Mar de Espanha

Mar de Espanha-MG
banner

Bem-vindo a Mar de Espanha!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Mar de Espanha e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Mar de Espanha.

A cidade de Mar de Espanha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1851. A localidade está em uma altitude de 478m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.525 habitantes. A área total de Mar de Espanha é de 373,1km², e sua densidade demográfica é de 28,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mar de Espanha-MG é 36640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizado no estado de Minas Gerais, o município de Mar da Espanha surgiu a partir de um distrito fundado em 1851 e tem a população estimada em menos de 12 mil habitantes. É realmente uma cidade pequena, mas que oferece muito para quem vai visitá-la, principalmente se for com o intuito de aproveitar um fim de semana longe da agitação.

A Estação Ecológica é um dos pontos de parada obrigatória em Mar da Espanha, com mais de 200 hectares de Mata Atlântica, bosques e áreas de reflorestamento. Além de uma vegetação exuberante, lá é possível admirar alguns animaizinhos, como pacas, tucanos, sabiás, jaguatiricas e outros. Um passeio agradável que vale muito a pena.

A Cachoeira de Bocaina não fica exatamente em Mar da Espanha, localizando-se a cerca de 7 quilômetros da cidade. Ela fica dentro de uma antiga fazenda que hoje é um espaço adaptado para receber os visitantes, com doze chalés muito bem estruturados, piscinas infantis e de adulto, churrasqueiras, espaço para pesca, bar e muito mais. Você pode se programar para passar um dia no local, certamente não se arrependerá.

O Sítio Arqueológico é um dos roteiros turísticos disponíveis em Mar da Espanha. Consiste em uma caminhada que chega a grutas repletas de pinturas rupestres, uma verdadeira aula de história. Outro roteiro bastante procurado é o Caminhos da Fé, que passa pelo Santuário de Nossa Senhora das Mercês, pelas capelas do Centro Histórico, Horto Florestal e termina no Caminho da Luz. Ideal para quem deseja alguns momentos de introspecção.

Um terceiro roteiro turístico encontrado em Mar da Espanha chama-se Sítio das Estrelas. Ele é indicado para quem quer conhecer um pouco sobre astrologia, astronomia básica, participar de retiros espirituais e de meditação.

Se você é amante da natureza, Mar da Espanha oferece um passeio perfeito para você: um roteiro que passa pelas principais cachoeiras da cidade. Além de apreciar, é claro que você também pode aproveitar para se refrescar!

Uma cidade tranquila que oferece possibilidades de reflexão e de contato com as mais belas paisagens naturais, assim é Mar da Espanha, um paraíso para quem busca um pouco de sossego!

Informações de Mar de Espanha

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Recanto dos Barões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Conta a história que Mar de Espanha foi fundada pelo mameluco João Maquieira e pelo português Antônio José da Costa, casados com duas irmãs. Os cunhados aventureiros chegaram juntos a região em busca de terras para agricultura. Um dia os dois se desentenderam, a parceria foi desfeita e o português Antônio José da Costa deixou a picada onde viviam. Algum tempo depois, João Maquieira resolveu encontrar um novo local para viver, descendo rio abaixo acabou reencontrando o cunhado e restabelecendo a sociedade. Juntos continuaram desbravando e plantando novas lavouras. Com o passar do tempo foram chegando outros aventureiros e formando colônias e sítios que se transformaram em povoações. Consta também que o núcleo do desenvolvimento do Arraial do Cágado, hoje Mar de Espanha, foi uma modesta rancharia que tinha inicialmente a finalidade de atender a viajantes que passavam pela região, depois a rancharia acabou centralizando interesses econômicos e se tornando uma espécie de “mercado”.

Significado do Nome:

Quanto à origem do curioso topônimo “Mar de Espanha”, existem muitas lendas, mas a mais popular é a que trata da história de dois irmãos espanhóis que mantinham no Rio Paraíba um porto com serviço de balsa para travessia, por ser um rio muito largo os irmãos costumavam comentar com os passageiros que aquele trecho se parecia com o mar, “El mar d’Spaña”, dando origem ao topônimo Mar de Espanha.

Aniversário da Cidade:

10 de Setembro

Gentílico:

mardespanhense

População:

11.758 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar naturalmente bonito. Cenário para você viver momentos inesquecíveis! Cidade encantadora, acolhedora e hospitaleira. Você vai adorar conhecer Mar de Espanha!

Clima:

Temperatura Média:

 Máxima de 28ºC e Mínima de 17º

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites:

Bicas, Pequeri, Maripá de Minas, São João Nepomuceno, Senador Cortes, Chiador

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

324 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Atualmente, o município de Mar de Espanha aposta em seu variado potencial turístico, que vai da pecualiaridade do nome até as belas cachoeiras e fazendas do ciclo do café, para continuar atraindo visitantes.

Principais Pontos Turísticos:

-Santuário  Nossa Senhora das Mercês

  -A construção da atual Igreja Matriz, obra da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mar de Espanha, teve início entre 1872 e 1873 sendo concluída em 1886. A imponente igreja com uma única torre central guarda em seu interior imagens trazidas da Alemanha, assim como o altar-mor e a escada de madeira em caracol que dá acesso ao coro. A benção da nova Igreja aconteceu no dia 23 de setembro de 1886 sendo celebrada no dia seguinte a primeira missa. A Matriz de Nossa Senhora das Mercês foi abençoada e designada pelo Papa João Paulo II como Santuário de Nossa Senhora das Mercês, sendo um dos quatro santuários dedicados a santa no Brasil. Em setembro de 1986 a Matriz completou um século de existência. Antes dela já havia existido, mais ou menos no mesmo local, outras duas igrejas dedicadas a mesma santa. Sobre a primeira capelinha de barro batido e caiada de branco não existem muitas informações, o que se sabe é que ela já existia em 1820. A segunda igreja, primeira Igreja Matriz de Mar de Espanha, foi obra de Custódio Ferreira Leite, o Barão de Aiuruoca. Construída entre 1832 e 1840 permaneceu com acabamento incompleto até que em janeiro de 1872, a Câmara pediu às autoridades eclesiásticas que não realizassem mais ofícios religiosos em virtude da ameaça que ela oferecia a integridade física dos fiéis. A passagem de Dom Orione entre agosto de 1921 e janeiro de 1922 foi outro acontecimento marcante na vida religiosa de Mar de Espanha. São Luiz Orione fundou no município a Ordem dos Filhos da Divina Providência, os orionitas, e das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade. Em 16 de maio de 2004, aconteceu a cerimônia de canonização de Dom Orione feita pelo papa João Paulo II. Em 4 de setembro do mesmo ano, Mar de Espanha recebeu relíquias do santo que estão guardadas no Santuário de Nossa Senhora das Mercês.

-Igreja de Santa Efigênia

  -A Igreja de Santa Efigênia localizada no ponto mais alto do morro de mesmo nome, foi inaugurada em 1891, sendo construída pelos devotas da santa, na maioria negros e mulatos. Sem muitos adornos a igrejinha em estilo barroco com paredes de pau-a-pique tem apenas uma torre e um altar. Hoje, após muitas reformas e intervenções já não guarda todas as características originais.

-Igreja do Rosário

  -A Igreja do Rosário construída em 1886 era freqüentada por brancos livres e pobres, ditos remediados que moravam a sua volta e não podiam freqüentar a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, pois esta era reservada à elite.

-Sítio Arqueológico

  -Localizado em Córrego de Areia, o sítio arqueológico guarda diversos artefatos como machadinhas e cerâmicas, além de uma gruta com pinturas rupestres datadas de aproximadamente 10.000 anos atribuídas aos Índios Puris. Em 2001 o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande fez o primeiro relatório de visita ao sítio arqueológico encaminhado ao IPHAN e ao IEPHA.

-Cachoeira da Bocaina

  -A Cachoeira da Bocaina localizada na antiga fazenda de mesmo nome, está situada à 7 Km de Mar de Espanha. Em 1908, começou a ser construída na fazenda uma usina hidrelétrica, o projeto foi abandonado, mas permanece no local resquícios da obra. Atualmente a propriedade oferece serviço de hospedagem em 12 chalés com suíte e TV. A estrutura conta ainda com bar e restaurante self-servive, estacionamento, piscinas para adultos e crianças, bar molhado, cavalo e charrete para passeio, quiosques, churrasqueiras e local para a pesca.

-Cachoeira do Enio

-Cachoeira do Estevão Pinto

-Cachoeira do Pedro Duim

-Alambique Calambau

-Igreja do Corrego de Areia

-
Estação Ecológica

  -Localizada no centro da cidade, a Estação Ecológica de Mar de Espanha, propriedade do IEF (Instituto Estadual de Floresta), possui aproximadamente 220 hectares, parte da reserva é formada por Mata Atlântica nativa e outra parte por sub-bosques e áreas de reflorestamento. Entre as espécies animais é possível encontrar pacas, tatus, jaguatiricas e aves como sabiás, pica-paus e tucanos. A facilidade de acesso permite uma constante visitação à reserva, onde também existe um viveiro de mudas. No viveiro são produzidas centenas de mudas de espécies nativas e exóticas como o eucalipto. No local onde hoje é a Estação Ecológica funcionou até 1947 o Instituto Bueno Brandão, sendo neste mesmo ano transformado em Horto Municipal. Em 1962 passou para a administração do Instituto Estadual de Floresta. A partir de 1974 foi transformado em reserva biológica, local onde não é permitida a visitação pública. Em 1994 tornou-se Estação Ecológica, portanto, aberta a visitação. O local hospedou São Luiz Orione quando este esteve por duas vezes em Mar de Espanha passando alguns meses no município.

-Parque Dr.José Francisco Chettino - Jardim Central

  -O Jardim central, como é conhecido pela população, foi construído por volta de 1900 sendo reformado em 1926 na gestão do Presidente da Câmara Dr. José Francisco Schettino. Para a realização da polêmica e grandiosa obra foram contratados os serviços da firma paulista Dierberg e Cia., que ficou com a responsabilidade de reestruturar o projeto paisagístico do parque. O antigo parque foi demolido e muitas árvores arrancadas, tudo para possibilitar o nivelamento do terreno. A obra foi executada por trabalhadores da própria cidade. Em 23 de setembro de 1984, o parque que até então denominava-se "Agostinho Côrtes” teve seu nome modificado para "Parque Dr. José Francisco Schettino", em homenagem ao seu idealizador. Em 2001, ano do sesquicentenário do município o parque passou por mais uma revitalização, foi colocada uma nova fonte muito parecida com a que existia em 1926, os bancos foram reconstruídos e os canteiros refeitos. 

-Estação Ferroviária

  -E. F. Leopoldina (1911-1965)
MAR DE ESPANHA
Município de Mar de Espanha, MG
Ramal de Mar de Espanha - km 199,253 (1960) - MG-1831
Inauguração: 22.02.1911
Uso atual: estação rodoviária  - sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
 
HISTÓRICO DA LINHA:
Em 1909, o Estado concedeu a concessão para a construção de um ramal ligando a estação de São Pedro (Pequeri), na então linha Três Rios-Ponte Nova, à cidade de Mar de Espanha. O ramal foi aberto ao tráfego em 22/02/1911. Em 31/10/1965, o ramal foi fechado.
 
A ESTAÇÃO:
A estação de Mar de Espanha foi aberta em 1911, juntamente com o curto ramal que saía da estação de São Pedro (Pequeri). Fechou, com o ramal, em 31/10/1965.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Setembro

  -Dia 10 - Festa de aniversário da cidade

-Dezembro

  -Grande Festa de Natal e Ano Novo no centro da cidade, onde a população participa de sorteios natalinos e shows com Bandas Regionais.

Grande festa de Natal e Ano Novo no centro da cidade, onde a população participa de sorteios natalinos e shows com bandas regionais. - See more at: http://www.minasgerais.com.br/eventos/festa-de-fim-de-ano-de-mar-de-espanha/#sthash.T6OuoBRR.dpuf
Grande festa de Natal e Ano Novo no centro da cidade, onde a população participa de sorteios natalinos e shows com bandas regionais. - See more at: http://www.minasgerais.com.br/eventos/festa-de-fim-de-ano-de-mar-de-espanha/#sthash.T6OuoBRR.dpufoi

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAR DE ESPANHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3276-1224

Sites: http://www.mardespanha.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

Terminal Rodoviário de Mar de Espanha-MG

Telefone: (32) 3276-1848

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: www.cidade-brasil.com.br/municipio-mar-de-espanha..

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3276-1618

Sites: http://portal.mj.gov.br/d

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (32) 3276-2243
 
CORREIOS:
(32) 3276-1236

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-www.indi.mg.gov.br

-http://pt.wikipedia.org/

-http://www.estacoesferroviarias.com.br/

-www.pontodeinformacao.org.br/index_cidade.php

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mar de Espanha

Não só conheço como morei ai a melhor parte da minha vida. Que saudades..... Deve continuar igual com as preguiças, o Zé Pereira ,meu DEus quanto tempo........ Bju à todos ,muita saudade da minha infância querida e inesquecível. Meu pai era motorista da linha Belvedere Juiz de Fora Mar de Espanha , era conhecido como fumaça e era grande amigo do Sr. Enéias e da D. Zélia e tb da Dona Tininha da Ruas das Flores.
Por: Perciliana

conheci Mar de Espanha a 17 anos atras me apaixonei pela cidade e vida traquila,sem falar na simpatia dos moradores que tem recebem super bem.recomendo a cidade para pessoas a fim de descansar a alma e relaxar.
Por: Rosana medeiros

otima cidade tranquuila,linda e povo muito carinhoso... adorei morar 6 meses lá...foram os meses mais calmos da minha vida.saudades de tds ...migos ...
Por: renato santos da costa

pra mim, cidade maravilhosa tive o previlegi de mora por 1ano neste lugar que desde então nunca mas esqueci.perdi contatos com todos que fiz amizade por ai gostaria muito de reecontra os meus amigos de mar de espanha amo muito esta cidade de verdade.tudo neste luga e maravilhoso.
Por: verlane

a familia do meu marido moram nesta linda cidade e confesso que sou louca pra ir morar em Mar de Espanha. Um dia eu vou
Por: suzana

moro em mar de espanhaja faz dez anos adoro esse paraiso não a lugar melhor para se morar e criar seus filhos ...... não troco esse pedacinho do céu por nada!
Por: valquiria

Meus avós eram desta cidade em que passei minha infancia e adolescencia na época de férias fazendo amizades e participando da vida calma desta cidade . Passear a noite no jardim, frequentar o clube nos bailes mirins de carnaval , esperar pelo Zé Pereira passar na rua nos carnavais, comer pipoca do unico pipoqueiro da praça, e tomar um picolé de amendoim ou de coco do bar do Beto que nunca mais achei outro igual! Quanta saudade e quantas amizades....Até um mendigo, Zé das Curvas fazia parte do folclore da cidade , sempre ia buscar almoço na casa do meu avô ..... As casas que ficavam com as portas abertas e só eram fechadas se o dono não estivesse nela. Passei este tempo de inocencia nesta cidade que guardo em um lugar muito especial no meu coração,
Por: Kátia Sanábio

Eu Marcinho e o meu irmão Zé Maria ja moramos tbm em Mar de Espanha sai com 17 anos com muitas saudades de parentes e amigos sempre brinco com minha esposa: se ganhasse na maga sena voltaria com a roupa do corpo, sou apaixonado nessa cidade , só para lembrar morava perto do ginásio e sou filho dos eternos Zé Rita e Erotides...Abraços
Por: Marcinho ( Perrá )

MAS É CLARO QUE EU CONHESSO MAR DE ESPANHA POIS É A MINHA VIDA.
Por: LUCIANA DE SOUZA REIS

A Família do meu pai é toda de Mar de Espanha, ele ficou quase 30 anos sem vê-los, após descobrir o telefone de um tio que mora em Pequeri (cidade vizinha) , fomos ao encontro deles. Foi muito legal, porque eu não conhecia nenhum parente por parte de pai.
Por: RONY

Quem não conhece não imagina o que está perdendo. Cidade encantadora, acolhedora e hospitaleira.
Por: Ana Maria Dias de Carvalho

Fui conhecer Mar de Espanha . Linda cidade Aprovetei e fui pescar no sitio da dona Jefa Vou voltar outras vezes Moro em Juiz de Fora
Por: manoelPauloDelPenho

Gosto da história da cidade que parece não ser muito conhecida dos moradores locais. Gostaria de ver essa história melhor difundida , inclusive com objetivo de atrair turistas com esse fim. Obrigado.
Por: Geziniel Teixeira da Silva

adoro está cidade meu marido e destá cidade sempre que da a gente ta la embusca de muita diversaõ mariana senra magella senra
Por: mariana senra

Filho de duas das mais tradicionais familias da terra,sou mardespanhense e apaixonado pela minha terra, onde tenho parentes e amigos.
Por: Mauro Eduardo Barbosa Leite

FOI NASCIDO E CRIADO EM MAR DE HESPANHA, O QUE EU MAIS GOSTO EM MAR DE HESPANHA É DAS FESTAS QUE ACONTECE NA REJIÃO
Por: fabio jose barros alves

é sem duvida o melhor carnaval da sona da mata incrivelllllllllllllllllllllllll amooooooooooooooooooo cidade maravilhosa!
Por: alice

não conheço esta cidade pessoalmente mais tenho vontade de conhecer pois minha mãe foi criada por uma familia dai e depois veio para o rio de janeiro ja adolecente ela sonha em rever afamilia dai mais não lembra mais o endereço ela proucura pela madrina dela odete martins de souso que mora em mardespanha ela tem muita vontade de rever ela obrigada
Por: jucerama marques de oliveira

CONHECI E AMEI ESSA CIDADE.LUGAR TRANQUILO, COM PESSOAS MARAVILHOSAS.EM BREVE VOLTAREI.
Por: QUELI CRISTINA MACEDO GONÇALVES DO COUTO

olá gostaria muito, de conhecer esta cidade, pois e a cidade de minha origem, antepassados, pois foi dai que saiu a historia da familia januario e gostaria de saber se ha algum da familia ,por ai?? quero conhace em breve, ate lá..abraços
Por: maria de Fatima j araujo

Sou filho de Mar de Espanha e membro de duas grandes e tradicionais familias da terra, os Barbosa e os Leite.Meus parabens, o Portal ficou muito bonito!!!
Por: Mauro Eduardo Barbosa Leite

Não existe cidade melhor no mundo de se morrar. Te amo minha Mar de Espanha!
Por: willer medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mar de Espanha
Fundação:
1851
Altitude:
478m
População:
10.525 habitantes
Área:
373,1km²
Densidade Demográfica:
28,21hab/km²
CEP:
36640-000

Envie seu comentário sobre Mar de Espanha