Minduri

Minduri-MG
banner

Bem-vindo a Minduri!

banner

As melhores pousadas em Minduri podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Minduri, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 1.000m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.078 habitantes. A área total de Minduri é de 221,0km², e sua densidade demográfica é de 18,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Minduri-MG é 37447-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Minduri

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Nascentes das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em setembro de 1912 a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas inaugurou uma estação com sete residências em volta, nas proximidades do Pico Minduri, que deu o nome à mesma. Até 1920, muito pequeno era o movimento daquela estação, que servia mais como um posto de abastecimento de água, lenha e carvão, às locomotivas da época. Em 24 de setembro de 1920, o então vigário de São Vicente de Minas rezou ali a primeira missa campal, a convite dos funcionários da ferrovia. Durante a prática o celebrante exortou os fiéis a que se mobilizassem e construíssem no local uma capela. A sugestão foi aceita por todos e, a 6 de março de 1923, foi doado ao Bispado de Campanha o terreno para a construção da pequena igreja. No dia 24 de março de 1928 era benta a capela e, simultaneamente, realizado o primeiro batismo de uma criança, filha de moradores locais. Em torno do templo foram surgindo residências de forasteiros que ali se fixavam, nascendo assim o povoado de Paiol, nome relacionado com a existência de uma propriedade rural nos arredores. Em 1934 foi constituída uma comissão local que tornou a si o encargo de pleitear a criação do distrito. Isto só aconteceu em 17 de dezembro de 1938, quando Paiol foi elevado a distrito, com território desmembrado de Andrelândia e, pelo mesmo ato, anexado ao município de Francisco Sales, atual São Vicente de Minas. Em 31 de dezembro de 1943, na divisão administrativa, a denominação de Andralina foi mudada para Minduri. Em 12 de dezembro de 1953, foi criado o município com o mesmo nome.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

minduriense

População

3.840 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Minduri é uma cidade maravilhosa para quem busca tranquilidade e boas festas sem violência, tem cachoeiras  e tem também a Chapada Perdizes onde você pode encontrar um ótimo lugar com montanhas e uma vista priviligiada da região. Vale a pena conhecer!

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Aiuruoca, Carrancas, Cruzília, São Vicente de Minas, Serranos.

Acesso Rodoviário

BR 040, BR 383 e BR 265

Distâncias:

Da Capital:

285 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Rene

Estrada sinalizada até à cachoeira, sentido Chapada.
 
Cachoeira do Vorney

Estrada sentido Chapada das Perdizes. Há sinalização completa desde a saída da cidade até à cachoeira.

Cachoeira Quebra Chifres

A 12km do centro da cidade, sentido São Vicente de Minas. Existe sinalização desde a saída da cidade até à cachoeira.

Chapada das Perdizes

Chapada das Perdizes localizada na estrada da Serra sentido Carrancas.

Grutas e Cavernas

Grutas e cavernas não nomeadas, pertencentes à Chapada das Perdizes.
 
Imagem do Sagrado Coração de Jesus

Imagem do Sagrado Coração de Jesus esculpida em cedro por Roberto Guimarães, residente de Minduri. A igreja existe desde a criação da cidade.

Museu

Antiguidades da cidade pertencentes à Rede Ferroviária, artesanatos da comunidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

12 - Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MINDURI

E-mail:

Telefones: (35) 3326-1219 - Fax: (35) 3326-1444

Sites: http://www.minduri.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3326-1226

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Minduri

Morei em Minduri ate os 15 anos de idade! E uma cidade muito bonita e tranquila! As pessoas sao muito amaveis! Hoje tenho 25 anos, moro no Japao mas tenho muitas saudades de Minduri! Algum dia gostaria de voltar para passear e reencontrar meus colegas de escola. Elem, Gilberto, Tarcisio, Otavia, Paula, Jerusa, tenho muitas saudades de voces! Muito Obrigada! Claudia Akiko Oizumi (08/01/2009)
Por: Claudia

Cidade maravilhosa para quem busca tranquilidade e boas festas sem violência, tem cachoeiras maravilhosas e tem também a Chapada Perdizes onde você pode encontrar um ótimo lugar com montanhas e uma vista priviligiada da região. Vale a pena conhecer.
Por: Marlucia Cristina do Nascimento de Sa

Estarei em Minduri-MG no mês de Setembro de 2009, gostaria de saber se existe guias para conhecer as cachoeiras e Chapada das Perdizes. Abraço
Por: Luiz Carlos de Souza

Minduri é uma cidade maravilhosa eu nasci la,mais agora moro em varginha mais todas as festas,feriados estou la firma forte minha familia toda mora la so eu minha mae que moramos aqui tenho 11 anos. quem nao conhece minduri quando conhece vai querer voltar sempre minduri é uma cidade otima minduri eu te amo
Por: christiane

sim ! fui batizado na igreja católica! minhas tias moram na Rua Minas gerais. desde 1992 nanca mais eu estive nesta cidade Quando falo de Minduri sinto muitas saudades dos bons momentos que ai estive: meu ultimo passeio o trem ainda saia de barra Mança, que paisagem lindas! inesqueciveis!
Por: valdeci rufino RJ.

Adorei esta cidade sou de lavras tenho um amigo que mora aqui em lavras passei o carnaval ai e adorei um abraço!
Por: gustavo

Nasci em Minduri, mas não conheço minha cidade natal. Fui adotado ao 2 anos de idade e não voltei mais. Meu sonho é conhecer esta cidade linda! se Deus quiser breve estarei ai.
Por: JOSÉ DONIZETE

Ah Minduri é um enorme prazer sempre está de volta,Nasci e fui criada nesta cidade mara...Hoje morro No Rio de Janeiro á 9 anos e conto os dias e as horas para passear e rever amigos ,família que lá estão.curto muito as festas da cidade,os feriados adoro as praias do RJ mais nunca me esqueço do Quebra Chifre (uma das Cachoeiras entre outras).
Por: Fernanda Cristina Silva

Minduri é, sem dúvidas, o melhor lugar do mundo!!! sinto saudades desde que passei a morar fora. festas, feriados e qualquer final de semana que posso, passo lá, não tem nada igual. é lá que encontro a paz que preciso, afinal, minha família é minduriense, meus amigos de infência estão, quase todos, lá, sem contar que cada passo que dou na minha cidade deixa uma saudade tremenda e eu choro de vontade de voltar... é por isso e por muito mais que essa cidade tem a nos oferecer que eu digo e repito: Minduri, o lugar para onde voltarei sempre! TE AMO!
Por: Marcela Carvalho

minduri e muito bom pra gente passar ferias .porque e uma cidade tranquila um abraço gente boa dessa cidade.
Por: joao batista justino

fala minduri aqui e joao de jundiai um abraço
Por: joao batista justino

Minduri , cidade pequena mais muito boa , adoro muita gente que mora lá, as festas são as melhores da região, as cachoeiras mais belas estão lá concerteza! MINDURI EU TE AMO ♥
Por: Fernanda Pereira

Eu não sou de Minduri, mais ja moro aqui a 20 anos, minha filha nasceu aqui, e tenho muito orgulho disso, pois amo esta cidade que me acolheu tão bem, com suas ruas arborizdas e largas, com sua tranquilidade de cidade do interior, e com seupovo amigo, e é por isso que eu me considero minduriensa de coração.
Por: Sinaia Rodrigues

Nunca esqueci o carnaval de 1988,89,90,91 que passei nesta cidade tão maravilhosa, me diverti muito,fiz muita amizades. Um abraço para todos e principalmente para minha prima FEZINHA, que sempre fui bem resebido em sua casa. BJSSSSSSSSSSS!
Por: geovane landim

Mindurim, cidade tranquila,linda, adora passear principalmente no carnaval,julho fica ótimo a festa do torneio leiteiro. Quero aproveitar e mandar um abraço para minha prima FEZINHA E FAMILIA
Por: Geovane Landim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Minduri
Fundação:
1953
Altitude:
1.000m
População:
4.078 habitantes
Área:
221,0km²
Densidade Demográfica:
18,45hab/km²
CEP:
37447-000

Envie seu comentário sobre Minduri

banner