Joanésia

Joanésia-MG
banner

Bem-vindo a Joanésia!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Joanésia, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Joanésia. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Joanésia para programar a sua viagem.

A cidade de Joanésia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 430m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.284 habitantes. A área total de Joanésia é de 234,0km², e sua densidade demográfica é de 26,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Joanésia-MG é 35168-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Joanésia

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antônio Pereira do Nascimento chegou ao Brasil deportado de Portugal em 1850 e fundou, às margens de um córrego de águas límpidas, um arraial ao qual deu o nome de Joanésia, devido à abundância, no local, da fruta, também conhecida como boleira. Dez anos mais tarde, em virtude de erosões causadas por enchentes, o arraial foi transferido para 2 km acima, na barra do mesmo córrego. Foi criada, assim, a paróquia de São Sebastião de Joanésia. Em 1939, foi elevada a distrito e anexada a Mesquita, da qual se desmembrou em 1953. A cavalgada é sua maior festa. O município é banhado pelo rio Santo Antônio e está a 24 km da Usina de Salto Grande.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade


Gentílico

joanesense

População

5.247 havitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pequena e acolhedora, na Região do Rio Doce, perto do Vale do Aço. Por isso, o carvão, uma de suas principais atividades, é destinado às siderurgias próximas. Mas é na agropecuária que está sua tradição econômica, com milho e feijão dominando. O gado é de corte.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

24,1º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce 

Limites

Braunas
Feros
Coronel Fabriciano
Mesquita
Acucena
Dores de Guanhaes 

Acesso Rodoviário

BR-381, MG-232 

Distâncias:

Da Capital:

270 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Estrela

Usina Hidrelétrica de Porto Estrela

Rio Santo Antônio

No reservatório da usina

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOANÉSIA

E-mail:

Telefones: (33) 3252-1498     

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 8705-2807

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Joanésia

SOU FILHA DESTA CIDADE. SAI DAÍ QUANDO TINHA 10 ANOS E HOJE AOS 51 SINTO MUITA SAUDADE DA INFANCIA QUE AÍ PASSEI. SEI QUE SE VOLTAR A VISITA-LA NÃO É MAIS A MESMA, MAS, CONTEMPLAREI O LOCAL DA CASA DE MINHA AVÓ(FALECIDA) DURVALINA) E A IGREJA ONDE TIVE MEUS PRIMEIROS ENSINAMENTOS RELIGIOSOS. SAUDADES MUITA SAUDADE DESTA TERRA....
Por: DERIS SILVEIRA

ESTA CIDADE QUE EU AMO, QUEM O CONHECE NAO ESQUECE ,JOANESIA PRA FRENTE
Por: CELSO

Nasci e sou apaixonada por essa terra ..... Em Setembro é realizada a famosa Cavalgada , onde aproveitamos para rever nossos amigos que vivem fora da cidade .
Por: Mariãngela

Meu nome é Reni, sou morador de Joanesia a mais de 20 anos e atualmente moro nos EUA. É tanta coisa boa pra se falar de Joanesia q nao caberia nesse comentario, so quem viveu ou vive la pode relatar com mais precisao. Seu povo e muito hospitaleiro, pessoas simples, mas de bom coracao. As comunidades rurais sao ricas em culturas pouco encontradas em outros lugares. Ja dentro da cidade tem os barzinhos no fim de semana, que revela o charme especial da cidade. JOANESIA, cidade muito procurada por quem quer dias de tranquilidade e paz interior. Visite JOANESIA, voce vai se apaixonar. Abracos saudosos a todos os moradores. Meu coracao pertence a JOANESIA.
Por: Reni Barbosa de Miranda

joanesia tem o rio das mulatas tem o rio da ponte santo antonio io pessoal muinto alegre e estrovertido sinpatico
Por: marquinho

Joanesia é uma agradável cidade distante de BH 260 km aproximadamente. Tem a sua economia baseada na produção de leite e gado para corte, com isso a produção de alimentos ficou prejudicada os pequenos plantadores já não têm mais terras onde plantar a sua roça e tudo virou pasto. É uma típica cidadezinha mineira, com sua praça , o pessoal da roça, o pastel da parada do ônibus e um queijinho fresco. Tem vários horários de ônibus saindo e Ipatinga e Coronel Fabriciano, e um horário diário direto para Belo Horizonte. O asfalto já tá quase lá, só faltando 7 km. Visite esta cidade.
Por: Alison Antonio Barbosa

Joanésia, minha cidade!..ôooo lugar,esse lugar tem histórias, muito boa a cidade, ótimo pra descanso. Cidade maravilhosa, cheia de povoados, frutos frescos, cachoeiras, fazendas e muito mais, se você não conhece, é bom conhecer...
Por: Judson Fagundes

Joanesia,cidade querida que eu tanto amo pessoas legais e muito simpaticas...cidade maravilhosa.
Por: pedrinho

Ola meus parentes sou néto de josé paulino filho sinval soares de alvarenga e Ana etelvina do santos conhecida como Nita sou sobrinho de Jose Soares de Alvarenga entre outros. Esta Cidade esta no meo coração o povo e especial e hospitaleiros parece que todos são da mesma familia um beijo no coração de todos vocês meu nome é Ataides soares da familia dos Soares até breve
Por: Ataides Soares do Carmo

CONHECO BEM E AMO JOANÉSIA,CIDADE PACATA E MUINTO BOA PARA SE VIVER,GENTE SIMPLES E DE RAIS,ENCLUSIVE TENHO UMA PROPRIEDADE LÁ EM UM DE SEUS MUNICIPIOS,PODE CONFIAR LUGAR MUINTO BOM ,......RECOMENDO UM ABRACO
Por: JUSLEI

Apesar de pequena, Joanésia é um lugar surpreendente. Vida tranquila, um povo amável e hospitaleiro. Gosto muito de lá. Há muitos lugares bonitos como as margens do Rio Santo Antônio e outros. Vale a pena conhecer Joanésia.
Por: NIVALDO PAULO DA SILVEIRA

Minha cidade, Joanesia, terra de muito valor para min, aprendi com este povo muitas coisas boas. Tenho uma Casinha no queixadinha, onde vou todos os meses para descansar da luta que tenho em BH. Um abraço a todos.
Por: Lani Gonçalves

Ola pessoal, sou filho do Tiao paixao que morava no queixadinha, em Joanesia, morei nesta cidade ate 1978, hoje moro em BH, quero voltar para este lugar em definitivo assim que possivel, vou todo mes para la, tenho uma casinha na comunidade de Queixadinha, gosto muito deste povo e do modo de ser de todos. Durante os meses de junho a outubro, tem uma praia muito legal no rio santo Antonio, tenho fotos lindas do local, em breve colocarei no portal. Quem ainda nao conhece, deve fazer uma visita a esta cidade de Joanesia, uma das mais lindas que conheço. Abraços.
Por: Lani Gonçalves da Paixao

Tenho que fazer algumas correçoes em alguns comentarios citados no portal. O acesso a cidade esta todo asfaltado ate o municipio de Braunas, nao tem mais estradas com poeiras como antes. Ha dois hoteis de boa qualidade na cidade, com vagas livres, porem os proprietarios nao anunciam seus estabelecimentos porque nao querem pagar por isso.( Leiam- se mao de vaca) Voce pode acampar na beira do rio proximo a ponte Santo Antonio, com segurança, pois a estrada passa ao lado da PRAIA com asfalto em otimas condiçoes, sendo que no periodo de junho a outubro as comportas da barragem estao fechadas, havendo assim lindas praias no local.Para quem gosta de esportes radicais, existe varias trilhas,para pratica de motocross, ou ate mesmo uma boa cavalgada com lindas paisagens. Para quem gosta de uma boa Cachaça mineira, e bom nao abusar das doses, a marvada tem jogado alguns no chao.Abraços.
Por: Lani Gonçalves.

joanésia é maravilhosa.É uma cidade pequena mais é acochegante,a comunidade é hospitaleira e muito humilde nasci e cresci nessa cidade tive ótimos momentos nela .sinto muita saudade .Nela mora minha mãe ,meus irmãos e meus avós.Cidade maravilhosa.
Por: Rozilene soares de souza

nasci em joanesia sou orgulhoso por isso . amo o povoado de ponte santo antonio e todo o pessoal que reside nessa terrinha ass. norberto severiano de souza
Por: norberto severiano de souza

eu tambem adoro a minha cidade um lugar de pessoas humilde e hospitaleira sou da familia ferreira um abraço aos internautas
Por: JOSE SEVERINO CORREIA DE SOUZA

sou residente na cidade de belo horizonte mais nao esqueço da minha cidade natal joanesia que eu amo
Por: JOSE SEVERINO CORREIA DE SOUZA

eu tenho um grande careinho esta cidade foi onde passei muitas veses com meu pai Antonio celino, vendendo bois e porcos , lembro desta linda cidade pacata mas bem a colhedora, estou muito longe dela , mas ela continua dentro de mim eu irei visitala um dia
Por: Miltonm de Almeida

Não conhece joanésia mas recebi um convite de casamento em julho e mimnha femilia estamos pretendendo aproveitar essa oportunidade p/ conhecer um pouco
Por: dalva santos

Quero deixar um grande abraço a todos os moradores da cidade de Joanésia, que frequentei bastante em 2010 e de onde trago muito boas lembranças. O meu abraço vai especialmente para Aline Mello, Luíza Mello, Anibinha, Mariinha e Luíz e filhos, Joaquim, Nicinha e família, Elias (e me desculpem se me esqueci de alguém). VIVA JOANÉSIA!
Por: Sérgio Nunes de Morais.

eu nasci e fui criada nesta cidade maravilhosa embora nao è muita conhecida mais é lugar maravilhoso p/criar nossos filhos um povo acolhedor nossos visitantes vao se sentir em casa bjs p/todos
Por: edna

vcs q nao conhecem joanesia vale a pena vcs irem conhecer nòs temos calvogadas fogao a lenha doces diversos coisas tipicas da roça até cachaça da boa e forrozinho p/esquentar neste friozinho q trem bom só estamos esperando por vc
Por: edna

joanesia é uma cidadizinha pequena,ma é bom,eu nasci e cresci lá,é muito bom..onde mora minha mae,meus irmaos e meus sobrinhos.. cidade muito bom.. tchau!!!
Por: valdirenemedeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Joanésia
Fundação:
1953
Altitude:
430m
População:
6.284 habitantes
Área:
234,0km²
Densidade Demográfica:
26,85hab/km²
CEP:
35168-000

Envie seu comentário sobre Joanésia