S. faria De todas as cidades Mineiras Monsenhor Paulo e a mais hospitaleira,um forte abraço a todos os paolense e ate um dia.
Por: IDELFONSO FERNANDES DE FARIA

Monsenhor Paulo é uma otima cidade, não diria para morar, sou de lá, mas moro fora para estudar Lá é um lugar super tranquilo, bom pra descançar, espairecer as ideias... É possuidora de boas festas, como o rodeio, festa de são sebastião, festa de santa luzia... entre outras... Visite Monsenhor Paulo, vale a pena conferir as belezas que nela estao escondidas...
Por: Gabriely

ola tudo bem, ja morei em monsenhor durante dez anos e adorei esse lugar
Por: eraldo

ola tudo bem, ja morei em monsenhor durante dez anos e adorei esse lugar
Por: eraldo

Monsenhor Paulo e uma cidade boa pra paceio ...kkk mais e legal morar lá vooc faz amizade rapido com o pessoal...Beijoo
Por: Franciele

Esta cidade é mesmo uma maravilha! Já visitei varias vezes nas festas do peão. Na minha opinião é a melhor festa neste quesito da região!!!!! Estão de parabéns os organizadores!!!! Sem contar a locuçaõ do rodeio, narrada pelo brilhantismo do Colorado. Show mesmo!!
Por: Juliana

Mudou muito a nossa Ponte, já fazem mais de trinta anos quie me mudei dai mas não esqueço dos meus amigos.
Por: Jader Luiz Sales

comheço e gosto muito, eu nasci la.cidade de vida pacata pessoas simpaticas e queridas.
Por: marisa perna briet

Como amo esta cidade,a infancia de meus filhos,ai nas ferias ,indo com dona Aparecida Regis ,e sr.Mazinho colher café.Que saudades meu pai daria minha vida para tudo voltar,pois meu filho Carlos ignacio tinha o prazer de contar para seus amigos na USP.o orgulho que tinha de ter aprendido ha amar a natureza ai.Mas infelizmente deus o levou embora,e nunca mais eu tive coragem de voltar ai.Amo este povo esta cidade.Abraços a todos povo desta cidade maravilhosa,bjs especial a familia de dona Aparecida Regis,e sua filha Cleuza mil bjs terra amada.
Por: estela

Sou Nora da Cida Viana e José Viana, já estive aí, para descansar é otimo.... Shirlei
Por: shirlei

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monsenhor Paulo
Fundação:
1948
Altitude:
898m
População:
10.000 habitantes
Área:
217,2km²
Densidade Demográfica:
29,02hab/km²
CEP:
37405-000

Envie seu comentário sobre Monsenhor Paulo

banner