Matias Barbosa

Matias Barbosa-MG
banner

Bem-vindo a Matias Barbosa!

banner

As melhores pousadas em Matias Barbosa podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Matias Barbosa, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 474m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.228 habitantes. A área total de Matias Barbosa é de 157,1km², e sua densidade demográfica é de 84,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Matias Barbosa-MG é 36120-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Matias Barbosa

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminho Novo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 27 de Agosto de 1885 com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa foi elevada a distrito de paz.
Matias Barbosa da Silva foi um grande sertanista e um dos maiores potentados de Minas, prestou grande auxílio na luta contra os castelhanos no início do século XVIII foi feito coronel. Era um homem de muitas posses o que fica claro no seu testamento, que foi aberto em 25 de julho de 1742. Além de ouro em barra, em pó e lavrado, muitas jóias, sítios sesmarias etc......
Em 31 de outubro de 1875 a estação de Ferro Central do Brasil foi inaugurada.
Na divisão administrativa em 1911, entretanto, o distrito já aparece, no município de Juiz de Fora, com o nome reduzido para Matias Barbosa.
Em 7 de setembro de 1923 foi elevado à município, desmembrado de Juiz de Fora

Significado do Nome

A cidade de Matias Barbosa tem origem na Fazenda do ilustre militar que lhe empresta o nome que a edificou em 1710 em terras da Sesmaria que lhe formam concedidas ao longo do caminho Novo, no ano anterior.     

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

matiense ou matias-barbosense

População

13.435 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade teve alguma importância na história do Brasil, porque fazia parte do Caminho Novo, que formava a antiga Estrada Real.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora, entrar à esquerda na BR 267 em Matias Barbosa.

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Juiz de Fora, Belmiro Braga, Simão Pereira, Santana do Deserto.   

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte (271 km) - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Juiz de Fora, após 15km passar um viaduto e entrar àdireita contornando por debaixo.

Rio de Janeiro - BR 040 sentido Belo Horizonte, passando por Três Rios, Simão Pereira, o pedágio, e após 15km antes do viaduto entrar à direita.

São Paulo - BR 116 sentido Rio de Janeiro, após passar por Barra Mansa entrar na BR 393 passando Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul e também Três Rios até chegar na BR 040. Entrar à esquerda na BR 040 em direção de Belo Horizonte, passando pela entrada de Simão Pereira, o pedágio, e após 15km antes do viaduto entrar à direita.

Distâncias:

Da Capital

271 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Capela do Rosário

A capela é remanescente da Fazenda de Nossa Senhora da Conceição do Caminho Novo que foi o principal pólo irradiador do povoado criado junto ao registro do Caminho Novo, onde se cobravam impostos e taxas da estrada sobre o ouro e os diamantes vindos de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. Na fazenda ficaram hospedados alguns dos inconfidentes de 1789 sendo este episódio inspirador da tela A Jornada dos Mártires, pintada por Antônio Parreiras a qual retrata os Inconfidentes passando por Matias Barbosa, tendo a capela ao fundo.
 
Casarão Antigo

Construção de 1850, onde atualmente funciona um antiquário. Localiza-se na Av. Cardoso Saraiva, 249. Telefone:(32) 3273-1254.

Centro Cultural

Localizada na Praça da Estação, na Av. Cardoso Saraiva, onde também funcionará um Arquivo e o Museu da Cidade.
 
Labirinto de Túneis - Vestígio Estrada Real

Localizado embaixo da Capela do Rosário, é o maior atrativo turístico do município. Até hoje ainda não se sabe ao certo sua finalidade, mas foi construída na mesma época da Igreja. Localiza-se na Praça do Rosário, s/nº.
Para visitação nos finais de semana, contatar Roney pelo telefone (32) 3273-1254.
 
Ponte do Zomba

Localiza-se na Fazenda do Juazal. Trecho conservado da Estrada Real, com aproximadamente 5 km de trilha. No local há placas de indicação para a Estrada Real. Visitação livre.
 
Represa Monte Alegre

Em fase de transformação em Parque Municipal, onde será colocado pedalinho entre outros atrativos. Localiza-se no Bairro Monte Alegre. Visitação livre.

Caminho Novo    

As cidades da Zona da Mata que fazem parte deste circuito são:

Ewbank da Câmara
Juiz de Fora
Matias Barbosa
Santana do Deserto
Santos Dumont
Simão Pereira

Localizado nos contrafortes da Mantiqueira, o Circuito Caminho Novo possui uma das mais belas paisagens mineiras e apresenta uma variedade de atrações. Além de locais para prática de esportes radicais, guarda interessantes atrativos culturais. A cidade de Juiz de Fora se destaca por ser referência regional, já que é um dos mais importantes pólos econômicos de Minas Gerais.
Para quem gosta de um bom passeio cultural, as melhores opções são: o Museu Mariano Procópio - que possui peças de inestimável valor histórico e artístico - e a primeira usina hidrelétrica da América do Sul, em Juiz de Fora. Em Santos Dumont, o Museu Cabangu, que tem seu acervo destinado à memória de Santos Dumont. E toda a região possui belos casarões do século XIX e início do XX, que foram sedes das grandes fazendas produtoras de café, como a Fazenda Soledade, uma das primeiras a plantar café no Brasil. O artesanato também é muito rico, destacando-se os carros de boi em madeira, produtos feitos com folhas de bananeiras e deliciosos doces.
Para os adeptos do ecoturismo, o circuito oferece imperdíveis percursos da Estrada Real e belezas naturais como a Cachoeira da Saudade, em Santana do Deserto, e a Barragem Chapéu D'Uvas, em Ewbank Câmara, um local apropriado para esportes náuticos e caminhadas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

07 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATIAS BARBOSA

E-mail:

Telefones: (32) 3273-5500

Sites: barbosa.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: (32) 9964-4078 

Site: http://matiasonline.com.br/index.php/caminho-novo.html

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3273-2193

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIOS: (32) 3273-1332

CONSELHO TUTELAR:
0800 281 2472     

CONSELHO TUTELAR PLANTÃO:
8469-7464 / 6894

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Matias Barbosa

Vcs estão de parabens para dar esta oportunidade de expressar os valores desta cidade que tanto amo.Tenho raízaes nesta cidade e amo demais meus primos e primas que aí se situam.Meus pais nasceram nesta cidade e qdo garotos (a),vieram para o interior de S.P( Sumare).Mas sempre estou passeando aí para visitarem meus parentes.Amo demais Matias Barbosa,povo de um carinho extráordinario.Quero deixar um abraço a todos vcs e dizer que amo todos vcs.
Por: sidney

NACI E MOREI ESTUDEI NESTA CIDADE POR 18 ANOS,E TUDO DE BOM SAUDADES!
Por: stela maria ferreira de almeida moreira

Este é o melhor logar do planeta, onde podemos conviver em harmonia com a natureza, que invade a cidade por todos os lados. É necessário estar aqui, para viver este momento subline, coisa de dar inveja a qualquer ser humano existente neste planeta. Venha conhecer Matias Barbosa o paríso que irá fazer você achar seu verdadeiro "ser", você jamais será o mesmo.
Por: Ivam Romeu Modesto

SOU DESTA CIDADE ADORO MATIAS ESTOU AQUI EM SAO PAULO A 30 ANOS TODAS AS VESES QUE POSSO DOU UM CHEGO ATE AI PARA MATAR SAUDADE BEIJOS
Por: renita de assis brandao

Morei em matias barbosa em um orfanato na década de 60,para quem não sabe ZUZU ANGEL,estilista famosa que teve seu filho morto pela ditadura militar era esposa do dono do orfanato,gostaria muito de encontrar alguem que foi interno junto comigo neste orfanato que não existe mais,foi uma das melhores época da minha vida por isso jamais vou esquecer MATIAS BARBOSA,faz parte da minha vida.
Por: josé ribamar figueiredo silva

Matias barbosa para mim e um lugar que conheço e tenho uma grande saudade desta bela cidade saudade um grande abraço a todos desta cidade acolhrdoura ABRAÇO TODOS DE
Por: Idacio j. silva

sou nascida nesta cidade, amo viajar seja para qualquer lugar do brasil,mas o melhor é voltar para matias barbosa e saber que moro na melhor cidade do país.
Por: ivana ferenzini

moro aqui a 11 meses tenho gostado muito, é uma cidade abençoada por Deus
Por: ailton

Gostaria de mandar um abraco aos amigos da nossa querida Matias barbosa
Por: Renan hufnagel bela

Quero muito conhecer essa cidade pois apesar de nao conhecela amo muito Matias de todo coraçao e sei que um dia irei realizar meu sonho que e conhecela e quem sabe me mudar pra la!!!
Por: Joana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Matias Barbosa
Fundação:
1923
Altitude:
474m
População:
13.228 habitantes
Área:
157,1km²
Densidade Demográfica:
84,20hab/km²
CEP:
36120-000

Envie seu comentário sobre Matias Barbosa

banner