Mesquita

Mesquita-MG
banner

Bem-vindo a Mesquita!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Mesquita, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Mesquita.

A cidade de Mesquita, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 352m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.183 habitantes. A área total de Mesquita é de 275,9km², e sua densidade demográfica é de 22,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mesquita-MG é 35166-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mesquita

Roteiros do Brasil

Região Turística Encanto Verde

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Devido às suas riquezas naturais, a região onde se localiza hoje o município de Mesquita, foi escolhida, em meados do século XVII, por indígenas das tribos dos botocudos como seu novo lar e refúgio da perseguição dos desbravadores e sertanistas. Na sua nova localidade organizaram suas tribos e seu modo de vida baseado na caça, coleta e pesca.
No século seguinte, com a chegada de nova leva de colonos à região, a troco de muita violência os indígenas foram expulsos de suas terras e as mesmas foram repartidas em sesmarias, ficando a sesmaria onde se localizava a aldeia, sob a posse de Pedro Martins de Carvalho. Dentre os novos colonos da região estavam também Manoel Teotônio e Lourenço Alves.
A antiga aldeia dava lugar a um recente povoado que, além das famílias dos colonos, começava a receber agregados e mascates vindos de várias regiões para ali vender seus produtos. O recém nascido povoado recebeu então o nome de Santo Antônio de Caratinga, que logo de início adotou como padroeiro o santo cujo nome deu origem ao nome do povoado.
O Barão de Mesquita, um dos ilustres habitantes do novo povoado era recém chegado de Vila Rica, então capital da Província das Minas Gerais, e se instalou na região trazendo sua comitiva de escravos e impondo uma autoridade de quem mandava e não pedia.
O Barão logo ficou conhecido como homem de muitos conhecimentos e bravura, passando sobre quem fosse que cruzasse seu caminho, conquistando um misto de respeito e temor por parte da população local.
Seu amor pela região acrescido de seu espírito desenvolvimentista aos poucos fez do Barão de Mesquita um conselheiro nato do povo. A partir de então passou a ser mais respeitado e admirado do que temido.
Dez anos após sua chegada, ele vendeu todos os seus pertences e partiu em busca de tratamento para os sérios males que afligiam sua saúde. Como herança, ele deixou no povoado um grande espírito e ânsia de desenvolvimento, que até hoje é uma das positivas marcas do povo de Mesquita.
O século XIX foi marcante para a vida do novo povoado. O comércio local se tornava a cada dia mais movimentado quando os tropeiros, vindos das várias regiões do estado, traziam nos lombos dos seus burros as mercadorias que eram vendidas no comércio local.
Ferramentas para a lavoura; tecidos finos, perfumes, espelhos e cosméticos para as senhoras eram os produtos mais procurados. Essa movimentação fez a fama do povoado de Santo Antônio de Caratinga se espalhar para as mais distantes localidades.
Graças a este constante desenvolvimento, e à luta de seus habitantes, no ano de 1869, o povoado de Santo Antônio de Caratinga foi elevado à categoria de Distrito de Ferros.
No dia 07 de julho de 1923 o então Distrito de Ferros conquistou sua emancipação política e passou a se chamar MESQUITA em homenagem ao seu antigo líder, Barão de Mesquita.
Em 15 de novembro de 1926 se deu a instalação da sede do município marcando de vez o início uma nova fase na história da cidade. O título de Comarca de 1ª instância foi recebido em 07 de setembro de 1949, o que seria considerado uma importante conquista da população.

Significado do Nome

O nome da cidade, é uma homenagem ao Barão de Mesquita, colonizador que deu origem ao local.

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

mesquitense

População

6.072 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Os destaques econômicos do município ficam por conta das atividades voltadas para a agropecuária e o reflorestamento de eucalipto.

Clima

Tropical

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Joanésia e Santana do Paraíso.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

247 km

Outras

36 km de Ipatinga  

hspace=0 TURISMO

A maior atração turística de Mesquita é a festa de seu padroeiro, Santo Antônio, com queima da tradicional fogueira de 28m, acompanhada de maravilhoso espetáculo pirotécnico.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

Mesquita possui vários pontos turísticos,dentre eles a rua da Bananeira, a rua Filipinas, O Larguim, a praça Benedito Valadares, o Campo do Royal, o Morro do Cruzeiro, a igreja Santo Antônio, o Ginásio Poliesportivo e a torre da TV, onde esportistas saltam de Asa Delta.

Belezas Naturais

Lagoa do Budeca, Serra Paredão, Cachoeiras do Soveno, Cachoeiras Britos. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Na semana das festividades, o município de Mesquita recebe milhares de turistas oriundos das várias regiões do estado de Minas e, inclusive de outros estados.

 Junho

- FESTA DE SANTO ANTÔNIO - A tradicional festa de Santo Antônio, com queima da fogueira é uma das manifestações culturais e religiosas mais fortes do município de Mesquita.A programação avança por média de dez dias, sendo que o ápice da festa ocorre na semana em que se comemora o dia de Santo Antônio. A queima da fogueira sempre acontece no final desta semana. Na época das festividades, a igreja local realiza a novena de Santo Antônio, que é coroada com a missa na Matriz. No seu lado cultural, diversas atividades e manifestações são realizadas na cidade, com apresentação de banda de música, congado, marujada, exposição de artes, artesanato, apresentações musicais de artistas locais e shows de nível nacional.

 Agosto

- CAVALGADA - Durante os 03 dias de festividade são realizados rodeios, shows, desfiles de animais, prova de tambor e outras atividades específicas do evento.
Local: Campo do Royal
Informações: (33)3251-1277

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MESQUITA

E-mail:

Telefones: (33) 3251-1355   

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (33) 3251-1236

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3251-1506 / (31) 9403-2423

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (33) 3251-1359 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mesquita

nasci nessa cidade,morei ai ate meus 10 anos de idade.A cidade esta linda,parabens á administraçao da cidade..
Por: fatima

minha infancia passei em mesquita,a 22 anos que sai dai, betim e bom,mas sinto falta do tempo que vivi em mesquita,de vez em quando vou matar saudades do lugar,e parentes;;;;
Por: jania oliveira s de carvalho

mesquita é minha cidade natal um otimo lugar para descansar e curtir a vida . moro de saudades sempre que posso eu do uma passadinha por lá . vá curtir essa maravilha vc tambem.
Por: terezinha

ola...gostaria muito de conhecer essa cidade.pois tenhu alguns amigos qforam hj embora de sp.para mesquita onde moram.quem sabe um dia eu estarei nessa linda cidade neh bjus
Por: sandra cristina

Mesquita?ha nossa sem palavras amu essa cidadezinha pequenininha em que eu morava e que moram muitos membros da minha familia mesquita onde minha geraçao nasceu criou raizes como minha vo (dona sinha) nasceu viveu e faleceu nessa cidade que eu amo .sem comentarios mesquita td de bom a festa da fogueira k nao perco um ano kkk otimo ja esta chegando hein mas eu:EU NASCI E MOREI EM MESQUITA POR MUITOS NAOS AMUUUUU
Por: emilli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mesquita
Fundação:
1923
Altitude:
352m
População:
6.183 habitantes
Área:
275,9km²
Densidade Demográfica:
22,41hab/km²
CEP:
35166-000

Envie seu comentário sobre Mesquita