Luminárias

Luminárias-MG
banner

Bem-vindo a Luminárias!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Luminárias e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Luminárias.

A cidade de Luminárias, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 957m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.598 habitantes. A área total de Luminárias é de 500,0km², e sua densidade demográfica é de 11,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Luminárias-MG é 37240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Luminárias

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Vale Verde e Quedas DÁguas


""Uma jóia entre as montanhas!""

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No início de sua formação, dona Maria José do Espírito mandou construir uma capela na qual celebravam- se ofícios religiosos para sua família e circunvizinhança. Mais tarde, Francisco da Silva Pinto, comprando uma parte do terreno, ofereceu uma pequena área para a construção do patrimônio da povoação, nascendo daí o primeiro núcleo populacional.                   
Decorridos alguns anos, passou a Distrito de Lavras. Sete anos após sua instauração a Distrito, foi abrangida pela Lei 805 de 03 de Julho de 1857, na elevação a categoria de Freguesia com a capela de Cachoeira do Carmo, no município de Lavras do Funil. Posteriormente, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo das Luminárias, parte do de Cachoeira e outra de Angaí.                   
O parágrafo único do art. 5º daquela Lei dispunha que a freguesia seria instalada logo que seus habitantes apresentassem prédio para a escola de Instrução  Primária do sexo masculino, o que aconteceu menos de dois anos apos a data de promulgação desta lei.                   
A referida escola foi criada em 1875 com a doação de uma casa feita à província pelos cidadãos Manoel Ferreira Martins, Tenente Coronel Francisco Inácio de Melo e Souza, Francisco Diniz Junqueira, José Antonio Barbosa e Firmiano Antonio da Silveira. Desmembrou- se Luminárias do Município de Lavras em 1944, passando a Distrito de Itumirim. Em 1948, no governo de Milton Soares Campos, foi nomeada uma comissão de estudos para as emancipações. Em Luminárias houve um consenso e a comissão foi formada por elementos dos dois partidos políticos existentes: PSD (Partido Social Democrático) e UDN (União Democrática Nacional). Assim, graças às idas e vindas do Sr. Fausto Furtado a Belo Horizonte para providenciar a documentação, conseguimos a nossa Emancipação Política e Administrativa pela Lei 336 de 27 de Dezembro de 1948. Em 1º de Janeiro de 1949 houve uma grande festa para comemorar. O Sr. Governador nomeou como Intendente, a quem competia instalar e organizar o município, o Sr. Atanael Moura Maia.  

Significado do Nome:

Ainda quando povoação de Lavras do Funil, Luminárias recebeu essa denominação em virtude da proximidade da “Serra das Luminárias” e que assim foi chamada, segundo versão corrente, devido à aparição ali de pontos luminosos, cujas causas são ainda desconhecidas.  

Aniversário da Cidade:

15 de Julho

Gentílico:

luminarense

População:

5.571 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade oferece para os amantes da natureza lugares bonitos e tranqüilos, mas também oferece aos praticantes de esportes de aventura e radical locais para a prática do Rapel, Escalada, Bóia-cross, Trekking, Moto-cross, Enduro, Off-road, Biking, Montanhismo, além de inúmeras cachoeiras e cavernas em quartzito. Luminárias é um local único, mágico e fascinante, de uma energia que rejuvenesce e oferece momentos inesquecíveis. confira!

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

20,8º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-381, BR-265

Localização:

-Mesorregião: Campo das Vertentes

-Microrregião Lavra

-Sul de Minas Gerais

Limites:

Ingaí, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade, São Tome das Letras, Cruzília, Carrancas, Itutinga

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 279 Km

-Brasília/DF - 867 km

-São Paulo/SP - 378 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Complexo da Serra Grande

  -Com várias cachoeira, grutas, picos, piscinas naturais.

-Gruta da Serra Grande

  -Uma das mais bonitas grutas de quartzito do Brasil.

-Cachoeira do Funil, o Complexo de Cachoeiras do Mandembe, a Água Santa, Ribeirão do Lavarejo

  -Desde o século XVIII recebe visitas de pessoas de diversas partes do país para se banharem em suas águas que são conhecidas pelo seu poder de curas milagrosas, o estreitamento do inferno, as pinturas rupestres.

-Serra de Luminárias

  -Que deu origem ao nome da cidade e, que segundo constam os mais antigos, apareciam pontos luminosos na mesma.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Julho

  -Dia 15 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUMINÁRIAS

E-mail:

Telefones: (35) 3226-1198

Sites: http://www.luminarias.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3226-1336

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.indi.mg.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.dicadeturismo.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Paulo Terra - Poeta autor da letra do hino da cidade de Barroso e Tiradentes em MG. Atualmente reside em Barroso. Tem dois livros publicados.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Luminárias

Minha cidade!! Linda, maravilhosa, perfeita .. um paraíso escondido!! Não moro mais lá mas morro de saudades!! Visitem!! Não há como se arrepender!!
Por: Xênia Luiza Silva

Essa cidade é maravilhosa...Nasci lá e sei como é bom....é uma cidade bem calma e com pouco movimento...é ótima para descançar e se desligar de todos os problemas...Você que ainda não conhece....não perca....e vá agora mesmo....garanto q vc vai ficar encantado....
Por: Luma

luminarias quanta saudades sinto de ti sou de luminarias e tudo de bom para passear e linda e ate para morar indico para passeio vao visitar lisley costa
Por: lisley costa

é uma cidade acolhedora.com lindas cachoeiras e muito gostosa de se passar as férias com a familia .
Por: nivair geraldo fassio

gosto muito da cidade, tenho muitos familiares nesta cidade. Embora tenho ido pouco ai, mais gostaria muito de levar alguns amigos para conhecer este lugar tão especial para mim e minha familia
Por: Erica Karina Aparecida Sales dos Santos

moro aqui,e quanto mais passa o tempo mas gosto deste lugar.aqui é um paraiso que DEUS nos deu de preseste.
Por: adriana garcia de andrade

É um lugar lindo, com muitas cachoeiras.... muito bom mesmo....
Por: Silvana

CIDADE MUITO ACOLHEDORA, MOREI LA POR 9 ANOS E ATE HÓJE SINTO SAUDADES DE LÁ .DEIXEI LA MUITOS AMIGOS, QUE AMO MUITOS .
Por: REGIANI DE FATIMA OLIVEIRA AIRAÕ

ola meus amigos e um praser dexa um comentario sobre essa cidade linda q e luminarisa maravilhosa essa cidade amo aquele lugar e adorei essa materia sobre a cidade exelenti parabens eu so de luminarias e moro em tres coraçoes bjs
Por: isabel cristina b de souza

Lugar muito bom pra descansar a cabeça e relaxar um pouco...
Por: Diego

Olá..apesar do site não ter fotos de hoteis e pousadas da cidade de Luminárias, encontra-se três (3) pousadas e chalés na Serra da Luz. Adoro essa cidade e recomendo a todos os visitantes conhecer suas belas cachoeiras!
Por: monyka

LUMINÁRIAS??? GENTE, É O LUGAR MAIS LINDO, ACONCHEGANTE E CHEIO DE PAZ QUE CONHEÇO. TENHO 52 ANOS, NASCI, MAS NÃO VIVI EM LUMINÁRIAS. MINHAS MORADAS TEVE TANTOS CANTOS POR MG E HOJE VIM PARAR EM SÃO PAULO CAPITAL. ESTOU CASADA COM UM PAULISTANO NATO DE ORIGEM ITALIANA E QUE POR NADA DESTE MUNDO TROCARIA SUA TERRA NATAL POR NENHUM LUGAR E CONCORDO COM ELE, NÃO POR POR MIM MAS, POR SEU AMOR AS SUAS RAÍZES NA QUAL EU TENHO MUITA, MAS MUITA SAUDADE. DIGO SEMPRE: SE POR VONTADE DE MEUS PAIS, POR DESTINO, OU POR QUALQUER OUTRA COISA QUE ME TENHA IMPEDIDO DE VIVER LÁ, ENTÃO, POR TODOS OS SANTOS, POR DEUS, OU TMBÉM POR QUALQUER OUTRA COISA, ME ENTERRE LA. LA É ONDE QUERO FICAR POR TODA A ETERNIDADE, AMÉM.
Por: Marina de Fátima Gouvêa

sou de luminarias e moro em contagem na grande bh.luminarias e uma belissima cidade do sossego tenho saudades de la
Por: denis nogueira da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Luminárias
Fundação:
1948
Altitude:
957m
População:
5.598 habitantes
Área:
500,0km²
Densidade Demográfica:
11,20hab/km²
CEP:
37240-000

Envie seu comentário sobre Luminárias

banner